Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Gênesis - A terra de Nod

A convicção de que a Bíblia merece absoluta confiança como revelação de Deus não garante, necessariamente, a compreensão exata dessa revelação por parte de quem lê. Entretanto, é necessário que o leitor analise o contexto em que foi escrito. Nesse sentido é imprescindível um estudo reflexivo, estando com a mente aberta para as possíveis interpretações, contudo, analisando o texto à luz do contexto geral da Bíblia.

Gênesis é o livro dos começos como a palavra indica. Essa palavra descreve a relação que o livro tem com o restante da Bíblia. Em depoimento direto, ilustração ou tipo, todas as coisas materiais ou morais são traçadas às suas origens.

O texto do capítulo 4, de Gênesis, narra o primeiro homicida da humanidade, Caim, (v. 8), o qual chega a ser também o primeiro homem mentiroso (v. 9). Caim, também é tido como o primeiro proscrito, é desterrado e separado das bençãos de Deus (v. 12) e vai morar na terra de Nod (v. 16). Mas que lugar é este? Onde fica a terra de Nod?

Nod é a região ao oriente do Éden, a qual foi desterrado Caim depois de ter assassinado seu irmão Abel. Este nome em hebraico, (nwd), significa “mover-se para trás e para a frente; vagar”, termo usado em Gênesis 4:14 quando Caim lamenta em tornar-se errante. É um nome desconhecido fora da Bíblia, mas a sua forma e contexto sugerem que se tratava de uma região onde se fazia necessária a existência nômade, tal como ocorre hoje em dia em várias partes do oriente médio.

A cidade de Caim (Gn 4:17), em alguma parte o oriente do Édem, foi provavelmente, apenas uma vila de rudes cabanas, com um muro de defesa, para servir como espécie de reduto para a sua descendência proscrita. Ao edificar a primeira cidade e lhe colocar o nome de seu filho Henoc, este projeto urbano foi, sem dúvida, um intento de neutralizar a maldição de Deus citada em Gn 4:12.

O importante da narrativa do capítulo 4, de Gênesis, não está na localização da terra de Nod, mas, sim, no ensinamento que o texto propõe a seus leitores. Pode-se verificar que o autor faz uma advertência sobre as consequências dos atos praticados pelo homem.

Assim, desde o começo da história da raça humana nos é mostrado nas páginas da Bíblia, dois tipos de homens que iriam existir em qualquer época, isto é, aqueles que entregam suas vidas a Deus pela fé, e aqueles que se recusam a confiar nEle. Além disso, nota-se a misericórdia de Deus oferecendo a Caim uma oportunidade para mudar e corrigir seus caminhos (Gn 4:6-7). Mas Caim continuou no pecado, abrindo assim as portas da destruição, pois permitiu que o pecado gerasse mais pecado. Ele matou o irmão, mentiu para Deus, recusou-se a se arrepender e foi banido da presença de Deus, como fugitivo, vagando pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...