Demonologia

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.

domingo, 4 de setembro de 2016

Explicando o Exorcismo


O exorcismo não é mágica. Ele é um processo de conversão, de mudança de vida. É um tratamento que pode durar um mês ou muitos anos
existem duas formas de se fazer o exorcismo: uma em menor escala, na qual é possível alcançar a cura com orações de libertação, e outra maior, em que é necessário um ritual.
A primeira ocorre para casos de opressão, quando "aquela voz [interior] fica te levando a pensar e agir mal", e de obsessão, no qual as pessoas são obsessas "por dinheiro ou por prazer". Já o exorcismo maior é feito por conta de possessão do demônio.
"O demônio toma todo o corpo da pessoa. Ela muda de voz, fala línguas que nunca estudou e começa a saber coisas ocultas. Uma das técnicas que a gente faz, quando quer saber se a pessoa está possuída, é esconder alguma coisa dentro do bolso e perguntar ao demônio o que é"
"Se ela realmente tiver o demônio, ela vai dizer. Se for só a pessoa, ela nunca vai saber."
Antes de o exorcista atender o paciente, o religioso explica que há uma análise do caso, por parte de membros da igreja e de uma equipe formada por psiquiatras, psicólogos e neurocirurgiões. Após a comprovação da possessão do demônio, o padre está autorizado a fazer o ritual.
"A sessão é feita em lugares reservados, por um exorcista, com a ajuda de pelo menos um psicólogo e um neurocirurgião ou profissional médico para analisar o que está acontecendo. O corpo pode passar mal, ter algum distúrbio de pressão alta, de desmaio. Às vezes é necessário que alguém segure a pessoa para que ela não se machuque"
"Há casos em que a pessoa começa a bater a cabeça na parede, no chão."
Durante o ritual, que não tem tempo estimado de duração, o padre se veste com uma estola e usa crucifixo, água benta, óleo e sal exorcizados. É necessário que o paciente aceite participar. "A família pode até trazer, mas para ter a libertação, é necessário que a pessoa queira",
Saber o nome do demônio e importante pois te da poder sobre ele, e ai que começa o exorcismo, Crucifixos, terços, bíblias em punho.
Tendo em mente estes tipos de ações do Inimigo é importante que interroguemos os familiares ou a pessoa que se apresentou para receber Oração de Libertação ou o Exorcismo ( somente relembrando que no caso de Exorcismo, somente um Sacerdote devidamente autorizado pelo seu Bispo pode proceder com o mesmo.) se existem realmente razões válidas para que se proceda com tais orações. Para isso é preciso estabelecer um diagnóstico. Podemos então começar com os sintomas que a pessoa ou os seus familiares  dizem estar sendo vitimas.
Na grande maioria das vezes as regiões mais atingidas por influências maléficas são a cabeça e o estômago. Geralmente a pessoa pode sofrer de dores de cabeça agudas e intensas por muitos dias, meses e até por anos; e os medicamentos se mostram ineficazes nestes casos. Ainda relacionado à cabeça e também aos jovens; é peculiar um sintoma que acontece no jovem que sofre algum tipo de influência maléfica uma rejeição brusca pelos estudos. Crianças e jovens que até ali nunca tiveram nenhuma dificuldade nos estudos e até mesmo gostavam de ir à escola de repente começam a detestar os estudos, o ambiente de escola, começam a ter muitas dificuldades de aprender, falta de concentração, suas memórias se tornam falhas e por isso não querem mais estudar, se tornam rebeldes e indisciplinadas.  Uma observação importante: aqui não se trata de pessoas que não gostam de estudar ou somente estão passando por alguma dificuldade nos estudos, mas estou dizendo de uma mudança muito brusca no seu comportamento.
A boca do estômago também é um ponto geralmente atingido por influências maléficas. Dores quase que insuportáveis e constantes, e todo o tratamento se mostra ineficaz á estas dores. Muito comum é vermos estas dores na boca do estômago se deslocar por vezes para o intestino, para os rins, ovários; e os médicos não conseguem uma explicação para o mesmo.
Um dos sintomas mais típicos da necessidade de Oração de Libertação ou exorcismo é a aversão ao Sagrado: Pessoas que deixaram de rezar, embora tinham uma vida de oração; já não querem mais ir a igreja, participar das Santas Missas, e experimentam um sinal externos de raiva em relação as coisas de Deus, chegando até mesmo se tornarem violentas quando o assunto é Deus e as coisas sagradas, assim como aos objetos sagrados.
algumas manifestações mais espetaculares, mas que particularmente só as vi acontecer quando começamos a proceder com as Orações de Libertação ou em meio ao Ritual do Exorcismo, e não antes.
Falar ou compreender línguas diferentes, sem que a pessoa nem mesmo tenha tido contato com essa língua, por exemplo, o Latim. Outro fato é da pessoa conhecer coisas futuras ou secretas, e ainda demonstrarem uma força sobre-humana.

Ainda durante as orações é comum acontecer casos de grande violência, comportamentos estranhos, blasfêmias e xingamentos.

Uma coisa importante a se destacar é que quando estas pessoas se dirigirem a nós, precisamos perguntar se as mesmas já recorreram aos médicos e se submeteram aos tratamentos que os mesmos recomendaram. Se sim, é muito provável que os medicamentos se tornaram ineficazes diante de uma real influência maléfica, mas mesmo assim não temos autorização de recomendar as pessoas a deixarem de tomar qualquer tipo de medicamento. E iremos perceber que após algumas orações a pessoa sentirá certo alívio em relação aos males reclamados. Nem sempre terão a cura total, pois isso dependerá do grau na qual esta pessoa esta sofrendo estas influências e da quantidade de orações que ela precisará receber para a total cura e libertação.
Já o exorcismo solene, que só pode ser celebrado por um presbítero designado, tem aspecto sacramental e é celebrado em casos de opressão ou possessão. Esse tipo de prática precisa ser autorizada pelo Ordinário, o bispo local, que pode ordenar um exorcismo solene mediante estudo do caso.

O exorcista deve ser um sacerdote, autorizado pelo bispo local ou com autorização expressa da Santa Sé.

1673 Quando a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto seja protegido contra a influência do maligno e subtraído a seu domínio, fala-se de exorcismo. Jesus o praticou, é dele que a Igreja recebeu o poder e o encargo de exorcizar. Sob uma forma simples, o exorcismo é praticado durante a celebração do Batismo. O exorcismo solene, chamado "grande exorcismo", só pode ser praticado por um sacerdote, com a permissão do bispo. Nele é necessário proceder com prudência, observando estritamente as regras estabelecidas pela Igreja. O exorcismo visa expulsar os demônios ou livrar da influência demoníaca, e isto pela autoridade espiritual que Jesus confiou à sua Igreja. Bem diferente é o caso de doenças, sobretudo psíquicas, cujo tratamento depende da ciência médica. É importante, pois, verificar antes de celebrar o exorcismo se se trata de uma presença do maligno ou de uma doença.

ORAÇÕES DE LIBERTAÇÃO

  O poder de expulsar demônios que Jesus conferiu a todos os fiéis é válido, ou seja, todos nós, batizados, temos o poder de expulsar os demônios. Este poder é baseado na lei e na oração, e pode ser exercido por indivíduos ou comunidades sem nenhuma autorização. Entretanto, esse tipo de ato, trata-se de preces de libertação, e não devem ser chamadas de exorcismos. 
No caso de haver desconfiança de uma real possessão um padre deve ser chamado e o Bispo comunicado e deve ser instaurada uma investigação para saber se seria o caso de um Exorcismo Solene.

 A BÊNÇÃO DA CASA

Diz o Catecismo que  "Quando a Igreja exige publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto seja protegido contra a influência do maligno e subtraído a seu domínio, fala-se de exorcismo. "
A Bênção de uma Casa não é propriamente um exorcismo, mas também possui a finalidade de proteger aquele ambiente da influência do maligno e é uma boa opção para quem sente que  precisa de proteção em sua residência.

É IMPORTANTE NÃO CONFUNDIR DOENÇAS MENTAIS, PSICOLÓGICAS, OU PARA PSICOLÓGICAS COM POSSESSÕES


Antes de qualquer Exorcismo Solene é necessária a autorização do Bispo da Diocese e essa autorização só deve ser concedida após rigoroso exame médico, psicológico ou para psicológico, para que se tenha a certeza de que os fenômenos são espirituais e não naturais, humanos, psicológicos.

Muitos fenômenos que eram considerados demoníacos  passaram a ser desconsiderados com o avanço da ciência. É o caso de doenças, sobretudo psíquicas, cujo tratamento depende da ciência médica. É importante, pois, assegurar-se, antes de praticar o exorcismo, se se trata de uma presença do maligno ou de uma doença (cf. Código Dir. Can., cân. 1172).” ( cf. Catecismo §1673).

 O progresso da medicina e da psicologia ensinam que muitos dos sintomas outrora atribuídos ao demônio, podem ter a sua causa em efeitos patológicos, nervosos, ou mesmo para psicológicos. Por isso, a Igreja exige que haja um discernimento muito sério antes de se praticar o ritual do exorcismo, que deve ser autorizado pelo Bispo, incumbindo um sacerdote preparado para realizá-lo.

O EQUILÍBRIO

Por outro lado não podemos nos deixar levar pela tentação de que a Ciência pode explicar tudo. A parapsicologia, a psicologia e as demais ciências têm nos ajudado muito a discernir entre possessões ou fenômenos naturais, mas elas por si só não explicam tudo. Nem todo fenômeno é demoníaco, mas  também nem sempre todo fenômeno é absolutamente psicológico, psiquiátrico ou para psicológico. 

É preciso buscar o discernimento dos espíritos, por isso faz-se necessário paciência, investigação e auxílio de pessoas especializadas em diversas áreas, para enfim chegar-se a uma conclusão.



AS SUPERSTIÇÕES E OS CUIDADOS

A Igreja Católica afirma sua fé cristã no poder de expulsar os demônios, mas nos previne a evitar o fanatismo religioso e as superstições tão presentes no nosso cotidiano, no qual para muitos tudo é culpa do demônio.

Pior que a possessão é a tentação. O possesso não mata, não rouba, não mente,etc. Quem faz isso não é o demônio, mas o ser humano que por seu livre abítrio faz essa escolha. Logo, não acredite em quem diz que matou ou roubou porque estava possuído. Se ele o fez, fez porque o quis, ainda que tenha sido tentado a culpa é dele e não do diabo.

A Igreja é cuidadosa quanto aos exorcismos. Só um padre escolhido pelo Bispo deve fazê-lo, um padre que tenha uma vida piedosa. E os fiéis devem fazer orações de libertação, mas não devem realizar o Ritual do exorcismo, nem conversar com os demônios afim de saber seus nomes,etc.
 NÃO TER MEDO, CONFESSAR-SE E ORAR

Muitos têm medo do demônio. Devemos temer o pecado e a tentação, mas o demônio nada pode contra a gente se vivemos na graça de Deus. Quem busca uma vida de piedade, oração, participando dos sacramentos, não deve ter medo demônio. A oração, o jejum e a penitência são nossas armas eficazes.


ALGUMAS ORAÇÕES DE LIBERTAÇÃO

"São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, sede nosso auxílio contra a malícia e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e Vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no Inferno a Satanás e a todos os  espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perder as almas". Amém!.


 ORAÇÃO DE RENÚNCIA DE TODO MAL 

Senhor Jesus, por esse sinal da cruz, envolva a mim, meus familiares e meus bens em seu amor, no seu poder e no seu Sangue. 

Peço também que o manto da Virgem Maria nos proteja de toda vingança do inimigo sobre nossas vidas.Em teu nome, Jesus, e no poder do teu sangue derramado, declaro guerra aos espíritos das trevas. Acabaram os seus direitos e suas exigências sobre mim.

Em nome de Jesus eu renuncio a satanás, autor de todo pecado, de todo mal e pai de toda mentira. Renuncio ao demônio; suas seduções, enganações, infestações, opressões ou obsessões.

Em nome de Jesus eu renuncio a todo espírito de impaciência, raiva, ressentimento, mágoa, agressividade e presunção, ira e ódio, fofoca e mentira, revolta, vingança, desprezo, decepção e frustração, amargura, tristeza, infelicidade, ciúme e inveja, preguiça, hipocrisia, fingimento, falsidade, auto punição, auto condenação e auto rejeição.

Renuncio a todo espírito de suicídio, morte, angustia, preocupação exagerada, complexo inferior e auto piedade, auto suficiência e falsas enfermidades, traumas e rejeições.

Renuncio a todo espírito de egoísmo, orgulho, ambição e poder, materialismo e consumismo, furto e roubo, a todo desamor, complexo de culpa, carência afetiva, timidez, falta de perdão e calúnia.

Em nome de Jesus eu renuncio a gula, droga, fumo. A todo espírito de alcoolismo, blasfêmia e sacrilégio. A todo espírito de desequilíbrio emocional e psíquico, neurose, síndrome do pânico, ansiedade e auto destruição, luxúria, erotismo, masturbação e fornicação, prostituição e adultério, orgia e farra. Renuncio a toda contaminação por revistas e filmes pornográficos, literaturas não cristãs, filmes e músicas contrárias à sã doutrina da salvação.

A toda impureza, experiências eróticas, homossexualismo e lesbianismo, toda força escravizadora de erotismo, aberrações sexuais e ao aborto.

Em nome de Jesus eu renuncio a todo e qualquer espírito de medo; medo de Deus, de satanás, de pessoas, de animais, medo do futuro, doença e morte, sangue, altura, escuro, acidente, assalto. Medo de falar em público, ou da perda de um familiar, medo do inferno, medos compulsivos, medo de fracassar e de não ser amado.

Renuncio a todo espírito de apego ao dinheiro, ao trabalho ou cargos, objetos e pessoas.Em nome de Jesus eu renuncio a toda espécie de contaminação com falsas religiões; renuncio ao espiritismo, a reencarnação, a invocações dos mortos.

Contaminação com passes espíritas, remédios, tratamentos e cirurgias espirituais. Renuncio a todos os espíritos guias que invocaram sobre mim.

Renuncio a maçonaria, rosa-cruz, seicho-no-iê, igreja messiânica, controle da mente, meditação transcendental, yoga, gnosticismo, racionalismo cristão, santo daime, reiki, tarõ, sociedades esotéricas, superstições, nova era, numerologia, esoterismo, anjos cabalísticos, sincretismo, ocultismo e horóscopo, pirâmide, cristais, búzios, crenças em gnomos, duendes, mapas astral, ferradura, figos, simpatias, talismãs e patuás.

Renuncio a todo espírito de magia negra e bruxaria, feitiçaria, cartomancia, necromancia, quiromancia, sortismo, curandeiro, benzedeira e satanismo. Renuncio a umbanda, quimbanda e candomblé. Renuncio a toda dúvida e confusão religiosa, descrença, renuncio a todos os trabalhos e despachos, maldições ou pragas, maus olhados que lançaram sobre mim e a todos os objetos supersticiosos que trago comigo ou tenho em casa.

Em nome de Jesus eu renuncio a todo espírito de pomba gira, preto velho, tranca rua, Maria mulambo, sete flechas, espírito do cabloco e do índio, exu e ogum, sete quarteirões, cigana, Maria bonita, exu caveira, vó maria conga, maria padilha, pai jacó, exu da maria noite, cigana, pai seta branca, sete porteira, espírito de amarra tudo, maria pretinha, capa preta, espírito jancan, pinga fogo, ventania, espíritos das matas, e a qualquer espírito guia.

Renuncio de todo coração, a todo efeito de batismo, oração, consagração, cruzamento, trabalhos e despacho feito para minha pessoa a falsas religiões; está agora desfeito pelo sangue de Jesus.

Em teu nome Jesus e pela intercessão da Virgem Maria, a qual pisou a cabeça da serpente, o inimigo é obrigado a afastar-se de mim. Eu reivindico sua vitória Jesus e quero agora proclamar Vosso senhorio em todas as áreas de minha vida. Amém.

Rezar o Credo.


ORAÇÃO DE LUTA ESPIRIRTUAL

 Pai Celestial, coloco-me agora em adoração e louvor diante de Ti. Revisto-me de Teu Sangue e me entrego inteiro a Ti, sem reservas. Convoco o Espírito Santo para me capacitar neste momento.

Agradeço-te Pai, por ter enviado Jesus, para morrer em meu lugar e, através dEle, tu me perdoaste completamente meus pecados, minha dívida contigo, dando-me vida eterna. Pai, mostra-me sempre como Tu és grande e que nada me faltará através de Ti.

Agradeço-te hoje hoje e sempre por tudo que sou, por tudo que tenho, por minha família, por meus amigos; pelos bons e maus momentos, por tudo que deu certo em minha vida e por todos os meus erros e fracassos, pois foi através deles e com tua ajuda que os transformei em acertos e vitórias.

Pai, agradeço-te por me querer para Ti e quanto te custei caro, me trocastes por teu amado Filho. Agradeço tuas bênçãos em minha vida e por me tornar herdeiro de Jesus. Reconheço que esta é a Tua vontade e que eu nem merecia, e hoje posso viver cheio de teu Espírito, de amor , alegria e autocontrole em minha vida. E é por isso, que hoje rejeito e resisto a todas as tentativas de Satanás de me roubarem de minha vida a vontade de Deus. 

Revisto-me como Sangue de Jesus, com a benção do Pai e o poder do Espírito santo para proteger a minha família de tudo aquilo que não vem de Deus e esta procurando atingir-nos com aflição, doenças, misérias, adultérios, traição, abandono do lar e brigas constantes, e para quebrar todas as cadeias do mal, todos os tropeços e armadilhas de satanás. É somente em teu nome que nada interfira na obra do Senhor que se realiza em minha vida e na vida dos meus familiares.

Portanto, eu em nome do Senhor Jesus e pelo seu poder, derrubo hoje as fortalezas de Satanás contra meus pensamentos, minha mente, e a submeto a ti Senhor e através do seu poder e do seu amor terei sempre uma mente sã e cheia de sabedoria de Deus.

Derrubo também as muralhas do inimigo constituídas no meu corpo e no meu coração. Entrego-os a Ti e peço-te toma conta deles, pois eles são seus.

Mostra-me como satanás está impedindo, tentando, mentido, distorcendo tudo em minha vida, e por isso, minha mente, meu corpo e meu coração sofrem. Mas agora por Ti, através de ti pai, retiro da mão do inimigo tudo que ele tinha dominado pela minha fraqueza, minha ignorância e minhas revoltas. Retiro da mão do inimigo e entrego a Ti… receba pai, meu corpo, minha mente, meu coração e meu Espírito. 

Eu me submeto a Ti e suplico de todas as maneiras a Tua vitória sobre todas as forças malignas em minha vida, vinda geneticamente, pelo sangue do meus antepassados e que chegaram a mim e eram iniqüidades deles que me contaminaram a minha vida.

Renuncio a tudo que vem do maligno e que por desconhecimento entraram em minha vida. E tudo isso faço em nome e pela autoridade de do Senhor Jesus Cristo.

E agora agradeço-te Pai, pela armadura que providenciaste: Eu me cinjo com o cinturão da verdade, revisto-me da couraça da justiça, calço-me da sandálias da paz e coloco o capacete da salvação, levanto o escudo da fé contra os ardentes dardos do inimigo e tomo em minha mão a espada do Espírito Santo, que é a palavra de Deus.

Contra toda as forças do mal me revisto desta armadura, tornando-me assim, um verdadeiro soldado teu, Pai!!!! Amem, Aleluia!!! 
(reze o creio em Deus Pai)

 PARTE DO RITUAL DO EXORISMO SOLENE:

Santo, Santo, Santo É o Senhor, O Deus dos exércitos

V - Oh, Senhor, ouve a minha oração.
R - Permite que o meu clamor chegue até Vós.
V - Que o Senhor esteja contigo.
R. - Ele está no meio de nós

Oremos

Deus do Céu, Deus da terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos, Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das Virgens, Deus que tem o poder de dar a vida depois da morte e descanso depois do trabalho, porque não há outro Deus além de Ti e não pode haver outro, porque Tu És o Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, cujo reino não terá fim, prostramo-nos humildemente perante a Tua Gloriosa Majestade e Te rogamos que nos libertes com o teu poder, de toda a tirania dos espíritos infernais, das suas ciladas, das suas mentiras e das suas furiosas maldades; propícia, oh, Senhor, que desça sobre nós a Tua poderosa proteção e nos Mantenha seguros e saudáveis. Rogamos-Te através de Jesus Cristo, Nosso Senhor. AMÉM! 

Das ciladas do demônio, liberta-nos, oh, Senhor. Que a Tua Igreja possa servir em paz e liberdade. Rogamos que nos ouças, Senhor. Que afastes a todos os inimigos da Tua Igreja, rogamos que nos ouças, Senhor.AMÉM.

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...