Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Guia do Investigador



Esta é uma nova secção do site destinada à publicação de artigos explicativos de como efectuar alguns tipos de investigações no mundo do sobrenatural.

Advertimos apenas para não realizar qualquer dos passos descritos se não se sentir à vontade com o assunto.
Em caso algum deverá trespassar propriedades privadas, se desejar investigar em propriedades privadas certifique-se que obtêm autorização dos proprietários do local.

Lembre-se, isto nao sao feitiços nem bruxarias, de facto nós condenamos piedosamente essas áreas.
O objectivo aqui é a explicação de como obter resultados utilizando algumas técnicas conhecidas e por vezes algum equipamento electrónico necessário à investigação.
 Como Examinar Fotos de Fantasmas 

Como Examinar Fotos de Fantasmas

 

O interesse na investigação paranormal está longe de ser uma ocupação para os Portugueses. No entanto, alguns de nós gostamos deste género de assuntos e alguns sentem mesmo a necessidade de partir para uma investigação com os seus próprios meios.

Investigar fantasmas pode ser assustador, mas também divertido e uma maneira diferente de passar um bocado com os nossos amigos.

Nessas alturas é habitual tirarmos várias fotografias, no entanto vários são os casos em que sem ser nossa intenção fotografamos algo de paranormal…. ou não.

O problema nas fotografias é que o que alguém pensa ser algo de paranormal, pode ser simplesmente pó, fumo ou uma abertura lenta do obturador da câmara fotográfica.

Por isso mesmo se não tivermos a certeza que realmente uma determinada fotografia retrata algo de paranormal, então não deve anuncia-la como sendo.
 
Por outro lado, hoje em dia, é fácil forjar uma fotografia com programas de computador, mas para quê dar-se ao trabalho? É muito mais divertido apanhar um fantasma autêntico! 
Locais Poeirentos – É comum confundir pó com uma orbe. Uma orbe é considerada uma manifestação simples de um ou mais espíritos agrupados. A maioria dos investigadores ignora as orbes.

Fumo
– Nevoeiro em fotos de fantasmas é chamado de ectoplasma. Quando a temperatura é baixa, a própria pessoa que tira a fotografia pode não se aperceber que o que captou foi a sua própria respiração a ser expelida. Fumo de cigarro, para além de ser prejudicial para a sua saúde, é também prejudicial à integridade da fotografia. Nunca fume numa investigação, ou então faça uma pausa para fumar e só depois continue o seu trabalho.

Desfoque
– Num local com pouca luz, é comum a fotografia ficar desfocada, pois o obturador da máquina fica aberto durante mais tempo para captar mais luz, mesmo que use flash. Certifique-se que apoia bem a sua máquina fotográfica sem tremer, se possível use sempre um tripé, caso contrário poderá obter efeitos nas suas fotos que não são algo de paranormal.

Insectos
– Algumas fotos consideradas paranormais, não são mais que insectos captados à noite e o flash apenas os torna mais visíveis.
Fita da Máquina Fotográfica – A fita de tecido que está presa à máquina fotográfica e que nos permite coloca-la ao pescoço ou em volta do pulso, pode ser facilmente confundida com algo de paranormal. Por isso mesmo quando tirar fotografias certifique-se que afasta bem a fita da frente da objectiva. O melhor mesmo é fazer uso da fita.

Tire várias fotos da mesma área
– Quando participamos numa investigação, devemos tirar sempre várias fotos da mesma área. Assim, se uma anomalia aparecer apenas numa fotografia, então podemos estar perante algo paranormal.


Glossário

 Listagem de termos e frases utilizadas no mundo paranormal.Esta é uma secção que vamos actualizando conforme necessário.

 

Uma figura que aparece em forma de fantasma

Entidade

Espírito desencarnado ou sua presença.

EVP (Fenómeno Electrónico da Voz)

São as iniciais do termo em inglês para Electronic Voice Phenomena. Este fenómeno resulta na tentativa de captação das vozes de entidades comunicativas recorrendo à gravação. Por outras palavras é uma técnica utilizada para conseguir ouvir a voz de um fantasma / espírito. Existem 3 classes de EVP; A, B e C.

Medium

Pessoa que possui a faculdade de comunicar com os espíritos

Orbe

Uma bola de energia translúcida com aspecto semelhante a um globo de luz. Esta é a mais fotografada forma básica de um espírito. Estas bolas de energia têm sido registrados em fotografias monitores de infravermelhos, e vídeos. Orbes aparecem com mais frequencia em locais assombrados. No entanto, existem casos em que aparecem figuras semelhantes a orbes em imagens, mas que podem ser causadas pela humidade (chuva, neve, nevoeiro), insetos ou poeira.

Paranormal

Algo que não é explicável cientificamente.

Parapsicologia

Estudo dos fenómenos que parecem transcender as leis da natureza e a normalidade psicológica e para os quais ainda não se encontrou explicação científica.

Poltergeist

Manisfestação inquietante de fantasmas/espíritos através do movimento de objectos causando ruído e desordem.

Psicografia

Capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos.

Psicofonia

Fenômeno mediúnico no qual um espírito se comunica através da voz de um médium.

Psicometria

Faculdade extra-sensorial de alguns indivíduos em extrair o conteúdo de algum objeto ou evento impressos fora da realidade física.

Psicopictografia

Manifestação mediúnica pela qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos.

Ruído Branco

Acústica ou ruído eléctrico do qual a intensidade é a mesma em todas as frequências dentro de uma determinada banda.

Sobrenatural
 Algo superior às forças da natureza; que não é explicável pelas leis naturais .

Como Particar a Escrita Automática


Escrita AutomáticaA escrita automática é uma forma de transmitir mensagens da sua mão para o papel de uma forma inconsciente.  

Existem casos de pessoas que escreveram grandes mensagens, músicas e até mesmo livros inteiros através dessa técnica.

Neste artigo vamos ensina-lo(a) a praticar a escrita automática, no entanto não lhe damos garantias de que realmente funcione consigo.

Dirija-se para um local calmo, onde não existam factores que o possam distrair.

Sente-se à mesa e tenha em sua posse uma folha de papel em branco e uma caneta ou um lápis.

Dedique alguns momentos à concentração, tente libertar a sua mente de quaisquer pensamentos.

Pegue na caneta e toque levemente com ela no papel sem exercer muita força e sem carregar muito.

Dê tempo para que algo aconteça. Durante muito tempo poderá não acontecer nada, no entanto mantenha a sua mente livre e tranquila.
Evite olhar para o papel. De facto é aconselhável que mantenha os seus olhos fechados.

Faça os possíveis para não escrever nada conscientemente.
A ideia é a escrita fluir automaticamente e sem que tenha sequer de pensar no que poderia eventualmente escrever. Esta é talvez um dos passos mais difíceis de conseguir, mas logo que consiga controlar o seu subconsciente, as probabilidades de ser bem sucedido na escrita automática serão muito maiores.

No caso de ser bem sucedido na experiencia, quando terminar a escrita, olhe para o papel.

Tente decifrar a mensagem. Pode ser difícil conseguir ler, mas faça um esforço. Procure também por desenhos e números.
 
A partir deste ponto a emoção começa a ser muito maior. O seu primeiro objectivo foi atingido e é neste ponto que pode começar a colocar questões em voz alta para ver se obtêm resposta da mesma forma.

Se não conseguir das primeiras vezes, não desista! Seja persistente.

Atenção
, algumas mensagens podem ser alarmantes. Se é uma pessoa sensível aconselhamos a que não tente praticar a escrita automática. 


omunicar Com Fantasmas Através de Técnica EVP


Este método consiste na tentativa de gravar um diálogo entre si e um ou mais fantasmas utilizando a técnica EVP (fenómeno eléctrico da voz).

Compre um gravador, não tem de ser um gravador de cassetes, estamos no século 21, pode ser um gravador digital. Se optar por um gravador mecânico (como os gravadores de cassetes) vai necessitar também de um microfone externo de modo a que não grave quaisquer ruídos originados pelas partes mecânicas do gravador.

Coloque o gravador num local plano da divisão passível de estar assombrada (não, não vai conseguir captar qualquer EVP se o local não estiver assombrado). Mas não desespere, se costuma sentir-se observado mesmo estando só ou se ouve ruídos inexplicáveis em determinado local, é bem possível que exista uma presença.

Se estiver a utilizar um microfone externo, certifique-se que o coloca distante do gravador. Convêm ter bastante memória de gravação disponível no aparelho e se utilizar pilhas ou baterias, traga algumas extra para garantir que não fica a meio de algo importante.

Certifique-se que não existem ruídos de fundo. Por exemplo pessoas a falar noutra divisão da casa ou veículos a passar na rua, etc.
Se não for possível abafar esses ruídos, memorize-os de modo a que depois os possa identificar quando ouvir a gravação sem os confundir com algum ruído ou voz originado pela entidade comunicativa. Se necessário aponte num bloco a hora a que se deu algum ruído mais forte, por exemplo: às 13.50 – passou uma mota ruidosa.

Sente-se confortavelmente, não vai querer andar de um lado para o outro causando ruídos e dificultando posteriormente a identificação de algo autêntico. 

Poderá no entanto ser necessária a utilização de "Ruído Branco", pois é sabido que as entidades comunicativas muitas das vezes utilizam a energia desse ruído para projectar a sua voz. Pode usar por exemplo uma ventoinha ou um rádio não sintonizado para produzir esse ruído. O importante é produzir um ruído constante.

De qualquer modo, se tiver oportunidade, tente das duas formas, uma primeira sessão sem "Ruído Branco" e outra sem "Ruído Branco". Mas não faça duas sessões no mesmo dia, isso pode aborrecer a entidade e esta deixar de ser comunicativa consigo. 

Comece a gravar. Em voz alta e bom som, diga a hora, data e local onde se encontra. Isto vai ajuda-lo mais tarde para poder organizer melhor os seus EVP’s.

De uma forma simpática, convide algum fantasma ou fantasmas presentes a conversar consigo. Faça-o em voz alta e em bom som! Não fale em voz baixa e muito menos sussurre.
Seja paciente e persistente. Diga que gostaria de lhes colocar algumas questões se eles não se importarem. Seja simpático e actue com respeito! Lembre-se que os fantasmas têm sentimentos e não são “coisas” mas sim ex-pessoas.

Não tenha pressa. Como a voz dos fantasmas não são audíveis enquanto grava, terá de actuar por cálculos.
 
Depois de convidar uma entidade ou entidades a conversarem consigo, digamos 10 minutos deverão ser suficientes para que a entidade esteja preparada a estabelecer contacto, poderá começar a colocar-lhe questões.

Fale alto e bom som, pausadamente. Coloque a questão e mentalmente elabore a resposta à questão. Isto deverá dar tempo à entidade para responder.
Pense na resposta calmamente e dê mais algum tempo de folga. 

Obviamente não diga a resposta à sua questão! Este método serve apenas para poder dar tempo à entidade de responder. Não vai querer colocar uma nova questão enquanto o fantasma responde à pergunta anterior.
Os fantasmas nem sempre respondem tão rápido como as pessoas, tenha isso em atenção.  

Lembre-se que neste momento a voz da entidade não será ouvida por si, a menos claro, que possua essa faculdade, como um médium possui.
Seja táctico, não coloque questões que podem enfurecer o fantasma! Por exemplo, não pergunte algo como "foi o senhor que matou os seus amigos com uma faca?". Perguntas desse género são geralmente uma má ideia.

Em vez disso, coloque questões como a idade da entidade, o nome, os nomes da sua família, porque estão ali, etc.
Não pergunte algo como "Em que ano morreu?". Não! Em vez disso pergunte "Em que ano estamos?". Geralmente a resposta coincide com o ano em que a entidade faleceu.
Isto porque geralmente os fantasmas não sabem que estão mortos e esse género de questões poderá confundi-los ou enerva-los.
 
Poderá também perguntar-lhes se há alguma coisa que possa fazer por eles. É bastante comum eles procurarem ajuda das pessoas para transmitir  mensagens a alguém.

Quando terminar a entrevista, agradeça-lhes a sua cooperação. Seja cordial. Incentive-os também a não o seguirem quando sair do local.

Mais tarde, quando ouvir a gravação pela primeira vez, ouça-a com uns auscultadores mas com o som baixo, pois geralmente a voz do fantasma é muito alta, dando a ideia que eles falam directamente para o microfone causando um som muito alto no resultado final.

Lembre-se que a voz de um fantasma pode também não ser tão perceptível quanto se espera, por isso analise bem a gravação e não a descarte imediatamente só porque não consegue ouvir nada na primeira reprodução.

Para analisar o áudio aconselhamos a utilizar um programa de computador como por exemplo o Audacity que é gratuito. Este género de programa é bastante eficiente pois é possível depurar alterações significativas nas ondas sonoras assim como filtrar frequências indesejáveis e amplificar outras.

Lembre-se que pode partilhar connosco os resultados conseguidos, para isso utilize o
respectivo formulário onde pode submeter as suas gravações quando bem sucedidas.
 

Como Utilizar o Computador Para Gravar EVP


EVP são as iniciais de Electronic Voice Phenomena (fenómeno eléctrico da voz). Este fenómeno resulta na faculdade de captar vozes de entidades comunicativas. Por outras palavras é uma técnica utilizada para conseguirmos ouvir a voz de um fantasma.

Embora seja mais comum a gravação de EVP's usando um gravador portátil, também é possível faze-lo usando o computador.
Iremos portanto necessitar de um computador, de um microfone com ligação ao computador e de um programa de edição áudio, como por exemplo o Audacity que é gratuito ou pode optar pelo Adobe Audition, só que este último é pago.

Irá também necessitar de uma fonte de ruído. Está provado que as entidades comunicativas utilizam a energia do som para projectarem a sua voz.
Uma fonte de ruído irá originar o que é vulgarmente conhecido como "Ruído Branco". É comum utilizar-se um rádio não sintonizado como fonte de ruído. 

Se não quiser utilizar um rádio, pode utilizar uma simples ventoinha para gerar o "Ruído Branco".
Uma ideia será utilizar o barulho das próprias ventoinhas do PC, colocando o microfone junto à parte traseira do computador de secretária, no entanto existem computadores bastante silenciosos pelo que poderá ser necessária uma outra fonte de ruído. 

Não use múltiplas fontes de ruído, apenas uma deve ser utilizada pois mais tarde poderá ser necessário filtrar a gravação de modo a remover o "Ruído Branco" e se usar muitas fontes esse processo poderá degradar totalmente o EVP visto que diversas fontes usam frequências diferentes.
Como alternativa, poderá utilizar um som de fundo com um pequeno grupo de pessoas a falar. Pode fazer o download desse ficheiro aqui (MP3, 207Kb).
 
Nesta altura já deverá ter o programa de edição de áudio instalado (Audition, Audacity ou outro similar) e o microfone ligado ao computador.
No programa, prepare-se para gravar novo um ficheiro com uma frequência de amostragem (sample rate) de 11025 ou superior e 16 BIT.

O facto de gravar em mono ou estéreo é opcional. O importante é escolher sempre uma frequência de amostragem nunca abaixo dos 11025.
No Audition isto é conseguido clicando no menu em "Ficheiro", seleccionado "Novo" e depois escolhendo as opções acima descritas. 

Grave o tempo que achar necessário evitando produzir ruídos. Se falar, fale com em voz alta para que mais tarde quando reproduzir o ficheiro em busca de EVP's não confunda a sua voz com a voz de uma entidade comunicativa.

Quando terminar a gravação, procure por picos de áudio e analise-os. Saiba também que a voz da entidade poderá ser mais perceptível (classe A) ou menos perceptível (classe B), por isso não discarde imediatamente um gravação só porque não conseguiu distinguir uma voz. 

Torna-se por vezes necessário filtrar o "Ruído Branco" e amplificar o sinal, especialmente em EVP’s da classe B.
 
Boa investigação e não se esqueça de partilhar os seus EVP's connosco caso consiga resultados satisfatórios.
 
Para o envio de ficheiros áudio contendo EVP’s, utilize este formulário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...