Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


terça-feira, 21 de outubro de 2014

A crucificação de Jesus - O significado da Cruz


Muitos pensam que uma aflição ou sofrimento significa a "cruz" que devem levar. Mas vamos conhecer as Escrituras: • "1JO 3:8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo."
A Crucificação de Jesus Cristo é o fim das obras do diabo, pois o Sangue derramado na cruz nos limpa de todo pecado.
Mas quem não cre na Crucificação possui as imundícias do pecado, e "quem comete o pecado é do diabo". Diabo significa "adversário". Ou seja, o diabo trabalha para o nosso mal, nos fazendo sofrer. E, por não conhecerem as Escrituras, o sofrimento causado por um demônio é visto como "a cruz que deve ser carregada". Assim carregam o adversário pensando ser a cruz.
Embora outros homens tenham sido crucificados por seus crimes, e alguns talvez por crimes que não cometeram, Jesus foi crucificado por todos os pecados praticados no mundo. Foi crucificado no seu lugar e no meu. As escrituras registram o fato:
• "LC 23:33 - E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
LC 23:34 - E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."
"Perdoa-lhes", disse Jesus. Embora eles o estivessem crucificando, o Senhor orou ao Pai pedindo que lhes perdoasse. E ao dizer: "Perdoa-lhes", orava também por mim e por você. E foi para isto que ele morreu no Calvário: propiciar o perdão a uma humanidade perdida e agonizante.
Não é através de práticas religiosas, como penitência, orações a santos, karma, etc., que obtemos o perdão de nossos pecados. Só obtemos o perdão por intermédio do sacrifício vicário de Cristo na cruz do Calvário:
• "1PE 2:24 - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."
"pelas suas feridas fostes sarados." O Senhor Jesus foi ferido em nosso lugar, para nos sarar! 

Jesus tinha plena consciência de que Sua missão se cumpriria através de Sua morte:
• "MT 16:21 - Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia."
• "MT 20:28 - Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
• "JO 3:14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;"
Jesus deixou-se prender e crucificar porque o quis; entregou-se voluntariamente, em cumprimento da vontade do Pai para a salvação dos homens:
• "JO 10:17 - Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
JO 10:18 - Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai."
 Conhecia a hora:
• "JO 12:23 - E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado."
• "JO 13:1 - ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim."
• "JO 17:1 - JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;"


A crucificação fazia a vitima incorrer na maldição da lei:
• "DT 21:22 - Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,
DT 21:23 - O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança."
• "GL 3:18 - Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão."
A morte de Jesus foi, do ponto de vista legal e moral, o maior dos crimes, o mais hediondo desvio à justiça. O próprio governador que deu a ordem, confessava que nenhum crime achava em Jesus (Lc 23:4,14). A culpa dos judeus foi ainda maior (Jo 19:11); crucificaram "o Senhor da glória." (1 Co 2:8), seu próprio e verdadeiro Rei (Jo 19:15). 
 A teologia cristã é a Cruz:
• "1CO 1:18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."


Todo o Novo Testamento testifica da verdade estarrecedora de Cristo crucificado, porém triunfante. Seu tema constante é a paixão vitoriosa do Filho de Deus. Do principio ao fim está dizendo:
• "JO 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
Os cristãos gloriavam-se no escândalo da Cruz:
• "1CO 15:3 - Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
1CO 15:4 - E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras."
Que significa tudo isso? Que vem a ser a Redenção? O tema é sem dúvida inesgotável; vamos, contudo, salientar alguns de seus aspectos fundamentais, de acordo com a Bíblia:
 No momento em que Jesus entregou Seu espírito, deu-nos o acesso direto a Deus, rasgando-se o véu:
• "MT 27:51; MC 15:38; LC 23:45 - E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"


O véu ali se achava, há longos anos, vedando ao homem pecador os últimos mistérios da religião e impedindo. simbolicamente, a saída de Deus ao encontro do pecador. Parecia que ali houvesse de permanecer para sempre e que, portanto, o homem jamais pudesse conhecer de perto a Deus. Agora, é rasgado o véu; Deus se dá a conhecer ao homem. A Cruz traz o homem para Deus, levando Deus ao homem:
• "HB 10:19 - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus.
A pregação de Pentecoste afirmou que Jesus foi entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus:
• "AT 2:23 - A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;"
• "2CO 5:19 - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação."
Deus estava agindo. Cristo encarou resolutamente sua ida a Jerusalém:
• "LC 9:51 - E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém."
para realizar Sua missão:
• "LC 12:50 - Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!"
A graça é o amor em ação; é o amor tomando a iniciativa. Quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Esse conceito vem desde o Antigo Testamento, onde a atividade redentora de Deus se exprime através da história de Israel. Ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante nossas iniqüidades:
• "SL 103:10 - Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades."
• "IS 45:21 - Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim." 
 Desde o inicio, Jesus fez questão de identificar-se ao máximo com os homens. Por que havia Ele de submeter-se ao batismo, símbolo da remissão de pecados? Que iria fazer o Santo de Deus no confessionário?! Não podia Ele ficar de lado, dizendo: "Isso é para os pecadores; para mim não tem sentido?" Se o fizesse, não seria nosso Salvador. O que Jesus fez naquele dia, no Jordão, foi identificar-se com os quebrantados e oprimidos, com os infelizes e deserdados, fazendo Sua a dor que eles sofriam, a vergonha que sobre eles pesava, sendo contado com os transgressores:
• "IS 53:12 - Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."


Nas Suas amizades, colocou-se ao lado dos Zaqueus, das Marias Madalenas - não de maneira forçada ou oficial, nem com a superioridade tácita dos moralmente religiosos, porém, simples e diretamente, porque os amava e não se envergonhava de lhes chamar de irmãos:
• "HB 2:11 - Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos..."
Quando morreu, foi colocado entre dois criminosos. Durante toda a Sua vida Ele pertencera aos pecadora, e na morte não se apartou deles. É o lugar de Sua escolha. Por vontade de quem, por ato de quem, está Jesus ali? De Pilatos, dos sacerdotes, do povo, dos poderes das trevas: essa é uma partícula da verdade. "Ninguém me tira a vida; Eu espontaneamente a dou." (JO 10:18) Ele podia ter-se esquivado. Foi tentado repetidamente a fazê-lo: no deserto (MT 4); por Pedro (MT 16:22-23); no Getsêmani (MT 26-42), até Seu suor era como se fossem gotas de sangue (LC 22:44). Morreu voluntariamente:
• "MT 26:53 - Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?"
Podia - mas não quis esquivar da Cruz. Fez-se contar com os transgressores, para levar os nossos pecados. Foi na paixão voluntária do amor, que Ele se identificou comigo e se deu por mim. 
 O que significa o brado de desamparo:
• "MT 27:46 - E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"


É mistério - o mistério de Sua Pessoa; porém, uma cousa é certa: é o amor de Deus, é a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele, que não conheceu pecado, é "feito pecado" por nós:
• "2CO 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."
Levou sobre si a carga inominável do pecado humano, e no Seu brado de desamparo vemo-lo cambalear sob o peso. Em toda a história, somente este Ultimo Adão chegou a ver o pecado como Deus o vê. Como, pois, não hei de confessar, com humildade, com adoração o na companhia da grande multidão dos remidos no céu e na terra:
• "1PE 3:18 - Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;"
 
Jesus, o Cordeiro de Deus, se identificou conosco na Encarnação. É crucificado por nós. E Ele mesmo, nosso Sumo Sacerdote, entra com Seu sangue, através do véu de Sua carne ferida, à presença imediata do Pai. Assim fazendo, leva consigo nossa vida, pois com Ele morremos:
• "2CO 5:14 - Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram."
Porque estamos identificados com Ele, Cristo leva no coração de Sua humanidade divina, toda a ignominia e toda a ferida do nosso pecado. Seu ato representativo é um ato expiador. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...