Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


sábado, 7 de fevereiro de 2015

Curso sobre Exorcismo é promovido em Roma

Roma um curso sobre Exorcismo.  Longe de ser uma prática do passado, o ministério do Exorcismo desperta cada vez mais interesse na vida da Igreja. Uma mostra disso é a exitosa convocatória a um curso teórico e prático sobre Exorcismo e oração de libertação, que ocorrerá no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum de Roma. Em sua nona edição, o ciclo formativo terá a participação de 170 pessoas entre sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos provenientes de mais de 33 países. O programa conta com o patrocínio da Congregação para o Clero e o apoio da Associação Internacional de Exorcistas e a Fundação Dignitatis Humanae.

“O interesse é grande e crescente. De fato, o curso tem tido um êxito além das expectativas”, descreveu o Secretário do Grupo de Investigação e Informação Socio-Religiosa, organização que junto ao Instituto Sacerdotes da Regina Apostolorum organiza o curso, a agência Zenit, para os experts, na crescente secularização da cultura e diante da sedução do oculto, existem pessoas que “lançam a religião fora da porta e deixam entrar pela janela a superstição e a irracionalidade”. Nesta exploração, a pessoa “não toma as medidas necessárias e razoáveis para evitar ser vencido” e fica em situações nas quais desconhece como responder adequadamente.

Segundo Ferrari, o objetivo do curso é oferecer elementos de diversas disciplinas para se ter uma visão de conjunto sobre o tema, que abarca as dimensões espiritual, psicológica, antropológica, legal, entre outras. Alguns aspectos analisados incluem o esoterismo, a magia, o ocultismo, o espiritismo e o satanismo. Estes elementos fazem parte de “um ‘mundo paralelo’ que, aos poucos, não são levados à sério e que na realidade existe e involucra muito mais pessoas do que imaginamos”, explicou o expert.

O curso, inicialmente aberto a sacerdotes, diáconos e religiosos, começou a ser ministrado também para os leigos. “Entre os leigos que se inscrevem encontramos principalmente médicos, enfermeiros, psicólogos, advogados, professores e membros das forças de segurança”, relatou Ferrari. Esta formação significará uma contribuição em outros aspectos, como o do respeito à liberdade religiosa (em um tema no qual se destaca uma descrença generalizada) ou a prevenção das atividades de grupos satânicos.

Apesar de ser um curso dedicado ao tema do Exorcismo e a libertação, o especialista explicou que o programa não pretende oferecer um título de “exorcista”. “Para exercer o ministério do exorcismo não há nenhuma obrigação de ter realizado o curso, mas ter recebido o cargo pelo próprio Bispo”, esclareceu. A ideia é, na realidade treinar as pessoas que estão em contato com tantas outras para que aprendam “a escutar e entender os seus problemas e sofrimentos, que não são apenas físicos, mas morais e muitas vezes espirituais e existenciais”.
ROMA - Alarmada por notícias de práticas satânicas entre jovens, uma universidade ligada ao Vaticano iniciou ontem em Roma o primeiro curso de satanismo e exorcismo do mundo. As aulas na Pontifícia Universidade Regina Apostulorum, dirigida pela congregação ultraconservadora Legionários de Cristo, serão dadas por exorcistas e psiquiatras.

Durante sete conferências, os estudantes devem aprender a diferenciar "um verdadeiro caso de possessão diabólica de um caso de alguém com problemas psicológicos", explicou o professor Paolo Scafaroni, reitor da universidade. A moda dos símbolos satânicos entre os jovens e a paixão pelo ocultismo, pela magia e por experiências místicas causam grande preocupação entre os católicos, afirmou o professor.

As aulas, que vão até 14 de abril e custam 180, são reservadas a sacerdotes e seminaristas. A maioria deseja tornar-se exorcistas, unindo-se a um grupo seleto destes religiosos. Existem cerca de 400 deles na Itália, segundo especialistas.

"O satanismo é um fenômeno que está crescendo, mais não sabemos quantificar", afirmou Marco Strano, da polícia italiana, especialista em seitas satânicas que falará no curso sobre os aspectos jurídicos. "Os ritos ocorrem em residências privadas."

No ano passado, o tema despertou grande interesse depois que oito jovens de um grupo chamado Bestas de Satanás foram levados à Justiça acusados do assassinato, em rituais, de três integrantes.
Um diácono norte-americano cético, à beira da falência vocacional, é surpreendido ao ser designado para uma escola de exorcismo em Roma, local onde encontrará um sacerdote veterano na prática de expulsar demônios. Esse é basicamente o roteiro do filme O Ritual, longa baseado na história real do sacerdote católico Gary Thomas, exorcista por ofício.

Assim como Thomas existem centenas de padres com esta função na Igreja Católica. A orientação dada pelo papa João Paulo II,que em seu pontificado realizou três exorcismos, prescrevia a cada Diocese ter um sacerdote exorcista. Em Fortaleza não se tem um, instituído pelo arcebispo, entretanto, três sacerdotes são autorizados a rezar pedindo a libertação do mal.

A Igreja em seu ensinamento diferencia exorcismo de libertação. O primeiro consiste na expulsão do demônio de um possesso feito estritamente com a autorização do bispo local e obedecendo ao ritual chamado de rubrica oficial de exorcismo; o segundo é forma oficiosa e menos burocrática de se realizar o mesmo ato.
O padre Lauro Freire Alves Filho, 40, filósofo e teólogo, membro do Instituto Nova Jerusalém, localizado no bairro Cristo Redentor é um dos padres com o ofício de rezar pela libertação da influência maligna na arquidiocese de Fortaleza.

O reverendo é discípulo de Pe. Caetano de Tilesse, falecido há três anos, conhecido no bairro por seu trabalho de promoção da dignidade humana e pelo carisma da oração de libertação. Pe. Lauro foi um dos escolhidos pelo sacerdote de origem Belga para acompanhar as sessões de atendimento aos possíveis alienados e possessos.
Padre Lauro atende no paróquia do Cristo Redentor. Padre Lauro atende no paróquia do Cristo Redentor.

“No início eu tinha uns ‘lapsos’ de medo que logo deram lugar à certeza no poder soberano de Deus sobre o mal”,conta o sacerdote que também é especialista em bíblia. E continua, “Além dos atendimentos, Pe. Caetano promovia formação sobre o assunto o que em muito ajudou no meu ministério”, disse.

Diferente do religioso do filme, Pe. Lauro não precisou passar pela provação da falta de fé para, posteriormente, crer na existência do mal. “É preciso de firmeza na fé para exercer o ofício. E isto é cultivado pela vida sacramental e de oração”, revela. E mais, “sem estes ingredientes o sacerdote fica impossibilitado de discernir sob qual influência está a pessoa que busca a ajuda, se do espírito maligno ou de doenças psíquicas”.

Em o Ritual, a cena do sacerdote experiente atendendo ao telefone celular durante uma sessão de exorcismo chama a atenção do jovem. A resposta do padre interpretada pelo Anthony Hopinks é cômica e apresenta o exorcismo em outra perspectiva: “O que foi? Pensou que todo exorcismo precisa ter cabeças girando e vômitos de sopa de ervilha?”, indaga o personagem.
O entrevistado confirmou que efeitos extraordinários nem sempre acompanham as libertações. Contudo, recorda de casos em que pessoas durante as sessões de oração expeliram objetos como pregos e cacos de vidro sem se ferirem. Perguntado sobre o que faziam com estes objetos deu uma resposta bem humorada. “Algumas queimamos, outras aproveitamos. Os pregos, por exemplo, estão em nossas portas (risos)”, disse.

“O caso mais extraordinário aconteceu quando viajei a uma cidade do interior, ainda com o Pe. Caetano. Ao começar a ministrar uma  oração de louvor no grupo de oração, duas mulheres começaram a se debater e a deslizar pelo salão  como serpentes”, recorda o sacerdote. Depois de esvaziar o ambiente e fazer a libertação percebeu que uma pessoa para deslizar daquele modo no chão deveria está ao menos  meio centímetro suspensa.
Padre Rufus Pereira. Padre Rufus Pereira.


As cenas de manifestações da presença demoníaca, assim no cinema como  na vida real são assustadoras. Como as acontecidas durante a conferência ministrada em Fortaleza, nos dias 2 e 3 abril (2011), pelo Pe. Rufus Pereira,sacerdote exorcista  da diocese do Bombaim, na Índia.

Em um dos casos, gritos romperam no ginásio coberto. De imediato auxiliares do sacerdote transportaram a mulher nos braços para um local isolado e discreto. Seu semblante mudou por completo. Dentes cerrados, pernas enrijecidas e uma força descomunal para um corpo franzino dava trabalho aos três homens que a seguravam enquanto uma senhora rezava para acalmá-la, até que ela fosse encaminhada ao sacerdote.

Horas mais tarde, R.N,42, dona de casa e residente em Viçosa do Ceará conta aliviada que não lembrava do que acontecia durante as  “manifestações”, apenas  identificava quando estavam se aproximando. “Eu sentia uma angústia muito grande quando se começava a rezar, um medo e de repente não lembrava mais de nada.Já participei muito da macumba, recebia os caboclos e acredito que isso tenha colaborado para as entradas dos ‘capetas’”, relata. Nem o padre, nem a dona de casa e menos ainda os assistentes contam como se deu o exorcismo, mas Nilza está confiante. “Eu agora estou bem e não vou mais dar brecha ao mal”, completa.

Pe. Rufus é exorcista autorizado pelo Vaticano há trinta anos e foi um dos fundadores da Associação internacional de exorcistas em 1992, com sede em Roma, na Itália. A associação assemelha-se à apresentada no “Longa” na qual o jovem sacerdote aprende a dar os primeiros passos como exorcista.
“O mal pode se instalar em qualquer pessoa ou setor da sociedade”, explica. “Na política tivemos, no passado, os casos de (Adolf) Hitler e (Josef) Stalin. Eram pessoas normais, mas foram feridas em sua infância. Se eu estivesse lá teria rezado pela cura interior deles e não teria acontecido a guerra”. O exemplo do padre revela a ousadia que deseja aos demais sacerdotes e pessoas religiosas, de não se omitirem diante dos ataques do mal, em qualquer esfera da sociedade.

Já Pe. Lauro não pode proferir a rubrica oficial de exorcismo da igreja, mas afirma que os efeitos da oração de libertação são correspondentes. “É um tipo de exorcismo informal, diríamos”, justifica. Em obediência ao arcebispo e seus direcionamentos o sacerdote reúne-se anualmente e partilha sobre as atividades daquele período. “É um ofício que está os dispor do bispo ao qual nos submetemos em obediência”, explica.
"algumas pessoas chegam até nós por indicação de psiquiatras". “algumas pessoas chegam até nós por indicação de psiquiatras”.


Nem todo caso é de possessão. Para ajudar no discernimento dos casos, Pe. Lauro fez um curso de capacitação de atenção psicossocial. “É interessante observar que algumas pessoas chegam até nós por indicação de psiquiatras. Por não terem uma resposta científica, os profissionais encaminham o paciente aos cuidados de algum sacerdote”, destaca.

Pe. Rufus, por sua vez, também é prudente e só atende os casos mediante um histórico escrito do paciente. Através da Associação Internacional de Exorcistas ministra cursos para psiquiatras, psicólogos e demais profissionais interessados no assunto.

Também ocorre o contrário, o “de pessoas que vêem o demônio em tudo”. Uma regra primária de discernimento é observar se a pessoa que recebe oração manifesta reações de violência e desconforto às preces e objetos sacros como crucifixo, água e sal bento. “Esse tipo de transe acende um sinal de alerta, pois, não é um transe induzido e pode indicar a presença do mal naquele indivíduo”, salienta Lauro.

O Diácono de O Ritual observou que uma pessoa após o exorcismo precisa continuar uma vida de oração. “Esta é uma premissa fundamental”, destaca Pe. Lauro, pois, “a pessoa que passa pela libertação e dar brecha ao mal, este pode voltar setes vezes pior como diz o ensinamento bíblico”, alerta.

O sacerdote atende todas as quartas- feiras no Centro Pastoral da Capela Nossa Senhora Aparecida na Av. Leste-Oeste, sem número.

DÍZIMO O que é que a Bíblia, de facto, ensina?

Hoje em dia há muitos ensinos sobre o pagamento do dízimo em vários quadrantes religiosos. Sejamos como os de Bereia e vejamos nas Escrituras se estas coisas são assim (Acts 17:11).
O que é que Deus diz?

Tu não podes “dar” a Deus. Como Criador e Sustentador do universo, Ele já possui tudo. A tua vida – o próprio bater do teu coração – é um dom de Deus.

«Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam» (Salmo 24:1).

«Ouve, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu protestarei contra ti: Sou Deus, sou o teu Deus. Não te repreenderei pelos teus sacrifícios, ou holocaustos, que estão continuamente perante mim. Da tua casa não tirarei bezerro, nem bodes dos teus currais. Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude» (Salmo 50:7-12)

«Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos» (Ageu 2:8)
«Quem lhe deu primeiro a Ele, para que Lhe seja recompensado?» (Romanos 11:35) . A esta questão retórica não é dada nenhuma resposta, visto que ela é óbvia. Tu não podes dar a Deus esperando que Deus fique em dívida para contigo.

Há uma lei se semear e ceifar ou colher, e recompenses para as boas obras. Mas contrariamente aos ensinos do “evangelho da prosperidade”, não podes colocar Deus em dívida para contigo.

Deus criou o universo. Ele sustém-no pela Palavra do Seu poder. Ele não precisa do teu dinheiro, e não quer o teu dinheiro. Deus quer-te a ti, e quer-te numa atitude correcta.
Os ensinadores do dízimo tentam provar que o dízimo foi requerido por Deus muito tempo antes de Ele ter dado a Lei a Moisés. Consideraremos a seguir as suas passagens favoritas das Escrituras:

" E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo" (Génesis 14:18-20)

"Notai," dizem eles, "O dízimo era uma prática necessária mesmo nos dias de Abraão”.

Porém leiamos o contexto, que neste caso é o capítulo todo.

A primeira coisa que vemos é que o «tudo» em questão não pertencia a Abrão. Era propriedade de outras pessoas., incluindo Lot, sobrinho de Abrão, que tinha sido capturado aos exércitos de vários reis.

Abrão e um pequeno grupo de seus servos envolveu-se numa batalha contra estes grandes exércitos e – contrariamente a todas as expectações mais optimistas – e venceu. Melquisedeque reconheceu que foi Deus que concedeu esta vitória miraculosa (versículo 20).

Notemos as declarações de Abrão nos versículos 22-24. Ele não possuía nada dos bens em questão antes da batalha e, embora tendo direito aos despojos como vencedor, recusou tomar o que quer que fosse: "... näo tomarei coisa alguma de tudo o que é teu  . . ." (versículo 23).

Abrão deu 10% das coisas das outras pessoas num acto representativo de gratidão a gratidão a Deus em nome das pessoas que tinham sido miraculosamente libertadas de uma vida de escravidão.

Este evento foi único. Não tem nada a ver com o ensino agora comum de que se deve dar 10% dos rendimentos a um grupo de líderes religiosos profissionais ...

«E Jacó fez um voto, dizendo: ‘Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo" (Génesis 28:20-22).

"Notai," dizem eles, "que o Dízimo era uma prática em vigor nos dias de Jacob, muito antes da Lei ter sido dada.
Mas leiamos exactamente o que Jacob disse em Génesis 28:20-22--

Ele fez um voto – uma promessa (e notai que não há nenhum registo bíblico de que ele tenha cumprido alguma vez essa promessa!).
Era uma promessa condicional. Notemos as cinco condições:

    SE Deus for comigo,
    SE Deus me guardar,
    SE Deus me der comida para comer,
    SE Deus me der vestuário para vestir, e
    SE eu voltar à casa de meu pai em segurança (que não aconteceu senão 20 anos mais tarde),
    ENTÃO, e somente então, Deus pode ter 10% de tudo o que me dá.

Se isto é o “dízimo”, sintam-se à vontade para fazerem uma lista de tudo o que queiram de Deus, e – quando tiverem recebido tudo – começai a dar os vossos dízimos de 20 em 20 anos.  Entretanto, com base nesta passagem, não deem um único centavo aos líderes religiosos Os lideres já recebem, Um salário, Bom e quando recebem este dizimo, o Dinheiro vai parar onde ??

No Velho Testamento há quatro dízimos.

1. As pessoas pagavam um dízimo geral aos Levitas.

«E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação» (Números 18:21).

Todas as tribos de Israel, exceptuando os Levitas, tinham uma área geográfica designada como sua “herança”. Mas os Levitas, como contrapartida pela sua obra na nação, recebiam da população um imposto sobre os rendimentos de 10%. Os Levitas funcionavam como Inspectores Sanitários (Marcos 1.44), Polícia, Departamento de Justiça, e Departamento da Educação. Sendo mais claros, os Levitas eram o serviço público (ou função pública) em Israel, e eram suportados por um sistema de impostos sobre os rendimentos chamado “dízimos”.


2. Por sua vez, os Levitas pagavam o dízimo dos dízimos gerais aos sacerdotes.

«E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos» (Números 18:25,26).

Todos os sacerdotes eram Levitas, mas nem todos os Levitas eram sacerdotes. Os sacerdotes descendiam de Aarão e tinham responsabilidades específicas relacionadas com a adoração no Templo.

Os segundos dízimos garantiam a segurança financeira dos sacerdotes, e por conseguinte protegiam o sistema do Templo.

3. As pessoas observavam o pagamento de um dízimo na sua peregrinação anual a Jerusalém.

«Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o Seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogénitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias. E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o Seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa» (Deuteronómio 14:22-26)

Ao povo de Israel era requerido que se reunisse 3 vezes por ano em Jerusalém (lugar escolhido por Deus para as grandes festas). Este tempo deveria ser de regozijo e o Senhor queria assegurar que toda a gente tinha recursos suficientes disponíveis que lhes desse a possibilidade de gozarem em pleno.  Ele fê-lo ordenando que pusessem de parte 10% do seu rendimento anual para esse propósito.

Notemos o versículo seguinte (versículo 27): «Porém não desampararás o levita   …» Isto era uma referência ao primeiro dízimo. Por outras palavras, o terceiro dízimo (para as festas anuais) não deveria ser confundido com o dízimo separado para os Levitas.

4. As pessoas pagavam um dízimo para os pobres, os órfãos, e as viúvas.

«Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem  (Deuteronómio 14:28-29)

Em Portugal chamamos a isto “Segurança Social”. Pagava-se uma vez de três em três anos , o que o tornava um terço do décimo anual.

Estes dízimos não eram ofertas. Eram impostos. Os dízimos pagos pelo Israelitas seriam 23,3% do seu rendimento anual, que é cerca do mesmo que o cidadão médio Português paga hoje em impostos sobre os rendimentos.
«Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra» (Romanos 13:7).

Ao movermo-nos no Novo Testamento, descobrimos que nada mudou. Nós ainda pagamos impostos para financiarmos o Serviço Público e o sistema de Segurança Social.
«Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes» (Malaquias 3:10).

Temos aqui o versículo favorito dos ensinadores do dízimo. Eles baseiam toda a sua doutrina sobre este versículo. Mas se dermos uma olhadela atenta ao versículo, descobriremos algo muito interessante.

Lembremo-nos de que havia quatro dízimos em Israel, debaixo do Velho Concerto. Qual deles é aqui referido?

«E que o sacerdote, filho de Aarão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro» (Neemias 10:38).

Notem: a expressão «casa do tesouro» surge tanto em Neemias como em Malaquias.

Qual dos quarto dízimos é contemplado em Malaquias? É o dízimo pago pelos Levitas, e não o pago pelo povo. Malaquias não está a repreender o povo; está a repreender os Levitas.

Quando os ensinadores modernos citam este versículo às pessoas, estão de facto a citá-lo a eles mesmos!


Se quiserdes compreender o livro de Malaquias, lede Malaquias 4.4, «Lembrai-vos da lei de Moisés ...» É este o grande argumento de Malaquias.

Mas nós não vivemos debaixo da Lei. Vivemos debaixo da graça que nos é providenciada em Jesus Cristo. Se optarmos por nos submeter mesmo a uma parte que seja da Lei de Moisés, para além de termos caído da graça, teremos um problema grave.

«Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las» (Gálatas 3:10).

Se optarmos por nos colocarmos debaixo das obras da Lei, colocamo-nos sob uma maldição, pela simples razão de não podermos observar a Lei de Moisés.

O propósito da Lei é actuar como nosso tutor ou «aio», «para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados»  (Gálatas 3:24).


Quando a Igreja começou a despontar no livro dos Actos, houve quem tentasse forçar os crentes Gentios a viverem debaixo da Lei. Levantou-se uma disputa que rapidamente conduziu ao primeiro concílio eclesiástico.

«Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos. Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão».

«E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés»

«E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:»

«Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os Gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue» (Actos 15:1-2, 4-5, 13, 19-20).

A questão levantada neste concílio era (versículo 5): Os crentes têm que observar a Lei de Moisés (que, como é óbvio, inclui o dízimo?)

Qual foi a resposta? Foi-lhes dado apenas quatro instruções. Absterem-se das (1) coisas contaminadas pelos ídolos, (2) prostituição, (3) o que é sufocado, e (4) o sangue.

Onde é que está o dízimo nesta lista? Em parte nenhuma! O primeiro concílio eclesiástico declarou que não era requerido aos crentes pagar o dízimo.

«Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedónia; como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus   (2 Coríntios 8:1-5).

As nossas ofertas devem emanar da nossa relação com o Deus vivo.

«Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que n’Ele crê não se perca, mas tenha a vida eterna» (João 3:16)

A maior parte das pessoas ignora este versículo no contexto das ofertas, mas a dádiva de Deus é o fundamento das nossas dádivas. Notemos três coisas na dádiva de Deus: (1) A Sua motivação foi o amor, (2) Ao dar o Seu Filho, o Pai deu-Se e (3) a dádiva de Deus foi em resposta à nossa necessidade, e não à nossa cobiça -"não se perca".

Há uma forma de dar sacrificial que Deus despreza:

«E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria» (1 Coríntios 13:3).

Deus olha para o coração, não se impressionando com o dar sem amor. O motivo é tudo.

E não enveredes pela filosofia errada e manipuladora tão comum em tantos círculos carismáticos de que se deres com fé receberás cem vezes mais. A Bíblia diz claramente que tal dádiva é inaceitável para com Deus.


Nós devemos dar resposta às necessidades, e não à cobiça.

Muitos religiosos são pressionados para darem enormes somas de dinheiro para os líderes profissionais das suas igrejas que (na maioria dos casos) vivem em casas luxuosas, conduzem belíssimos carros, e fazem-se passear por todo o lado, enquanto constroem impérios de largas centenas de milhares de contos controlados pela família – tudo “para a glória de Deus”, claro.

Estes cobiçosos construtores de impérios exigem, claro, que as pessoas lhes dêem os dízimos, com a ameaça de que Deus levará o diabo a causar-lhes prejuízos financeiros se o não fizerem.

A Bíblia não diz nada que encoraje a dar a estas pessoas ambiciosas e cobiçosas. Pelo contrário, ensina que devemos responder às necessidades genuínas.

«E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César".

[Notemos que os profetas genuínos profetizaram fomes. Os falsos profetas modernos nas várias igrejas carismáticas profetizam “prosperidade”.

«E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia».

Eles responderam à necessidade.

«Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente» (Mateus 6:1-4).

Devemos dar secretamente e de forma humilde.

«Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem» (2 Coríntios 8:12).

Se tiverdes 5.000$00 e deverdes 5.000$00 a alguém, mas em vez de pagardes a dívida derdes o dinheiro a uma organização religiosa, Deus não aceitará a vossa oferta. O princípio é este: Não dês o que de facto não tens.

«Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria»  (2 Coríntios 9:7).

O que a Bíblia diz aqui é o seguinte: Dá o que genuinamente dás com alegria. Não diz: Dá mais do que podes, e depois tenta ser feliz com isso.

Uma nota importante quanto à forma correcta de hoje se dar é aqui dada opor Paulo: «... segundo propôs no seu coração ...» Deus quer que dês o que queres dar. Se não podes dar com alegria, não dês. Deus não quer isso, nem o aceita.

Um exemplo do VT é-nos dado para nosso ensino em Êxo. 25:2 : «Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada».

Esta oferta era para a construção do tabernáculo, o objecto mais importante no VT. Deus só querioa contribuições dos que tinham verdadeiramente alegria em dar. O princípio é o mesmo.

«E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros. E os porá por chefes de mil, e de cinquenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos. E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos. Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos. Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia» (1 Samuel 8:11-18)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Podem os Anjos Caídos se Arrepender e Ser Perdoados?

Não, os anjos caídos não podem se arrepender na verdade, nunca terão a mais remota possibilidade de sequer desejar se arrepender, nunca terão a mais remota possibilidade sequer desejar sequer um dos termos de Deus . Os anjos caídos foram entregues à sua pecaminosa rebelião. Arrependimento é algo concedido por Deus  somente  aos homens (“Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, ” (2Tm 2:25 )), e é parte do operar que resulta em salvação, operar este que é a obra exclusivamente de Deus. Anjos não têm nenhuma maneira de ser redimidos, sabemos disso pela Bíblia, porque o padrão de redenção envolve a encarnação de Deus, onde Ele tomou carne de homem e se tornou um homem como nós e morreu para benefício e em lugar de nós os homens. Isto significa que somos capazes de ser resgatados pelo sacrifício de Cristo, o Deus em carne (“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo 1:1 );    “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1:14 )    “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;” (Cl 2:9 )). Mas não existe nenhuma semelhante obra redentora à disposição do reino dos anjos caídos. Portanto, não há nenhuma regeneração possível (nem possibilidade de mudança da situação caída, dos demônios), o que significa que não há nenhuma possibilidade de nenhum arrependimento por parte dos anjos caídos.

A Bíblia fala de anjos eleitos ou anjos escolhidos. “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. ” (1Tm 5:21 ). Assim, podemos ver que há anjos escolhidos. Isso provavelmente significa que Deus elegeu alguns anjos  2/3 deles  para não caírem na grande rebelião espiritual que houve [poucos dias] depois da criação do mundo. Uma vez que eles foram escolhidos para não cair, isto provavelmente teve um propósito: servirem a Deus. Nós, como seres humanos, não fomos escolhidos por Deus para não cair, mas fomos escolhidos para ser resgatados (2 Tessalonicenses 2:13; Efésios 1:4-5).
Assim, os anjos caídos não têm a menor possibilidade de se arrepender, ser salvos, e passar a eternidade com Deus. Eles conheceram a Deus no reino espiritual, O rejeitaram, e vão enfrentar o Seu justo castigo.
Poderão os Anjos Fiéis a Deus [na Revolta de Satanás] Cair, Pecar, Tornarem-se Perdidos?

Em 1 Timóteo 5:21 (“Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. ” (1Tm 5:21 )), os anjos são chamados de "eleitos". Isto sugere que, uma vez que optaram por permanecer fiéis a Deus e nunca a Satanás, a decisão deles é permanente. À medida que eles continuam a servir a Deus eles estão "confirmados em santidade." Louis Berkhof explica desta forma: "É evidente que Os anjos receberam uma graça especial de perseverança, pela qual foram confirmados em sua posição." Devido a esta graça, os santos anjos são incapazes de pecar, e sua alegria é amar a Deus de todo o coração e servir-Lhe sempre, de todo coração.

Leiamos Ap 21:12  “E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.” (). Na eternidade futura, a cada momento 12 dos milhões de milhões de anjos eleitos, os santos anjos fiéis a Deus, atuarão como guardiões dos 12 portões da Nova Jerusalém.

Agora, leiamos He 12:22 “Mas vós chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;”

Portanto, na eternidade futura, a Nova Jerusalém será o um só destino e localização dos santos anjos e o dos homens salvos de todos os tempos e que terão seus corpos glorificados e que não mais casarão nem serão dados em casamento. “Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.” (Mt 22:30 ).

O destino eterno dos homens salvos e dos santos anjos é um só: nenhum elemento dos dois grupos poderá jamais, nem por 1 segundo nem 1 grau, deixar de crer, amar, adorar e servir ao Deus Triúno, de todo seu coração e alma e entendimento e forças.

Por outro lado, o destino eterno dos homens perdidos e dos anjos caídos também é um só: no Lago de Fogo de sofrimento literal, eterno, consciente, inescapável, então, do modo como será com os homens perdidos também será com os anjos caídos: nenhum elemento dos dois grupos poderá jamais, nem por 1 segundo nem 1 grau, deixar de descrer, odiar, blasfemar, desobedecer e estar em revolta contra o Deus Triúno, de todo seu coração e alma e entendimento e forças.

Anjos Caídos, Demônios e Nefilins

Na teologia protestante e católica, o Anjo Caído ou Anjo Decaído é um anjo que cobiçando um maior poder, acaba se entregando "às trevas e ao pecado". O termo "anjo caído" indica que é um anjo que caiu do Paraíso. O Anjo Caído mais famoso é o próprio Lúcifer, também conhecido por interpretações erradas como Satanás ou Diabo. A idéia de anjos caídos fornece a falsa explicação para a existência do inferno e de demônio na religião católica, já que segundo algumas escrituras o inferno, o mal e o demônio existem antes dos Anjos Caídos.
Os Anjos Caídos são bastante comuns em histórias de conflitos entre o bem e o mal.
Junto com Lúcifer, vários anjos caídos se instalaram na terra, pois tinham livre acesso ao inferno e a Terra. Segundo a Bíblia, há textos que afirmam vários deles terem procriado com humanos e dado origem a uma nova raça chamada de neefilins (ou mais conhecidos como Híbridos). Cogita-se também que eles tenham sumido após o Grande Dilúvio, que teria sido produzido justamente com essa intenção, porém, por causa de suas passagem diretas inferno-terra, se salvaram e continuam aqui.
É importante lembrar que são nove os anjos caídos mais conhecidos, e que nem todos são malignos como muitos dizem. Dos nove anjos caídos:

Três dos anjos foram expulsos por grandes ambições;
Dois por amar;
Um por ter ajudado Lúcifer a conseguir o poder: Azazel
Um não se sabe a razão, acredita-se que ele foi expulso simplesmente por ter ajudado Lúcifer no início da revolta.
 Lúcifer
 Lúcifer (em hebraico, heilel ben-shachar, הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, heosphoros) representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela D'Alva, o planeta Vênus, mas também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins, como descrito no texto Bíblico do Livro de Ezequiel, no capítulo 28. Nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai'tan, que significa simplesmente adversário). Atualmente discute-se a probabilidade de Lúcifer ter sido um Rei Assírio da Babilônia.

O nome Lúcifer ocorre uma vez nas Escrituras Sagradas e apenas em algumas Traduções da Bíblia em língua portuguesa, geralmente usado na "Vulgata" para referir a "Estrela da Manhã", ou um "filho do sol". Por exemplo, a tradução de Figueiredo verte Isaías 14:12: "Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante?"

Lúcifer (do latim Lux fero, portador da Luz, em hebraico, heilel ben-shahar, הילל בן שחר; em grego na Septuaginta, heosphoros) significa o que leva a luz', representando a estrela da manhã, o planeta Vênus, que é visível antes do alvorecer. A designação descritiva de Isaías 14:4, 12, provém duma raiz que significa "brilhar" (Jó 29:3), e aplicava-se a uma metáfora aplicada aos excessos de um "rei de Babilônia", não a uma entidade em si, como afirma o pesquisador iconográfico Luther Link,"Isaías não estava falando do Diabo.Usando imagens possivelmente retiradas de um antigo mito cananeu, Isaías referia-se aos excessos de um ambicioso rei babilônico"


Conceito da Igreja Católica
Segundo a Igreja católica, Lúcifer era o mais forte e o mais belo de todos os Querubins. Então, Deus lhe deu uma posição de destaque entre todos os seus auxiliares. Segundo a mesma, ele se tornou orgulhoso de seu poder, que não aceitava servir a uma criação de Deus, "O Homem", e revoltou-se contra Deus. O Arcanjo Miguel liderou as hostes de Deus na luta contra Lúcifer e suas legiões de anjos revoltosos; já os anjos leais a Deus o derrotaram e o expulsaram do céu, juntamente com seus seguidores. Desde então, o mundo vive esta guerra eterna entre Deus e o Diabo; de seu lado Lúcifer e suas legiões tentam corromper o homem; do outro lado Deus, os anjos, arcanjos, querubins e Santos travam batalhas diárias contra as forças de Lúcifer.

A aparência de Lúcifer pode variar; acredita-se que ele (chamado agora de Diabo), pode assumir a forma que desejar, podendo passar-se por qualquer pessoa. Seu aspecto físico criado pela Igreja em seus primeiros séculos (e posteriormente herdado pelas várias religiões cristãs) fora copiado de várias entidades das mitologias e religiões de diferentes povos antigos (não exatamente ligadas a maldade); Seu reino, os Infernos, sofreu influência do Tártaro da mitologia grega, morada de Hades, local para onde iam as almas dos mortos, cuja porta de entrada era guardada por Cérbero, o Cão de três cabeças; seus chifres eram de Pã, uma entidade grega protetora da natureza; sua fama de representar uma força eternamente em conflito com Deus veio do Zoroastrismo. Ainda encontramos coincidências com as crenças dos antigos Egípcios, quando se acreditava que o Deus Anúbis (o Chacal) carregaria a alma dos mortos cujo coração ao ser pesado numa balança, seria mais pesado que uma pluma.
Durante a "baixa Idade Média", entretanto, que o "Anjo Decaído" ganhou a hedionda aparência com a qual o conhecemos hoje; asas de morcego, pés de bode, olhos de fogo, chifres enormes na cabeça, olhar aterrorizante, etc. A idade das trevas fora um momento fértil para a propagação de crenças nas ações de forças demoníacas agindo sobre o mundo. Os milhões de mortos nas epidemias de peste negra geraram, juntamente com a ocorrência de guerras sangrentas, a ideia de que "o Anticristo estaria atuando no mundo". Foi aí que Lúcifer passou a representar a personificação do mal da forma mais intensa e poderosa que conhecemos hoje. Surge a crença de que para cada ser humano vivo na Terra, Lúcifer criou um Demônio particular, encarregado de corromper aquele indivíduo; já Deus, não poderia deixar por menos, e criou para cada ser humano um "Anjo da Guarda" ao qual incumbia da missão de proteger e zelar pela alma daquela pessoa.

Interessante observar que o próprio Jesus Cristo é a estrela da manhã que ilumina até o fim dos tempos toda escuridão (trevas), como em Apocalipse 22:16 onde está escrito: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo. Ele atestou para vocês todas essas coisas a respeito das Igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, sou a estrela radiosa da manhã.". Assim como em II Pedro 1,19 que diz: "E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumina em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela D'alva apareça em vossos corações.".
A palavra Lúcifer significa "o portador da luz" ou "o portador do archote" (a palavra tem sua origem no latim, lux ou lucis com o significado de "luz"; ferre com o significado de "carregar"). Ou seja, de acordo com a origem, seu significado é "aquele que carrega a luz". Apesar de Satanás ser originalmente conhecido como Lúcifer, perdeu seu posto ao desejar subir a alturas acima de Deus e de Seu Ungido (Jesus Cristo).



Outras opiniões
Muitos exegetas afirmam que não existe fundamentação bíblica para identificar Lúcifer como o Satã tentador. Esta confusão com Satã foi ocasionada por uma má interpretação de Isaías 14:12-15: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao (Seol) inferno, ao mais profundo do abismo.".


Esta interpretação é geralmente atribuída a São Jerônimo, que ao traduzir a Vulgata atribuiu Lúcifer ao anjo caído, a serpente tentadora das religiões antigas, embora antes dele esta interpretação não existisse. Oficialmente a Igreja não atribui a Lúcifer o papel de Diabo, mas apenas o estado de "caído" (Petavius, De Angelis, III, iii, 4).
Por exemplo, a enciclopédia Estudo Perspicaz das Escrituras, vol.1, pág, 379, explica que "o termo "brilhante", ou "Lúcifer", é encontrado na "expressão proverbial contra o rei de Babilônia" que Isaías mandou profeticamente que os israelitas proferissem. De modo que faz parte duma expressão dirigida à dinastia babilônica.

Que o termo "brilhante" é usado para descrever um homem e não uma criatura espiritual é notado adicionalmente na declaração: "No Seol serás precipitado." Seol é a sepultura comum da humanidade — não um lugar ocupado por Satanás, o Diabo. Além disso, os que vêem Lúcifer levado a essa condição perguntam: "É este o homem que agitava a terra?" É evidente que "Lúcifer" se refere a um humano, não a uma criatura espiritual. — Isaías 14:4, 15, 16."
Por que se dá tal ilustre descrição à dinastia babilônica? Temos de dar-nos conta de que o rei de Babilônia seria chamado de brilhante apenas depois da sua queda e de forma escarnecedora. (Isaías 14:3)
O orgulho egoísta induziu os reis de Babilônia a se elevarem acima daqueles à sua volta. A arrogância da dinastia era tão grande, que ela é retratada fazendo a seguinte declaração jactanciosa: "Subirei aos céus. Enaltecerei o meu trono acima das estrelas de Deus e assentar-me-ei no monte de reunião, nas partes mais remotas do norte. . . . Assemelhar-me-ei ao Altíssimo." — Isaías 14:13, 14.
As "estrelas de Deus" são os reis da linhagem real de Davi. (Números 24:17) A partir de Davi, essas "estrelas" governavam desde o Monte Sião, e com o tempo, o nome Sião passou a ser aplicado a toda a cidade. Por decidir subjugar os reis judeus e depois removê-los daquele monte, Jerusalém, Nabucodonosor declara sua intenção de se colocar acima dessas "estrelas".

Em vez de atribuir a Deus o mérito dessa vitória sobre eles, coloca-se arrogantemente no lugar Dele.
Portanto, é depois da sua queda que a dinastia babilônica é chamada zombeteiramente de "brilhante".
Com certeza a arrogância dos governantes babilônicos realmente refletia a atitude de Satanás, o Diabo também chamado de o "deus deste sistema de coisas" ou o "deus deste mundo".-(2 Coríntios 4:4)
"Satanás também anseia ter poder e deseja colocar-se acima de Deus. Mas a Bíblia não atribui claramente o nome Lúcifer a Satanás".- it-1 379.


Azazel
De acordo com o livro de Enoque, é um dos 200 anjos que se rebelaram contra Deus . Nos escritos apocalípticos é o poder do mal cósmico , identificado pelos impulsos dos homens maus e da morte . Eles teriam vindo à Terra, para esposar os humanos e criar uma raça de gigantes . O Livro das Revelações , de Abraão , descreve-o como uma criatura impura e com asas. É identificado como a serpente que tentou Eva e que poderia ser o pai de Caim . No século II os búlgaros bogomilianos concordavam que Satanael teria seduzido Eva e que ele, não Adão, era o pai de Caim . A maioria dos bogomilianos foi queimada viva pelo imperador bizantino Alexis . Os Atos dos Apóstolos falam, ainda, em outros três demônios a saber : RIRITH, divindade maléfica do sexo feminino, desencadeadora de tempestades, espécie de fantasma noctívago, que os babilônios chamavam de Lilitu . Antiga tradição popular judaica afirma que Lilith teria sido a primeira mulher de Adão , BERGAR , cujo sentido é o de maligno e comparado, por São Paulo, como anticristo , e ASMODEU , conforme já esclarecido, aparece no livro de Tobias como o assassino dos maridos de Sara .

O nome de Azazel (como poder sobrenatural) significa "deus-bode". Na demonologia mulçumana, Azazel é a contraparte do demônio que refusou a adorar Adão ou reconhecer a supremacia de Deus. Seu nome foi mudado para Iblis (Eblis), que significa "desespero". Em Paraíso Perdido (I, 534), Milton usa o nome para o porta bandeiras dos anjos rebeldes.
Lilith
Lilith é referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai81:455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira esposa de Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, chegando depois a ser descrita como um demônio.
De acordo com certas interpretações da criação humana em Gênesis, no Antigo Testamento, reconhecendo que havia sido criada por Deus com a mesma matéria prima, Lilith rebelou-se, recusando-se a ficar sempre em baixo durante as suas relações sexuais. Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal.
Assim dizia Lilith: ‘‘Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.’’ Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher, dessa forma abandonou o Éden.
Três anjos foram enviados em seu encalço, porém ela se recusou a voltar. Juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith Tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então perseguiria os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar.
Após os hebreus terem deixado a Babilônia Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi eliminada do velho testamento. Eva é criada no sexto dia, e depois da solidão de Adão ela é criada novamente, sendo a primeira criação referente na verdade a Lilith no Gênesis.
No período medieval ela era ainda muito citada entre as superstições de camponeses, como deixar um amuleto com o nome dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf para que ela não o matasse, assim como acordar o marido que sorrisse durante o sono, pois ele estaria sendo seduzido por Lilith.
 Samael
Não sei bem se Samael é um anjo caído que virou demônio ou ainda é um anjo normal. Pois ele se casou com Lillith. Mas, na dúvida aí vai um pouco sobre o “Veneno de Deus”:
Segundo a etimologia, Samael significa Veneno (sam) de Deus (El). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor.

Na Cabala é um dos 7 Anjos que estão diante do Trono de Deus (como mencionados no Apocalipse de São João) são representações dos Poderes Divinos. Tais poderes cósmicos podem ser polarizados tanto positiva quanto negativamente dentro do ser humano. A Polaridade negativa da energia cósmica de Samael é simbolizada por um anjo caído, cuja consorte é Lilith.
Nas tradições judaicas é identificado como o Anjo da Morte, o chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos.
Conta-se que Samael tomou Lilith como sua esposa depois que esta foi repudiada por Adão. Segundo o Rabi Eliezer, ele foi o encarregado de tentar Eva. Após seduzí-la e copular com ela, engendrou Caim.
Também é considerado o anjo que lutou com Jacó e o anjo que sustentou o braço de Abraão no momento do sacrifício de Isaque. Segundo a cabala é descrito como a "ira de Deus" e é considerado o quinto arcanjo do mundo de Briah. Foi o anjo guardião de Esaú e patrono do Império Romano.
Samael está também relacionado a todos os anjos da prostituição e da fornicação tais como: Eisheth Zenunium, Naamah y Agrat bat Mahlat, etc.
Samael corresponde a Sefirot Hod, significando "o mentiroso". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeça de demônio. Hod também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo e ao oculto. Assim sendo, Samael se converte no mentiroso, aquele que se utilizando de palavras inteligentes e racionais nega a existência de Deus e de qualquer ser acima do EU.

Nas tradições cristãs de origem gnóstica (Evangelho Apócrifo de João) encontrado na Biblioteca de Nag Hamadi, Samael é o terceiro nome do demônio Demiurgo cujos outros nomes são: Yaldabaoth e Saclas. É neste contexto que o seu nome significa "deus-cego". É retratado por uma serpente com rosto de leão e é filho do Eon Sophia contra a qual se rebela. No livro intitulado "As Origens do Mundo" que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael.
Segundo as tradições cristãs canonicas, Samael era Lúcifer, o Querubim cobridor (Lucifer = Anjo de Luz), o anjo que estava mais próximo de Deus. Ao querer usurpar o trono de Deus fazendo-se igual a ELE, reuniu um terço das milicias celestes e travou uma batalha com as hostes angélicas fiéis, sendo precipitado pelo arcanjo Miguel (cujo nome no original é Mikha'El e significa "Quem é como Deus" [uma afirmação e não uma pergunta]) no Hades (Inferno). Enquanto caia no Tártaro, Miguel e os anjos fiéis bradaram: Samael! Samael! Samael! aludindo-o a queda daquele que desejava ser como Deus mas havia se transformado em Satanás. Todavia nem uma referencia Biblica justificaria essa afirmação de que Satanás fora lançado no Inferno. Muito pelo contrário, no livro de Jó encontra-se a afirmativa de que satanás estava a rodear a terra.(A.F.D 2010)

Referências Bíblicas
"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." (Isaías 14:12à14)
"Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos." (Apocalipse 12:7à9)
 
Nefilins
Na Bíblia esta palavra refere-se aos heróis da antigüidade, que eram homens perversos que viveram na mesma época do relacionamento entre os "Filhos de Deus" e as "filhas dos Homens". É por isso que foram por muitas vezes considerados como sendo o resultado dessas relações, mas as Escrituras apenas dizem que eles habitavam a terra na mesma época. A maior testemunha disso é Flávio Josefo, que faz uma distinção entre os gigantes e o fruto das relações entre os "Filhos de Deus" e as "filhas dos homens", quando afirma em sua obra: "... e os grandes da terra, que se haviam casado com as filhas dos descendentes de Caim, produziram uma raça indolente que, pela confiança que depositavam na própria força, se vangloriava de calcar aos pés a justiça e imitava os gigantes de que falam os gregos." (Antiguidades Judaicas). Aparece pela primeira vez em Gênesis 6 traduzido como Gigantes, na maioria das versões bíblicas.
Os Nefilins são chamados filhos dos "filhos de Deus [ou "anjos", na LXX]". Na tradução Almeida (ALA),"filhos de Deus" se refere aos descendentes de Sete, como podemos ver em Deuteronômio 14,1 e Oséias 1,10. Nessa mesma tradução o hebraico nefilím é vertido por "gigantes". Os Nefilins são descritos como "os poderosos [em hebr. hag gibborím] da Antiguidade" e os "homens de fama [ou "heróis", MC]". Segundo o relato de Gênesis 6,2, os filhos de Deus [ou descendentes de Sete] tiveram filhos com as filhas dos homens [ou descendentes de Caim]. Esse acontecimento era completamente contrário ao Propósito Divino.
Diz a narrativa que Deus teria decretado um dilúvio, após a ocorrência do mesmo toda aquela sociedade humana seria destruída e o homem passaria a viver, no máximo, um período de 120 anos. Naquele momento, Deus se "arrependeu de ter criado a humanidade", somente Noé e sua família, tinha aprovação de Deus. (6:3,5-11) O relato termina com dilúvio bíblico a eliminar toda aquela sociedade humana juntamente com os Nefilins, os filhos dos filhos de Deus. Por fim, recomeça uma nova humanidade e Deus renova o Seu Propósito para com a humanidade. (1:28-30; 9:1-17) Segundo a tradição judaico-cristã, os genitores dos Nefilins terão desmaterializado-se, tornando-se novamente seres espirituais. São identificados ao longo da Bíblia "anjos decaídos", "espíritos impuros" ou "demônios", os quais diferem dos nephilins por referirem-se aos chamados vigilantes, uma espécie inferior de 'anjos' (segundo o Livro de Enoch), sendo tais os anjos que copularam com as filhas dos homens e engendraram esta raça híbrida.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Sete mentiras que Satanás quer que acredites

João 8:44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”Ele está dirigindo-se à semente da perdição. Tu sabes que existem duas sementes sobre a Terra: As ovelhas e os cabritos, o joio e o trigo. E Deus está falando da descendência de Satanás.

Então, há pessoas sobre esta terra que são filhas do diabo. E Satanás tem desejos e um dos seus desejos é ensinar coisas para que as pessoas creiam em mentiras. Que esta Palavra venha iluminar os olhos do coração e acima de tudo, trazer certeza e confissão de fé ao povo do Senhor!

Oremos ao Pai:

Senhor Jesus, só o Teu Espírito pode perscrutar as profundezas do Teu coração e revelar-nos o que vai no íntimo do Teu ser, Pai. Então, nesta hora, porque graciosamente, foi-nos revelado o que está na intimidade do Teu coração. Nós queremos agora, ouvir a respeito desses mistérios, Pai; mistérios que estiveram ocultos desde os tempos eternos, mistérios que, quando revelados à Igreja trazem força, fazem o povo ser forte, ativo, corajoso, destemido, audaz, firme, Senhor. Portanto, Deus, revela-nos a cerca desses mistérios que estiveram escondidos, mas agora são parte da vida do nosso Ministério e do telespectador, do internauta, daquele que nos ouve ao vivo pela difusora de Duque de Caxias, para toda Baixada Fluminense, em Nome de Jesus.

Que todo povo de Deus dga Amém!

Na quarta-feira passada, nós falamos sobre: Tipos de pessoas com as quais Deus não se envolve e nem pode salvar. Falamos profundamente, sobre as duas sementes: a semente da salvação e a semente da perdição. O próprio Cristo deixou isto claro dizendo: João 10:26 e 27 “Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”

Hoje, nós falaremos sobre: SETE MENTIRAS QUE SATANÁS QUER QUE TU ACREDITES. Nós começamos por ler esta passagem bíblica em que Jesus fala aos filhos do diabo que eles não têm outros desejos a não ser satisfazer ao diabo. Lembremos que o diabo é o Pai da mentira. E tudo o que ele dizé mentira.

Então, quando uma pessoa vai às cartas da cigana, vai ao diabo, é mentira. Quando a pessoa pega um horóscopo, lá está uma mentira. Quando a pessoa pede para ler as mãos, ainda que pareça verdade, é uma mentira. Quando alguém diz que falou com um morto, e que a vovó tinha a voz dele, na realidade, é uma mentira;  tudo o que o pai da mentira diz é mentira.

Todos nós sabemos que Satanás é mentiroso, ele mente. A Bíblia deixa claro que ele é o pai da mentira, ela diz que há pessoas que querem satisfazer os desejos do mentiroso. Ou seja, o pai da mentira promulga situações, cria idéias, joga dardos e há pessoas que têm, dentro do seu DNA, o desejo de dizerem que satisfarão ao diabo.Há pessoas que sabem que é mentira, mas vão em frente com a mentira. São a semente da perdição.

Portanto, a minha pergunta é o início do meu sermão: Se todo mundo sabe que Satanás é o pai da mentira, por que as pessoas mentem, não sendo por vezes, semente dele?

Nós estamos aqui diante de algo muito importante. Porque há pessoas que se habituam a mentir e acabam por acreditarem em suas próprias mentiras. Outros mentem porque faz parte de seu DNA. A pessoa é do diabo; ele é mentiroso. Por isso, a pessoa mente porque faz parte de seu caráter ou da falta de caráter, ou de seu DNA.

Mas, a pergunta é: Por que a pessoa, que não é semente do diabo, mente; sabendo que a mentira é coisa do diabo? Eu quero dizer que todos nós, todos, começando pelo altar, todos, em algum momento da nossa vida, especialmente, antes de termos Jesus, já fomos dominados pelo espírito da mentira. E, naturalmente, é uma luta que todos nós tivemos que travar e temos que travar diariamente, com o nosso coração. Porque há pessoas que dizem que nunca mentiram, ora se uma pessoa diz isso, ela já está mentindo. Evitar a mentira é uma batalha.

Satanás quer que o povo da verdade use a mentira. Essa é a grande arma do mentiroso. Ele quer que o povo do Senhor  acredite nas mentiras dele, outra grande arma do mentiroso.Então, nós sabemos que é grande a luta do coração do crente, para combater e rechaçar qualquer tipo de mentira porque a mentira é uma arma de Satanás. Há pessoas que mentem muito.

Eu conheci várias pessoas nesses trinta anos que mentiram tanto e mentiam tanto que elas acreditavam em sua própria mentira; mentiam com a maior cara lavada,  porque não sabiam quem era o autor desse espírito que as levava à mentira.

Faz-me lembrar aquela ilustração que eu ouvi de um velho pregador africano: Um pai tinha um filho adolescente que mentia muito. Em tudo o filho mentia. Então, o pai procurou o médico psiquiatra e disse que foi pedir ajuda porque seu filho, desde que acorda até que dorme, vive mentindo. O pai perguntou o que deveria fazer para acabar com a mentira do seu filho, pois isso o incomodava, fazia-lhe mal. E o médico psiquiatra disse que daria uma receita que acabaria com a mentira do filho. Pediu para o pai pensar numa história, numa mentira, na maior mentira que pudesse contar ao filho. Porque, quando ele ouvisse aquela mentira, se chocaria e pararia de contar mentiras.

O pai chamou o filho: “Vem aqui Joãozinho. Eu vou  te contar uma história que se passou comigo.” O pai estava sendo indicado pelo médico para agir assim. “Meu filho, papai estava jogando golfe e de repente, sai do meio do mato um cachorrinho poodle marrom. Ele veio e tentou me morder. E eu bati nele com o taco do golfe, ele correu para dentro do mato. Naquele instante vinha saindo um gorila de uns quinhentos quilos. Aquele poodle partiu para o pescoço do gorila. Deu-lhe uma mordida; lançou-o no ar; lançou o gorila para dentro de um lago; correu lá deu-lhe mais umas mordidas; arrancou-lhe os olhos; abriu-lhe o estômago; afundou o gorila que morreu. Meu filho, você acredita nesta história?” E o filho disse que acreditava sim. E o pai perguntou por quê? E o filho disse que aquele cachorro era o seu cachorro. Ele já tinha contado tantas histórias mentirosas do cachorro!

Então, eu quero dizer o seguinte, amado: A mentira é uma questão social, é uma questão social e espiritual. Quando  se rejeita a verdade, o que sobra? A mentira. E há coisas que o próprio Satanás atira como dardos mentirosos para que creiamos.E eu digo que a mentira destrói a pessoa, a família, o casamento, os filhos, a alma, a esperança, os sonhos, os negócios. Vejamos novamente, em João 8:44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

O que é próprio do diabo é mentira. Significa que quando um cristão mente, ele mostra a sua ligação com o diabo. Porque fala do que lhe é próprio. Se o cristão mente, ele fala da sua ligação com o diabo.

Nós evangélicos estamos sendo educados, disciplinados, treinados com as verdades Bíblicas. Eu te digo: luta sempre contra a mentira. Rejeita tudo o que não for verdade. Porque, se tu rejeitas a verdade, tu és forçado a crer na mentira.

Em nosso país é normal a sociedade rejeitar a verdade. Tu não vês, na nossa sociedade, muitos sinais da verdade. Tu não vês Bíblias nas escolas, nem as repartições públicas, nas mesas dos grandes empresários, governantes. Tu não vês sinais da verdade.

Então, onde não há verdade, a mentira entra. Como é que Davi disse no Salmo 2:11 e 12 “Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor. Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.” Serve com verdade, com temor e tremor.

Portanto, quando Ele diz para beijar o Filho é para amarmos a Jesus. Então, Jesus está falando através da Sua Palavra! Beijar significa o que? amor! Ele disse para amarmos a Jesus, senão Ele se irrita. Se não houver temor e tremor Ele irrita-se.

O nosso país tem rejeitado a verdade frontalmente, contra Deus. Por exemplo, quando concorda com o casamento, ou com a união de pessoas do mesmo sexo. A verdade é que Deus fez um homem e uma mulher. Ele disse: Uni-vos e multiplicai-vos. Só na multiplicação, portanto no gerar filhos, está se consumando o casamento.

Ora, se duas pessoas do mesmo sexo unem-se e não podem procriar não podem ter filhos, é contra Deus. Por isso, diz em Levítico 20:13 “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.” Ou então, se uma mulher deitar-se com uma outra mulher como se fosse um homem, ambos praticaram coisa abominável.

Sabes o que Deus fazia com as pessoas que praticavam homossexualismo ou lesbianismo? Elas eram mortas. Deus disse que o povo que tem cultura judaico- cristã tem que saber que Deus olha o homossexualismo como uma coisa abominável porque ele disse que o sangue cairá sobre eles.

Quando uma pessoa aceita o aborto livre, na realidade, está praticando uma coisa abominável. Quando uma pessoa apóia a descriminalização da droga, aceitando a droga, isto é abominável. Na semana passada saiu publicada uma notícia na Inglaterra dizendo que se casaram um brasileiro com um inglês. Eles foram à televisão dizendo que agora, terão que engoli-los.

Nós não engoliremos isto não, amados! Nós amamos os homossexuais, mas somos contra as práticas homossexuais. Porque homossexualismo é abominação diante do Pai. E se alguém pensar que isto é progresso, eu digo o que não é progresso, é diabolismo.

Quem rejeita a cultura cristã, abre as portas ao demônio. No nosso país aceita-se a feitiçaria como religião. Os cultos pagãos às entidades, hoje, dizem: Pastor, tu não podes falar disso porque pela constituição nós temos que respeitar todas as religiões. Este Ministério respeita todas as religiões. Mas na Bíblia Sagrada, Deus não permitia que os feiticeiros sobrevivessem, para proteger a santidade de Israel. Deus mandava matar os feiticeiros. Hoje nós temos que respeitá-los porque a constituição manda respeitar. Nós respeitamos, mas não aceitamos.

Muitas Igrejas rejeitam a verdade quando dizem ao seu povo ter cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis, mandando-o usar camisinha quando andar na rua. Vida sexual segura é a vida sexual protegida por Deus dentro do casamento. “Pastor, mas como é que eu faço? Eu sou um solteirão inveterado. Eu tenho trinta e cinco anos e estou acostumado a andar com umas e com outras.” Ou te convertes ao Senhor, te absténs da vida sexual ou então, te casas! Há muita mulher aqui na Igreja para casar! Abstém-te! “Mas, Apóstolo, é difícil.” Então, casa-te! Paulo disse em 1 Coríntios 7:9 “Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.” Porque promulga-se o sexo antes do casamento, em vez de promulgar a abstinência.

“Pastor, o irmão é muito careta, é quadrado. Tu não vês como é que a coisa tem acontecido.”  Nós não nos conformamos com este século. Ou nós somos a diferença, ou somos “Maria vai com as outras.” Ou tu tens uma contra-cultura; por que onde estão os grandes problemas? Estão nas pessoas aceitarem as mentiras de Satanás.

O que tem acontecido com os dez mandamentos, com aqueles mandamentos que dizem: Não adulterarás? Malaquias disse que Deus odeia o repúdio. Mas a pessoa vem e diz: “Apóstolo, tu sabes, Satanás botou-me uma casca de banana. E eu estou muito feliz com a minha mulher, eu amo a minha mulher de paixão. Mas, Satanás colocou uma casca de banana e eu dei uma escorregada e quando eu acordei estava dentro de um motel com outra mulher.” Isto se chama casca de banana? Isto é moral cristã?

“Pastor, mas espera aí! Paulo disse em Coríntios que a ninguém conhecemos segundo a carne. Então, a carne para nada aproveita.” É verdade. Este versículo diz isto. Mas, Deus diz também que aos que pervertem a Palavra Deus disciplina, corrige e açoita.

Por isso, em 1 João 2:4 “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” Então, quando no Antigo Testamento uma pessoa adulterava, jogavam-lhes pedras. Tu lembras de uma mulher que foi apanhada em adultério, e foi levada a presença de Jesus para todo mundo atirar pedras? Hoje em dia atiram camisinhas. Dizem que o carnaval vem aí e todo mundo tem que usar camisinha. Ou então, lembram à população da pílula do dia seguinte. Esta é a nossa sociedade.

Nós somos um povo lavado no Sangue de Cristo. Ou nós temos uma posição bíblica ou Satanás nos influenciará. Nós não somos a favor da pílula do dia seguinte e da camisinha. Nós somos a favor do casamento. Casou, manda brasa! Não casou? Abstenha-te! Eu estou falando sério.

O que Salomão disse em Provérbios 5:15 “Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço.” Deixa a água da cisterna do outro para o outro beber. “Pastor, mas no Brasil existem três mulheres para cada homem.” E daí? Tu achas que o fato de andar com muitas mulheres prova que és homem? Homem é aquele que faz a sua mulher feliz. Isso  é ser homem.

Então, quem rejeita a verdade, envolve-se com a mentira. Eu quero fazer um apelo ao povo do nosso Ministério, aos que ouvem por rádio e televisão: Não aceites este mundo. Serve ao Senhor com temor. Beija o Filho para que Ele não se irrite. Porque só a verdade liberta, só Cristo dá vida. Só a unção, a misericórdia, o amor de Deus solucionam os problemas do ser humano.

A primeira mentira que Satanás quer que tu acredites: Que a Palavra de Deus não é a verdade absoluta.

Esta é a primeira mentira. Satanás costuma botar na cabeça das pessoas que Bíblia é papel; que ela não é a verdade absoluta. Mas, Deus desceu para escrever com o dedo Dele, através de homens que Ele usou para tanto. Muitas pessoas se perguntam: Será que a pessoa na hora de escrever não errou alguma coisa?” Não!

Amados do Senhor Jesus, neste santo Ministério, nós dizemos que a Bíblia é a Única verdade absoluta; não existe mais nenhuma. Porque Satanás, desde o início, a luta dele é esta: Contestar a Palavra. Vejamos como foi em Gênesis 3:1 a 4 “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.” Deus disse que Eva iria morrer se comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal. Satanás disse que não morreria não! E deixou Eva comer. E ela comeu!

Olha aí Satanás já querendo dar uma de Deus: Gênesis 3:5 “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” E o homem foi e comeu. Desafiou Deus, suspeitou de Deus, achou que aquilo que Deus disse não seria verdade.

Há pessoas que acham que satanás tem razão, por isso, não freqüentam a reunião de oração, aos cultos obrigatórios. Agora é tal pai, tal filho. Satanás diz que aquilo que Deus disse não deve ser assim. Nós dizemos que é assim, sim, é exatamente, como Deus diz em sua palavra.

Gênesis 3:19 “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” Então, Deus disse: “Tu mentiste, aceitaste a mentira; morrerás; voltas ao pó.”

Então, o pecado começa com uma fascinação da mente, que vai tomando forma, torna-se fruto dentro da pessoa e finalmente a pessoa come o fruto e morre. Como é um adultério? O adultério é assim: Começa com uma fascinação: “A minha mulher já não me dá aquela atenção.” “O meu marido já nem liga para mim.” “A minha mulher nem diz que eu sou o mais lindo da paróquia, mas eu tenho uma vizinha que todo dia diz.”

Então, essa fascinação começa, vai tomando forma, a pessoa começa a pensar. E torna-se realidade quando a pessoa diz: Por causa de três minutos de prazer manchei a minha vida toda. O ódio! O ódio começa com o desejo de vingança e termina com um tiro na outra pessoa e cinqüenta anos de prisão.

A depressão começa e de repente, a pessoa quando ficou muito deprimida, não resiste, não reage, vai ao médico e toma depressivos; toma tanta coisa que às tantas, ela está dependente de drogas. Adão e Eva rejeitaram a verdade. O pecado trouxe maldição e o inferno chegou. Por isso, nós temos que estar atentos com as mentiras porque diz no Salmo 53:1 “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniqüidade; já não há quem faça o bem.” Quem disse foi o insensato, o louco. Claro! Quando a pessoa diz que não há Deus, é corrompido, não faz coisas boas.

Então, muitos dizem que não há Deus, quando chega o câncer, muitos perguntam onde está Deus e questionam-se; dizem que se Deus existisse não existiria câncer. A pessoa diz que não há Deus e começa a cheirar cocaína e quando torna-se um dependente diz que se Deus existisse, ela não seria dependente de drogas.

Quando um médico diz que o cérebro já virou geleira, a pessoa pergunta onde está Deus. A pessoa que diz que não há Deus, quando tem sexo fora do casamento, pega uma doença contagiosa e o médico diz que tem seis meses de vida, aí a pessoa pergunta onde está Deus.

Então, Deus leva essa questão a sério. E é preciso saber que Satanás quer porque quer, que tu acredites nas coisas dele. O povo judeu sempre foi um povo vencedor. Mas um dia, quando comandados por Josué, eles perderam uma batalha.

Nós lembramos primeiro a mulher de Ló. Deus falou que iria destruir Sodoma e Gomorra. Pediu para todos os justos saírem de lá e todos saíram. De repente, a mulher de Ló olhou para trás. Ela transformou-se numa estátua de sal. Por que transformou-se numa estátua de sal? Porque quando ela olhou para trás, ela desejou continuar naquela cidade. Olhar é desejar, atrai desejos. “Mas, pastor, só foi uma olhada.” Meu amado, não existe pecado grande e nem pecado pequeno. Deus pediu para sair, a pessoa saiu e olhou. Se olhou, é porque desejou, virou estátua de sal.

O que disse Paulo a respeito disto? Aqui é uma escola. Nós estamos aqui numa escola de cristianismo. 1 Coríntios 5:6 “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” Basta um pouquinho de mentira. Ela fermentará e levedará a massa toda.

1 Coríntios 5:7 e 8 “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.” É o que Satanás quer que as pessoas continuem com a malícia, maldade. Mas, nós não! Nós temos agora, os asmos da sinceridade e da verdade. Qual é o oposto da sinceridade e da verdade? A  maldade e a malícia. Uma pequena fofoca na Igreja destrói uma comunidade inteira. Isto é uma das coisas que eu sempre digo em todos os cultos praticamente; eu sinto uma dor no meu coração quando o diabo usa uma pessoa com uma fofoca e a pessoa ouve a fofoca e não tem a qualidade cristã de perguntar-se, questionar-se se isto é verdade e até pedir para ser elucidada.

Ao ouvir uma fofoca a respeito de alguém, a primeira coisa que a pessoa faz é ir embora da comunidade, como se fosse um tribunal. Mas isto não é um tribunal, nem um lugar de julgamento em que as pessoas vêm aqui para ser julgada. Aqui é um lugar de paz, de bondade, de crescimento, de introspecção, de reflexão. Eu vou à Igreja para refletir na vida, para trilhar um rumo divino. Eu não vou à Igreja somente para bater palmas e pagar dízimo. Eu vou para crescer, aumentar a minha vida, crescer na Graça e no conhecimento de Deus.

E quando uma pessoa ouve uma fofoca e não chega junto de uns dos dirigentes e pergunta se o que ouviu é verdade, porque nós temos o direito de dizer se é verdade ou é mentira. Se for verdade, assumiremos. O que faremos? É verdade! Se for mentira, é mentira.

Mas, uma pequena fofoca pode destruir uma família. Uma palavra negativa de um chefe de família pode destruir todos os sonhos da família. Uma palavra mentirosa de um dirigente pode destruir uma nação inteira.

Então, o pecado separa o homem de Deus, o homem dos homens, e o homem de si mesmo. O que disse o Salmo 32:1 “Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto.”Salmo 32:2 a 4 “Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.” Ou seja, ocultar pecados seca a vida. Não há dinheiro, saúde, alegria. Tu já não queres mais ir à Igreja; achas tudo muito incômodo porque estás seco, a mão de Deus pesa. A pessoa pode dizer que não, mas pesa.

Davi resolveu acabar com seu  sofrimento; ele sentia o peso da mão de Deus sobre ele. Salmo 32:5 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.” Às vezes, entre a vida de um casal, estabelecem-se mentiras. E quando a pessoa habitua-se a conviver com a mentira dentro do casamento, é um caos.

Há mulheres que não sabem quanto o marido ganha, não sabem onde guarda a carteira de poupança, não sabem onde gasta o dinheiro. E Satanás está criando essas coisas. Na minha casa há uma rotina da verdade. Quando alguém chega junto da minha esposa e diz que o que está falando não é para contar para mim, a primeira coisa que ela diz é que agora mesmo, ela vai contar. Porque se eu sou o anjo da Igreja e a pessoa pede a minha esposa para ocultar-me algo, já vem fofoca, mentira.

Então, nós temos que ter cuidado com a mentira. Porque muita gente tem uma vida de sequidão, a ponto de virem até mim para dizer que são dizimistas e as coisas não correm bem. Mas, não é só ser dizimista. Nós temos que ser dizimistas, mas temos que viver com justiça, com retidão e com verdade. Porque aqui não há uma troca, não há uma barganha que nós estamos fazendo em que eu dou cem reais ao Senhor e assim eu posso mentir, roubar, matar, destruir, adulterar e tudo vai bem porque eu estou dando cem reais para a Igreja. Não é assim.

Portanto, mesmo que a pessoa diga que estamos vivendo em tempos modernos e que eu tenha que relevar muitas coisas, eu digo que não posso  relevar porque, se a Bíblia diz que quem destruir o templo, Deus o destruirá; se o Ministério da Saúde diz que fumar faz mal à saúde, dá câncer. Então, se a pessoa fica fumando destrói os seus pulmões e depois vem aqui pedir oração.

O álcool destrói o fígado. Dá cirrose. A droga destrói o celebro. Mas, as pessoas sabem disso e continuam bebendo, fumando e como sabem que a mentira é do demônio, continuam mentido. Eu digo: Se tu bebes ou fumas – nós temos muita gente ouvindo-nos – eu amo a ti, mas tu estás colocando veneno dentro de ti. É preciso que Cristo liberte a ti.

Eu estava lendo uma reportagem num jornal da cidade onde dizia que o maior índice de acidentes com paralisias, tetraplegias, tem aí um monte de jovens dentro dos hospitais que só mexem a cabeça, nem as mãos mexem. São tetraplégicos, paraplégicos.

A maior incidência de acidentes entre a juventude é porque o jovem que vinha dirigindo estava bêbado. Na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, de vez em quando tem cada acidente, que Deus me livre. Há carros que racham ao meio. Vai motor para um lado, carroceria para outro. E quando vão fazer exame cadavérico, o sangue não é sangue, é álcool. E escrevem dizendo que descobriram umas evidencias de sangue nesse álcool. Não é descobrimos álcool no sangue, mas descobrimos umas pequenas evidências de sangue nesse álcool.

Há muitos pais sofrendo, famílias de luto, por ter que carregar filhos o resto da vida na cadeira de rodas, pessoas que não podem sair da cama. : Tudo por causa do alcoolismo. “Pastor, qual é a grande causa do alcoolismo no Brasil?” É o álcool. A causa do alcoolismo é o álcool.

Por que é que nós lutamos dizendo: Não beba; não te deixes vencer pelo álcool. Jesus dá prazer de viver sem nada disso. Não precisa nada disso. Então, primeira mentira do diabo é dizer que a verdade, a Palavra bíblica não é absoluta. É absoluta, sim. É a verdade. Está aqui. Nós não dizemos nem ponto e nem vírgula. É a Palavra! É a Palavra!

Segunda mentira que Satanás quer que tu acredites: Que Deus fará abrir uma exceção no teu caso.

Amados, são trinta anos de pregador, nunca Deus fez exceções para ninguém em caso de pecado. Davi, ungido, filho de Jessé, no meio de um monte de irmãos, Deus disse a Samuel: “Samuel, é aquele lá.” No dia em que errou, pagou feio pelo seu erro. Botou Urias na frente de guerra para morrer; pegou Bate-Seba, mulher do outro, engravidou-a; o filho morreu; permitiu a morte do comandante Urias. E Davi disse que os seus ossos estavam envelhecendo; estava gemendo dia e noite; tinha chagas purulentas. Os Salmos trinta e dois, trinta e oito e cinqüenta e um são assustadores. Assustadores! E ele disse que enquanto ocultou tudo isso, a sua vida ficou palha seca. Mas, ele decidiu parar com essa mentira.

Portanto, Deus não abre exceção para ninguém. Vejamos Josué. Quando o povo saiu do Egito em direção à Terra Prometida ia ganhando todas as batalhas. De repente perdeu uma batalha em Ai.E Josué disse: “Deus, o que está havendo? Então, nós conquistaremos uma Terra que Tu já nos deste e agora perdemos uma batalha, mataram um monte dos meus soldados. O que há?”  Leiamos alguns versículos para  entender o que estava se passando. Josué 7:12 “Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.” Eles acovardaram-se. Havia um erro dentro de Israel, naquele povo. Deus disse a Josué que eles perderam essa batalha e perderão todas se não tirarem do meio deles algo que foi roubado.

Josué 7:13 “Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.” Há patuás escondidos, areia de cemitério, oração de São Judas, rosários, coisas erradas, condenadas!

Ou seja, eles sempre perderão, estarão sempre doentes, estarão sempre sem dinheiro, enquanto não eliminarem de suas vidas o que Deus condena. Josué 7:15 “Aquele que for achado com a coisa condenada será queimado, ele e tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do SENHOR e fez loucura em Israel.”

Josué 7:20 a 25 “Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim. Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo. Então, Josué enviou mensageiros que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido nela, e a prata, por baixo. Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel, e as colocaram perante o SENHOR. Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os.”

Quer dizer que Deus não abriu uma exceção? Não, Ele não abre exceções. Não há exceções quando as pessoas fazem o mal, erram, pecam com dolo. A pessoa sabia, assumiu o risco, foi em frente, Deus destruiu. Sodoma e Gomorra viraram cinzas por causa da prostituição, da sodomia. E eu acredito que Deus está julgando as sociedades por causa do estilo de vida. Deus julgou esse povo e disse a Josué que eles perderão o resto da vida enquanto houver uma coisa condenada.

Às vezes, o crente guarda em casa algo escondido, ninguém sabe. “Pastor, é um negócio que eu guardo. Eu sei que isso é condenado por Deus, mas eu guardo porque representa isso, aquilo e tal.” E Deus disse que não viverás em paz enquanto tiveres o que for condenado contigo.

Quando Deus julgou Israel, por causa do estilo de vida, enviou o povo para a Babilônia. Eu acredito que Deus está julgando o nosso país por causa do paganismo. No Brasil há estatísticas estarrecedoras. Um milhão e meio de abortos são feitos por ano. “Pastor, mas eu sou dona do meu corpo.” Não, tu não és dona  do teu corpo! Isto é uma mentira de Satanás.

Quantos milhões estão adorando o diabo! “Pastor, isso é cultura.” Não é cultura, é diabo. Quantos pais negligenciando a educação dos filhos. Quanta poluição na televisão com adultério. Quanta poluição dentro dos lares com mentiras.

Mas, eu quero dizer que Jesus é o único Deus. É o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, é o Alfa, o Ômega, o Primeiro e o Último, não há outro Deus, só Jesus! E quando a pessoa se envolve com Deus, tudo sai. O que é condenado sai.

“Pastor, o senhor fala de aborto, fala disso, fala daquilo, mas a nossa economia vai bem.” Graças a Deus! Graças a Deus! Mas, se o dinheiro é mais importante do que a moralidade, Deus pode quebrar a economia.

Um dia um rei começou a engrossar com o profeta Elias: “Ah, porque eu vou fazer, vou acontecer.” Elias disse: “Senhor, pára! Não choveu por mais de três anos e meio.” Quebrou a economia. Uma boa economia não significa que tenha a aprovação de Deus.

Uma pessoa que finge que é de Deus e não é, não quer dizer que é aprovada por Deus. “Portanto, pastor, Deus não abre exceções?” Não abre exceções! “O que eu tenho que fazer?”Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Confessa e deixa! Claro que todos nós somos suscetíveis de errar, mas permanecer no erro é assumir o dolo. E Deus disse que não abre exceções.

Terceira mentira que Satanás quer que tu acredites: Eu posso ser feliz sem ser cristão sem ir à Igreja, sem ler a Bíblia, sem orar.

Só ,existe vida feliz se vivermos a vida cristã. “Pastor, mas os irmãos, não estão com nada. Eu toda sexta-feira junto-me com amigos e nós temos um happy-hour. Nós tomamos um feijão amigo; bebemos umas e outras; abraçamo-nos, choramos. É happy-hour, hora feliz.” Hora feliz, bebendo cerveja com feijão amigo?

Amado, só existe um happy-hour! É quando os filhos de Deus juntam-se para prestar culto a Jesus, quando cantam, quando louvam. Isso é hora feliz. Isso é hora que nós estamos tendo agora! Essa é a hora feliz. Então, quando tu vens à Igreja,  vens dizer que esta é a tua hora feliz ou a hora que eu estou com meus irmãos, com a Igreja que onde se canta, se louva, se bate palmas. Esta é a hora feliz que nós temos.

Agora, hora feliz onde fica todo mundo fumando, bebendo de shortinho, barriga para fora, com muita conversa de porcaria. Isso é hora feliz? Não! Hora feliz é quando acordamos de manhã, tomamos um banho quentinho, botamos um perfume atrás da orelha, vamos à Igreja, abraçamos os irmãos, os cumprimentamos, aprendemos a viver. Isso é hora feliz. Isso é que faz o happy- hour do povo de Deus.

Então, felicidade, ser feliz é saber que quando eu parar de respirar eu estarei imediatamente nos braços de Deus, no seio de Abraão, onde não haverá mais lágrimas, mais dor, mais luto, mais pranto. Onde só haverá alegria e paz. Onde eu encontrarei Abraão, Isaque, Jacó, Pedro, Daniel, Tiago, Isaias, Jeremias. Onde eu verei Jesus face a face. Onde verei o trono. Isso é  ser feliz. Vida feliz só existe com Jesus. Ele é o Único Senhor. “Então, por que é que muito crentes não são felizes, Apóstolo?” Porque não vivem o happy-hour deles! Porque a Bíblia diz que a alegria do Senhor é a nossa força. O salvo tem que ser feliz porque tem Jesus, não tem mais parte com o diabo.

Feliz é não ter que beber até cair, amados. Feliz é não ter que cheirar para rir. Feliz é não ter que tomar umas e outras para ser corajoso. Isso é que é ser feliz. Feliz é saber que tu tens o nome escrito no Livro da Vida, que os teus pecados já foram perdoados, que tu és um espírito com Jesus, que o teu passado foi esquecido, que agora, tu és um filho do Rei, que Deus atende as tuas orações, que os anjos velam por tua vida. Quando tu estás doente os Médico dos médicos cura-te! Ele te dá poder para adquirir riquezas! Isso é ser feliz! Não há outra felicidade sem ser em Jesus.

Quarta mentira: O diabo quer que tu acredites que há caminhos, muitos outros caminhos para servir a Deus. Não precisa de Igreja.

Amados, não há outros caminhos. Religião é uma maldição, é o homem fazendo esforços para tentar agradar a Deus. Dizendo que não é preciso Igreja, há outros caminhos, mas nós sabemos que não há outros caminhos.

Se alguém nega que Jesus Cristo é o Senhor está envolvido com feitiçaria, feiticeiros e ocultismo. Explica isso em 1 Timóteo 4:1 e 2 “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,” É o Espírito quem diz isso, que alguns se desviarão da fé.

Então, meus amados, doutrinas de demônios, o que são? São as doutrinas que tiram Jesus do centro das atenções. Todas as religiões do mundo são iguais com exceção das crenças bíblicas cristãs. O resto tudo é igual. Então, não há muitos caminhos.

O legalismo, o caminho do legalismo é usado pelo inimigo para separar o povo de Deus. Olha o que Paulo disse em Gálatas 1:6 a 9 “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.”

Quer dizer  que, se tu ouvires um evangelho que não é a Palavra da Graça de Deus, estás debaixo de maldição. Então, se há uma tentativa de mostrar outros caminhos é maldição. O Criador, o Verdadeiro é Jesus.  Gálatas 2:21 “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.” A lei é outros caminhos. Ele é o Senhor! Ele é o Alfa, o Ômega, o Princípio e o Fim, o Criador, o Verdadeiro caminho.

João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Não há outra hipótese! Só Jesus. Ele é o Criador, nós somos as criaturas. Ele é o Pastor, nós somos as ovelhas. Ele é o Oleiro, nós somos a massa. Não somos nós, é Ele em nós. Diz isto em João 15:5 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Porque Satanás criou uma série de alternativas. São atalhos que, quando chegam ao fim dão em abismos. Por isso Jesus disse em Mateus 15:14 “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” É um cego guiando outro cego, cairão os dois no abismo. Mas, Jesus disse que é a Porta, se entrares por Ele, encontrará pastagem, sairás e encontrarás pastagem.

Existem mais três mentiras que vão ser pregadas na próxima quarta feira. São mentiras que o pai da mentira tem soprado no coração de muita gente dizendo que há alternativas para o cristianismo. Mas nós sabemos que não há alternativas. Ele disse: “sem Mim, nada podeis fazer.”

Mas, eu não posso terminar esse culto sem um desafio de fé. Porque eu sei que cada vez que abrem-se essas portas, ou que liga-se um programa da internet, ou abre-se uma rádio ao vivo, conforme nós estamos agora, é porque Deus, na realidade, quer manifestar a Sua salvação.

Porque, todos nós no passado, já andamos metidos nessas mentiras. Eu recordo-me que dizia assim: “Eu nasci católico e morrerei católico. Ninguém tirará de mim São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Fátima; porque eu nasci católico e morrerei católico.” E eu andava ali sendo alimentado de cinzas. Em vez de adorar ao criador, adorava a criatura. Estava enganado, alimentando-me de cinzas.

Isaias disse isso. Ele disse que se pegares um pedaço de madeira cortares ao meio, com uma parte corta o rosto e diz que é Deus. A outra parte assas a carne e comes. É a mesma madeira. É o engano de Satanás!

Então, eu sei que Deus trouxe alguém aqui, esta manhã, que tem sofrido muito porque deu ouvidos a Satanás, porque acreditou nas suspeitas de Satanás, porque envolveu-se com as mentiras de Satanás e que precisa, hoje, voltar para sua casa totalmente livre, perdoado e lavado no Sangue de Jesus Cristo.

Não penses que é mergulhando nas águas que tirará pecados! Águas não salvam ninguém. Tu não vês, na Bíblia Sagrada ninguém batizar a não ser João Batista, porque ele era de uma tribo chamada de Essênios e lá nessa tribo batizavam. Nós cremos num só batismo, numa só fé, num Senhor que é Cristo Jesus e no batismo pelo Espírito.

Todos os grandes pecadores que andaram sobre esta Terra, que foram apanhados em pecado, todos eles tinham passado pelas águas, dez, quinze, vinte vezes. É Cristo Jesus! Então, se há alguém que diz: “Apóstolo, o inimigo enganou-me. Eu perturbei-me e andei por caminhos escusos e escusos e algumas decisões minhas não foram as mais corretas, mas, hoje, com humildade, eu quero dizer que Jesus é o meu Senhor.”

Então, enquanto a Igreja ora, eu quero orar pessoalmente, aqui na frente, por alguém que diz que hoje diz não para Satanás, põe um ponto final no seu sofrimento de viver um dia lá em cima, outro dia lá em baixo. E hoje quer começar uma vida nova, quer receber Jesus, confessá-Lo como seu Senhor.

A Bíblia diz que se tu fizeres isso, tu és salvo. Sais das garras da mentira e do mentiroso para viver nos braços e com os braços de Deus, beijando o Filho antes que Ele se irrite, numa cultura cristã saudável. Onde nós aprendemos com Deus a lidar nas questões da vida pessoal, nas questões da vida de família, na educação dos filhos, nas regras de convivência social. Aqui, aprende-se isso, a luz da Bíblia Sagrada!

Então, se tu estás aqui esta manhã e diz: Apóstolo, eu quero parar com o meu sofrimento, quero Jesus no coração. Sai do teu lugar, vem aqui. Nós oraremos por ti. Não há muitos caminhos. Há um só caminho. Tu não podes ser feliz fora de Jesus. Deus não abrirá exceção com ninguém. 

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...