Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A Magia Sexual de Aleister Crowley

O primeiro contato sistemático que Crowley teve com a magia sexual foi através da Ordo Templi Orientis, O.T.O., Ordem Templária fundada no início do Séc. XX que teve como pano de fundo a influência de diversas tradições como a magia greco-egípcia, os Mitos do Graal, a simbologia maçônica e a herança templária dos Cavaleiros do Templo.  O segundo Líder da Ordem, Theodor Reuss (1855-1923), foi quem realmente levou a O.T.O. adiante após a morte de Carl Kellner (1851-1905). Reuss era um maçom ativo de alta patente, membro inclusive de muitas Lojas irregulares e ritos heterodoxos. A intenção por trás da fundação da O.T.O. era a criação de uma Academia Maçônica onde os mistérios de vários ritos maçônicos pudessem ser organizados em um sistema coeso de iniciação. De acordo com Reuss, os Mistérios da Maçonaria são meras alegorias do simbolismo sexual e ao que parece, a Ordem só divulgou sua verdadeira intenção no Manifesto de 1917:

Que seja sabido que existe desconhecido ao grande público, uma Ordem muito antiga de sábios cujo objetivo é a melhoria e evolução espiritual da humanidade por meio da conquista do erro, auxiliando homens e mulheres em seus esforços para reconhecer a verdade. Esta Ordem já existia nos tempos mais remotos e há muito tem manifestado a sua atividade em segredo e abertamente no mundo com nomes diferentes e de várias formas: ela causou revoluções sociais e políticas e provou ser a rocha da salvação em tempos de perigo e infortúnio. A Ordem sempre empunhou a bandeira da liberdade contra a tirania em qualquer forma que esta aparecesse, seja clerical, despotismo político, social ou opressão de qualquer tipo.

A esta «ordem secreta» toda pessoa sábia e espiritualmente iluminada pertence por direito de sua natureza: pois todas, mesmo não sendo pessoalmente conhecidas, são um na sua finalidade e objetivo e todas elas trabalham sob a orientação de uma luz da verdade. Nesta Sociedade Sagrada ninguém pode ser admitido por outro, a menos que tenha o poder de entrar por si mesmo em virtude de sua própria iluminação interior e nem pode alguém depois de ter entrado uma vez ser expulso, a menos que expulse a si mesmo, tornando-se infiel aos seus princípios, esquecendo novamente as verdades que aprendeu por experiência própria.

Tudo isso é sabido pela pessoa iluminada.

Mas é conhecido apenas por poucos que existe também uma organização externa, visível aos homens e mulheres que, tendo encontrado o caminho para o real autoconhecimento e viajado por areias escaldantes, estão dispostos a dar aos outros desejosos de entrar nesse caminho o benefício de sua experiência, atuando como guias espirituais para aqueles que estão dispostos a serem guiados.

Enquanto inúmeras sociedades, associações, ordens, grupos etc. foram fundadas nos últimos trinta anos em todas as partes do mundo civilizado, todos seguindo alguma linha de estudo oculto, ainda há apenas uma antiga organização de místicos verdadeiros que mostram ao buscador a Estrada Real para descoberta dos Mistérios Perdidos da Antiguidade e o desvelamento da Única Verdade Hermética.

Essa organização é conhecida no presente como:

Antiga Ordem dos Templários Orientais
Ordo Templi Orientis
Senão: Fraternidade Hermética da Luz

É uma Escola Moderna da Magia. E como as antigas escolas de magia, ela deriva seu conhecimento do Oriente. Este conhecimento nunca foi revelado ao profano, pois deu imenso poder para o bem ou o mal aos seus possuidores. Foi gravado em símbolos, parábolas e alegorias, exigindo uma chave para a sua interpretação.

Os símbolos e glifos da Maçonaria foram originalmente derivados desse mistério mais antigo.

Esses símbolos da antiga Maçonaria, dos Rosa-cruzes, a arte sacra dos antigos Chemi (egípcios), a corrente dourada de Homero etc. são diferentes aspectos de Aquele Grande Mistério. Todos eles requerem uma chave para revelar seu real significado subjacente. Existe, no entanto, apenas uma Chave Correta e ela deve ser utilizada da maneira correta.

Essa chave pode ser colocada ao alcance de todos aqueles que estão preparados desinteressadamente para estudar e trabalhar por sua posse, se candidatando como membros da Ordem dos Templários Orientais «O.T.O.».

A O.T.O., Ordo Templi Orientis, é um corpo de iniciados em cujas mãos está concentrado o segredo do conhecimento de todas as Ordens Orientais e de todos os graus maçônicos existentes. Seus chefes são iniciados no mais alto posto e reconhecidos como tal por todos capazes de tal reconhecimento em todos os países do mundo. A Ordem é internacional e tem conexões existentes em todos os países civilizados do mundo.


Theodor Reuss teve seu primeiro contato com Crowley em março de 1910. Isso ocorreu durante o processo em que seu antigo mentor na Ordem Hermética da Aurora Dourada, S.L. MacGregor Mathers (1854-1918), lhe acusava de divulgar publicamente os mistérios da Ordem no The Equinox, Vol. I, No. 3 (1910). Durante essa querela na justiça, tanto Crowley quanto Mathers gozaram de certa notoriedade na imprensa. Se aproveitando da oportunidade, na ocasião Mathers se declarou líder de todos os rosacruzes.

Crowley se juntou a O.T.O. sendo reconhecido como um membro do VII° Grau devido a política da Ordem em reconhecer qualquer Maçom do Grau 33° – do Rito Escocês Antigo e Aceito  – como membro do VII° Grau. Nesta ocasião, Crowley e Reuss discutiram inúmeros assuntos importantes, o que levou Crowley a declarar: Eu agora sou um tipo de inspetor geral de vários ritos, encarregado de uma missão secreta, elaborando relatórios sobre a possibilidade de reconstruir todo o Edifício, o que foi universalmente reconhecido por todos os membros mais inteligentes, sendo ameaçados do grave perigo. 

Em 1° de Junho de 1912 Crowley foi elevado ao Grau IX°, devidamente patenteado como Rex Summus Sanctissimus X° O.T.O. para Irlanda, Iona e todos os Bretãos que estão no Santuário da Gnose, Lugar-tenente Comandante da Sagrada Ordem do Templo, até os Muito Ilustres Senhores Cavaleiros Soberanos Grandes Inspetores Gerais do Antigo e Aceito Rito e do 95° do Rito Real de Memphis, Perfeitamente Iluminado do sublime IX° para operar uma Grande Loja Nacional para Inglaterra e Irlanda. Existem controvérsias acerca desta elevação de Crowley ao Grau mais alto da Ordem e elas envolvem um pequeno volume chamado O Livro das Mentiras. Em suas confissões, Crowley alega que após sua publicação em 1912, o O.H.O. me procurou. Até aquele momento eu não havia percebido que havia algo na O.T.O. além de um conveniente compendio acerca dos mistérios da Maçonaria. Ele disse que desde que eu estava familiarizado com o supremo segrado da Ordem, era permitido que eu participasse do IX°, na obrigação de dar conta dele. Eu protestei dizendo que não estava ciente de tal segredo. Ele então disse: «Mas você o publicou em letras bem claras». Eu disse que isso não era possível porque não conhecia o segredo. Ele então se virou e retirou de sua bolsa uma cópia de O Livro das Mentiras, mostrado-me a passagem onde publiquei o segredo. Na hora fui tomado por uma iluminação. Todo o simbolismo, não apenas da Maçonaria, mas de muitas outras tradições, ardeu diante de minha visão espiritual. 

Dessa repetida história popular nós podemos presumir – ou imaginar – que Theodor Reuss, furioso com Crowley, o procurou em seu apartamento em Londers e lhe acusou de revelar o Segredo do IX° O.T.O. Crowley, após reler a seção cujo segredo fora revelado, imediatamente experimentou uma epifania que como um relâmpago, iluminou sua mente e os Mistérios da Ordem se revelaram a ele: Eu tive uma súbita revelação dos Segredos Ocultos da Ordem naquele exato momento.  Após conversarem por horas, Reuss nomeou Crowley como líder da O.T.O. para as Ilhas Britânicas e fez dele um IX° Grau. É sabido que este encontro ocorreu no início de 1912, mas o que é confuso nessa história é que a data da primeira edição de O Livro das Mentiras é de 1913. Para resolver essa questão, pesquisadores modernos admitem que a data no livro estava errada, justificando a história que Crowley relatou em suas Confissões. No entanto, para alguns pesquisadores mais perspicazes, essa justificativa de que a data na impressão do livro estava incorreta simplesmente não faz sentido algum. Crowley era metódico em suas publicações. Para ele, cada livro era um talismã mágico, confeccionado de acordo com as condições astrológicas que ele definia, principalmente os livros mais importantes. Portanto, é bem possível que Crowley tenha criado essa história como uma venda para o livro que de verdade ofendeu Reuss em 1912. Parece estranho que Crowley tenha mentido em suas confissões, no entanto, não é segredo algum que ele costumava inventar histórias em suas publicações e essa é só mais uma delas.

Em outras palavras, embora esteja claro para alguns que Crowley tenha fabricado essa história para desorientar o não-iniciado, considera-se que ele deixou pistas acerca do verdadeiro livro publicado em 1912. Neste ano, Crowley fez oito publicações, entre elas livros e panfletos. De acordo com Susan Roberts em seu livro The Magician of Golden Dawn, Gerald Yorke lhe disse pessoalmente que o Segredo da Ordem foi publicado na edição de primavera do The Equinox (Vol. I, No. 7) de 1912, o que faz sentido. De acordo com Yorke, tratava-se de Liber Stellae Rubeae que, segundo o próprio Crowley é um ritual secreto, o coração de IAO-OAI.[6] Os Adeptos familiarizados com os Mistérios do IX° Grau compreenderão essa Trindade Sagrada, bem como as implicações do elixir vermelho do Rubi Estrela como o mênstruo requerido para nutrir a transformação alquímica. Embora este liber revele o segredo, Euclydes Lacerda me disse que, segundo Marcelo Motta (1931-1987) – que recebera essa informação diretamente de Karl Germer – os segredos da Ordem estão espalhados em vários números do The Equinox. Outro exemplo é Liber B vel Magi. Germer revelou a Motta pessoalmente que a história acerca de O Livro das Mentiras é falsa. Em suas Confissões, Crowley menciona que a primavera de 1912 chegou enquanto eu vivia entre Londres e Paris. Eu escrevi alguns poemas de primeira mão e um ensaio mais ou menos importante, o Entusiasmo Energizado. Embora esse ensaio tivesse sido escrito nessa época, ele não apareceu na edição de primavera do The Equinox. E embora tenha sido considerado pelo autor como mais ou menos importante, ele revela o Segredo do IX° Grau. Eu o tenho em alta medida. Em dezembro de 1912 Crowley produziu a instrução mais importante do IX° O.T.O., o Liber C vel Agape sendo Azoth Sal Philosophorum – O Livro da Revelação do Santo Graal onde se fala do Vinho do Sabbath dos Adeptos sendo a Instrução Secreta do Nono Grau. Essa instrução e os detalhes dessa história foram publicados em Rituais, Documentos & a Magia Sexual da O.T.O.

De acordo com Crowley, as técnicas sexuais da O.T.O. a ele ensinadas por Reuss eram bem rudimentares, além de não terem sido verdadeiramente praticadas por ele. Mesmo assim, uma vez iniciado nos mistérios sexuais da O.T.O., Crowley começou a explorar o universo da magia sexual, aplicando-a de maneira científica, segundo seus próprios princípios. Em 1914 Crowley fez a seguinte declaração acerca da magia sexual em seu diário mágico, Rex De Arte Regia:

Essa Arte me foi comunicada   pelo O.H.O.  Cabeça Externa da Ordem  Eu fui inconstante em sua prática até  de janeiro de 1914  quando eu comecei a fazer alguns experimentos e coletar dados. O Conhecimento que obtive me capacitou a fazer pesquisas mais profundas com perspicácia e direção, até que pude definir certos resultados os quais obtive por meio da vontade. Por exemplo, minha bronquite, intratável até o momento, foi curada em um dia. Eu obtive dinheiro quando precisei. Adquiri uma potência e atração sexual tão poderosas que durante meses me mantive persistente nos experimentos da Arte. Melhor que tudo, eu tive um aumento em poder criativo e intuição mágica que muito da Grande Obra executada por mim durante todo esse verão pode ser atribuída inteiramente a essa Arte. 

Daquele ano em diante, Crowley empreendeu muitos experimentos com a magia sexual, anotando tudo em seus diários, publicados e não publicados. Trata-se de uma documentação detalhada de suas operações mágicas, destacando a aptidão dos parceiros, a qualidade do Elixir (sêmen ou fluídos sexuais misturados) e os resultados, satisfatórios ou não.

A ideia de se utilizar o sexo como um mecanismo de caráter religioso em rituais de magia ajustava-se perfeitamente aos princípios filosóficos e religiosos da doutrina thelêmica promulgada através de O Livro da Lei. Para Crowley, na verdade, foi o casamento perfeito.

Ao que parece, Reuss recebeu bem a mensagem transmitida através de O Livro da Lei e a seu pedido Crowley começou a revisar e reescrever os rituais da Ordem no período em que esteve nos EUA durante a Primeira Guerra. Essa foi uma ótima oportunidade onde Crowley começou a inserir elementos da doutrina thelêmica na estrutura da O.T.O.

Inicialmente, a magia sexual na O.T.O. estava restrita aos Graus VIII° e IX°. No VIII° Grau, o Perfeito Pontífice dos Iluminati era instruído em uma prática fálica de magia auto-erótica. No IX° Grau, o Iniciado no Soberano Santuário da Gnose era ensinado uma técnica sexual que envolve a cópula, necessitando portanto de uma sacerdotisa no rito. Em adição, Crowley criou um novo Grau para Ordem, o XI°, onde ele incluiu o intercurso anal nas operações de magia. Existe uma lenda urbana de que o XI° O.T.O. trata-se da magia homossexual, quer dizer, magia sexual entre parceiros do mesmo sexo). Mas isso é um equívoco. Uma análise acurada dos diários de Crowley revelam que ele utilizava as técnicas do XI° Grau tanto com homens quanto com mulheres. Portanto, o mistério que envolvia a mística do XI° na concepção de Crowley era o intercurso anal, não a magia homossexual. Para Crowley a atividade sexual corriqueira não tinha finalidade alguma. No seu sistema de magia sexual a energia é sublimada até o ponto de poder carregar as imagens criadas pelo magista. Esse tipo de prática foi desenvolvida por Crowley a partir dos escombros da antiga Ordem Hermética da Aurora Dourada, precisamente, suas instruções acerca de magia talismânica.

Analisando os diários de Crowley e o curso de suas operações mágicas, fica fácil discernir seus métodos na maioria dos rituais. De modo geral, o magiasta deveria se concentrar em um objeto, como a inspiração para escrever um poema, por exemplo, criando a partir daí com sua vontade um construto mental que deveria ser estimulado através da corrente ofidiana, quer dizer, o estímulo sexual. Crowley costumava visualizar uma chuva dourada de prāṇa na forma de gotas de ouro caindo sobre ele no momento do orgasmo magicamente dirigido quando a finalidade era prosperidade financeira. No entanto, o estado de mente do magista deveria ser carregado ou energizado através do estímulo da energia sexual.  Crowley utilizava o sexo como uma ferramenta de gnose e não existe nenhuma mais poderosa. Utilizando o estímulo sexual e a quimiognose nas operações de magia Crowley era capaz de transcender o estado limitado da mente ordinária e projetar-se além do tempo e espaço no eterno continnuum, inacessível ao não-iniciado em condições normais. Em seus diários, Crowley escreveu:

A união da mente consciente, quando essa estiver estável, com o subconsciente, é evidentemente necessário a qualquer Operação na qual o Resultado tenha de ser formulado antecipadamente. 

A união da mente consciente com a mente subconsciente parece ser o aspecto central do sistema de magia sexual elaborado por Crowley. É interessante notar que Crowley muitas vezes identificou o subconsciente com o Sagrado Anjo Guardião. Uma característica interessante na magia sexual ensinada na O.T.O. é o caráter sacramental do Elixir. Na magia do IX° O.T.O. o Elixir trata-se da mistura dos fluídos sexuais masculino e feminino, coletados diretamente da kteis (vagina), seja com a boca ou em um recipiente adequado. O Elixir pode ser utilizado para consagrar objetos mágicos como talismãs, empoderando-os com a força canalizada durante o orgasmo magicamente dirigido.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...