Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


domingo, 13 de abril de 2014

O que fazer diante de casos de Possessão Demoníaca?

"...Na minha Igreja, os pastores fazem oração forte e muitas pessoas manifestam espiritos malignos, incorporam algumas vezes com muita força, e uma amiga disse que na Bíblia estava escrito que devemos "fugir" destes demônios e na minha Igreja se faz o contrário, eles são chamados (embora sejam expulsos pelos pastores em seguida)..."
Na verdade estamos todos envolvidos em uma terrível e amarga guerra espiritual. Guerra esta que se iniciou quando Lúcifer quis ser independente de Deus e convidou os anjos a se juntarem a ele. Satanás (que significa adversário) propôs que houvesse um novo reino, uma nova ordem celestial onde a submissão a Deus não seria necessária. O que o diabo desejava era ser adorado e dominar sobre os outros anjos. Ele quis ser como Deus:

"...subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Isaías 14:14 

Como resposta a essa literal rebelião Deus decretou a condenação eterna de satanás e de todos os anjos que foram seduzidos pelo diabo:

"Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." Mateus 25:41 

A maioria dos anjos, porém, rejeitou a sedutora proposta de Lúcifer, e estes que foram fiéis a Deus são os anjos santos e permanecerão eternamente com o Criador.
E o que sucedeu ao próprio Lúcifer e aos outros anjos rebeldes (os demônios)?
Embora, como já dito anteriormente, serão todos lançados no castigo do fogo eterno, uma parte deles (dos demônios) e o próprio diabo se encontram soltos até o dia do juízo.
E a Bíblia sobre onde estão os demônios aprisionados:

"Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, {inferno; no original, tártaro} os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;" 2 Pedro 2:4 

Estão no Tártaro. O Tártaro (em Grego [equivale também a Hades]) está nas profundezas da terra, onde estão também os espíritos dos homens e das mulheres que, em vida, odiaram a Deus e preferiram o mal. 

"Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer." Amós 9:2
Todo o Tártaro (Inferno) será lançado no Lago do Fogo no dia do justo juízo de Deus:

"Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo." Apocalipse 20:14 

Logo, não é difícil entender que se uma parte dos demônios está solta, juntamente com o próprio diabo, eles tratarão de procurar fazer o que mais desejam: Vingar-se de Deus.
Na realidade, a grande fúria de ódio que o diabo e os demônios têm é contra o Senhor Deus.
Nada, porém, podendo fazer contra o Todo-Poderoso, lançam seu ódio contra os homens e mulheres (criados à semelhança de Deus) buscando com isso atingir, indiretamente, a Deus. E este ódio é muito mais intenso quando os demônios se deparam com Cristãos, pois os anjos caídos sabem que somos filhos amados pelo Senhor, por isso a fúria contra nós é mais intensa. Porém, louvado seja Deus, não podem nos destruir, pois somos guardados pelo poder de Deus:

"...para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo." 1 Pedro 1:4,5

Mas a realidade da guerra espiritual é algo do qual não podemos fugir. Nem fugir da guerra e nem fugir do diabo, pelo contrário! Ele é quem foge de nós Cristãos, por causa da presença de Deus:

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7 


Se em nosso coração mantemos firme a fé no Senhor Jesus e com nossos lábios não o negamos, mas antes confessamos o Seu nome diante de todos, sobre nós repousa a mão de Deus. E se sobre nós repousa a mão de Deus, quem nos poderá vencer?

"Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13 

Sobre a Possessão Demoníaca

A possessão demoníaca é uma realidade terrível que eu mesmo já presenciei. Quase que invariavelmente, nos casos em que um demônio se manifesta em um ser humano, o indivíduo vitimado urra, berra, grita e pronuncia palavras compreensíveis. Já presenciei tal fato inúmeras vezes. É tal qual o narrado pela Bíblia:

"Também de muitos saíam demônios, gritando e dizendo: Tu és o Filho de Deus! Ele, porém, os repreendia para que não falassem, pois sabiam ser ele o Cristo." Lucas 4:41 
"Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados." Atos 8:7 
A agressividade e a violência são uma constante nos casos de possessão demoníaca:
"E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa." Atos 19:16
"Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal." Lucas 4:35 
Devemos fugir disto? A resposta é NÃO. Somos chamados a fim de guerrear ao lado do Senhor Jesus Cristo:
"Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas." 1 Timóteo 6:12 
Este combate é por nossas próprias vidas, pelas vidas de nossos irmãos e pelas vidas de nossos semelhantes, segundo o Senhor nos dirigir, guiar e orientar, pois está escrito:
"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5 
"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:10-12
Quando uma pessoa possessa por um anjo caído (demônio) é posta debaixo da luz e do poder de Deus, o espírito da pessoa anseia pelo Criador, porém o espírito demoníaco estremece e grita, por temor de Deus e também por ódio.
"Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem." Tiago 2:19 
Freqüentemente, quando uma pessoa possessa por um, ou por mais de um demônio, entra em uma Igreja e pela pessoa oram os irmãos, o demônio pode vir a se manifestar de diversas formas: Causando tonturas à pessoa, perturbando-lhe a mente com idéias e pensamentos negativos, incutindo na pessoa o desejo de sair da Igreja, ou mesmo se manifestar com palavras, com gritos e com gestos. Muitas vezes as palavras são compreensíveis, outras vezes apenas urram e rosnam como cães.
Se Deus houver determinado que aquela pessoa será liberta, então o dedo de Deus expulsará o demônio e a pessoa ficará livre da escravidão espiritual. Porém, há casos em que, no fundo, a pessoa não está interessada em Deus, não o deseja encontrar, logo, poderá ser que não seja liberta, pela dureza e pela incredulidade de seu coração. Este é um ponto muito delicado, e já que nem sempre podemos saber quem é quem, devemos buscar o bem de todos, deixando que Deus decida sobre todas as coisas. Deus conhece cada caso, individualmente. Por isso temos de orar e pedir orientação a Ele.
Não acredito, de modo nenhum, que alguém venha a ser possuído por demônios dentro de uma Igreja. O que pode acontecer é que alguém que JÁ ESTAVA possuído pelo diabo possa apresentar reações de agressividade e de agitação, como já foi explicado anteriormente, pois tal pessoa, se possuída por um demônio, pode ter entrado na Igreja já estando a pessoa antes naquele estado. O que ocorre é que seu estado espiritual é revelado e manifesto diante da Igreja.
Sendo assim, discordo de suas palavras ao escrever:

"...incorporam algumas vezes com muita força..."
Na realidade, o demônio já estava no corpo da pessoa, ANTES de ela ser levada à Igreja.
Não devemos, todavia, pensar que todos os casos de agitação, inquietação, raiva e comportamentos esquisitos sejam de origem demoníaca, pois há muitos casos de desequilíbrio mental e emocional que podem ter origem na mente do ser humano.
Imaginemos, por exemplo, duas pessoas: Uma se chama Antônio e a outra Doralice. Digamos que o Antônio esteja possuído por um demônio que se chame Asmodeu e que Doralice não esteja possuída por nenhum demônio, mas que sofre de um transtorno psiquiátrico. Ambas, Antônio e Doralice, são levados à Igreja. Na hora da oração tanto Antônio quanto Doralice começam a se inquietar. Ambos tremem e se agitam de um lado para o outro. Como saber o que está se passando com Antônio e com Doralice? Vejamos um trecho bíblico:
"Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião, porque tinham entrado nele muitos demônios." Lucas 8:30 
Vemos que aquele homem possesso de espíritos imundos, ao se deparar com a toda-poderosa presença do Senhor Jesus Cristo, respondeu: "Legião", pois quem falou foram os demônios. Logo, ficou evidente que estava possuído por demônios, e o Senhor Jesus curou o homem.
No nosso exemplo, digamos que o Antônio, que está possesso por um demônio chamado Asmodeu, se depare com a mesma presença toda-poderosa do Senhor habitando nos Cristãos. Ao ser perguntado ao Antônio: "Qual é o teu nome", por causa da glória de Deus, o demônio não suportará e dirá, pela boca do Antônio, que se chama Asmodeu. Neste caso, os irmãos, no nome do Senhor Jesus e pelo poder do Espírito Santo expulsarão Asmodeu do corpo do Antônio e este ficará liberto.
Agora, digamos que Doralice, que não está possessa por demônio nenhum, se encontre também diante da presença de Deus habitando nos Cristãos. Ao lhe ser perguntado: "Qual é o teu nome", responderá: "Doralice". Ainda que se estremeça e que se agite, não se tratará, neste caso, de possessão demoníaca, mas de um desequilíbrio mental, de uma doença psiquiátrica (e há muitos assim). E há um trecho bíblico que faz a diferença entre endemoninhados, doentes mentais (lunáticos) e várias outras enfermidades, veja:

"E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou." Mateus 4:24
Como em muitos casos os Cristãos não usam todo o discernimento espiritual que possuem a fim de saber quem está ou quem não está possuído por demônios, é aceitável que submetam a pessoa a uma ou a mais perguntas, a fim de poderem lidar com aquela situação específica. Mas é Deus quem deve estar dirigindo tudo, pois se não estiver, o resultado será confusão e fracasso.
De qualquer forma, em nenhuma situação devemos fugir, mas antes orar pela pessoa com amor e confiança no poder libertador e curador de Deus. Quer se trate de possessão demoníaca ou de qualquer outro mal, o que vale é a intervenção de Deus a fim de que a pessoa seja curada:

"...E ele os curou." Mateus 4:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...