Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Aparições mais Bizarras

Visões de deuses, santos, demônios e alienígenas é algo tão antigo quanto as primeiras civilizações. Desde aqueles tempos, a teofania, como é chamado o aparecimento ou a revelação de uma divindade, tem sido relatada nas mais diferentes culturas e épocas. Muitas aparições não passam de profanas ilusões de ótica que veem santos em muros, na cobertura ou recheio de doces e até em exames de laboratório.
Em 25 de julho de 1976, a nave Viking 1 – enviada pela Nasa para orbitar Marte -, fotografou uma parte da superfície norte do planeta. Na foto enviada para a Terra, muitos viram a imagem de uma face humana saindo das formações geológicas do planeta. Apesar das várias interpretações místicas que foram dadas a ela, a verdade é que boa parte dessa “face humana” foi resultado dos problemas de transmissão na imagem de Marte até a Terra. Para decepção dos que esperavam por alguma “mensagem” aos terráqueos, a imagem simplesmente retrata o resultado de um processo natural de formação geológica, segundo os cientistas da Nasa.
A teofania não é um fenômeno exclusivamente ocidental e cristão. Apesar das aparições mais noticiadas serem a dos ícones do cristianismo, o islamismo também tem seus episódios. Os muçulmanos não veem Alá, e sim o sagrado nome dele escrito em árabe em elementos da natureza. Uma delas aconteceu em 2009, no Irã, quando fiéis encontraram o nome de Alá escrito nos pelos de uma cabra, em outra imagem feita por uma câmera colocada em um dos ônibus espacial enviado pela Nasa, revelaram o nome de Alá desenhado nas nuvens que cobriam o planeta azul visto do espaço.
 Fogueira papal
 Dois anos após a morte de João Paulo II, alguns fiéis decidiram homenageá-lo com uma festa no povoado de Beskid Zywiecki, na Polônia. O que eles não esperavam era que ele desse uma passadinha por lá. Pelo menos essa é a impressão que os fiéis ficaram após verem a foto da fogueira feita na celebração. Para muitos a silhueta das chamas mostra o papa com a mão direita levantada, reproduzindo o típico gesto com que ele abençoava os fiéis.
 Imagens de pessoas santas em rosquinhas, torradas e outros produtos comestíveis é uma das mais comuns aparições dos últimos tempos. Entre as famosas estão as imagens da Virgem Maria em uma torrada e da Madre Teresa de Calcutá em uma rosquinha de canela. Em 1994, a norte-americana Diana Duyser preparou um sanduíche de queijo quente e após dar a primeira mordida reparou que no pão torrado havia se formado a figura de Nossa Senhora. Ela guardou a torrada que, segundo ela, permaneceu milagrosamente uma década sem qualquer sinal de mofo até leiloá-la no E-bay e arrecadar US$ 28 mil.
 Em outubro de 2004, um incêndio em uma loja de animais em Frankfort, cidade próxima a Indianapolis, teve um único sobrevivente: a tartaruga Lucky.  Só que o fato pode não ser resultado só de Lucky ser uma sortuda. Segundo seu proprietário, Brian Dora em declaração para a Associated Press, após o incêndio o casco da tartaruga passou a exibir uma imagem que ele jura ser a da face do diabo, com seus chifres e tudo. Para Dora, isso pode significar que o demo estava mandando uma mensagem de que teria passado por ali. Para alívio geral, a tartaruga “demoníaca” não apresentou nenhuma mudança de comportamento e permaneceu saudável.
 Tem muita gente vendo Jesus por aí. Uma dessas experiências aconteceu com um rapaz na Holanda em plena Sexta-Feira da Paixão de 2009. Teria sido nesse, dia há quase dois mil anos, que Jesus teria sido crucificado, morto e enterrado para ressuscitar no terceiro dia. Ao morder uma barra do chocolate KitKat, esse sortudo holandês reconheceu entre as camadas da guloseima a face de Cristo. Como prova do “milagre” não só mostrou para os colegas como fotografou a guloseima e mandou as imagens para a imprensa.
 Visões do chupacabra na América Central provam que a aparição de criaturas alienígenas são tão comuns nos países latinos como a de seres sagrados. Uma das mais famosas aconteceu em Minas Gerais nos anos 90. O chamado incidente de Varginha é uma espécie de versão tupiniquim do famoso caso Roswell. Em 20 de janeiro de 1996, três garotas na cidade mineira de Varginha, ao passarem próximas a uma oficina mecânica, teriam avistado uma criatura marrom, viscosa e de olhos vermelhos. Elas saíram correndo na direção oposta. Segundo garantem os ufólogos, uma série de eventos estranhos relacionaram-se a essa aparição do ET de Varginha, tornando o contato imediato de terceiro grau mais famoso no Brasil.
 Visões de Satã
 As aparições de Satanás parecem ser bem desagradáveis. Pelo menos é assim que têm sido retratadas em relatos, livros e filmes. Segundo São Paulo, o diabo frequentemente se transformava em um anjo de luz para seduzir as almas. Um dia, o demo teria aparecido para São Martim como um jovem trajado como um rei. Disse que era Cristo, mas São Martim não acreditou e lhe disse que Jesus não retornaria vestido daquele jeito.
 Se você quer ter um encontro com extraterrestres, há alguns lugares no mundo em que eles têm mais chance de acontecer. Um deles é a esotérica São Tomé das Letras, palco de aparições de objetos voadores não identificados, segundo garantem várias testemunhas oculares. Outro é a cidade de Gulf Breeze,Flórida: lá, em 1987, uma série de aparições de discos voadores teriam sido registradas em impressionantes fotos tiradas pelo morador Edward Walters. As imagens geraram vários debates até que um amigo de Walters confessou que elas seriam uma farsa. Apesar disso, caçadores de OVNIs continuam a visitar Gulf Breezes em busca de contatos imediatos.
 Normalmente as aparições ocorrem para uma pessoa ou para pequenos grupos. Agora imagine um fenômeno em que estranhas imagens começam a se formar nos para-brisas de diversos carros? Esse fato aconteceu nos arredores de Seattle, nos anos 50, e foi chamado por cientistas sociais e psicólogos de “epidemia de manchas nos para-brisas”. Em 23 de março de 1954 começaram os primeiros relatos e logo milhares de denúncias em diferentes localidades próximas a Seattle chegaram à polícia. Durante quase um mês, bolhas surgiam e cresciam dentro dos para-brisas formando manchas e criando um dos maiores fenômenos de ilusão em massa já registrados. Os relatos coincidiram com o período de testes da bomba de hidrogênio, o que segundo os estudiosos levou a uma reação de quase histeria da população.
 Esse tema foi abordado na série Supernatural( Sobrenatural ), onde os protagonistas enfrentam diversos seres sobrenaturais e demoníacos, inclusive os demonios que possuiam os corpos dos humanos e assim, ficavam com os olhos negros.
 Surgiu primeiramente como uma lenda da internet e como sabemos a internet tornou muito mais fácil manter-se atualizado com os eventos paranormais. Infelizmente, ela também tornou mais fácil para as pessoas espalharem muitas alegações falsas e fraudes. Devido a isso, é difícil dizer quando alguém está a contribuir para uma mentira, que já enganou muitos leitores ou se a história é verdadeira.
  Um tal fenómeno que vem crescendo em número de histórias são os chamados Black Eyed Kids, ou As Crianças dos Olhos Negros. As histórias certamente tem um jeito quase mitológico, mas há muitos relatos semelhantes que é difícil olhar para o passado. Os eventos foram discretamente ganhando ímpeto em fóruns e websites paranormal, tão silenciosamente que muitas pessoas ainda não estão familiarizados com elas. Os relatórios Black Eyed Kids estão espalhados pela internet e as chances são de que grande parte deles são provenientes de fabricação das primeiras histórias relatadas. Mas, se o Black Eyed Kids são reais, então eles certamente merecem uma grande atenção.  E para aqueles que não estão familiarizados com o fenómeno, um perfil pode ser útil a fim de se familiarizar com o assunto.

Um Breve Histórico

A primeira bem documentada e discutida historia veio de um jornalista chamado Brian Bethel em 1998.Na sua história, duas crianças (não tão jovens, mas próximo) aproximou-se dele quando ele estava sentado no seu carro quando estacionado em um estacionamento. À primeira vista, as crianças pareciam normais, vestindo roupas que estavam no estilo e tinha uma pele pálida cor de oliva. “ Ao reconhecer os dois rapazes, Bethel foi submetido á um temor peculiar que ele descreve em seu relato como: “Eu podia sentir a relutãncia dentro de mim, eu sabia instintivamente, não era certo, mas eu não sabia o que poderia ser. “
 Alegando que eles estavam indo  ver um filme, mas tinham deixado o dinheiro em casa, os dois rapazes perguntaram a Bethel para leva-los até a suas casas. Quando Bethel não permitiu que entrassem em seu carro, as crianças pareceram se irritar e ficavam perguntando se podiam entrar. Como o medo e o pânico de Bethel aumentou, ele realmente achou que queriam arrombar a porta. No entanto, quando Bethel notou seus olhos, um medo primal assumiu seu corpo e ele ficou momentaneamente paralisado, as crianças tinham olhos negros como carvão, completamente desprovido de pupilas e íris.
 Como se sentissem que as chances para o ingresso no seu carro estava chegando ao fim, as crianças tornaram-se mais violentas. Bethel foi finalmente capaz de empurrar o medo momentaneamente de lado, ligou o carro e fugiu.  E, embora sua história soa como algo saído de um romance de horror, há outras histórias.

A maioria dos relatos ocorrem na casa do indivíduo. “;Há uma batida na porta e, do outro lado, esperando pacientemente, há um garoto de cerca de 12 a 17 anos de idade.”Sua roupa é geralmente comum para a época e que parecem bastante normais.”;Mas então o medo súbito surge inesperadamente. E então, naturalmente, percebem os seus olhos. O Beks( Nome dado para as aparições) sempre pedem para ser convidados pra dentro. Às vezes, eles alegam que precisam usar o telefone, porque eles estão perdidos, ou seu carro avariou na estrada. Se alguém já deixou-os entrar, pelo menos até agora não há relatos do facto.  Quase todas as pessoas que se encontrou com os Beks são submetidos á um medo inexplicável e acabam afastando os visitantes. Isso só enfurece as crianças e eles parecem ficar impacientes e mais exigentes que os deixassem entrar também, e dizem que não vão realmente sair até que a pessoa é obrigada a se aproximar ou fechar a porta, ou deixar o lugar.

Teorias Racionais

 Existem algumas explicações óbvias que podem ser utilizados para desmascarar essas histórias estranhas. Os olhos negros, por exemplo, poderia ser nada mais do que lentes de contato. (Lentes de contatos em preto ja estão a muito tempo disponíveis). Mas ainda assim, como explicar isso, a sensação inquietante de medo e desespero naqueles que encontraram os Beks?
 O cenário mais provável é que os poucos relatos convincentes foram os resultados da imaginação hiperativa e que a seqüência de relatos que se seguiram foram nada mais do que histórias  falsas criadas por atenção ou diversão. Mas a maioria dos relatos parecem estar aumentando, e as pessoas que encontraram o Beks parecem estar genuinamente assustados, mesmo após o encontro.
  Mas, se mesmo a metade dos inúmeros relatos que estão espalhados em torno da Internet são verdadeiros, esses encontros, lógico, podem ser muito assustadores.

Então as teorias não-Racionais

 A contradição mais bizarra da história é o facto de que os Beks são conhecidos por criar uma vibração assustadora. Aqueles que afirmam que se encontraram com eles, dizem que se sentiram ameaçados, em pânico e até mesmo desorientados. Alguns acreditam que este poderia ser o resultado de seus olhos negros, talvez algum tipo de sugestão hipnótica utilizada como uma tentativa de convencer a pessoa a deixá-los entrar em sua casa ou veículo.
 Mas depois há a questão do porquê de eles mesmo numa tempestade apenas podem entrar na casa através de um convite. Certamente, uma figura ameaçadora seria capaz de tal intrusão. Uma teoria comum que explica isso é que o Beks são uma espécie de mau espírito, talvez até mesmo um demónio. A figura mais reconhecível que precisa de um convite antes de entrar numa casa é um vampiro. Embora seja certamente improvável a alegação de que essas crianças são demónios sugadores de sangue, é preciso lembrar de que a idéia de uma presença maligna necessitar de algum tipo de convite antes de entrar em uma casa (ou até mesmo um ser humano) é uma crença antiga de muitas religiões .


Outra Questão: Se Beks são demónios ou alguma outra entidade do mal, porque assumir a forma de uma criança?Talvez eles sabem que algumas pessoas sentiriam pena de uma criança angustiada e perdida e assim os deixariam entrar em sua casa para usar o telefone?A ideia de uma criança carente bater na porta de alguém é certamente mais atraente do que um homem estranho. Se vai ou não acreditar no mito do fenómeno BEK, não importa. Mas certamente é um tema que deixa uma sensação perturbadora com o leitor do Medo Noturno. Mas os relatos, parecem transmitir uma certa credibilidade e podemos considerar  ao invés de descartá-los apenas como uma lenda urbana.


Algumas Curiosidades


 Para terminar, aqui estão algumas coisas que parecem ser constantes em relatórios dos BEK’S.  Você pode usar essas informações para o seu interesse no assunto ou estratégias de desmistificação.
 
1. 1.  Quase todos os casos ocorrem à noite ou no final da tarde ou seja, em torno do anoitecer.  É a preferência da noite uma estratégia instintiva dos Beks?  O nosso medo do escuro contribui, e para eles são como tácticas de assustar? Ou talvez seja simplesmente mais fácil para ele se aproximar sutilmente na noite.
 
2. 2.  A necessidade de ser convidada a entrar, como afirmado anteriormente, certamente lembra os vampiros. E, embora eu pessoalmente ter minhas duvidas sobre a veracidade de existir vampiros, eu posso facilmente concluir que os Beks são maus espíritos ou demônios. Isto é, se eles forem reais, para começar.
 
3. 3. Os olhos negros são, obviamente, a sua característica mais marcante. Tem sido discutido em vários fóruns que, se os Beks são tão sinistro e astutos, porque eles não apenas usam óculos escuros para encobrir essa característica demoníaca? Uma resposta simples para isso é o facto de que os seus olhos parecem estar na origem do medo avassalador que as pessoas experimentam. Portanto, obstruindo seus olhos com óculos escuros, qualquer tipo de sugestão hipnótica através do contato olho-a-olho seria eliminado.


Eu estarei entre os primeiros a admitir que o fenómeno é muito intrigante e de certa forma inacreditável. Mas, como indicam vários fóruns da internet, tem muita gente intrigada. Ainda assim, como é o caso de muitas outras séries de acontecimentos inexplicáveis que estão espalhados pelo mundo, os Beks será nada mais do que rumores na Internet até que haja prova incontestável.”
 O comportamento sinistro, parecido com o de vampiros, necessitando de convite para entrar, seja na casa ou no carro, é bem bizarro… Particularmente, já vi pessoas ficarem com os olhos todos negros, igualzinho à foto acima, mas esse é um fenómeno transitório que pode ocorrer quando a pessoa está muito zangada, tipo furiosa mesmo, porque tem a ver com o fígado, que libera sei lá o que, que os olhos ficam assim, totalmente enegrecidos. Dá até medo mesmo, mas é algo passageiro, e não se refere a pessoas, no caso crianças, com os olhos totalmente negros."

Expulsar Entidades Demoníacas de acordo com a Bíblia

01) – Certifica-se de que a pessoa realmente esteja Endemoninhada, observe essas características:
a)   A Mente da Pessoa Possessa é bloqueada, facilmente percebe-se que ela está fora de si (Lc. 8: 2)
b)   Reações Violentas, agressividades expressa através de socos, pontapés... Algumas vezes agredi a si mesmo (Mc. 5:5)
c)    Blasfema contra Deus, o demônio expressa seu ódio as obras de Deus e as pessoas;
d)   Fala coisas incoerentes e sem nexo;
e)    A voz em algumas vezes é alterada, homem com voz de mulher, mulher com voz de homem, adulto com voz de criança...
f)      Vômitos
g)    Sensação de Sufocamento
h)   Contorções (entortamento) no corpo, braços, face... As contorções são visíveis
i)     Olhar de ódio, às vezes olhar vidrado e perdido. 


02) - Como Enfrentar?

a)   Fé no Poder e na Autoridade do Nome de Jesus, pois todas as coisas, inclusive todas as castas de demônios estão debaixo de sua autoridade e são sujeitas a ele.

Lc. 10: 17 Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem.
18 Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.
20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

03) - Não tenha medo, Tenha Fé, a frase “Não Temas” está escrita na Bíblia 366 também por essa razão.

Mt. 28: 20 ...Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

-04) Expulse a Entidade Demoníaca usando o Nome de Jesus e não dê ouvidos ao que ela fala e NÃO conceda pedido, Jesus não negociava com Demônios.

Marcos 1: 23 Ora, estava na sinagoga um homem possesso dum espírito imundo, o qual gritou:
24 Que temos nós contigo, Jesus, nazareno? Vieste destruir-nos? 
Bem sei quem és: o Santo de Deus.
25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele
26 Então o espírito imundo, 
convulsionando-o e clamando com grande voz, saiu dele.

05) - Expulse a Entidade Demoníaca do corpo, da mente, da força e da alma da vitima sempre usando o nome de Jesus sem medo e com Fé, Deus te nomeou para essa Missão:

Mc. 16: 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.


06) - Faça com que a pessoa confesse Jesus como seu Salvador e Senhor absoluto de sua vida.

At. 16: 30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, 
que me é necessário fazer para me salvar?
31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

07) - Convida a pessoa do Espírito Santo para entrar nela e fazer morada definitiva

1ª Co. 3:16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.

08) - Procurar convencer a Pessoa a cortar qualquer contato com entidades que trabalhem com espíritos demoníacos disfarçados em espírito de luz, Espiritismo, Seitas Orientais, Sarava...

2ª Corintios 11: 13 Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.15 Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

09) – Confirmação através de Declaração semelhante a esta:

(Convidando a pessoa a repetir com você) mas antes pergunte se a pessoa realmente que ser liberta, caso queira faça a seguinte Declaração junto com ela caso queira.  

Prossiga a Declaração:

                     “Consagro minha mente, minha força, minha alma, meu coração, ao Deus Todo Poderoso para ELE agir aqui como ele desejar. Que o Vento do Espírito Santo assopre neste lugar hoje e sempre dissipando todo mal alojado neste Lugar em nome de Jesus. Que o Sangue de Cristo Jesus, que escorreu sobre a Cruz naquele dia venha fluir neste lugar em cada vida, incluindo a minha e de todos aqui para a honra e Gloria do Deus Filho, Cristo Jesus e purifique-nos.
                      Em Nome do Senhor Jesus Cristo, eu devolvo este corpo, esta alma, este espírito ao Senhor Jesus Cristo, o Filho do Deus Altíssimo. Declaro quebrada, anulada em Nome de Jesus, o Salvador do Mundo toda e qualquer aliança, pacto entre o maligno e minha vida, que todas as Dores, Enfermidades e demônios batam em retirada deste lugar agora, em Nome de Jesus Cristo, o Senhor absoluto de todas as coisas, pois todos os demônios estão debaixo da autoridade dele, já clamei o Poder do Sangue de Cristo, para nos purificar, já convidei o Espírito Santo, o Deus Eterno, para fazer morada aqui, já convidei o Deus Todo Poderoso para agir aqui e assim será feito para honra e Gloria de Jesus, que todos digam amém.”


As Entidades na Umbanda


Mensageiros divinos, ordenanças do Pai Maior.
São nossos Guias e Orientadores.
Companheiros astrais, que buscam nos guardar, proteger e intuir. Nos auxiliar, para que, melhor
possamos percorrer nossa própria jornada evolutiva.


Quão bom seria, se conseguimos senti-los, ouvi-los e compreende-los, sem as negativas interferências de nossos próprios
interesses mundanos
Entidade é o nome dado a todos os espíritos que estão em uma faixa de vibração astral, boa para o trabalho na Umbanda.
Conforme seu grau de evolução espiritual, esses espíritos são levados a fazer parte de uma falange (agrupamento de espíritos),
 a fim de atuarem, aprenderem e evoluírem espiritualmente. Lá eles permanecem até a possível volta para uma reencarnação ou a
evolução para um plano espiritual superior.

Falange é um agrupamento de mais de 400 mil espíritos, que atuam em um determinado plano espiritual, ou seja, em uma determinada
faixa de vibração.

Existem entidades de Alta, Regular e Baixa, faixa vibratória, e por isso elas se dividem em vários grupos: Falangeiros de Orixá,
 Caboclos, Pretos Velhos, Exus, Pomba-Giras, Ibeijadas e demais entidades que atuam de formas diversas. Cada falange recebe o
nome de seu chefe e cada espírito dentro desta falange, atende por este mesmo nome.

Quando um médium trabalha com uma determinada entidade, ele não trabalha com um único espírito. O que ocorre é que todos os
espíritos que constituem aquela determinada falange, têm uma única tônica de vibração com a qual penetram na faixa vibratória
do médium, à razão de um por segundo, mantendo assim a sintonia durante todo o período que dura uma comunicação. Em outras
palavras, os espíritos não trabalham isoladamente, mas "em falange", todos numa única vibração.

Embora não seja muito comum, é possivel acontecer que um mesmo espírito, embora seja uma só vibração, venha em diversas
falanges, com diferentes nomes, conforme sua missão espiritual. Um espírito de certo grau de evolução pode se desdobrar
na vibração, ou seja, aumentá-la ou diminuí-la, obviamente que dentro de um certo limite preestabelecido. Desta forma,
essa entidade pode se apresentar ora numa faixa, ora em outra. Por exemplo: Se ela atua normalmente sob a linha do Oriente,
 pode num desdobramento de vibração, apresentar-se na forma de um caboclo, embora conserve também suas características essenciais.
 Necessário também é, compreender-se à diferença entre hierarquia terrena e evolução espiritual. Algumas pessoas pensam que
a posição hierárquica de uma entidade corresponde à sua posição na vida física anterior. Isto não corresponde à verdade
porque as falanges não se agrupam conforme as raças ou costumes da vida terrena, mas sim de acordo com o grau de evolução
espiritual e afinidade vibratória. Desta forma, um espírito pode se apresentar, por exemplo, como um caboclo, apenas para
 ter um melhor acesso a um médium e a seus consulentes

Originalmente, a palavra Caboclo significa mestiço de Branco com Índio mas, na percepção umbandista, refere-se aos
indígenas que em épocas remotas habitaram diversas partes do planeta, como civilizações aparentemente primitivas,
mas na realidade de grande sabedoria. Espíritos que, embora em sua encarnações tenham vivido em outros países,
identificam-se espiritualmente na vibração dos Caboclos, como por exemplo, os índios Americanos, os Astecas,  os Maias,
os Incas e demais indígenas que povoaram a América do Sul.
Falar em Caboclos na Umbanda, é fazer menção a todos eles que, com denominações diversas, atuam em nossos terreiros e que,
com humildade, como muito bem recomenda a espiritualidade, omitem detalhes referentes às suas vidas quando encarnados.
Na Umbanda, os Caboclos constituem uma falange e, como tal, penetram em todas as linhas, atuando em diversas virações.
Entretanto, cada um deles tem uma vibração originária, que pode ser ou não aquela em que ele atua.
Antigamente existia a concepção de que todo Caboclo seria um Oxóssi, ou seja, viria sob a vibração deste Orixá. Porêm
em nossa percepção, compreendemos que Caboclos diferentes, possuem Vibrações Originais Diferentes, podendo se apresentar
sob a Vibração de Ogum, de Xangô, de Oxóssi ou Omulu. Já as Caboclas, podem se apresentar sob as Vibrações de Iemanjá, de
 Oxum, de Iansã ou de Nanã.
Não há necessidade da Vibração do Caboclo-guia, coincidir com a do Orixá dono da coroa do médium: o guia pode ser, por
exemplo, de Ogum, e atuar em um sensitivo que é filho de Oxóssi; apenas neste caso, a entidade, embora sendo de Ogum,
assimilará a vibração de Oxóssi.
 Embora existam diferenças  entre os nomes encontrados por diferentes pesquisadores para as entidades, em relação as
suas Vibrações Originais, apresentamos a seguir uma relação que nos parece a mais próxima de uma realidade:
Caboclos de Ogum:

Águia Branca, Águia Dourada, Águia Solitária, Araribóia,
Beira-Mar, Caboclo da Mata, Icaraí, Caiçaras Guaraci, Ipojucan,
Itapoã, Jaguaré, Rompe-mato, Rompe-nuvem, Sete Matas, Sete Ondas,
Tamoio, Tabajara, Tupuruplata, Ubirajara, Rompe-Ferro, Rompe-Aço


  
Caboclos de Xangô:

Araúna, Cajá, Caramuru, Cobra Coral, Caboclo do Sol,
Girassol, Guaraná, Guará, Goitacaz, Jupará, Janguar,
Rompe-Serra, Sete Caminhos, Sete Cachoeiras, Sete Montanhas,
Sete Estrelas, Sete Luas, Tupi, Treme-Terra, Sultão das Matas,
Cachoeirinha, Mirim, Urubatão da Guia, Urubatão, Ubiratan, Cholapur.


  
Caboclos de Oxóssi:

Caboclo da Lua, Arruda, Aimoré, Boiadeiro, Ubá, Caçador,
Arapuí, Japiassu, Junco Verde, Javari, Mata Virgem, Pena
Branca, Pena Dourada, Pena Verde, Pena Azul, Rompe-folha,
Rei da Mata, Guarani, Sete Flechas, Flecheiro, Folha Verde,,
Tupinambá, Tupaíba, Tupiara, Tapuia, Serra Azul, Paraguassu,
Sete Encruzilhadas.


  
Caboclos de Omulu:

Arranca-Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Gira-Mundo,
Iucatan, Jupuri, Uiratan, Alho-d'água, Pedra Branca, Pedra
Preta, Laçador, Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Suri, Serra
Verde, Serra Negra, Tira-teima, Seta-Águias, Tibiriçá,
Vira-Mundo, Ventania.


  
Caboclas de Iansã:

Bartira, Jussara, Jurema, Japotira, Maíra, Ivotice,
Valquíria, Raio de Luz, Palina, Poti, Talina, Potira


  
Caboclas de Iemanjá:

Diloé, Cabocla da Praia, Estrela d'Alva, Guaraciaba,
Janaína, Jandira, Jacira, Jaci, Sete Ondas, Sol Nascente


  
Caboclas de Oxum:

Iracema, Imaiá Jaceguaia, Juruema, Juruena, Jupira,
Jandaia, Araguaia, Estrela da Manhã, Tunué, Mirini, Suê

"Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste Preto Velho chorava. De seus olhos
molhados, lágimas lhe desciam pela face e não sei porque as contei.. Foram sete. Na incontida vontade de saber,
aproximei-me e o interroguei.

- Fala meu Preto Velho, diz a este teu filho, por que esternas assim, esta tão visível dor ?

- Estás vendo, filho, estas pessoas que entram e saem do terreiro? As lágimas que você contou, estão distribuídas a cada uma delas.

- A primeira lágrima foi dada aos indiferentes, que aqui vem em busca de distração. Que saem ironizando e criticando,
por aquilo que suas mentes ofuscadas não puderam compreender.

- A segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam, desacreditando. Sempre na expectativa de um milagre, que os
façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos lhes negam.

- A terceira, aos maus. A aqueles que procuram a Umbanda em busca de vinganças, desejando prejudicar a um seu semelhante.

- A quarta, aos frios, aos calculistas. Aos que, ao saberem da existência de uma força espiritual, procuram
beneficiar-se dela, a qualquer preço, mas não conhecem a palavra gratidão e nem a Caridade.

- A quinta lágima, vê como chega suave? Ela tem o riso, do elogio e da flor dos lábios. Mas se olhares bem, no seu
semblante, verás escrito: 'Creio na Umbanda. Creio nos teus Caboclos, nos teus Velhos, e no teu Zâmbi, mas somente
se vencerem no meu caso ou me curarem disso ou daquilo'.

- A sexta, eu dei aos fúteis que vão de Terreiro em Terreiro, sem acreditar em nada, buscando aconchegos e
conchavos. Mas em seus olhos revelam um interesse diferente.

- A sétima filho, notas como foi grande ? Notou como deslizou pesada ? Foi a última lágrima. Aquela que
vive nos 'Olhos' de todos os Orixás e de todas as entidades. Fiz doação desta, aos Médiuns. Aos que só
aparecem no Terreiro em dia de festa. Aos que esquecem de suas obrigações. Aos que esquecem que existem
tantos irmãos precisando de caridade, tantas 'crianças' precisando de amparo. Da mesma caridade e do
mesmo apoio que eles próprios, um dia aqui vieram buscar.

Assim, filho meu, foi para esses todos que vistes cair, uma a uma, AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO
 É interessante observar, entretanto, que nem todo Preto-Velho ou Preta-Velha na Umbanda, foi realmente
um escravo(a) em sua última encarnação. Em alguns casos, esses espíritos nem encarnaram naquela forma ou
naquela época. Porém, assumem aquela identidade apenas para um melhor diálogo. Para uma melhor
comunicação, com aqueles que os procuram em busca de uma ajuda espiritual.
 Hábitat
Cemitério, Matagais

Vibração
Segurança

Assuntos Relacionados
Todos

Atuação
Ajuda em todos os setores Etc

"Nuvens abrindo-se qual cortinas de um palco, tocadas pelo vento, deixam transparecer o céu azul, nos
mostrando uma encantadora cena: árvores como se fossem de um jardim do Paraíso, repletas de flores
coloridas que o engalanam de festiva e feliz natureza.

Vê-se crianças alegres que brincam, cantam, pulam. Mais adiante, no lago de águas límpidas, navegam
cisnes brancos que as mesmas conduzem, por rédeas doiradas, leves como suas plumas.

Em grupos diversos, espalham-se pelo jardim, umas a colherem flores, fazendo grinaldas para seus cabelos,
ornamentando suas cabecinhas, louras e morenas.

Outras, porém, de petalas de rosas, cobrem o caminho aonde deverá passar, mais tarde, o Anjo Protetor,
que numa visita diária, faz solene sua chegada.

Espalha bondade, ternura, dando confiança e amor; é o regente de todas elas. Por entre alas formadas
com disciplina, segue um menino oriental, vestido de prata e azul turqueza, que de seu turíbulo, faz
sair fumaça de perfumes enebriantes, elevando-se ao alto numa consagração. Logo a seguir, de par em par,
meninos e meninas, a todos com água divina, asperge.

É nesta solenidade, de encantadora paz, que o céu torna-se róseo, dando ao crepúsculo o nome da "Hora da Ibeijada".

Mais tarde, porém, no fim dessa cena, fecha-se o palco com a cortina negra da noite, bordada de estrelas
representativas, cuja a Via Láctea simboliza as Crianças do Astral.

A Umbanda evolui e se apresenta culta, atual, superando os tabus e crendices que marcaram seus primórdios.
Não mais se pode aceitar Exus e Pomba-Giras, com aspectos aterrorizantes, fantasmagóricos ou imorais,
pelo contrário. E aí estão, os médiuns videntes a atestarem a presença desses Exus e Pomba-Giras.

Elas, se apresentam em trages Multi coloridos, podendo ser Ciganas de porte aristocrático, ou mulheres
apenas comuns de porte vulgar. Dançarinas populares de Tabernas, enfim, amando a alegria e a noite.
Porque não chamá-las de "Espíritos Eternos das noites Felizes"?

E os Exus? Poderão ser os mais másculos homens, trazendo porém, em seu cavalheirismo, seu modo
eloquente de falar, o encanto de conquistadores inconquistáveis. Que na passagem terrena, tenham
sido músicos, poetas, pintores, e acima de tudo, Boêmios. Amantes da Liberdade.

Quem? Quem poderia agora, narrar o seu silêncio?
 Nossos amigos em evolução, espíritos que, quando viveram na Terra, pertenceram a diversos povos e
diferentes camadas sociais. A meu ver, portanto, não podem ser considerados exemplos de mau caráter
ou de vulgaridade; também não devem ser confundidos com espíritos perturbadores, os infelizes quiumbas,
que se encontram mergulhados na mais profunda negatividade. Exus e Pomba-Giras, ao contrário, são nossos
amigos, dão-nos alento e proteção quando necessitamos de apoio espiritual e mesmo material

Exus e Pomba-Giras, têm uma função expecífica junto aos espíritos evoluidos, aos guias superiores,
protegendo-nos e levando-nos a possíveis realizações. Com as maneiras alegres, calorosas e compreensivas
que apresentam quando manifestadas, essas entidades permitem que nos afinemos melhor com elas, tendo-as
como amigas que nos cercam e protegem.

A existência de determinados tabus, contra os Exus e Pomba-Giras, revela apenas, profunda ignorância
espiritual: todos querem receber espíritos altamente evoluídos, que se apresentam como médicos famosos
ou cientistas importantes; mas muitos se negam a incorporar um espírito de baixa vibração, mesmo que
venha no pólo positivo, embora com isso estejam prejudicando a evolução dessas entidades.

Tabus e práticas, oriundas de um tempo, em que havia a concepção errônea de que Exu era o Demônio.
Que só queria fazer ou trazer o Mal. Os médiuns que trabalhavam com Exus, eram considerados perigosos,
e ninguém se atrevia a chegar perto deles ou a desagradá-los, com medo de represálias. Até hoje,
apesar de toda a evolução espiritual da Umbanda, ainda encontramos um grande número de centros
que não trabalham com Exu, pois ainda aceitam estas idéias errôneas. No entanto, na realidade,
Exus e Pomba-Giras, são entidades que nos auxiliam, desmanchando e afastando os trabalhos realizados
pelos quiumbas. Entidades que, em geral, não revelam sua antiga identidade por razões espirituais,
pela oportunidade de evoluírem mais rapidamente.
 O fundo musical desta página, foi preparado apartir do Cd "Na gira dos Exus e Pombagiras",
gravado pelos Ogãs do "A Caminho da Luz", e ilustra o 'toque' correto para atrair a vibração
desses nossos grandes companheiros espirituais.
 Para os Exus e Pombagiras que atuam com falanges que
dão preferência a trabalhos na Encruzilhada:
122 Contas ( 1 Vermelha seguida de 1 Preta).

Para os Exus e Pombagiras que atuam com falanges que
dão preferência a trabalhos na Calunga:
122 Contas ( 1 Preta seguida de 1 Vermelha).

Para os Exus da Encruzilhada:
120 Contas ( 3 Vermelhas seguidas de 3 Pretas).

Para os Exus da Calunga:
120 Contas ( 3 Pretas seguidas de 3 Vermelhas).

Para as Pombagiras da Encruzilhada:
126 Contas ( 7 Vermelhas seguidas de 7 Pretas).

Para as Pombagiras da Calunga:
126 Contas ( 7 Pretas seguidas de 7 Vermelhas)

 Hábitat: Encruzilhadas de Terra, Cemitério, Ambientes da Natureza
Imantação: Existem diversas, porém a mais comum é o Padé ou Ebó
completo, normalmente à base de farinha de mandioca misturada ao Azeite de Dendê.
Libação: Aguardente, Rum, Wisque, Graspa.
Flores: Cravos diversos.
Sincretismo: Ñ há.
Banhos: Canela (exus de encuzilhada)
              Cedro  (exus de Calunga)
Atuação: Ajuda material.
Vibração: Proteção, guarda

Aroma Principal:Canela (exus de encruzilhada)
                          Cedro  (exus de Calunga)
Metais: Ferro, aço (Exus das encruzilhadas);
            Mercúrio  ( Exus da Calunga)
Pedras: Ágata ( Exus das Encruzilhadas)
               Ônix  ( Exus da Calunga)
 Aroma Principal:Canela (exus de encruzilhada)
                          Cedro  (exus de Calunga)
Parte do Corpo Afetada pela Vibração: Pés e Mãos.

Meu amigo, meu enigma, minha curiosidade!
Por vezes estamos num diálogo amistoso de verdadeiras descobertas; entretanto, um de nós é perdedor  - eu.
Cavaleiro imperioso e requintado, te apresentas aos meus olhos, alegre, forte, másculo, com sorriso
franco, sarcástico e, por vezes, com uma irônica maldade, rápida e sagaz.
Desvendas as misteriosas cortinas do mundo; és atuante em todas as situações. Tiraz de mim a inércia,
o desânimo, e fazes com que eu veja o mundo, aqui deste lado da Terra, bem melhor.
Na presença de tua vibração, escuto as melodias tangerem até mesmo as cordas do meu coração; dás-me a
energia para a luta e envolves-me em tua capa contra os perigosos inimigos. Com teu sabre, agilmente
cortas os empecílhos; com tua sabedoria, ceifas minha ingenuidade.

  
Hábitat: Encruzilhadas em forma de "T", Cemitério, Ambientes da Natureza
Imantação: Existem diversas, porém a mais comum é o Padé ou Ebó completo,
normalmente à base de farinha de mandioca misturada ao Azeite de Dendê, ou Aniz.
Assuntos Relacionados: Poder terrestre, assuntos materiais
Flores: Rosas de diversas cores, principalmente vermelhas.
Banhos: Verbena (Pomba-Giras de encruzilhada)
              Patchuli (Pomba-Giras de Calunga)
Parte do Corpo Afetada pela Vibração: Aparelho Digestivo

Aroma Principal:Verbena (Pomba-Giras de encruzilhada)
                          Patchuli (Pomba-Giras de Calunga)
Metais: Ferro, aço (Pomba-Giras de encruzilhada);
            Mercúrio  ( Pomba-Giras de Calunga)
Pedras: Ágata ( Pomba-Giras de encruzilhada)
               Ônix  ( Pomba-Giras de Calunga)
Sincretismo: Ñ há.
Atuação: Ajuda material.
Vibração: Proteção, guarda
Libação: Anis, Cidra e Licores Diverso

Cigana linda, que és dona da natureza, ardilosa no falar, de olhar penetrante que busca o
interior de nossa alma: as diversas encarnações te levaram a conhecer os mistérios, a magia
do mundo espiritual e, em tua evolução, procuras nos ajudar.
Quantos pedidos e clamores te fazem no dia-a-dia que, com o estalar dos dedos, qual castanhola
harmonizada ou o tilintar de tuas moedas, atendes, dando solução para os problemas mais difíceis.
Rindo encantas, és atração mais forte que a própria luz. Em noites enluaradas, ao som mágico dos
violinos, te apresentas em volta da fogueira brilhante, com a chama do amor e da verdade.
Em nossas mãos buscas, pelas linhas traçadas, desvendar o que o porvir nos assegura e, em tuas
cartas, nos orientas no caminho a seguir; porém, quando a ti estamos ligados, repentinamente mudas
de direção, esquecendo-te que és um oásis no deserto e por isso te pedimos: Cigana, deixa apenas
por um momento de ser nômade e fica junto a nós.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os Anjos de Deus

Os anjos, são espíritos celestiais criados por Deus, que os dotou de excelentes dons naturais, pelos quais tornaram-se muito superiores aos homens em perfeição. Além disso,  Deus concedeu-lhes a graça santificante, que os faz resplandescer em sobrenatural beleza e dignidade. 
                                                Lúcifer, que quer dizer "Anjo da Luz", era o anjo mais poderoso do céu e gozava de todas as regalias celestes. Era o "braço direito" de Deus, um anjo da Sua especial estima e confiança.  Deixando-se levar, porém, pela soberba, acabou julgando-se superior a Deus, em poder e majestade.  Muitos anjos, na eternidade, guiados por Lúcifer, pecaram  e rebelaram-se contra o Criador,  havendo no céu grande batalha.   Miguel, à frente de todos os anjos, comandou luta contra os anjos rebeldes e reagindo sob o lema "Quem como Deus?", liderou intenso combate do qual saiu vitorioso, precipitando Lúcifer e todos os seus sequazes para o fogo do inferno.  São eles os demônios ou espíritos malignos.  
                                                Os demônios, vendo-se para sempre expulsos do céu, passaram a odiar e a invejar os homens, procurando causar-lhes danos ao corpo e à alma, a fim de arrastá-los à desgraça eterna.   
                                                Deus confirmou no bem os anjos fiéis, de modo que já não podem pecar, e os recompensou com a felicidade eterna. São eles amigos dos homens e por isso os protegem no corpo e na alma, exortando-os à prática do bem. Cada homem tem um anjo bom que o protege e o acompanha sempre: é o Anjo da Guarda.  Muitos autores e padres são de opinião que nossa alma está destinada a ser, no futuro, companheira dos anjos, para ocupar no céu um dos tronos deixados vazios pelos anjos rebeldes.  Por isto, pelo exercício do livre arbítrio, é que deveremos espontaneamente ocupar ou não o lugar que para nós está reservado. Na caminhada para atingir tão grande objetivo, temos necessidade diária do amparo e proteção do nosso anjo da guarda, a quem devemos recorrer freqüentemente.
                                                O culto dos anjos, desenfreadamente difundido nos dias de hoje, surge por todos os lados, especialmente no mundo cibernético, onde é difícil encontrar matéria de fonte confiável. Basta fazer uma pesquisa em qualquer site de busca para se constatar as gritantes invencionices sobre o tema.  Numa baralhada de misticismo, ocultismo e esoterismo, os seres angelicais parecem precipitados ao plano das  fadas e duendes.  Os Arcanjos, inclusive,  já foram por eles nominados um a um,  quando sabemos que dos sete Arcanjos que assistem o trono de Deus, nos são conhecidos apenas três: Miguel, Gabriel e Rafael. E por aí afora, uma série de impropérios e mentiras ultrajam a existência divina dos Anjos. Fazem o jogo de Satanás, o pai da mentira, que semeia no campo da ignorância, propício para uma fácil conquista. 
"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestidos de ovelhas e dentro são lobos rapaces." 
                                                Consoante estas palavras de Cristo (em Mt 7,15) , haviam de entrar no seu rebanho lobos que, apresentando-se cobertos com lã de ovelha, avançam hoje com força para o campo da mística supersticiosa. Num ambiente belo e colorido, porém, traiçoeiramente enganador, iludem e arrastam milhares de adeptos. É quando o poder do mal investe poderosamente, atraindo para si homens desguarnecidos, que perderam a noção do pecado, do bem e do mal e onde tudo lhes parece permitido.  Neles, o maligno encontra o terreno perfeito para plantar o joio da perdição.  
Peçamos ao Santo Anjo que nos livre desta fatal armadilha, preservando-nos do mal e guiando-nos para o caminho da virtude.

                                                                          Tronos
Chamados "Sedes de Deus", assistem aos anjos inferiores 

Dominações
Dominam sobre os anjos a missão de executar as ordens de Deus e distribuir funções aos anjos inferiores.
                                                                       Principados
                          De ação mais extensa e universal, presidem reinos, províncias e dioceses.
                                                                        Querubins
               Anjos de plena capacidade de sabedoria e ciência, conforme S. Jerônimo e S. Agostinho  
                                                                        Potestades
                     Condutores da ordem sagrada, agem junto ao governo do mundo e da Igreja
                                                                         Arcanjos
Enviados por Deus em missões especiais junto aos homens.  Estão na presença de Deus e assistem o seu trono num número total de sete, dos quais conhecemos apenas três, Miguel, Gabriel e Rafael
                                                                        Serafins
                                   Estão unidos a Deus de maneira especial, nos ardores da caridade.
                                                                        Virtudes 
                       Tem por missão afastar os anjos maus e obstáculos que se opõe às ordens de Deus
                                                                          Anjos
Velam pela vida espiritual e corporal do homem, não só desviando-o dos perigos temporais e espirituais, mas também intercedendo por eles.  A esta classe pertence o nosso Anjo da Guarda.
A Igreja Católica tem em alto conceito a devoção aos Santos Anjos. Acredita na sua existência que é provada por muitas citações bíblicas, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Sabe e ensina, que os anjos, como Santos mensageiros de Deus, desempenham uma missão especial em nosso favor. São defensores, do corpo e da alma, em todos os perigos,  principalmente na hora da morte.
                                                Como um dos primeiros, senão o primeiro e mais eminente dos espíritos celestiais, os livros sagrados nos apresentam S. Miguel. O profeta Daniel dá a S. Miguel o título de Príncipe dos Anjos, e a Igreja enumera-o entre os arcanjos. Seu nome tem o significado de “Quem é como Deus ?” pois foi S. Miguel que se pôs à frente dos anjos fiéis contra Lúcifer, o chefe dos anjos rebeldes, em defesa da autoridade de Deus. S. Miguel, por tanto, é um espírito guerreiro, arauto de Deus, e Príncipe dos exércitos celestiais. A arte cristã o apresenta como tal, em armadura brilhante, com lança e espada, em vôo como de mergulho se precipitando sobre o dragão infernal, e, fortemente o investindo, fazendo-o sentir o vigor irresistível do pé vitorioso, arremessa-o às profundezas do inferno.
                                                S. Miguel pelos judeus era havido como protetor do povo eleito. Segundo o Apóstolo S. Judas (v. 9.) o cadáver de Moisés estava entregue aos cuidados do arcanjo. Foi este mesmo arcanjo, quem apareceu a Josué antes da tomada de Jericó e lhe prometeu seu auxílio; foi S. Miguel que defendeu os israelitas contra as hostes de Senacherib, desbaratando-as; foi ainda S. Miguel, quem se opôs a Balaam, quando ia amaldiçoar o povo de Deus. Heliodoro experimentou a força vingadora do arcanjo, quando se aparelhou para praticar o roubo sacrílego do templo. (2. mac. 3, 25).
                                                Da sinagoga e do povo eleito a missão de S. Miguel se transferiu à Igreja de Cristo. Numerosas são as suas aparições registradas na história da Igreja. Seu nome é mencionado várias vezes no sacrifício da Santa Missa. No “Confiteor” o sacerdote se dirige ao arcanjo S. Miguel, e invoca sua intercessão junto de Deus. Sobre o incenso, na missa solene é invocado seu nome. Ao Santo anjo, isto é,  a S. Miguel o sacerdote logo depois da consagração se dirige, com o pedido de levar o santo sacrifício ao altar sublime de Deus. Terminada a missa rezada, em uma oração especial o povo pede a S. Miguel que o defenda no combate; cubra-o com o seu escudo contra os embustes e ciladas do demônio; precipite ao inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. S. Miguel é ainda o patrono dos agonizantes, o guia das almas dos defuntos para o céu, como faz lembrar o texto do ofertório da missa de “Requiem”.
                                                Na história da Igreja são mencionadas duas aparições de S. Miguel: Uma ao Papa Gelásio I no monte Gargano. A festa de hoje é a comemoração deste fato e da consagração da Igreja de S. Miguel naquele lugar. Mais conhecida é a outra, de que foi dignado o Papa S. Gregório, o Grande, em ocasião de em Roma grassar a peste.
                                                S. Miguel apareceu ao Papa no Castelo de Santo Ângelo e em sinal de cessão da epidemia, meteu a espada na bainha. Realmente a epidemia imediatamente parou de fazer vítimas.
O fato de a Igreja ter instituído diversas festas dedicadas aos Santos Anjos e ao Príncipe dos exércitos angélicos, tem sua razão no desejo da mesma Igreja de ver bem viva nos fiéis a devoção aos espíritos celestiais. Quer a Igreja que às crianças sejam ensinadas a doutrina sobre os Santos Anjos e implantada nos seus corações a devoção ao anjo tutelar, tão católica, e, como tal, tão útil, senão necessária; que nas famílias seja cultivada esta devoção com a recitação diária de orações ao Anjos de Deus.
Ao grande São Miguel devemos pedir, que nos assista nos combates do bem contra o mal; que ele o chefe dos exércitos divinos, alcance aos católicos o espírito da paciência, como também de combatividade sempre, que preciso for, defender os interesses da Santa Igreja, quer na vida particular, quer na vida pública. Que S. Miguel esteja ao nosso lado na hora da morte; que no momento que o sacerdote o invoca em nosso nome, leve a nossa alma aos páramos da Igreja triunfante. São Rafael, é o Arcanjo protetor do Brasil e que aos pés de Nossa Senhora Aparecida, assiste como primeiro Ministro. Nós, católicos leigos, não conseguimos alcançar, a razão pela qual não se divulga tão louvável ministério.          
                                                Se existe, não sabemos. Mas não se percebe, pelo menos em destaque, uma imagem do Arcanjo na Basílica, em Aparecida. Por que será? Deve ser por falta de lembrança.
                                                O livro de Tobias, conta que o protagonista é da tribo e cidade de Neftali, na Galiléia. Um personagem bíblico, a quem apareceu, em figura humana, o Arcanjo Rafael. A história é belíssima; para os que crêem. Para os descrentes, "intelectuais", alguns "teólogos" e "espíritos fortes"  é estória. O livro de Tobias, é questão de fé. E fé: "é um dom que vem de cima e não um impulso que vem debaixo", conforme explica Fulton J. Sheen.
                                                Então, fé, não é questão de beatice, nem próprio de "espírito fraco", nem de pessoa simplória. É um dom: "dom que vem de cima". Há "teólogo" que de público, não se apercebendo, assume a carapuça de Caifás: "Essa plebe, que não conhece a lei, é maldita". Para essa classe de "teólogo", o povo é plebe, não entende coisa alguma: "Assume como verdade tudo aquilo, que de púlpito, eu disser", assim pensa e age. No entanto, o povo escuta, não retruca, mas não lhe presta ouvidos. O povo católico não se revolta, penaliza-se e reza. 
                                                No livro de Tobias, Deus ouve sua oração e de Sara, enviando o Arcanjo. Ocasião em que Tobias, determina a seu filho, que tem o mesmo nome, que vá cobrar de um tal Gabelo, que mora em Ragés, cidade dos medos, a quantia de dez talentos de prata que, na juventude, lhe havia emprestado contra recibo. A história se desenrola, numa maravilhosa profusão de detalhes.
                                                E da profusão de detalhes, conclui-se que: "É coisa louvável manifestar e publicar as obras de Deus e dar esmola vale mais que juntar tesouros de ouro". A esmola, porque tem promessa, vale, infinitamente, mais que a filantropia. A esmola, cumprido o mandado de Jesus: não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, apaga a multidão de pecados   
                                                "Escrevei tudo o que convosco sucedeu", determina São Rafael a Tobias pai e filho. Isto, para que as gerações futuras tomassem conhecimento do fato. Porém, a maioria das traduções bíblicas adulterou ou simplesmente surrupiou, esta determinação do Arcanjo. Exatamente porque, uma "teologia" surgiu, não para esclarecer e sim confundir. Ignorando, taxativamente, Jesus: "Surgirão, com efeito, falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres e prodígios para enganarem, se possível fora, até os mesmos escolhidos". Então, que os cristãos não se preocupem com texto grego, contraposto ao latino, disciplina de teólogo, pois Jesus afirma que: os escolhidos não serão enganados!
                                                Ainda sobre o Arcanjo São Rafael, neste dia que o festejamos, quanto se poderia dizer! Contudo, o maior obséquio que prestamos ao leitor, é solicitar que leia o livro de Tobias e conclua conosco que ali, pelo hagiógrafo, se encontra: O dedo de Deus. A Igreja comemora, no dia 02 de Outubro, a festa dos Santos Anjos da Guarda. São eles espíritos celestes a quem Deus confiou a guarda e proteção dos homens. A cada ser humano, desde a hora de seu nascimento,  foi confiado um Anjo da Guarda, que o acompanhará até o dia de sua morte, protegendo e assistindo não só contra os perigos temporais, mas especialmente contra os perigos espirituais.  Embora o homem moderno procure desmistificar sua existência ou a sua permanência ao lado do homem como fiel companheiro, há provas evidentes e indiscutíveis nas Sagradas Escrituras sobre o seu ofício divino.
                                                Devemos ao Santo Anjo um afeto todo especial e temos por obrigação amá-lo, honrá-lo e invocá-lo, pois é um grande amigo que temos e que vê incessantemente a face de Deus que está no Céu. Do berço até o túmulo,  o Anjo da guarda vela por nós, nos defende e desvia das ciladas do demônio.  "Como um leão, ruge ao nosso lado", o demônio procura de todas as formas afastar o homem do caminho da virtude. É o que nos afirma São Pedro em sua primeira carta, capítulo 5, versículos 8 e 9: 
"Sede sóbrios e vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda ao redor de vós, como leão que ruge, buscando a quem possa devorar.  9. Resisti-lhe fortes na fé, cientes que vossos irmãos, espalhados pelo mundo, sofrem a mesma tribulação."

                                                Com nossas próprias forças somente, jamais conseguiremos fazer frente ao demônio, que possui grande poder para perder, enganar e destruir as almas eternamente. Nas horas de perigo, o Santo Anjo nos incita à virtude, convida-nos à resistência e apresenta a Deus as nossas orações e nossas boas obras, apoiando-nos com sua intercessão. É preciso, portanto, que façamos a nossa parte, invocando-o incessantemente, consultando-o diariamente em todas as nossas ações.  

                                                Durante cada minuto de nossa existência, trava-se uma batalha tremenda entre o Anjo da Guarda e o demônio, cada qual usando de todos os meios possíveis, um para nos salvar, outro para nos perder. Uma batalha invisível aos nossos olhos, porém, real e verdadeiramente terrível.  Foi pelo poder do Anjo mau que o pecado entrou no mundo. Foi o demônio quem persuadiu Adão e Eva a pecarem; toda a balbúrdia subseqüente àquela "sutil" desobediência à Deus, repercutiu de forma avassaladora no mundo. Assim, não é difícil decifrar a origem de toda maldade, corrupção,  impurezas, guerras e todo o gênero de malignidade humana:  São provenientes das nossas próprias opções,  da nossa livre escolha em homologar as más inclinações que se nos fizeram presentes.  Por maior que seja a tentação, a decisão final será exclusivamente nossa pelo exercício do livre arbítrio, que nos torna seres perfeitos para optar entre o bem o mal.  Quem não acredita no Santo Anjo, certamente também não acredita no demônio. Sendo assim,  torna-se o diabo uma presença insuspeita, onde suas emboscadas são duplamente perigosas. 

                                                As tentações do demônio vencem-se com vigilância, jejum, mortificação, oração e confiança à Santíssima Virgem e ao Anjo da Guarda. Nossa Senhora, preservada da mancha original, comanda toda a legião de Anjos do Céu e da Terra. Cumpre seu ofício divino na  batalha para esmagar a cabeça de Satanás. Invocada pela Igreja universal como "Rainha dos Anjos", ouve as preces dirigidas ao nosso Anjo da Guarda e as apresenta a Deus. 

                                                Especialmente na hora do medo, da dúvida, da ira ou da tentação, lembremo-nos da oração que o filhinho aprende, já nos primeiros exercícios da fala: O Santo Anjo. Seja esta oração infantil nossa companheira inseparável nos momentos de tribulação. Desde o desabrochar da vida até o desenlace, poderosa espada no combate contra o mal: São Rafael, é o Arcanjo protetor do Brasil e que aos pés de Nossa Senhora Aparecida, assiste como primeiro Ministro. Nós, católicos leigos, não conseguimos alcançar, a razão pela qual não se divulga tão louvável ministério.          
                                                Se existe, não sabemos. Mas não se percebe, pelo menos em destaque, uma imagem do Arcanjo na Basílica, em Aparecida. Por que será? Deve ser por falta de lembrança.
                                                O livro de Tobias, conta que o protagonista é da tribo e cidade de Neftali, na Galiléia. Um personagem bíblico, a quem apareceu, em figura humana, o Arcanjo Rafael. A história é belíssima; para os que crêem. Para os descrentes, "intelectuais", alguns "teólogos" e "espíritos fortes"  é estória. O livro de Tobias, é questão de fé. E fé: "é um dom que vem de cima e não um impulso que vem debaixo", conforme explica Fulton J. Sheen.
                                                Então, fé, não é questão de beatice, nem próprio de "espírito fraco", nem de pessoa simplória. É um dom: "dom que vem de cima". Há "teólogo" que de público, não se apercebendo, assume a carapuça de Caifás: "Essa plebe, que não conhece a lei, é maldita". Para essa classe de "teólogo", o povo é plebe, não entende coisa alguma: "Assume como verdade tudo aquilo, que de púlpito, eu disser", assim pensa e age. No entanto, o povo escuta, não retruca, mas não lhe presta ouvidos. O povo católico não se revolta, penaliza-se e reza. 
                                                No livro de Tobias, Deus ouve sua oração e de Sara, enviando o Arcanjo. Ocasião em que Tobias, determina a seu filho, que tem o mesmo nome, que vá cobrar de um tal Gabelo, que mora em Ragés, cidade dos medos, a quantia de dez talentos de prata que, na juventude, lhe havia emprestado contra recibo. A história se desenrola, numa maravilhosa profusão de detalhes.
                                                E da profusão de detalhes, conclui-se que: "É coisa louvável manifestar e publicar as obras de Deus e dar esmola vale mais que juntar tesouros de ouro". A esmola, porque tem promessa, vale, infinitamente, mais que a filantropia. A esmola, cumprido o mandado de Jesus: não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, apaga a multidão de pecados   
                                                "Escrevei tudo o que convosco sucedeu", determina São Rafael a Tobias pai e filho. Isto, para que as gerações futuras tomassem conhecimento do fato. Porém, a maioria das traduções bíblicas adulterou ou simplesmente surrupiou, esta determinação do Arcanjo. Exatamente porque, uma "teologia" surgiu, não para esclarecer e sim confundir. Ignorando, taxativamente, Jesus: "Surgirão, com efeito, falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres e prodígios para enganarem, se possível fora, até os mesmos escolhidos". Então, que os cristãos não se preocupem com texto grego, contraposto ao latino, disciplina de teólogo, pois Jesus afirma que: os escolhidos não serão enganados!
                                                Ainda sobre o Arcanjo São Rafael, neste dia que o festejamos, quanto se poderia dizer! Contudo, o maior obséquio que prestamos ao leitor, é solicitar que leia o livro de Tobias e conclua conosco que ali, pelo hagiógrafo, se encontra: O dedo de Deus.

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...