segunda-feira, 13 de agosto de 2018

As Leis da Magia

As leis da magia derivam dos Sete Princípios Herméticos, que são universais, eles regem os experimentos mágicos.
As leis da magia são:

MENTALISMO - princípio pelo qual a mente humana abre-se para o universo e interage com a mente cósmica, abrindo os portais para a luz do conhecimento universal.

CORRESPONDÊNCIA - princípio da manifestação do universo holográfico, onde a integração do ser humano com o cosmo se faz por meio da mente holografica. Capta imagens do passado, presente e futuro, sem tempo e espaço.

VIBRAÇÃO - princípio de movimento e trasferência, onde o ser humano, através de determinados estados de consciência, adquire habilidades psíquicas.

POLARIDADE - princípio que demonstra que todo o universo é dual. A magia do trabalho com as leis da natureza também trabalha com essa dualidade na busca da alquimia perfeita.

RITMO - princípio que demonstra como se movimenta o sistema dual do universo, que gira em círculo e espirais, marcando o movimento ciclíco da grande roda da vida, atraés das fases da lua e das estações.

GÊNERO - princípio que tem como comprovantes as forças masculinas e femininas, cuja integração e criação são formas andrógenas de energia.

CAUSA E EFEITO - principio cuja lei evidencia que para toda ação há uma repercussão cósmica, que se manifesta por meio de alguma outra causa.

Algumas Deusas e seus significados (diversos panteões)

ADITI (hindu): 
Mãe de Adityas, Mitra e Varnuak, Aditi significa literalmente "livre de laços".
Não há dúvida de que a expressão se refere ao céu infinito, que é o domicílio de seus "filhos": o sol, a lua, a noite, o dia. Aditi é o céu, o ar, todos os deuses, as cinco nações, é o passado e o futuro.

AFRODITE (grega): 
Deusa do amor, tanto no que tem de mais nobre quanto de degradado.
Na sua origem também foi a deusa da fertilidade. A lenda conta que era filha de Zeus e Dione, mas a tradição homérica criou outra história bem mais interessante para o seu nascimento: quanto Cronos castrou seu pai, Urano, jogou seus órgãos genitais no mar. Eles flutuaram, formaram uma espuma branca e dela saiu Afrodite, a essência da beleza feminina.

AMATERASU (japonesa): 
Deusa do sol, a lenda conta que Amaterasu nasceu do olho esquerdo de Izanagi e é adorada tanto como um corpo celestial quanto como divindade espiritual, e também como ancestral da família imperial.

AMBIKA (hindu):
É um aspecto da deusa Kali. É chamada de "Pequena mãe" e considerada a geradora, localizando-se junto a outras deusas que personificam vários aspectos da divindade. Ambika tem o lado destruidor que aparece em suas batalhas contra os demônios.

ANANKE (grega): 
Chamada também de Necessidade, ela é a mãe das Parcas. O Fuso da Necessidade repousa em seu colo.

ANGEBORDA (nórdica): 
Deusa escandinava gigante, tem três filhas: a cobra gigante, a que traz o fim do mundo e a rainha da morte.

ANU (celta): 
Os deuses celtas na Irlanda são freqüentemente chamados de Povo da deusa Danu, mas isso não significa que ela tenha dado à luz a todos. A Deusa Anu (ou Ana) era confundida com ela. Anu foi uma antepassada primitiva.

ARIADNE (grega): 
Filha de Minos, Ariadne foi trazida por Teseu para Creta e abandonada. Ela dormia à beira da água, em Naxos, e quando acordou e percebeu que Teseu foi embora, pôs-se a chorar. Dionísio a viu, casou-se com ela, e pouco depois tiveram três filhos. É ela quem conduz os seres humanos através do labirinto.

ARIANRHOD (britânica): 
Filha de Don, mãe de Llwe, Arianrhod tem o aspecto da Iniciadora.

ARTEMIS (grega): 
A Caçadora, a princípio era uma divindade agrícola, adorada especialmente na Arcadia. Ártemis era a deusa da caça e da floresta, seu caráter é lunar e ela é representada como uma jovem virgem.

ASTARTE (babilônia): 
Seus ritos envolviam o oferecimento da virgindade das jovens a estranhos. Astarte personificou o mais belo dos corpos celestes, o planeta Vênus. Deusa do amor e da guerra, é raramente mencionada.

ATENA (grega): 
Patrona de Atenas, foi objeto de um culto especial. Adorada como deusa da guerra, das artes, da paz e da inteligência prudente. Nos primórdios de seu culto, era venerada como noite de tempestade e tinha um culto meteorológico.

ATROPOS (grega): 
Atropos era uma das Moiras (terminologia grega), chamadas de Parcas pelos romanos. Para Homero, representavam o destino individual, do qual nenhum mortal escapa. As Parcas eram em número de três e filhas da noite. Era Atropos quem media o fio da vida.

BAGALA (hindu): 
Protetora, ela é uma das Dasa-Mahavidyas. Destrói as formas negativas e é representada como cabeça de garça.

BAUBO (grega): 
A energizadora Baubo era conhecida por sua irreverência e maus modos. Quando ofereceu uma bebida especial que tinha preparado para Deméter e esta recusou, fez gestos obscenos para a deusa, que achou muita graça, ao invés de se zangar.

BELTIA (babilônica): 
Era "A Senhora", reinando nos céus. Seus adoradores a exaltavam, dizendo que ela estava acima de todos os deuses e tinha a capacidade de aliviar sofrimentos, dar vida, alegria e prazer.

BHAIRAVI (hindu): 
Uma das Dasa-Mahavidyas, Bhairavi é outro nome pelo qual Parvati, a personificação do "poder" de Shiva, é conhecida. O nome dessa deusa tem um adento: a terrível. Ela está sempre ligada ao poder, à destruição e ao sangue, embora tenha aspectos da Preservadora e da Criadora de Tudo.

BONA DEA (romana): 
Ela é "A Boa Deusa", patrona dos ritos femininos. Seu culto era administrado pelas vestais virgens e só era freqüentado por mulheres.

BRÍGIDA (irlandesa): 
Foi freqüentemente confundida, e portanto, encarada como a deusa tripla. Sua adoração difundiu-se mais do que a de anu e sobreviveu no cristianismo como Santa Brígida (ou Brida). Parece provável que ela tenha sido uma divindade que encarnava o conceito e a figura da deusa-mãe.
Brígida era protetora da cura, do artesanato e da poesia.

CAILLEACH (celta): 
A deusa céltica Cailleach tem um aspecto sombrio, o que não a impede de se metamorfosear numa linda mulher quando deseja agradar o homem amado. Mas que ele se acautele, pois ela sempre que o domínio, o poder.

CERES (romana): 
Ceres veio da Campania, mas seu templo era em Roma. Paradoxalmente, seu templo e ritos eram gregos. Deusa da agricultura, protegia plantações e oferecia fartas colheitas.

CERIDWEN (britânica): 
Na lenda celta, Ceridwen é chamada de A Mulher Sombria do Conhecimento. Tem grande habilidade em mudar de forma e guarda aspectos da Iniciadora e da Tecelã.

CESSAIR (irlandesa): 
É considerada uma antepassada primitiva, tem o aspecto de Preservadora, sua cor é verde e seu símbolo o navio.

CHINNAMASTA (hindu): 
Uma das Dasa-Mahavidyas, também Varjayogini, Chinnamasta é Iniciadora, domina o conhecimento tântrico e possui os elementos altamente destruidores em seus aspectos.

CIBELE (traciana): 
Etimologicamente, Cibele é a deusa das cavernas. Personificava a terra em seu estado primitivo e selvagem e era adorada no alto das montanhas. É uma grande mãe, dada sua ligação com o fornecimento de alimento.

CIPACTLI (mexicana): 
Criadora, essa deusa mexicana existiu, originalmente, sob a forma de um monstruoso jacaré nadando no espaço. Quando duas serpentes divinas cortaram seu corpo em pedaços, a parte de baixo transformou-se na terra, enquanto a parte de cima, no céu.

CIRCE (grega): 
Filha de Helios, foi mais provavelmente, a deusa do amor aviltado. Circe era muito conhecida por seus feitiços e encantamentos. Casada com o rei dos sarmacianos, envenenou seu marido e foi morar numa ilha. Circe tem o aspecto da Tecelã e muda de forma.

CLOTHO (grega): 
É uma das Moiras (ou Parcas, segundo os romanos), também responsável pelo destino humano, sendo aquela que fia a Linha da Vida.

DAENA (persa): 
É a desafiadora, com quem as almas dos mortos têm que se encontrar antes de passar pela fonte que definirá se irão para o céu ou para o inferno.

DAKINI (tibetana): 
É chamada de "dançarina do céu", e considerada a divindade feminina da meditação. A luz do arco-íris é associada à meditação comas dakinis.

DANU (irlandesa): 
Antepassada primitiva, Danu tem os aspectos da Criadora de Tudo, sua cor é o preto e seu símbolo é a Via Láctea. Deusa dos Celtas na Irlanda – os deuses eram chamados de Povo da Deusa Danu, embora ela não tivesse dado à luz todos eles, mas o título mostrava sua força e importância.

DASHA MAHAVIDYAS (hindu): 
Ou as dez Grandes Sabedorias da Deusa Kali. Podem aparecer sob terríveis formas.

DEMÉTER (grega): 
Representava o solo fértil e cultivado. Sua maior importância entre os gregos deveu-se à sua figura de mãe, embora seu caráter original, de "mãe terra", tenha sido preservado em certas regiões da Grécia. Mãe de Perséfone, rainha do Mundo Subterrâneo, Deméter estendeu sua influência através da filha. Sempre permaneceu em contato com os mortais a quem concedeu benefícios da civilização.

DEVI (hindu): 
Termo hindu para designar "Deusa".

DHATISVARI (hindu): 
dakini da "sabedoria cristalina", governadora do oriente e da água.

DHUMAVATI (hindu): 
É uma das Dasa-Mahavidyas, e tem o aspecto da Desafiadora.

DIKÉ (grega): 
É a deusa da justiça e embora um dos mitos contados sobre ela diga que foi exilada na constelação de Virgo, o poeta romano Virgílio manifestou o desejo e a necessidade de sua volta à terra para corrigir as injustiças.

DONZELA DO GRAAL (céltica/medieval): 
A portadora do Graal, a que traz alegria.

DONZELAS DO MILHO (norte americanas): 
As Donzelas do Milho são seis irmãs que dançam para que haja fartura. Fazem parte das lendas dos índios Pueblo, constando como doadora de grãos e da sabedoria.

DORJE (tibetana) 
dakini. Ver a deusa Dhatisvari.

DURGHA (hindu): 
Aspecto de Parvati. Durgha é uma das grandes Protetoras da mitologia hindu.

DZALARHONS (índios norte americanos): 
É a guardiã dos tesouros terrestres e fica furiosa quando vê a destruição da natureza. Mesmo assim, é Energizadora e Protetora.

EIRENE (grega): 
Filha de Themis e Zeus, é a deusa da justiça.

ERESHKIGAL (sumeriana): 
Rainha do Mundo Subterrâneo.

ERÍNIAS (gregas): 
As Erínias eram às vezes chamadas de "cães do Hades". Eram divindades infernais, cuja missão especial era punir os parricidas e aqueles que violavam seus juramentos. Quando um crime era cometido numa família, apareciam imediatamente, e por isso, ficaram conhecidas como guardiãs das leis terrenas. As erínias eram tão rigorosas no castigo que perseguiam o criminoso até o Mundo Subterrâneo, para além, portanto, da própria morte.

ESTANELEHI (índios norte americanos): 
Ver Mulher Transformadora.

EUMÊNIDES (grega): 
Significa "as bondosas", é um dos nomes usados pela Erínias.

EUMONIA (grega): 
Significa "a ordem legal" e faz parte do aspecto da Medidora.

FREYA (nórdica): 
Irmão do deus Frey, ela tem uma rica casa no céu, onde recebia heróis derrotados com um incrível banquete. Foi, na verdade, a primeira das Valquírias e sua suprema comandante. Adorava jóias e enfeitas e era considerada a deusa do amor.

GAIA (grega): 
Deusa da Terra. Seu aspecto é o da Criadora.

HATHOR (egípcia): 
Uma espécie de "fada", que às vezes aparecia no nascimento de uma criança. Pertencia a uma grupo de sete ou até nove jovens e suas predições – às vezes favoráveis e às vezes não – nunca falhavam. Hathor também é Mantenedora, Rainha do Mundo Subterrâneo e oferece o encanto.

HECATE (grega): 
Divindade do Mundo Subterrâneo, Hécate era, em sua origem, uma deusa lunar. Nascida na Trácia parecia-se, de algumas formas, com Ártemis. Poderosa no céu e na terra, Hécate dava riqueza, triunfo e sabedoria. Cuidava da prosperidade e da navegação.

HEL (nórdica): 
Rainha do Mundo Subterrâneo.

HERA (grega): 
Foi, originalmente, rainha do céu, a virgem celestial. Casada com Zeus, vivia às turras com ele. Presidia todas as fases da existência feminina. Venerada no cume das montanhas, Hera tinha cinco ou seis templos e era representada sentada num trono, com um centro na mão direita. Foi considerada a grande patrona das mulheres e rainha dos deuses.

HESTIA (grega): 
A palavra grega "hestia" significa "a terra, o lugar onde a casa e o fogo doméstico são mantidos". A dificuldade que o homem primitivo tinha de encontrar o fogo explica facilmente porque ela era tão venerada. Além do mais, era em torno da lareira que a família se reunia e sua força era tão grande que, quando um dos membros ia embora, formar um novo lar, levava consigo um pouco do fogo de Hestia. Posteriormente, quando as cidades começaram a se formar, seu fogo era levado a público, e o costume simbólico foi mantido.

HORAE (grega): 
A palavra grega do qual Horae deriva seu nome significa "um período de tempo que pode ser aplicado igualmente ao ano, às estações do ano e às hora do dia". Estes diferentes significados influenciaram as sucessivas concepções de Horae. Primeiro, foram divindades de caráter meteorológico, encorajando o amadurecimento das frutas e favorecendo a colheita. Depois, passaram a presidir a ordem que havia na natureza, tornando-se, por conseguinte, as guardiãs da natureza e exercendo influência não só física, mas também moral.

INANNA (sumeriana): 
Deusa do amor, da guerra.

IRIS (grega): 
Mensageira.

ÍSIS (egípcia): 
Grande Mãe, feiticeira e libertadora.

KALI (hindu): 
Deusa com os aspectos da energizadora, criadora e destruidora. Uma das Dasa-Mahavidyas.

KALWADI (australiana): 
Figura amplamente importante nos ritos iniciatórios. A grande vocação maternal da Deusa é patente, pois ela presta serviços de babá para engravidar de novo das crianças a quem cuida.

KAMALA (hindu): 
Uma das Dasa-Mahavidyas, a Que Dá Poder.

KAUSIKI (hindu): 
Aspecto guerreiro de Kali.

KHANDO (tibetana): 
Ver dakini.

KURUKULLA (hindu): 
É a protetora da sabedoria. Seu aspecto é o da Desafiadora.

KWAN YIN (chinesa/japonesa): 
Chamada de "Ouvinte das Súplicas", Kwan Yin concede iluminação suprema a seus devotos e promete a libertação deixando os canais mentais livres para novas percepções e a criatividade.

LACHESIS (grega): 
Ela é uma das Moiras (Parcas para os romanos), irmã de Atropos e a responsável pelo corte do fio da vida.

LAKSHMI (hindu): 
Mulher de Vishnu e exemplo de beleza feminina, Lakshmi ou Sri, com às vezes é chamada, é a deusa da fortuna e da prosperidade. Como tal, segura seu símbolo tradicional, o lótus, numa de suas quatro mãos.

LE-HEV-HEV (melanesiana): 
Desafiadora, guardião do Mundo Subterrâneo, recebe os que morreram frente ao seu labirinto. Ela submete as almas a enigmas, se são bem-sucedidas, vão para o Mundo Subterrâneo, caso contrário, as devora.

LEKYI (tibetana): 
Dakini, ver Samaytara.

LETO (grega): 
Deusa que protege o parto, que dá inspiração.

LEVANAH (semítica): 
A fase escura da lua, aspecto da medidora. Controla o fluxo e o refluxo das marés.

LILITH (semítica): 
Primeira mulher de Adão, antes que ele se casasse com Eva. Posteriormente, foi considerada rainha dos demônios. Seu personagem é bastante controvertido e totalmente rejeitado em círculos religiosos ortodoxos do Ocidente.

LOCANA (hindu): 
Dakini de todo "espaço abrangente", governante do centro do vácuo.

LUNA (romana): 
A Lua.

MAAT (egípcia): 
É descrita como uma mulher que está de pé ou ajoelhada. Na cabeça, usa uma pena de avestruz, que é um ideograma de seu nome: verdade ou justiça. Era a deusa da lei, verdade e justiça. Filha querida e confidente de Ra e também esposa de Toth, o juiz dos deuses.

MACHA (irlandesa): 
Deusa que morre de parto e amaldiçoa os homens de Ulster, desejando que eles sintam a fraqueza da mulher ao dar à luz por quatro dias e cinco noites, durante nove gerações. Tem também o aspecto da Medidora.

MACHIG LAPDRON (tibetana): 
É uma salvadora, uma xamã.

MAEVE (irlandesa): 
Rainha de Connacht, da guerra e do amor sexual.

MAMAKI (hindu): 
Dakini de "toda a sabedoria enriquecedora", soberana do sul e da terra.

MARIA (cristã): 
A Abençoada Virgem, Libertadora, Mãe das almas, Rainha do Céu.

MARIA MADALENA (cristã/gnóstica): 
Energizadora, simboliza o conhecimento.

MATANGI (hindu): 
Uma das Dasa-Mahavidyas, a Energizadora.

MEDUSA (grega): 
Juíza, também guerreira. Este aspecto seu está ligado a Atena.

MENSAGEIRA DO GRAAL (céltica/medieval): 
a companheira e desafiadora da Busca.

METIS (grega):
 "Conselho Prudente".

MINERVA (romana): 
Deusa da Sabedoria.

MNEMOSINE (grega): 
Deusa da Memória, mãe das musas, padroeira das recordações.

MODRON (britânica): 
"Mãe", padroeira da sabedoria que foi perdida, esquecida.

MOIRAE (grega): 
As Moiras eram o correspondente grego de "As Parcas" (o destino) que são três:Clotho, Lachesis e Atropos.

MORGEN (britânica): 
Também chamada de Morgana, aquele que cura, a que consegue mudar as formas.

MORRIGHAN (irlandesa): 
Deusa da guerra e também aquela que tira a morte e cura doenças.

MULHER BÚFALO BRANCA (Lakota): 
Divindade cultuada pelos índios norte americanos. Traz em si o aspecto da Iniciadora e também da Que Dá Poderes.

MULHER CORUJA BRANCA (Arapho): 
Entidade cultuada pelos índios norte americanos. Traz em si o aspecto da Desafiadora.

MULHER TRANSFORMADORA (norte americana): 
Deidade venerada pelos índios nativos norte americanos, tem capacidades transformadoras.

MULHER PEIOTE (norte americana): 
Entidade cultuada pelos índios norte americanos que propicia uma visão ampliada do universo. Tem consigo o aspecto da Tecelã.

MUSAS (grega): 
Irmandade de nove parte de artes, ciências e artesanato. O termo ficou até hoje, e quando um poeta se refere a sua "musa inspiradora", está falando dessa irmandade que se tornou substantivo.

NEITH (egípcia):
 Guardião dos mistérios escondidos, também apresenta o aspecto da Tecelã.

NEMESIS (grega): 
É a deusa da vingança, da desforra. Para ela, é preciso sempre ar o troco a quem nos faz mal.

NERTHUS (germânica): 
É a mãe terra, ao mesmo tempo, é aquela que tira.

OXUM (nigeriana): 
Deusa das águas, que refresca e revigora. Faz parte dos culto afro-brasileiros.

OYA (africana): 
Simboliza as estações do ano. Como aspecto, traz o da Energizadora.

PANDASRAVASINI (hindu): 
Dakini da "sabedoria discriminatória", governante do Oeste e do fogo.

PANDORA (grega): 
Energizadora.

PARCAS (grega, romana, nórdica): 
Título das Moiras e das Nornas.

PARVATI (hindu): 
É também chamada de Shakti. Traz em si o aspecto da energizadora e da Tecelã.

PEMA (tibetana): 
Dakini. Ver Pandasravasini.

PIRRA (romana): 
Ancestral primitiva.

RADHA (hindu): 
Deusa da abundância, do amor, que tem êxtases sensoriais profundos e os favorece.

RAGNELL (britânica, medieval): 
É a entidade que doa a soberania, e tem como aspecto a Desafiadora.

RHEA (grega): 
É a mãe dos deuses, e seu aspecto é o da Preservadora.

RHIANNON (britânica): 
Rainha do Mundo Subterrâneo, é aquela que liberta dos fardos.

RINCHEN (tibetana): 
Dakini. Ver Mamaki.

SAMAYTARA (hindu): 
Dakini de "toda sabedoria realizada", governante do Norte e do ar.

SARASVATI (hindu): 
Deusas das águas, das artes e das ciências.

SATI (hindu): 
Encarnação de Devi.

SEKHMET (egípcia): 
É representada como uma mulher que tem cabeça de leão e está sentada em um trono. Casada com Ptah, chamada de "a amada de Ptah", teve um filho com ele, Nefertum.

SELENE (grega): 
Lua.

SHAKTI (hindu): 
É a energia da Deusa.

SHEILA NA GIG (irlandesa): 
Mãe no sentido daquela que dá e tira.

SHEKINAH (semítica): 
A consorte energizadora de Jeová, criadora, como ele, do mundo e das coisas, numa espécie de comunhão de ações.

SODASHI (hindu): 
Uma das Dasa-Mahavidyas, Preservadora.

SOFIA (grega/gnóstica): 
Deusa da Sabedoria. Tem o aspecto da Que Dá Poderes.

SOVEREIGNTY (céltica): 
Deusa da Terra. Com o aspecto da Que Dá Poderes.

SURABHI (hindu): 
É a vaca do espaço cósmico.

TARA (hindu/tibetana): 
É a deusa compassiva com o homem, aquela que o liberta. É também uma das Dasa-Mahavidyas.

TELLUS MATER (romana): 
Mãe Terra, matrona das mulheres.

THEMIS (grega): 
"A que é firme". Representa a ordem e traz como aspecto o da Medidora.

TIAMAT (babilônica): 
A Criadora de Tudo.

TLAZOLTEOTL (asteca): 
É o "coração da terra", a Tecelã, a purificadora.

UKEMOCHI (japonesa): 
Criadora de Tudo. Traz também o aspecto da Preservadora.

UNCEGILA (índia norte americana): 
Desafiadora, Tecelã.

VAJRA-VARAHI (tibetana): 
É a "semente de diamante", a Energizadora.

VARJAYOGINI (tibetana): 
Também Chinnasta. Traz o aspecto da Libertadora.

VIRGEM NEGRA (cristã): 
Uma das designações para a Virgem Maria, que se refere ao seu aspecto sombrio, embora curador. É interessante lembrar que a corrente esotérica que propõe a volta da Deusa (e já a cultua) considera Maria com um de seus aspectos.

YESHE TSOGYEL (tibetana): 
Aspectos: A Iniciadora, Libertadora e A Que Dá Poderes.

ZOÉ (gnóstica): 
Simboliza a vida, e em termos de aspecto traz o da Energizadora.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Exorcismo e orações em Latim

Nas culturas egípcia, babilônica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à ação dos demônios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas idéias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.
No cristianismo, exorcismo (do grego exorkismós, “ato de fazer jurar”, pelo latim exorcismu) é a cerimônia que visa esconjurar os espíritos maus, forçando-os a deixar os corpos possessos ou dominar sua influência sobre pessoas, objetos, situações ou lugares. Quando objetiva a expulsão de demônios, chama-se Exorcismo Solene e deve fazer-se de acordo com fórmulas consagradas, que incluem aspersão de água benta, imposição das mãos, conjurações, sinais da cruz, recitação de orações, salmos, cânticos, etc. Além disso, o ritual católico do exorcismo pode ser executado por sacerdotes somente quando são expressamente autorizados por bispos.
Por que as missas eram rezadas em Latim?
Até a década de 60 as missas eram rezadas em Latim, mas entre 1962 e 1965 essa prática começou a ruir. Fim das missas em Latim teve como objetivo tentar trazer de volta às igrejas fiéis que estavam abandonando o hábito de frequentar a igreja católica, e um dos motivos seria que esses fiéis não entendiam a língua usada nas celebrações.
Mas por qual motivo o Latim era usado, se nem mesmo Jesus Cristo falava essa língua?
A versão oficial aponta três motivos para isso: O primeiro motivo seria que a igreja católica adotou adotou o latim porque na época era uma das línguas mais faladas do mundo civilizado. O segundo motivo para essa língua ter sido usada por tanto tempo é que o latim se tornou uma língua morta, e assim suas palavras não mudariam de sentido ao longo dos tempos, mantendo assim os significados originais das orações e cerimônias inalterados com o passar dos séculos, línguas "vivas" constantemente adotam palavras novas e abandonam algumas palavras antigas. O terceiro motivo diz respeito ao caráter global da igreja católica, assim usando uma língua padrão, as cerimônias e orações seriam idênticas em diferentes partes do mundo.
Existem ainda algumas suposições não oficiais. Uma delas afirma que o latim foi oficializado como idioma padrão pela igreja católica quando essa passou a sofrer influência do império Romano, que adotava o latim como um dos idiomas falados no império. Outro motivo diz respeito a nota de crucificação de Jesus. As missas seriam rezadas fazendo-se uso de palavras em latim, grego e hebraico, porque a sentença de Pilatos, fixada na cruz de Cristo, estava escrito Jesus Nazareno Rei dos judeus, em latim, grego e hebraico.
Possessões
Possessão é o estado ou condição em que o corpo e (ou) a mente de um indivíduo são supostamente possuídos ou dominados por uma entidade (um ser, força, ou divindade) que lhes é externa, ou que não se manifesta habitualmente nas atividades da vida diária. A possessão, considerada como experiência de natureza psicológica e social, pode ser verificada individual ou coletivamente, e ter caráter inesperado, ou estar submetida a algum tipo de controle ritual; em diversas sociedades e culturas, figura como episódio ou experiência central da vida religiosa. Podemos dividir, genericamente, as formas de possessão em quatro categorias:
Encosto: O espírito fica próximo à pessoa, mas a influência é pequena. Neste caso, banhos de água e sal ou orações como o Pai-Nosso ou o Credo, afastam este espírito inferior. Geralmente estes espíritos são de pessoas que desencarnaram e pertencem à família do possuído.
Espírito opressivo: O espírito tem a capacidade de “vampirizar” a energia do indivíduo. Os efeitos são sentidos como um cansaço ou vontade de chorar que podem cessar de um momento para outro. Indica-se neste caso, que se utilize um saquinho de cor vermelha, sempre junto ao corpo para neutralizar a presença deste espírito. Também os banho de água com sal, são benéficos neste caso. A leitura do salmo 23 é o mais indicado contra o espírito opressivo.
Obsessão: O espírito consegue ficar de maneira tão dominante no corpo astral do indivíduo que pode até mesmo mudar o modo de falar e fazer coisas que normalmente não faria no dia-a-dia. Chega até mesmo a não reconhecer parentes e pessoas próximas de seu convívio. É bom frisar que aqui no Brasil de acordo com o espiritismo ou nas religiões afro-brasileiras como a umbanda e candomblé, existem os fenômenos de possessão de espíritos doutrinadores e iluminados, trazendo ao médium apenas benefícios.
Possessão demoníaca: Neste caso, o espírito toma o corpo da pessoa, fazendo com que ocorram até fenômenos de “poltergeist” (conjunto de fenômenos produzidos espontaneamente, que consiste em ruídos e deslocamento de objetos, podendo ter duração indeterminada).


Exorcismo:
“Spiritus Dei ferebatur super aquas, et inspiravit in facien hominis spiraculus vitae. Sit Michael dux meus, et Sabtabiel servus meus in luce et per lucem. Fait verbum halitus meus; et imperabo spiritus aeris hujus, et refrenabo equos solis voluntate cordis meis, et cogitatione mentis mede et mutu oculi dextri. Exorciso igitur te, creatura aeris, per Pentagrammaton et in nomine Tetragrammaton, in quibus sunt voluntas firma et fides recta. Amen. Selah. Fiat.”

Oração:
“Caput mortuum imperet tibi Dominus per Adam lotchavah!
Aquila errans, imperet tibi Dominus tetragrammaton per Angelum et leonem!
Michael, Gabriel, Raphael, Anael!
Pluat udor per spiritu Elohimm. Maneat Terra per Adam, Jatchivah. Fiat Jadictum per ignem in virtude Michael”.

Oração:
Kyrie eleison.
Christie eleison.
Sancta Maria. Ora pro nobis.
Sancta Dei Genitrix. Ora pro nobis.
Sancta Virgo Virginum. Ora pro nobis.
Sancte Michael. Ora pro nobis.
Sancte Gabriel. Ora pro nobis.
Sancte Raphael. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Angeli e Archangeli. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Beatorum Spiritum Ordinis. Ora pro nobis.
Sancte Petre. Ora pro nobis.
Sancte Paule. Ora pro nobis.
Sancte Jacob. Ora pro nobis.
Sancte Joannes. Ora pro nobis.
Sancte Thomas. Ora pro nobis.
Sancte Philippe. Ora pro nobis.
Sancte Bartholomae. Ora pro nobis.
Sancte Simon. Ora pro nobis.
Sancte Thadeu. Ora pro nobis.
Sancte Mathie. Ora pro nobis.
Sancte Barnabé. Ora pro nobis.
Sancte Marce. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Apostoli et Evangeliste. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Discipulo Domini. Ora pro nobis.
Sancte Vicente. Ora pro nobis.
Sancte Laurente. Ora pro nobis.
Sancte Estephene. Ora pro nobis.
Sancte Fabiane e Sebastiane. Ora pro nobis.
Sancte Gervase et Protase. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Martyres. Ora pro nobis.
Sancte Silvestre. Ora pro nobis.
Sancte Gregore. Ora pro nobis.
Sancte Ambrose. Ora pro nobis.
Sancte Agostino. Ora pro nobis.
Sancte Hieronyme. Ora pro nobis.
Sancte Nicolae. Ora pro nobis.
Sancte Martine. Ora pro nobis.
Sancte Bernarde. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Pontifices et Confessores. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Doctores. Ora pro nobis.
Sancte Benedicte. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Monarchi et Eremitae. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Sacerdotes et Levitae. Ora pro nobis.
Sancta Maria Madalena. Ora pro nobis.
Sancta Agatha. Ora pro nobis.
Sancta Lucia. Ora pro nobis.
Sancta Cecile. Ora pro nobis.
Sancta Catharina. Ora pro nobis.
Sancta Anastacia. Ora pro nobis.
Omnes Sancti Virgines et Vinduce. Ora pro nobis.
Omnes Sancti et Sancte Dei, Interdicedite. Ora pro nobis.
Proptius esto. Parce, Domine.
Ad omni pecat. Libera-nos.

ORAÇÃO DE EXORCISMO, ENSINADA POR SANTO ANTÔNIO

A tradição popular diz que Santo António deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demónio. Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração – chamada também de “lema de Santo António” – na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma.

Original, em latim:

Ecce Crucem Domini!
Fugite partes adversae!
Vicit Leo de tribu Juda,
Radix David! Alleluia!

Tradução para a lingua portuguesa:

Eis a cruz do Senhor!
Fugi forças inimigas!
Venceu o Leão de Judá,
A raiz de David! Aleluia !

Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la – em latim ou português – para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam.

ORAÇÃO DE EXORCISMO

Em nome de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, fortalecido pela intercecção da Imaculada Virgen María, Mãe de Deus, do Bendito Miguel Arcanjo, dos Benditos Apóstolos, Pedro e Paulo, e de todos os Santos, confiadamente nos dispomos à tarefa de repudiar os ataques e enganos do diabo.

Salmo 67

Deus levanta-se; Os seus inimigos são derrotados e os que o odeiam, fogem ante Ele.

Como o fumo é expulsado, eles são expulsados; como a cera se derrete ante o fogo, também os malvados perecem com a presença de Deus.

V. - Contemplai a cruz do Senhor, fujam todos os Seus inimigos.

R. - Ele conquistou. O Leão da tribo de Juda. O rebento de David.



V. - Permite que a vossa misericordia, Senhor, desça sobre nós.

R. - Em proporção à nossa Esperança e fé em Ti.

Expulsamos-vos de nós, quem quer que sejam, espíritos sujos, todos os poderes satânicos, todos os invasores infernais, todas as legiöes malvadas, assembleias e seitas; em nome e pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo, + que sejam extirpados e sacados da Igreja de Deus e das almas feitas à imagem e semelhança de Deus e redimidas pelo precioso sangue do Divino Cordeiro. + Astuta serpente, não te atreverás mais a enganar a raça humana, perseguir a Igreja, atormentar aos eleitos por Deus e ceifá-los como se fossem trigo. + O Deus Mais Alto ordena-te. + Ele, com quem, na tua grande insolência, ainda reclamas ser igual.

Deus quer que todos os homens sejan salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. [ 1Tim. 2: 4].

O Deus Pai ordena-te. + O Deus Filho ordena-te. + O Deus Espirito Santo ordena-te. + Cristo, a Palavra de Deus encarnada, ordena-te; + Ele, que para salvar a nossa raça perdida por consequencia da tua inveja, ...humilhou-se Ele mesmo, fazendo-se obediente até à morte... [Fil. 2: 8].

Ele que construiu a sua Igreja numa rocha firme e declarou que as portas do inferno não triunfaram contra ela, porque Ele estará com ela; e conosco estará todos os dias até á consumação dos tempos. [S. Mateo 28: 20].

O sagrado sinal da cruz ordena-te, + como tambem o faz o poder dos misterios da fé cristã, + a gloriosa Mãe de Deus, A Virgem Maria, ordena-te; + Ela, que pela sua humildade e desde o primeiro momento da sua imaculada Concepção, esmagou a tua orgulhosa cabeça. A fé dos santos Apóstolos Pedro e Paulo e os outros Apóstolos ordenam-te. + O sangue de Mártires e a piedosa interceção dos Santos ordenam-te.+

Portanto, maldito dragão, e vós, legiões diabólicas, ordenamos pelo Deus vivo, + pelo Deus verdadeiro, + pelo Deus Santo, + pelo Deus que ...assim amou Deus ao mundo; até dar o Seu Filho único, para que todos aqueles que acreditam nele, não se percam, mas sim tenham a vida eterna; [S. Juan 3: 16]; deixa de enganar as criaturas humanas e derramar sobre elas o veneno da condenação eterna; deixa de ferir a Igreja interferindo com a sua liberdade. Vai-te embora satanás, inventor e mestre de todas as mentiras, inimigo da salvação do homem.

Sai do caminho de Cristo em quem não podeste encontrar nenhum dos teus trabalhos; dá-lhe o seu lugar A Unica, Santa, Católica e Apostólica Igreja adquirida por Cristo ao preço do seu sangue. Rebaixa-te por baixo de toda a poderosa mão de Deus; treme e foge quando invocarmos o Santo Nome de Jesus, este Nome, que faz tremer o inferno, este Nome, ao qual as Virtudes, Poderes e Dominios do Céu estão humildemente submetidos, este Nome ao qual os Querubins e Serafins dizem constantemente repetindo: Santo, Santo, Santo É o Senhor, O Deus dos exércitos.

V. - Oh, Senhor, ouve a minha oração.

R. - Permite que o meu clamor chegue até vós.



V. - Que o Senhor esteja contigo.

R. - Ele está no meio de nós.

Oremos... Deus do Céu, Deus da terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos, Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das Virgens, Deus que tem o poder de dar a vida depois da morte e descanso depois do trabalho, poque não há outro Deus além de Ti e não pode haver outro, porque Tu És o Criador de todas as coisas, visiveis e invisiveis, cujo reino não terá fim, postramo-nos humildemente perante a Tua Gloriosa Majestade e te rogamos que nos libertes com o teu poder, de toda a tirania dos espíritos infernais, das suas ciladas, das suas mentiras e da suas furiosas maldades; propícia, oh, Senhor, que desça sobre nós a Tua poderosa protecção e nos mantenhas seguros e saudáveis.

Rogamos-te através de Jesus Cristo Nosso Senhor. AMEM !

Das ciladas do demónio, liberta-nos, oh , Senhor.

Que a Tua Igreja possa servir em paz e liberdade, rogamos que nos oiças, Senhor.

Que afastes a todos os inimigos da Tua Igreja, rogamos que nos oiças, Senhor.

Água benta deve ser salpicada no lugar onde se pronuncia a oração.

O ORAÇÃO DE EXORCISMO DE SÃO BENTO

São Bento é um santo da Igreja Católica e Ortodoxa que é adorado por muitos. O seu dia é o dia 11 de julho: veja aqui o santo do dia 11 de julho. Ele possui várias orações e intercede por muitas causas diferentes, tendo inclusive uma das mais poderosas orações contra a inveja. Se você está sentindo que forças do mal estão agindo em sua vida, você pode pegar com este santo e orar a oração de Exorcismo de São Bento abaixo. Alertamos que esta oração de exorcismo só deve ser feita em caso sérios de influências negativas em sua vida.
ORAÇÃO DE EXORCISMO DE SÃO BENTO – ORAÇÃO E RITUAL PODEROSOS
Para se livrar dessa influência negativa em sua vida, você irá precisar de:

2 litros de água
1 óleo essencial para afastar energias negativas
Para este ritual, sugerimos os óleos de alecrim, ou mirra ou olíbano, todos são excelentes para este fim.

1º Passo: Despeje todo o conteúdo do frasquinho de 10 ml de óleo essencial nos dois litros de água.

2º Passo: Tome o seu banho de higiene normalmente. Quando já estiver se enxaguado, jogue esta água da cintura para baixo, passando-a também nos braços. Não deixe que esta água entre em contato com sua cabeça ou seu coração.

3º Passo: durante 3 minutos seguidos você deve orar a Oração de Exorcismo de São Bento. Essa oração é em latim, por isso mantenha o celular com a oração perto de você ou escreva em um papel e repita-a por 3 minutos seguidos.  Nós colocamos abaixo a tradução das palavras para você saiba o que está dizendo, mas reze a versão em latim.

“Crux Sancti Patris Benedicti.

Crux Sancta Sit Mihi Lux.

Non Drako Sit Mihi Dux.

Vade Retro Satana!

Nunquam Suade Mihi Vana;

Sunt Mala Quae Libas;

IHS!”

Tradução

“Santa Cruz do Santo Pai Bento.

Cruz Santa seja minha luz.

Que o Dragão não seja o meu chefe.

Retira-te Satan!

Jamais aconselhe-me qualquer vaidade;

É má a bebida que me serves:

Bebe tu mesmo os teus venenos.

IHS!”

4º Passo: agora você deve se secar com um pano ou toalha branca nunca antes utilizada (e que possa ser descartada). Enxugue-se bem para tirar toda a água e todo o óleo do corpo.

5º Passo: queime o pano branco. Tenha muito cuidado para não se queimar neste processo nem provocar um incêndio. O melhor é colocá-lo em um recipiente de metal (como uma lixeira por exemplo), colocar um pouco de álcool e depois colocar fogo. Deixe queimar até que só sobrem cinzas.

6º Passo: jogue as cinzas restantes no ralo da sua casa, se for preciso pode jogar água para força-lo a descer.

Depois de fazer este exorcismo, cerque-se de toda a proteção divina para evitar a ação de influências negativas em sua vida. Sugerimos orações de proteção. 

E X O R C I S M O

Oração Contra satanás e os Anjos Rebeldes
Grande e glorioso Príncipe dos exércitos celestes, São Miguel Arcanjo, defendei-nos...
Porque para nós a luta não é contra a carne e o sangue, mas sim contra as potestades, contra os poderes mundanos das trevas e contra os espíritos da maldade....." [Efes. 6, 12]. 
Vem e assiste ao homen que foi criado na Sua imagem e a quem Ele redimiu da tiranía do demonio a um grande preço.
O Santo Povo de Deus venera-vos como seu guardião e protector. A ti o Senhor confiou as almas dos redimidos, para que as dirijas ao Céu. Ora, portanto, que o Deus da Paz, atire satanás para debaixo dos nossos pés, para que ele não possa manter o homem em pecado e fazer mal ao Povo de Deus. Oferece as nossas orações ao mais Alto, que sem demora elas atraiam a sua misericordia sobre nós, que vença o dragão,...
a serpente antiga, que é o demónio, satanás, e acorrente-o por mil anos... e lançá-lo no Abismo, a fim de que não seduzisse mais as naçöes..." [baseado em Apoc. 20: 2-3].
Em nome de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, fortalecido pela intercecção da Imaculada Virgen María, Mãe de Deus, do Bendito Miguel Arcanjo, dos Benditos Apóstolos, Pedro e Paulo, e de todos os Santos, confiadamente nos dispomos à tarefa de repudiar os ataques e enganos do diabo.

Salmo 67

Deus levanta-se; Os seus inimigos são derrotados e os que o odeiam, fogem ante Ele.
Como o fumo é expulsado, eles são expulsados; como a cera se derrete ante o fogo, também os malvados perecem com a presença de Deus.

V. - Contemplai a cruz do Senhor, fujam todos os Seus inimigos.

R. - Ele conquistou. O Leão da tribo de Juda. O rebento de David.

V. - Permite que a vossa misericordia, Senhor, desça sobre nós.

R. - Em proporção à nossa Esperança e fé em Ti.

Nota:indica uma benção que é dada se um sacerdote invoca o exorcismo. Se um leigo a invoca, então a "+" indica o lugar onde o símbolo da cruz é feito silenciosamente pelo fiel que esteja a oferecer essa secção específica.
Expulsamos-vos de nós, quem quer que sejam, espíritos sujos, todos os poderes satânicos, todos os invasores infernais, todas as legiões malvadas, assembleias e seitas; em nome e pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo, + que sejam extirpados e sacados do Povo de Deus e das almas feitas à imagem e semelhança de Deus e redimidas pelo precioso sangue do Divino Cordeiro. + Astuta serpente, não te atreverás mais a enganar a raça humana, perseguir e atormentar aos eleitos por Deus e ceifá-los como se fossem trigo. + O Deus Mais Alto ordena-te. + Ele, com quem, na tua grande insolência, ainda reclamas ser igual. 
Deus quer que todos os homens sejan salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. [ 1Tim. 2: 4].
O Deus Pai ordena-te. + O Deus Filho ordena-te. + O Deus Espirito Santo ordena-te. + Cristo, a Palavra de Deus encarnada, ordena-te; + Ele, que para salvar a nossa raça perdida por consequencia da tua inveja, ...
humilhou-se Ele mesmo, fazendo-se obediente até à morte... [Fil. 2: 8].
Ele que construiu a sua Igreja na rocha firme de Cristo e declarou que as portas do inferno não triunfaram contra ela, porque Ele estará com ela;...
e conosco estará todos os dias até á consumação dos tempos. [S. Mateo 28: 20].
O sagrado sinal da cruz ordena-te, + como tambem o faz o poder dos misterios da fé cristã, + a gloriosa Mãe de Deus, A Virgem Maria, ordena-te; + Ela, que pela sua humildade e desde o primeiro momento da sua imaculada Concepção, esmagou a tua orgulhosa cabeça. A fé dos santos Apóstolos Pedro e Paulo e os outros Apóstolos ordenam-te. + O sangue de Mártires e a piedosa interceção dos Santos ordenam-te.+
Portanto, maldito dragão, e vós, legiões diabólicas, ordenamos pelo Deus vivo, + pelo Deus verdadeiro, + pelo Deus Santo, + pelo Deus que....
assim amou Deus ao mundo; até dar o Seu Filho único, para que todos aqueles que acreditam nele, não se percam, mas sim tenham a vida eterna; [S. Juan 3: 16]; 
deixa de enganar as criaturas humanas e derramar sobre elas o veneno da condenação eterna; deixa de ferir a Igreja interferindo com a sua liberdade. Vai-te embora satanás, inventor e mestre de todas as mentiras, inimigo da salvação do homem.
Sai do caminho de Cristo em quem não podeste encontrar nenhum dos teus trabalhos; dá-lhe o seu lugar ao Povo de Deus adquirido por Cristo ao preço do seu sangue. Rebaixa-te por baixo de toda a poderosa mão de Deus; treme e foge quando invocarmos o Santo Nome de Jesus, este Nome, que faz tremer o inferno, este Nome, ao qual as Virtudes, Poderes e Dominios do Céu estão humildemente submetidos, este Nome ao qual os Querubins e Serafins dizem constantemente repetindo: Santo, Santo, Santo É o Senhor, O Deus dos exércitos.


V. - Oh, Senhor, ouve a nossa oração.

R. - Permite que o nosso clamor chegue até vós.

V. - Que o Senhor esteja convosco.

R. - Ele está no meio de nós.

Oremos
Deus do Céu, Deus da terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos, Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos, Deus dos Mártires, Deus dos Confessores, Deus das Virgens, Deus que tem o poder de dar a vida depois da morte e descanso depois do trabalho, poque não há outro Deus além de Ti e não pode haver outro, porque Tu És o Criador de todas as coisas, visiveis e invisiveis, cujo reino não terá fim, postramo-nos humildemente perante a Tua Gloriosa Majestade e te rogamos que nos libertes - com o teu poder - de toda a tirania dos espíritos infernais, das suas ciladas, das suas mentiras e da suas furiosas maldades; propícia, oh, Senhor, que desça sobre nós a Tua poderosa protecção e nos mantenhas seguros e saudáveis. Rogamos-te em Nome de Jesus Cristo Nosso Senhor. 
AMEN !
Das ciladas do demónio, liberta-nos, oh , Senhor.
Que a Tu Povo possa servir em paz e liberdade, rogamos que nos oiças, Senhor.
Que afastes a todos os inimigos da Tu Povo, rogamos que nos oiças, Senhor.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxilio contra as maldades e ciladas do demónio.
Ordene-lhe Deus, humildemente o pedimos. E Vós Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino Poder, precipitai no inferno a satanás, e a todos os espíritos malígnos, que vagueam pelo mundo para perder as almas! Amen
Assim seja!        

como funciona o exorcismo e as quatro formas de possessão


A Universidade Regina Apostolorum, em Roma, declarou em março deste ano que o número de exorcismos aumentou nestes últimos anos. Um dos principais motivos estaria associado ao uso indevido da internet e à divulgação de páginas relacionadas ao satanismo. Desta maneira, algumas pessoas direta ou indiretamente poderiam sofrer ataques do demônio, porém sem ser possuídas, embora vítimas de uma manipulação mental e abuso psicológico.
A palavra exorcismo deriva do grego exorkizein, que significa "unir por juramento ou desalojar espíritos" e envolve um procedimento feito apenas por pessoas preparadas; quem o pratica é chamado de "exorcista" e o afligido, "possuído", que pode apresentar agressividade, fúria, ódio, além da xenolalia (línguas estranhas), a revelação de coisas que seriam impossíveis saber e violenta aversão à Deus, Jesus, Virgem Maria, crucifixos, água benta etc. Como já foi verificado em algumas sessões, objetos começam a voar, colocando em risco a vida do exorcista.
O que leva alguém a ser possuído? Indivíduos com problemas mentais poderiam estar mais suscetíveis à influência de um espírito obsessor. O abuso de substâncias tóxicas, como o álcool ou drogas, além das emoções negativas e o exagero de palavras de baixa frequência faz com que se tornem alvos fáceis de espíritos malignos.
O exorcismo católico começa com Adjure te, spiritus nequissime, per Deum omnipotentem, que significa: "eu te ordeno, espírito maligno, pelo Deus Todo-Poderoso", e existem três categorias: o batismal (abençoa a criança antes do batismo), o simples (purifica um lugar ou coisa para livrá-lo do mal) e o real (que livra o ser humano da possessão).
No cristianismo, a possessão e o exorcismo estão associados ao mal e o processo de libertação é feito de forma dramática e violenta. No ministério de Jesus também está presente o exorcismo; o mais conhecido é aquele quando um louco possuído por espíritos impuros invadem uma vara de porcos para que em seguida disparem sobre um precipício.
A ideia do exorcismo é encontrada no mundo inteiro e em todas as tradições culturais. É mencionado inclusive nas escrituras hebraicas, no Velho Testamento em "1, Samuel" em que Saul se torna um possuído e Davi o exorciza.
O exorcista oficial do Vaticano, Padre Gabriele Amorth, disse que há bispos e cardeais instalados na Igreja que não acreditam em Jesus e estariam ligados ao demônio devido à sua má conduta moral.
É bom frisar que no Brasil, de acordo com o espiritismo e as religiões afro-brasileiras como a umbanda e candomblé, existem os fenômenos de possessão de espíritos doutrinadores e iluminados, trazendo ao médium apenas benefícios.
Entenda as quatro formas de possessão, segundo o espiritismo
Encosto: O espírito fica próximo à pessoa, mas a influência é pequena. Neste caso, banhos de água e sal ou orações como o Pai-Nosso ou o Credo, afastam este espírito inferior. Geralmente estes espíritos são de pessoas que desencarnaram e pertencem à família do possuído.
Espírito opressivo: O espírito tem a capacidade de "vampirizar" a energia do indivíduo. Os efeitos são sentidos como cansaço ou vontade de chorar que podem cessar de um momento para outro. Indica-se, neste caso, que se utilize um saquinho de cor vermelha contendo dentro dele uma oração, usando sempre junto ao corpo para neutralizar a presença deste espírito. Também os banhos de água com sal são benéficos neste caso. A leitura do salmo 22(23) é o mais indicado contra o espírito opressivo.
Obsessão: O espírito consegue ficar de maneira tão dominante no corpo astral do indivíduo que pode até mesmo mudar o modo de falar e fazer coisas que normalmente não faria no dia a dia. Chega até mesmo a não reconhecer parentes e pessoas próximas de seu convívio.
Possessão: Neste caso, o espírito toma o corpo da pessoa, fazendo com que ocorram até fenômenos de poltergeist (conjunto de fenômenos produzidos espontaneamente, que consiste em ruídos e deslocamento de objetos, podendo ter duração indeterminada). O processo pode ser demorado, chegando a durar uma semana, meses ou anos. Deve ser tratado imediatamente, pois este espírito pode levar à morte do possuído. O exorcista recorre às preces, água-benta, defumadores, essências de rosas e arruda. O sal que é associado à pureza espiritual é também utilizado.
1- O exorcismo deve ser discreto, em casa ou em um oratório, com a presença de familiares. Se a vítima apresentar força anormal, pode ficar amarrada em uma cama ou cadeira. O local deve ter um crucifixo e uma imagem da Virgem Maria

2- O rito começa com aspersão de água benta, que pode ser adicionada de sal. A água, jogada sobre o atormentado e sobre os demais presentes, recorda a purificação recebida no batismo. Depois, o sacerdote convida todos a orar

3- Agora é hora da reza brava. O padre recita um ou mais salmos que exaltam a vitória de Cristo sobre o Maligno e lê trechos do Evangelho. O passo seguinte é impor as mãos sobre o fiel atormentado e ler mais palavras de fé

4- Não poderia faltar a principal oração, o Pai-Nosso, que todos rezam de mãos dadas. O padre faz o sinal-da-cruz e assopra a face do fiel possuído, dizendo mais palavras sagradas contra o demônio

5- As “fórmulas de exorcismo” são as orações finais. Há dois tipos: a deprecativa, mais “light”, e a imperativa, usada em casos mais extremos. O rito termina com canto de ação de graças, oração e benção

6- Depois da reza e da água benta, o padre avalia se o Diabo saiu ou não pelo semblante da pessoa: se ela estiver calma e demonstrar paz de espírito, sucesso! Se não der certo, rolam novas sessões

Ser exorcista: uma missão de risco espiritual

O Pe. Gallego as escuta e diagnostica. Reza. E, se percebe que se trata de influência ou possessão, faz o exorcismo – que nem sempre dá resultado na primeira sessão. Em 50% dos casos, trata-se de possessão ou influência maligna; os demais casos costumam ser de doenças mentais.

O demônio, explica, “se manifesta de maneiras muito diferentes. Não pense em filmes como ‘O exorcista’. Às vezes, a normalidade é muito inquietante. Não chega de repente. Manifesta-se causando dano. As pessoas sofrem e se afastam de Deus: esta é a missão do Maligno”.

– De que porcentagens estamos falando no caso das possessões demoníacas?

Cerca de 90% dos exorcismos são por influência maligna; apenas 10% são por possessão.

– O senhor tem certeza quando é um caso de possessão demoníaca?

Não, nunca há certeza total. O que eu sim vejo são manifestações desse espírito maligno nas pessoas. Pessoas fiéis que sofrem, que falam com voz cavernosa, que estão atormentadas e precisam se livrar dos demônios. Pedem cura. Eu não curo ninguém, é Deus quem age.

– Há quem pense que o demônio não existe.

Sim, também bispos. Um deles me disse que não havia casos de possessão em sua diocese, mas eu estava tratando 5 pessoas de lá. As pessoas procuram ajuda, eu recebo gente de todos os lugares. Toda diocese deveria ter um exorcista, mas nem sempre há.

– Estou vendo sua agenda, está lotada. Quem vem?

Pessoas que vivem destroçadas e querem sair da situação de mal-estar enorme em que se encontram. Pessoas de todo nível social e condição. Crentes, não necessariamente católicos, mas que acreditam. Meus próximos dois meses já estão cheios.

– Um exorcista cobra pelos seus serviços?

Nunca cobro nada. Nenhum honorário. Isso dá confiança. Não quero dinheiro. Há muitos imigrantes. E pessoas de todos os tipos que não acredita que seu mal seja psicológico.

– O exorcismo não é somente para pessoas simples?

Recebo pessoas de todo tipo e condição. Eu escuto, faço um diagnóstico… Se for caso médico, encaminho.

– Como é um exorcista? Imagino vocês bem calmos e pacientes.

Sim, com uma paciência enorme e muito senso apostólico de ajudar as pessoas. Não é fácil, em agradável, nem é você que escolhe. A pessoa precisa ser piedosa, um doutor prudente e com integridade de vida. O bispo decide.

– E o exorcismo funciona na hora?

Às vezes, é imediato. Enquanto a pessoa espera pela consulta, peço que leia o Evangelho de cada dia, que reze. Se é possessão ou influência, só Deus pode tirar. Os santos ajudam, mas é Deus quem tira. Estar bem com Deus é fundamental.

– O senhor já sentiu medo?

Tive muito medo quando me nomearam. Hoje já não mais. É um serviço. Às vezes peço ajuda, peço que me acompanhem, quando vou estar com pessoas um pouco violentas.

– Como o senhor faz para que seu trabalho não o afete pessoalmente?

Eu reflito assim: faço isso em nome da Igreja, ela me dá a oportunidade de ajudar. Há momentos difíceis, porque as pessoas veem coisas muito estranhas, visões, presenças. Mantenho distância emocional, pois do contrário ficaria louco. Mas é preciso ter confiança em Deus. Enorme. Ou você é uma pessoa de fé, ou é melhor abandonar este ofício. Humanamente, não é simples.

– Como o senhor chama as pessoas que o procuram?

Pacientes, ou simplesmente fiéis angustiados que precisam de uma resposta.

– O demônio fala?

Através da pessoa possuída, claro. E fala comigo, é muito forte.

– Em que idioma os exorcismos são feitos?

O exorcismo é um ato da Igreja e eu faço o que a Igreja me manda; se pede que seja no meu idioma, eu faço assim. Mas gosto que os pacientes entendam, participem. Então, o latim não é necessário.

– Há casos de infestação de objetos?

Sim, claro, e de animais também, casas, carros.

– Já me fizeram um exorcismo, no Batismo, como a todos os batizados. As pessoas são conscientes disso?

Não, de jeito nenhum. Muitas pessoas desconhecem que no sacramento do Batismo se pratica um exorcismo. Puro e simples. O que eu faço é solene, extraordinário. E isso não pode ser banalizado.

– A própria pessoa percebe que está possuída, ou são as pessoas que convivem com ela que percebem?

As duas coisas. Ou você percebe, ou avisam você. Mas há sintomas: a pessoa não consegue dormir, tem tentativas de suicídio, de tudo. Se conversam com alguém que conhece um exorcista, então acabam vindo. Outros chegam porque já não sabem mais o que fazer.

– Então o senhor vê que a pessoa precisa e pratica um exorcismo. Como é feito?

Eu coloco a estola e começamos a oração de proteção.

– Precisa de água benta, sal e estola. E pronto?

Sim, e o ritual em mãos para a oração.

– O que é mais difícil nisso?

As renúncias a Satanás. Se eu vejo que as pessoas se bloqueiam e não as fazem, não continuamos, porque depois é um rito sem sentido. Não se pode fazer um exorcismo sem renunciar a Satanás.

– E como termina um exorcismo?

Eu termino com duas orações. Nossa Senhora para mim tem uma importância muito grande. Proponho a oração de São Bernardo a Ela. E uma de São Francisco: “Senhor, fazei de mim instrumento da vossa paz…”. E incentivo a pessoa a voltar a Deus. Não há outro caminho.

Possessões demoníacas fazem Vaticano organizar curso de exorcismo

Segundo associação, momento é de ‘emergência pastoral’; responsável por relatório sobre exorcismo diz que igrejas têm tratado doenças mentais como questão espiritual
A Associação Internacional de Exorcistas (AIE), entidade reconhecida pelo Vaticano, que representa mais de 200 religiosos católicos, anglicanos e ortodoxos, alerta: estamos diante de uma “emergência pastoral”.
Na Itália, segundo a AIE, o número de pessoas que alegam estar possuídas triplicou para 500 mil nos últimos doze meses, enquanto na Irlanda, os padres informam que a quantidade de pedidos de exorcismo tem crescido exponencialmente.
exorcismo
Segundo o instituto cristão de pesquisas Theos, baseado na Grã-Bretanha, o número de exorcismo tem crescido, sobretudo, nas igrejas pentecostais.  
Alguns padres, no entanto, advertem que a prática do exorcismo pode camuflar uma forma de abuso espiritual. Críticos apontam que a comunidade LGBT e as pessoas com problemas psiquiátricos podem estar sendo vítimas de charlatões, que os convencem de uma suposta possessão demoníaca.
Exorcismo oficial
O curso oferecido pelo Vaticano, entre 16 e 21 de abril, focará no exorcismo e na oração da salvação, uma oração tradicionalmente dita em casos de possessão demoníaca.
“A luta contra o Mal começou na origem do mundo, e deve durar até os fins dos tempos”, disse o padre Cesare Truqui ao Vatican News. “Mas agora estamos num momento crucial da história: poucos cristãos acreditam na existência do Diabo, poucos exorcistas são formados e não há mais jovens padres interessados em aprender a doutrina e a prática da redenção das almas”.
O próprio papa Francisco já disse que, se um padre tomar conhecimento de um caso “genuíno de distúrbios espirituais, ele não deve hesitar em contatar a diocese, transferindo o caso para aqueles que foram treinados na prática do exorcismo”.
Abusos espirituais
De acordo com um relatório da Theos sobre Cristianismo e Saúde Mental, o aumento de pedidos de exorcismo na Grã-Bretanha tem sido registrado, sobretudo, “entre imigrantes africanos que frequentam as igrejas pentecostais, que oferecem serviços de exorcismo”.
O autor do relatório, Ben Ryan, aponta que as igrejas carismáticas e pentecostais chegam a anunciar o exorcismo na fachada das suas sedes.
“Alguns cristãos estão tratando doenças mentais como se tudo se tratasse do espírito. Assim, quando alguém diz ao pastor que está sofrendo de depressão, o pastor pode pedir à pessoa que se cure através da oração ou, em caso mais extremos, pelo exorcismo”, explica Ryan.
você pode até ser incrédulo demais para acreditar em possessão demoníaca, mas, segundo algumas religiões e a própria Bíblia cristã, esse é um fenômeno raro, mas real. Aliás, algumas das histórias sobre possessão demoníaca da vida real já foram recontadas pela cinema e, como você bem sabe, foram responsáveis por tirar o sono de multidões ao redor do mundo.
Uma das histórias mais famosas das telonas sobre possessão demoníaca, O Exorcismo de Emily Rose, conta até com um áudio horripilante disponível na internet para quem quiser ouvir e passar acreditar na necessidade de exorcismos.
Mas, claro, esse não é o único caso de possessão demoníaca que se tem notícias ao longo dos séculos. A própria Igreja Católica, em meados do século 17, chegou a criar uma espécie de manual para padres contra possessão demoníaca. Chamado de Rituale Romanum, o livro ensina procedimentos e orações para expulsão o demônio dos corpos que ele toma para si e salvar as almas arrebatadas pelos espíritos maus.
Embora todos os casos supostamente reais de possessão demoníaca sejam terríveis e tenham acontecido de formas diferentes, existem características ou sinais semelhantes em todos eles. Segundo religiosos e a própria Ciência, a predominância desse conjunto de sinais pode ajudar a identificar um genuína possessão demoníaca ou indicar que a “vítima” precisa procurar ajuda psicológica.
Alguns desses sinais mais latentes de uma possível possessão demoníaca você confere na lista abaixo. Todas as descrições foram retiradas de publicações da Fundação do Estudo do Fenômeno Paranormal (FSPP) e da Fundação de Pesquisa da Ciência Espiritual, ambas nos Estados Unidos. Mas, como as próprias instituições recomendam, ninguém, jamais, deve se autodiagnosticar com possessão demoníaca.
sinais de possessão demoníaca:
1. Mudanças repentinas de comportamento e personalidade
2. Agressividade intensa e gratuita, sem qualquer razão; contra pessoas e animais
3. Falar mais palavrões do que é comum. Isso, claro, no caso de se tratar de uma pessoa mais puritana
4. Desprezo e aversão a objetos religiosos
5. Mutilação do próprio corpo
6. Longas e frequentes perdas de memória
7. Conversas em línguas estranhas ou outros idiomas que a pessoa não conheça ou tenha fluência
8. Mudanças na cor dos olhos e no formatos da íris
9. Mudanças na voz, múltiplas vozes e/ou incapacidade de entender outras pessoas
10. Flagrantes de telecinesia, ou seja, movimentação ou flutuação de objetos sem que haja contato físico com eles
11. Ataques sexuais às pessoas próximas
12. Mudanças de temperatura corporal
13. Panes elétricos e vidros quebrando quando a pessoa chega ao local
14. Animais assustados com a pessoa
15. Surtos emocionais repentinos
Você conhece que já tenha manifestado alguns desses sinais de possessão demoníaca?

OS ELFOS INVOCANDO OS ELEMENTAIS

Como Invocar o Elemental Terra:

Invoque os gnomos estando com os pés descalços. É importante estar descalço para entrar em contato com a terra. Invocação aos gnomos ajuda na aquisição de riquezas e bens materiais. Lembre-se não só de pedir essas riquezas para você mas para o mundo, para o próximo também senão eles podem vir completamente ao contrário para você.

Invocação:

"Eu vos saúdo, Gnomos, que constituís a representação do elemento Terra, vós que constituís a base e fortaleza da terra, ajudai-me a transformar, a construir todas as estruturas materiais, assim como uma raiz fortifica a árvore frondosa.
Gnomos, possuidores dos segredos ocultos, fazei-me perfeito e nobre, digno do vosso auxílio. Mestres da Terra, eu vos saúdo fraternalmente. Amém!"

Como Invocar o Elemental Água:
Invoque as ondinas estando com os pés descalços e tenha junto com você uma vasilha com água cristalina. Invocação às Ondinas ajuda no amor e na intuição. É importante estar virado para o norte quando fizer sua invocação.

Invocação:
"Eu vos saúdo, Ondinas, que consituís a representação do elemento água, conservai a pureza da minha alma, como o elemento mais precioso, da minha vida e do meu organismo. Fazei-me pleno de sua criação fecunda, e dai-me sempre intuição de forma nobre e correta. Mestres da água, eu vos saúdo fraternalmente. Amém!"

Como Invocar o Elemental Ar:
Antes de fazer o pedido, se inspire profundamente naquilo que você deseja e de preferência escolha um lugar calmo, sem nenhum tipo de interrupção. Invocação aos Silfos atua na condução de pensamentos em uma determinada pessoa, negócios e situação preocupantes.

Invocação:
"Eu vos saúdo, Silfos, que constituís a representação do ar e dos ventos, portadores das mensagens para toda a terra, eu deposito em vós a minha imensa confiança, pois meus pensamentos são sempre positivos, voltados para o amor de todas as coisas existentes. Fazei de mim a imagem do esplendor da luz. Fazei deste pensamento meu milagre! Mestres do ar, eu vos saúdo, fraternalmente. Amém!"

Como Invocar o Elemental Fogo:
Invoque a Salamandras com uma vela acesa, qualquer coisa que tenha chama. Invocar durante a luz do dia, de preferência às luzes do sol. Invocação às Salamandras traz mais força de vontade, vigor, entusiasmo e coragem.  Atua no trabalho e na espiritualidade.

Invocação:
"Eu vos saúdo, Salamandra, que constituís a representação do elemento fogo, peço que, com vosso trabalho, fornecei a mim poder para resolver tudo, de acordo com vossa vontade, alimentando meu fogo interno, aumentando minha chama trina do coração, e assim formar um novo universo. Mestres do fogo, eu vos saúdo, fraternalmente. Amém!"