Demonologia

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A Historia do Saci no Brasil

Quem nunca ouviu falar do Saci? sem duvidas um grande sucesso das nossas lendas Brasileiras
Nas lendas o Saci é um garoto de uma perna só negro que usa um gorro vermelho na cabeça, vive na mata e sempre tá com um cachimbo na boca... 





Segundo a crença popular os Sacis vivem setenta e sete anos de vida e se originam do bambu.
Após sete anos de gestação dentro do gomo do bambu ele sai para uma longa vida de travessuras e quando morre se metamorfoseia em cogumelos venenosos ou em orelhas de pau.
Essa é a História mais conhecida dos Saci, bastante contada por Índios e pessoas que viveram ou moram na mata,  floresta Mas a figura do Saci não é necessariamente aquela do Monteiro Lobato. Como toda lenda urbana , existem várias versões e histórias
Essa lenda já existia no Brasil antes da chegada dos invasores portugueses. Os indígenas já falavam de um curumim de cabelos vermelhos, que enfeitiçava crianças e adultos, quebrando o silêncio da mata. Nessa época ele ainda tinha duas pernas a tinha um rabo. Podia se transformar em pássaros e seu canto era considerado de mau agouro.
Com a chegada dos escravos negros trazidos pelos invasores portugueses, a lenda do saci miscigenou com o choque cultural. Passou a ser negro e perdeu uma perna.

O "porque" da mudança
Essa mudança não foi por acaso e tem um sentido mórbido. Era comum os escravos fugidos serem recapturados e torturados. Alguns chegavam a ser mutilados.
Uma das formas de vingança que os negros escravos usavam era a psicológica. As escravas usadas como babás , para sacanear com os portugueses, costumavam contar histórias e cantigas de ninar cujo tema tinha como objetivo abaixar a estima e criar o medo nas crianças .
Na lenda do Saci especificamente, o mesmo se tornava o vingador dos escravos, fazendo tudo o que eles queriam mas não podiam fazer.

Características do Saci
O Saci pode ter várias formas físicas, mas suas características são todas parecidas. Ele é um brincalhão...Mas também é muito malvado.
Entre as coisas mais leves que ele faz estão "rezar" o leite para azedar, os ovos para gorar, o milho para não pipocar e esconder coisas pequenas. Mas o Saci tende a ser bem mórbido quando quer. Costuma sugar o sangue de cavalos, "rezar" barrigas de grávidas para que os filhos não nasçam ou fiquem com deformidades, coloca pregos na estrada de ponta pra cima para que furam os pés de quem passa.





Como capturar o Saci?

Você pode até ver um Saci, mas alcança-lo já é coisa mais difícil. Mas como se o sacana só tem uma perna? Deve ser mole pegar o safado, não? Que nada!
O fato de ter uma perna só não é problema por que ele se movimenta através de redemoinhos de vento.
Boa parte de seus poderes estão no contato com o famoso gorro vermelho (herança da cultura européia). Com ele o Saci pode ficar invisível e se locomover.
Então vamos agora traçar um plano para que você possa capturar um Saci!
Primeiro você tem que encontrar um. Mole...Fica no meio da rua e em local bem movimentado de preferência ( não se preocupa com o povo te olhando e pensando que você é maluco...eles vão ter que te respeitar depois da sua empreitada!!!) .
Então fica olhando para o chão esperando um pequeno redemoinho de vento. Não vale ficar assoprando, viu? A coisa tem que ser espontânea!
Você precisa estar armado com uma peneira, uma garrafa, uma rolha, um rosário e cinquenta reais.
Assim que vir o redemoinho, jogue rapidamente a peneira em cima. Isso por si só já imobiliza o bicho.
Agora é fácil. Pegue o rosário e envolva a peneira. Com isso você vai poder abrir sem que ele fuja. ( A visão católica era que o Saci é um demônio. Assim ele deve temer os símbolos cristãos)
Próximo passo. Coloque a garrafa no centro. O bicho vai estar tão doido por causa do rosário que vai tentar se esconder lá dentro. Espere uns cinco minutos. Acho que é tempo suficiente.
Em seguida tampe a garrafa com a rolha e pronto!!!
Você tem um Saci só pra você!!!
É claro que você não vai ver nada. Ele é invisível, lembra? E vai ficar assim por todo o tempo. Ele não é idiota de aparecer pra você.
Mas não se incomode com isso. Pode ir para todas emissoras de TV e peça pra fazer uma reportagem sobre a caçada.
Ah! E os cinquenta reais?
É pra você depositar na minha conta. Afinal eu te ensinei a capturar um ser místico e isso não é todo mundo que sabe!!! Coisa de profissional!
Observação: Não tente fazer essa captura perto de um hospício. Podem achar que você é um fugitivo ou coisa parecida e te trancar lá dentro!!!
Curiosidades:
O dia do Saci foi instituído recentemente em 2005 no dia 31 de outubro. O objetivo é criar um feriado nacional com tema tupiniquim para evitar que o Halloween ( Dia das bruxas americano) invadisse e se estabelecesse na nossa cultura. Uma forma de valorizar nossa cultura.
Existe uma associação real chamada A.N.C. Saci ( Associação nacional dos criadores de Saci) !!! Essa associação visa catalogar várias histórias de pessoas que tiveram contato com a criatura. Mas o objetivo deles é realmente propagar a cultura. A sede é em Mina Gerais.
O Saci tem mais alguns nomes como Taperê, Romão e Pererê Sá Pereira.
Além do Saci de Monteiro Lobato, o Saci de Ziraldo também foi marcante na vida de vários brasileiros nas historinhas em quadrinhos. Ainda , nas histórias de Chico Bento de Maurício de Souza, o Saci tem frequente aparição.
Outro Saci conhecido é o mascote do time de futebol Sport do Rio grande do Sul.
O Saci tem outra característica interessante. entre ela e ser Meta Morfo.

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...