Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ceticismo X Espiritismo

Casa mal assombrada: Dúvidas sobre espíritos, fantasmas, exorcismo e aparições
Aparição (espírito) e assombração
É possível que na sua casa existam fantasmas. Porém, existe uma diferença entre aparição e assombração.
Aparição: é alguém que "aparece", popularmente conhecido como "fantasma" (o termo mais usado no Brasil é espírito, enquanto que nos Estados Unidos é fantasma). É uma manifestação consciente, que, segundo os espíritas, não difere do modo de agir de um ser vivo que pode reagir a uma solicitação, fazendo os mesmos gestos que percorria quando vivo, para depois desaparecer.
Assombração: decorrente de um mecanismo que independe de um espírito, é conhecido como "poltergeist" — espírito barulhento ou espírito que bate. Portas e janelas se abrem ou é possível ouvir o som de ruídos diferentes.

Como saber se fantasmas habitam uma residência?
Se você identificar cinco dos itens abaixo, pode ser uma prova de que os espíritos desejam se revelar.
Abertura de portas e janelas (inclusive de armários);
Alteração de temperatura (frio) em um dos cômodos;
Anormalidade nas instalações elétricas ou telefônicas;
Calafrios;
Descarregamento de baterias de relógios (celulares, computadores e outros objetos);
Estouro de lâmpadas elétricas;
Odores perfumados;
Os habitantes podem chorar sem nenhum motivo;
Pequenas peças de decoração mudam de lugar;
Queda de quadros;
Ruídos de passos;
Vozes.
Como dizia Allan Kardec: "a energia dos espíritos é a mesma dos encarnados que habitam a casa e na maioria das vezes querem apenas manifestar sua presença, sem o intuito de prejudicar seus habitantes"
Quanto tempo um espírito pode permanecer em uma casa?
Entre um dia a dezoito meses. Em um caso em especial, o espírito permaneceu por doze anos em uma casa no interior de São Paulo.
Quem é o agente que provoca o poltergeist ou as aparições?
Quase sempre os responsáveis são do sexo feminino, crianças ou adolescentes. A média da idade das pessoas pesquisadas variava entre doze e 17 anos e, em sua maioria, passavam por graves problemas afetivos ou estresse.
Fantasmas e exorcismo
No Japão, para conter as aparições e assombrações, as pessoas chamam um exorcista, palavra que deriva do grego exorkizein, que significa "desalojar espíritos". O exorcismo envolve um procedimento feito apenas por pessoas preparadas. O praticante é chamado de "exorcista" e a pessoa afligida, "possuída".
Por que os fantasmas podem perturbar determinadas pessoas?
Devido ao abuso de substâncias tóxicas, como o álcool, antidepressivos ou drogas. Mediunidade; emoções negativas; exagero no uso de palavras de baixo calão e espíritos ignorantes no seu campo vibracional também são fatores que influenciam neste sentido.
Quais são os tipos de espíritos que podem frequentar uma casa?
Benevolentes: querem dar provas de que estão por perto.
Protetores: existem casos em que estes se fixam para proteger uma família, mas nunca se utilizam de meios assustadores ou desagradáveis.
Avarentos: ainda se ligam aos interesses terrenos. Podem ter escondido algum dinheiro na propriedade e como não estão suficientemente desmaterializados, continuam a vigiá-lo.
Levianos: causam perturbação, tormento e se divertem com o medo. O melhor que se tem a fazer é rir deles. Assim, se cansarão de assustar.
Punidores: no lugar onde foi cometido um crime, podem ser obrigados a ficar no local, a fim de que tenham constantemente sua ação maléfica diante dos olhos.
Caprichosos: alguns espíritos que assombram certos locais muitas vezes não o fazem por outro motivo além de capricho.
Fantasmas e casas mal-assombradas
Não é racional temer os lugares assombrados pelos espíritos. Ao contrário, se demonstrar medo, irão se divertir à custa da credulidade das pessoas. É possível expulsá-los mas, dependendo da maneira como se faz, podem ficar mais atraídos ao invés de se afastarem. O melhor meio de mandá-los embora é atrair os bons.
Acender velas pode atrair espíritos ruins em casa?
Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos, que sejam invocados. Imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar cada vez que sua energia fosse interrompida. Ela seria inabitável.
Porém, alguns cuidados são necessários para que não ocorra nenhum tipo de acidente: ao sair, apague-a (lembre-se que o pedido já foi feito ao acendê-la), coloque-a sobre um prato (ou dentro de um copo específico) e cole sua base com a própria cera derretida.
Qual o horário preferido por fantasmas ou espíritos?
Os espíritos se apresentam de preferência à noite,Chamado de Hora Morte por causa da impressão que o silêncio produz ou pela facilidade de comunicação durante o sono.
Também podem frequentar a noite os túmulos onde jazem seus corpos. Porém, a maioria não tem nenhuma atração pelo corpo que o fez sofrer, assim como o prisioneiro não se sente atraído pela cela que o prendeu. A lembrança das pessoas que lhes são queridas é a única coisa que tem valor para eles.
Quais são os sintomas de que algum espírito ou fantasma possa estar incorporando alguém da família?
A pessoa age de maneira grosseira e até obscena. Ao ser criticado, se melindra. Choca o bom senso e fica alheia a qualquer raciocínio. Paralisa de algum modo sua capacidade de julgar seus atos. Ruídos e desordens acontecem ao seu redor. Distancia-se de todo aquele que possa lhe abrir os olhos.
Como evitar a influência fantasmagórica de um lugar?
Você já deve ter conhecido pessoas que só reclamam. Neste caso, o espiritismo orienta que devemos destruir esse domínio, colocando-se em guarda com seu anjo, a ponto da ação maléfica sucumbir.
Por melhor que seja o caráter de alguém, os motivos da ação negativa variam, mas sua única intenção é o desejo de fazer o mal. Como sofrem, querem fazer os outros sofrerem e sentem prazer em atormentar os mais próximos. Esses espíritos agem por ódio e inveja do bem. Segundo Kardec, é por isso que podem atormentar as pessoas mais honestas.
Ceticismo X Espiritismo
Para quem não acredita no espiritismo, a aparição de fantasmas é bem conhecida da psiquiatria clássica, ou seja, pode ocorrer simplesmente pelo poder da imaginação.
Também sabemos que 35% da população mundial têm experiências místicas e a medicina aceita estes fenômenos, mas não se pode descartar a possibilidade de problemas psicológicos ou psiquiátricos, onde tudo deve ser averiguado.
Possessão ou possessão demoníaca é, de acordo com muitos sistemas de crença, o controle de um indivíduo por um ser maligno sobrenatural. Descrições de possessões demoníacas muitas vezes incluem memórias ou personalidades apagadas, convulsões e desmaios como se a pessoa estivesse morrendo.1 Outras descrições incluem o acesso ao conhecimento oculto (gnosis) e línguas estrangeiras (glossolalia), mudanças drásticas na entonação vocal e estrutura facial, o súbito aparecimento de lesões (arranhões, marcas de mordida) ou lesões e força sobre-humana. Ao contrário da canalização mediúnica ou outras formas de possessão, o indivíduo não tem controle sobre a suposta entidade que o possui e por isso permanece nesse estado até que a entidade seja forçada a deixar a vítima, normalmente através de um exorcismo.

Muitas culturas e religiões contêm algum conceito de possessão demoníaca, mas os detalhes variam consideravelmente. As mais antigas referências à possessão demoníaca vêm dos sumérios, que acreditavam que todas as doenças do corpo e da mente eram causadas ​​por "demônios de doenças" chamados gidim ou gid-dim.2 Os sacerdotes que praticavam exorcismos nessas nações eram chamados de ashipu (feiticeiro) em oposição a um asu (médico), que aplicava bandagens e pomadas.3 Muitas tábuas cuneiformes contêm orações para certos deuses pedindo proteção contra os demônios, enquanto outras pedem aos deuses para expulsar os demônios que invadiram seus corpos.

Culturas xamânicas também acreditam em possessões demoníacas e os xamãs realizam os exorcismos. Nessas culturas, as doenças são muitas vezes atribuídas à presença de um espírito vingativo (ou raramente chamado de demônio) no corpo do paciente. Estes espíritos eram mais frequentemente descritos como espectros de animais ou pessoas injustiçadas pelo portador, os ritos de exorcismo geralmente eram compostos de ofertas respeitosas ou ofertas de sacrifício.

O cristianismo afirma que a posse deriva do Diabo, ou seja, Satanás, ou de um de seus demônios. Em muitos sistemas de crença cristãos, Satanás e seus demônios são descritos como anjos caídos.
Possessão espiritual ou posse espiritual é um conceito de crença paranormal e/ou sobrenatural em que é alegado que almas, espíritos, deuses, daemons, demônios, animas, extraterrestres, ou outras entidades desencarnadas assumem o controle de um corpo humano, resultando em mudanças perceptíveis na saúde e/ou comportamento. O termo também pode descrever uma ação similar de tomar residência em um objeto inanimado, possivelmente dando-lhe animação. O conceito de possessão existe em muitas religiões pelo mundo, incluindo o Cristianismo1 , o Budismo, o Vodu haitiano, Wicca e tradições da África e do Sudoeste Asiático; o conceito também pode ser visto na mitologia e no folclore de muitas culturas. Dependendo do contexto cultural em que se dá, a possessão pode ser considerada voluntária ou involuntária e pode ser considerada como tendo efeitos benéficos ou prejudiciais para o possuído. (Para detalhes, ver o verbete Transtornos de transe e possessão)


Os mais suscetíveis de serem possuídos são pessoas com limites fracos e baixa auto-estima, o que para céticos acerca da possessão aponta para o envolvimento do ego disfuncional em manifestações deste fenômeno, em vez de reais entidades externas perigosas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...