domingo, 21 de julho de 2019

Uma guerra entre os Estados Unidos e o Irã se tornou inevitável? Isso é o que alguns na grande mídia parecem estar reivindicando, mas esperemos que isso não seja verdade, porque tal guerra significaria morte e destruição imensas.

Se o regime iraniano achasse que sua sobrevivência estava em jogo, eles lançariam tudo em todo o seu arsenal nos Estados Unidos e em Israel, e lançariam o Hezbollah para cometer terríveis atos de terror em todo o mundo. Isso incluiria atos de terror dentro dos Estados Unidos, e a maioria dos americanos não faz a mínima ideia de como seria aterrorizante ter terroristas do Hezbollah atingindo alvos fáceis em todo o país. E para ganhar rapidamente uma guerra contra o Irã, os EUA provavelmente teriam que usar armas nucleares, e essa é uma linha que não queremos atravessar. Isso não seria nada parecido com as guerras no Afeganistão e no Iraque, mas muito poucas pessoas parecem entender isso. E nas últimas 48 horas, tal conflito ficou muito mais próximo.
Aqui estão 5 dos desenvolvimentos mais importantes.

1- De acordo com o presidente Trump, a Marinha dos EUA abateu um drone iraniano sobre o Estreito de Hormuz.
O presidente Donald Trump disse na quinta-feira que um navio da Marinha dos EUA “destruiu” um drone iraniano sobre o Estreito de Hormuz – o mais recente de uma série de incidentes tensos entre Washington e Teerã. 
Trump disse a repórteres na Casa Branca na quinta-feira que o USS Boxer – um navio de assalto anfíbio da Marinha dos EUA – tomou medidas defensivas” contra o drone iraniano que “se aproximou a uma distância muito próxima de 1.000 jardas, Ameaçando a segurança do navio e da tripulação do navio” e “foi imediatamente destruído”, disse ele.

2- Os iranianos negaram que fosse o drone deles. Então, ou os iranianos estão mentindo (o que é uma possibilidade muito real), ou alguém pode estar tentando iniciar uma guerra entre as duas nações.
Quando questionado sobre o drone, o chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif parecia indicar que o drone que foi abatido não pertencia a eles.
“Não temos informações sobre a perda de um drone hoje”, disse Zarif a repórteres nas Nações Unidas antes de uma reunião com o secretário-geral Antonio Guterres.

3- Mas os iranianos admitiram ter apreendido um petroleiro panamenho, com sede nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com o Irã, o petroleiro foi apreendido porque estava ilegalmente contrabandeando petróleo iraniano “para clientes estrangeiros”.
O petroleiro foi capturado pela Guarda Revolucionária em 14 de julho após ser interceptado ao sul da ilha Larak, no estratégico Estreito de Ormuz, em meio a alegações de que petroleiro estava contrabando de combustível de contrabandistas iranianos para clientes estrangeiros.
Ainda não está claro para qual país ou companhia o petroleiro pertence, mas um petroleiro baseado nos Emirados Árabes Unidos desapareceu no início desta semana.

4- O Departamento de Estado dos EUA condenou o Irã por apreender o navio-tanque, e as autoridades americanas estão exigindo que o libertem imediatamente
Em um comunicado, um porta-voz do Departamento de Estado disse que os EUA “condenam veementemente o assédio contínuo de embarcações e navios pela Guarda Revolucionária Islâmica e a interferência com a passagem segura dentro e ao redor do Estreito de Ormuz. O Irã deve cessar essa atividade ilícita e libertar imediatamente a tripulação e o navio supostamente confiscados. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com nossos aliados e parceiros para garantir que as táticas de extorsão e atividades malignas do regime iraniano não interrompam ainda mais a segurança marítima e o comércio global ”, disse o porta-voz.

5- Foi anunciado que os EUA estão enviando 500 soldados para a Base Aérea Prince Sultan na Arábia Saudita.
Como as tensões com o Irã continuam a subir, o número de tropas que estão sendo encenadas nesta base provavelmente aumentará dramaticamente.

Quinhentos soldados devem ir para a Base Aérea Prince Sultan, localizada em uma área deserta a leste da capital saudita de Riad, de acordo com dois oficiais de defesa dos EUA. 
Um pequeno número de tropas e pessoal de apoio já está no local, com os preparativos iniciais para uma bateria de defesa antimísseis Patriot, bem como melhorias na pista e no aeródromo, disseram os oficiais. 
Os EUA querem manter as tropas lá por algum tempo, porque as avaliações de segurança mostraram que os mísseis iranianos teriam dificuldade em atingir a área remota.
Não sei quem está fazendo essas ‘avaliações de segurança’, porque a verdade é que os mísseis iranianos podem chegar facilmente a essa base.
Por um tempo, parecia que as coisas tinham esfriado um pouco no Oriente Médio, e muitos esperavam que a ameaça de um conflito iminente tivesse sido evitada. Infelizmente, as coisas agora estão mais tensas do que nunca, e um único erro poderia desencadear uma cadeia de eventos que ninguém conseguiria parar.
Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, fez a seguinte declaração muito sinistra nas Nações Unidas, antes que as notícias sobre o drone fossem divulgadas:
Vivemos em um ambiente muito perigoso. Os Estados Unidos empurraram a si e ao resto do mundo para a beira do abismo.
E uma vez que mergulharmos nesse abismo, não há como voltar atrás.
É claro que a maioria dos americanos comuns não está realmente pensando no Irã. Eles estão apenas ocupados trabalhando duro, criando seus filhos e tentando construir suas vidas. Talvez eles tenham ouvido um pouco sobre as tensões com o Irã nos noticiários, mas a maioria deles não faz a menor ideia de que poderíam literalmente estar à beira de uma guerra apocalíptica no Oriente Médio.
Se uma guerra total com o Irã entrar em erupção, os eventos vão começar a aumentar muito rapidamente… Muitos dos que falam na televisão parecem pensar que “o pior cenário possível” seria arrastar os EUA para outro interminável “lamaçal” como testemunhamos no Afeganistão e no Iraque. Não, isso definitivamente não é o pior cenário possível. Os iranianos se preparam para esse conflito há décadas e atigiríam os EUA com tudo o que têm. Para derrotá-los rapidamente, os EUA teriam que ir além do uso de armas convencionais, e isso é um lugar que não queremos ir
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Ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano: ‘O Reino Unido deve deixar de ser acessório para o #Economic Terrorism of the US’
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Apreensão do navio de bandeira britânica ‘provavelmente a mais alta ameaça à segurança que temos visto na região desde o final dos anos 80’
Um segundo petroleiro britânico também foi capturado pelo Irã; o navio ‘Mesdar’ está agora CONFIRMADO por ter sido levado à mão armada pelas unidades marítimas do Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana. 
O rastreamento de radar marítimo confirma que a embarcação sofreu uma rápida desaceleração e, em seguida, uma curva acentuada em direção ao território iraniano.

Tem sido o tema de filmes de ficção científica, romances e até mesmo um desenho animado clássico do Coelho Pernalonga: Vida em Marte.


Talvez seja natural que ficássemos fascinados com Marte, já que está localizado tão perto da Terra. Mas é realmente possível que alguma vez tenha existido vida no Planeta Vermelho?
Está começando a parecer que a resposta é um enfático sim.
Sabemos há anos que havia água em Marte, mas que por si só não é o suficiente para provar que havia vida:
A existência de água líquida em Marte, sozinha, não garantiria que fosse habitado. De fato, durante muito tempo acreditou-se que a água superficial em Marte teria sido altamente ácida e, portanto, incapaz de suportar criaturas vivas.
Cratera de Newton na superfície de Marte. Os barrancos nela sugerem a presença de água. (Via JPL / NASA)
Mas uma descoberta da NASA em 2013 foi o que convenceu muitos pesquisadores de que realmente havia vida em Marte:
Uma… descoberta pelo jipe-sonda Opportunity da NASA provou que pelo menos parte da água que atravessava a superfície de Marte nos tempos antigos tinham um pH neutro, o que significa que era benigna e podia ser consumida. Esta foi uma descoberta extremamente significativa do Opportunity, já que provou que a qualidade da água em Marte no passado distante não teria sido uma barreira para a evolução e desenvolvimento de espécies vivas.
Steve Squyres, um professor da Universidade de Cornell que foi o principal investigador do projeto Opportunity, explica a importância dos dados de 2013:
Esta é a água que você pode beber. Esta é a água que provavelmente era muito mais favorável em sua química, em seu pH, em seus níveis de acidez … para o tipo de química que poderia levar à origem da vida.
O Opportunity Rover, que está na superfície de Marte há 15 anos. (Via JPL / NASA)
É claro que a água não prova definitivamente que havia vida há bilhões de anos em Marte. Mas sugere que a busca contínua de evidências fósseis ou mesmo de organismos vivos vale mesmo a pena, apesar do que alguns críticos podem acreditar.
Tudo isso levanta outra questão: se havia vida em Marte, como era? Isso também é assunto de especulação, mas o que sabemos sobre o planeta nos permite fazer algumas hipóteses razoáveis:
As primeiras formas de vida na Terra surgiram por volta de 4,1 ou 4,2 bilhões de anos atrás. Depois disso, outros 1,5 bilhões de anos levaram os microorganismos a desenvolver a capacidade de sobreviver em terra. A evolução em terra e no mar prosseguiu lentamente a partir desse ponto: foram necessários aproximadamente dois bilhões de anos para o desenvolvimento de plantas e animais terrestres (o que é menos de 800 milhões de anos atrás).
Se presumirmos um curso similar de evolução para Marte, parece claro que a vida nunca teria tido a chance de evoluir para além de um nível primitivo e sem sofisticação. O evento devastador que destruiu a espessa atmosfera de Marte teria parado a evolução em suas trilhas, dando à vida nenhuma chance de dar mais passos.
Mas mesmo a vida primitiva nos diz que nem sempre estivemos sozinhos no sistema solar. De fato, parece que a vida já foi sustentável em Marte e pode ser novamente um dia para todos que conhecemos. Isso em si mesmo é motivo de celebração, mesmo porque sugere que também podemos encontrar outros sinais de vida em outros planetas.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Medusa

A Medusa em grego: Μέδουσα , Médousa, "guardiã", "protetora, na mitologia grega, era um monstro ctônico do sexo feminino, uma das três Górgonas. Filha de Fórcis e Ceto (embora o autor antigo Higino interpole uma geração e cite outro casal ctônico como os pais da Medusa), quem quer que olhasse diretamente para ela era transformado em pedra. Ao contrário de suas irmãs górgonas, Esteno e Euríale, Medusa era mortal; foi decapitada pelo herói Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma, até dá-la para a deusa Atena, que a colocou em seu escudo. Na Antiguidade Clássica a imagem da cabeça da Medusa aparecia no objeto utilizado para afugentar o mal conhecido como gorgonião.
Medusa na mitologia grega

As três irmãs Górgonas - Medusa, Esteno e Euríale, filhas das antigas - eram divindades marinhas, Fórcis (Phorkys) e sua irmã, Ceto (Keto), monstros ctônicos de um mundo arcaico. Sua genealogia é partilhada com outro grupo de irmãs, as Greias, como é explicado na obra Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, que situa ambos os trios de irmãs num lugar longínquo, "a terrível planície de Cistene":
Enquanto os antigos artistas gregos, ao pintar vasos e gravar relevos, imaginavam a Medusa e suas irmãs como tendo nascido com uma forma monstruosa, os escultores e pintores do século V a.C. passaram a visualizá-la como sendo bela, ao mesmo tempo que aterrorizante. Numa ode escrita em 490 a.C., Píndaro já falava da "Medusa de belas bochechas". 
"Lá perto delas suas três irmãs feiosas, as Górgonas, aladas
Com cobras no lugar de cabelo — odiavam o homem mortal —"
Numa versão posterior do mito da Medusa, relatada pelo poeta romano Ovídio,  Medusa foi originalmente uma bela donzela, "a aspiração ciumenta de muitos pretendentes", sacerdotisa do templo de Atena. Um dia ela foi estuprada pelo "Senhor dos Mares", Poseidon, no próprio templo da deusa Atena; a deusa então, enfurecida, transformou o belo cabelo da donzela em serpentes, e deixou seu rosto tão horrível de se contemplar que a mera visão dele transformaria todos que o olhassem em pedra. Na versão de Ovídio, Perseu descreve a punição dada por Atena à Medusa como "justa" e "merecida".
A morte da Medusa

Na maioria das versões do mito, enquanto Medusa esperava um filho de Poseidon, deus dos mares, teria sido decapitada pelo herói Perseu (semi-deus), que havia recebido do rei Polidetes de Sérifo a missão de trazer sua cabeça como presente. Com o auxílio de Atena, de Hermes, que lhe forneceu sandálias aladas, e de Hades, que lhe deu um elmo de invisibilidade, uma espada e um escudo espelhado, o herói cumpriu sua missão, matando a Górgona após olhar apenas para seu inofensivo reflexo no escudo, evitando assim ser transformado em pedra. Quando Perseu separou a cabeça da Medusa de seu pescoço, duas criaturas nasceram: o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor.
Para a acadêmica britânica Jane Ellen Harrison, a "potência (da Medusa) somente se inicia quando sua cabeça é cortada, e aquela potência se encontra na cabeça; ela é, noutras palavras, uma máscara com um corpo acrescentado posteriormente a ela... a base do gorgonião é um objeto de culto, uma máscara ritual mal-compreendida." 
Na Odisseia Homero não menciona a Medusa especificamente pelo nome: 
"A menos que por minha ousadia Perséfone, a terrível,
Do Hades envie uma pavorosa cabeça de um monstro horrível."
Ainda para Harrison, "a Górgona teria nascido do terror, e não o terror da Górgona. 
De acordo com Ovídio, no Noroeste da África, Perseu teria voado pelo titã Atlas, que segurava o céu em seus ombros, e o transformado em pedra. Os corais do Mar Vermelho teriam sido formados pelo sangue da Medusa, derramado sobre algas quando Perseu colocou a cabeça num trecho do litoral, durante sua breve estada na Etiópia, onde salvou e se casou com a princesa Andrômeda. As víboras venenosas que infestam o Saara também foram citadas  como sendo nascidas de gotas derramadas de seu sangue.
Perseu voou então para Sérifo, onde sua mãe estava prestes a ser forçada a se casar com o rei Polidetes, que foi transformado em pedra ao olhar para a cabeça da Medusa. Perseu deu então a cabeça da Górgona para Atena, que a colocou em seu escudo, o Aegis.
Algumas referências clássicas se referem às três Górgonas; Harrison considerava que o desmembramento da Medusa num trio de irmãs seria um aspecto secundário do mito:
"A forma tripla não é primitiva, é apenas um exemplo de uma tendência geral... que faz de cada deusa uma trindade, o que nos deu as Horas, as Graças, as Semnas, e diversas outras tríades. Parece imediatamente óbvio que as Górgonas não são realmente três, mas sim uma + duas. As duas irmãs que não foram mortas são meros apêndices existentes pelo costume; a Górgona verdadeira é a Medusa
Psicanálise

Em 1940, a obra Das Medusenhaupt (A Cabeça da Medusa), de Sigmund Freud, foi publicada postumamente. Este artigo preparou o terreno para a construção de um significativo corpo de críticas envolvendo o monstro mitológico. A Medusa é apresentada como "o supremo talismã, que fornece a imagem da castração - associada na mente da criança à descoberta da sexualidade maternal - e sua negação."  Os psicanalistas continuam a fazer esta crítica literária arquetípica até os dias de hoje; Beth Seelig analisa a punição da Medusa a partir do aspecto do crime de ter sido "estuprada" no templo da deusa Atena, no lugar de ter consentido voluntariamente, como um desenvolvimento dos próprios conflitos não-resolvidos da deusa com o seu pai, Zeus. 
Feminismo
No século XX as feministas reexaminaram as aparições da Medusa na literatura e na cultura modernas, incluindo o seu célebre uso como logotipo feito pela empresa italiana de moda Versace.  O próprio nome "Medusa" é frequentemente utilizado de maneiras não ligadas diretamente à figura mitológica, mas sim de modo a sugerir as habilidades da Górgona ou para indicar malevolência; apesar dos mitos que a citam como um ícone de beleza, o nome passou a designar, em seu uso comum, um monstro.  De acordo com Mary Valentis e Anne Devane, no livro Female Rage: Unlocking Its Secrets, Claiming Its Power: "Quando perguntamos às mulheres que aspecto a ira feminina tinha para elas, era sempre Medusa, o monstro com cabelos de cobra do mito, que vinha à mente... Em todas as entrevistas ouvíamos que a Medusa é 'a mulher mais horrível do mundo'... [embora] nenhuma das mulheres entrevistadas conseguisse se lembrar dos detalhes do mito." 
O semblante da Medusa foi adotado como um símbolo da ira feminina; uma das primeiras publicações a expressar esta ideia foi uma edição de 1978 da publicação Women: A Journal of Liberation, cuja capa mostrava a imagem de uma Górgona, que os editores explicavam que "pode ser um mapa para nos guiar por nossos terrores, pelas profundezas de nossa ira, até a fonte de nosso poder enquanto mulheres."  Num artigo de 1986 da revista Women of Power chamado "Ancient Gorgons: A Face for Contemporary Women's Rage," Emily Erwin Culpepper escreveu que "a face da Górgona amazona (sic) é a fúria feminina personificada. A imagem da Górgona/Medusa foi rapidamente adotada por uma grande quantidade de feministas, que a reconhecem como a face única de sua própria fúria." 

Simbolismo

Aegis é o nome do escudo da deusa Atena, o qual tem a Górgona,  e que viria originar o nome em português de Égide, que significa precisamente “escudo”.
As gravuras da Górgona Medusa que decoravam os telhados dos templos gregos tinham como objectivo assustar os maus espíritos. As mais famosas dessas gravuras encontravam-se nos frontões do Templo de Ártemis (a quarta maravilha do Mundo Antigo) na ilha de Éfeso. 
Algumas das taças de vinho atenienses nos meados do século VI a.C. apresentavam o seguinte aspecto: cerca da berma, no interior da taça, desenhavam-se cachos de uvas, não deixando dúvidas que naquela taça se servia apenas vinho; já perto do fundo, estão desenhadas em todo o contorno umas figuras negras de rapazes nus a servirem vinho aos convidados, enquanto que na base da taça, estava estampado o símbolo da Górgona, ou seja, quem bebesse por essas taças, no momento em que o vinho chegasse a um nível onde que era permitido poder-se ver as figuras negras, os servidores desnudados, significava que a taça necessitava de ser enchida; a cabeça da Górgona depositada no fundo, seria uma mensagem humorística que indicava ao convidado manter a taça do vinho sempre cheia durante a festa, caso contrário, viria a figura da Górgona desvendada e seria transformado em pedra.

Minotauro

O Minotauro (em grego: Μῑνώταυρος; em latim: Minotaurus; em etrusco: Θevrumineś) é um personagem da mitologia grega cuja representação mais tradicional entre os gregos antigos era uma criatura com a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem.  O autor romano Ovídio descreveu-o simplesmente como "parte homem e parte touro".  Habitava o centro do Labirinto, uma elaborada construção  erguida para o rei Minos de Creta, e projetada pelo arquiteto Dédalo e seu filho, Ícaro especificamente para abrigar a criatura. O sítio histórico de Cnossos, com mais de 1300 compartimentos semelhantes a labirintos,  já foi identificado como o local do labirinto do Minotauro, embora não existam provas contundentes que confirmem ou desmintam tal especulação. No mito, o Minotauro eventualmente morre pelas mãos do herói ateniense Teseu.
O termo Minotauro vem do grego antigo Μῑνώταυρος, composto etimologicamente pelo nome Μίνως (Minos) e o substantivo ταύρος ("touro"), e pode ser traduzido como "(o) Touro de Minos". Em Creta, o Minotauro era conhecido por seu nome próprio, Astérion,  um nome que ele compartilhava com o pai adotivo de Minos  Originalmente, Minotauro era apenas utilizado como nome próprio, referindo-se a esta figura mítica. O uso de minotauro como um substantivo comum que designa os membros de uma raça fictícia e genérica de criaturas antropogênicas com cabeças de touro surgiu bem posteriormente, no gênero de ficção fantástica do século XX.

Nascimento e aparência
Após assumir o trono de Creta, Minos passou a combater seus irmãos pelo direito de governar a ilha. Rogou então ao deus do mar, Posidão que lhe enviasse um touro branco como a neve, como um sinal de aprovação ao seu reinado. Minos deveria sacrificar o touro em homenagem ao deus, porém decidiu mantê-lo devido a sua imensa beleza. Por sua falha em cumprir a promessa e como forma de punir Minos, a deusa Afrodite fez com que Pasífae, esposa de Minos, se apaixonasse perdidamente pelo touro vindo do mar o Touro Cretense.  Pasífae pediu então ao arquetípico artesão Dédalo que lhe construísse uma vaca de madeira na qual ela pudesse se esconder no interior, de modo a copular com o touro branco. O filho deste cruzamento foi o monstruoso Minotauro. Parsífae cuidou dele durante sua infância, porém eventualmente ele cresceu e se tornou feroz; sendo fruto de uma união não-natural, entre homem e animal selvagem, ele não tinha qualquer fonte natural de alimento, e precisava devorar homens para sobreviver. Minos, após aconselhar-se com o oráculo em Delfos, pediu a Dédalo que lhe construísse um gigantesco labirinto para abrigar a criatura, localizado próximo ao palácio do próprio Minos, em Cnossos.
Em nenhum lugar a essência do mito foi expressa de maneira mais sucinta que nas Heróidas, atribuídas a Ovídio, em que a filha de Pasífae reclama da maldição de seu amor não-correspondido: "Zeus amou Europa, como um touro, escondendo sua cabeça divina - ela deu origem ao nosso povo. Um fardo e uma punição nasceram do útero de minha mãe, Pasífae, montada por touro que ela enganou."  Leituras mais literais e prurientes, que enfatizam o mecanismo envolvendo a cópula em si podem, talvez de maneira intencional, obscurescer o casamento místico do deus na forma de touro, um mythos Minoica que era estranho aos gregos. 
O Minotauro costuma ser representado na arte clássica com o corpo de um homem, e a cabeça e rabo de um touro. Uma das formas assumidas pelo deus rio Aqueloo ao cortejar Dejanira é a de um homem com uma cabeça de touro, de acordo com a peça teatral Traquínias, de Sófocles.
Dos períodos clássicos até o Renascimento, o Minotauro aparece como tema de diversas descrições do Labirinto.  O relato do autor romano Ovídio sobre o Minotauro, em latim, que não elabora sobre qual metade da criatura era touro e qual era homem, foi a mais difundida durante a Idade Média, e diversas ilustrações feitas no período e depois mostram o Minotauro com uma configuração inversa em relação à sua aparência clássica: uma cabeça e torso de homem sobre um corpo de um touro, semelhante a um centauro.  Esta tradição alternativa durou até o Renascimento, e ainda figura em versões modernas do mito, como as ilustrações de Steele Savage feitas para Mythology, de Edith Hamilton


Tributo e Teseu
Androgeu, filho de Minos, foi morto pelos atenienses, invejosos das vitórias obtidas por ele nos Jogos Panatenaicos. Já outra versão do mito afirma que Androgeu teria morrido em Maratona, atacado pelo Touro Cretense, o ex-amante taurino de sua mãe, que Egeu, rei de Atenas, tinha ordenado que ele matasse. A tradição mais comum conta que Minos teria então declarado guerra a Atenas para vingar a morte de seu filho, e saiu vitorioso do confronto. Catulo, em seu relato do nascimento do Minotauro,  se refere a outra versão do mito, na qual Atenas teria sido "obrigada pela praga cruel a pagar compensação pela morte de Androgeu." Egeu deve então evitar a praga causada por seu crime enviando "jovens rapazes, bem como as melhores garotas solteiras, para um banquete" do Minotauro. Minos exigia que pelo menos sete rapazes e sete donzelas atenienses, escolhidos através de sorteio, lhe fossem enviados a cada nove anos (ou, segundo alguns relatos, anualmente)  para ser devorado pelo Minotauro.
Quando se aproximava a data do envio do terceiro sacrifício o jovem príncipe Teseu se ofereceu para assassinar o monstro, prometendo a seu pai, Egeu, que ordenaria que o navio que o trouxesse de volta para casa erguesse velas brancas, caso ele tivesse sido bem-sucedido na empreitada, ou velas negras, caso ele tivesse morrido. Em Creta, Ariadne, filha de Minos, se apaixona por Teseu e o ajuda a se deslocar pelo labirinto, que tinha um único caminho que levava até seu centro. Na maior parte dos relatos Ariadne dá a ele um novelo, que ele utiliza para marcar seu caminho de modo que ele possa retornar por ele. Teseu então mata o Minotauro com a espada de Egeu, e lidera os outros atenienses para fora do labirinto. Na viagem de volta, no entanto, ele se esquece de erguer as velas brancas e seu pai, ao ver o navio e imaginar que Teseu estava morto, se suicida, arremessando-se no mar que desde então leva seu nome


Etruscos


A visão essencialmente ateniense do Minotauro como antagonista de Teseu reflete as fontes literárias, que são parciais às perspectivas atenienses. Os etruscos, que consideravam Ariadne companheira de Dioniso, e não de Teseu, apresentavam um ponto de vista diferente do Minotauro, nunca visto na arte grega: numa taça de vinho etrusca feita em figura vermelha da primeira metade do século IV a.C., Pasífae apoia de maneira terna o Minotauro criança em seu colo
A luta entre Teseu e o Minotauro foi representada com frequência na arte grega. Um didracma de Cnossos exibe num lado o labirinto, e no outro o Minotauro cercado por um semicírculo de pequenas bolas, provavelmente representando estrelas; um dos nomes do monstro era Astérion, "estrela" em grego antigo.
As ruínas do palácio de Minos, em Cnossos, foram descobertas, porém nenhum labirinto foi encontrado ali. O número enorme de aposentos, escadas e corredores do palácio fez com que alguns arqueólogos sugerissem que o próprio palácio teria sido a fonte do mito do labirinto, uma ideia que geralmente é desacreditada nos dias de hoje.   Homero, descrevendo o escudo de Aquiles, comentou que o labirinto seria um recinto para as danças cerimoniais de Ariadne.
Alguns mitólogos modernos veem o Minotauro como uma personificação solar, uma adaptação minoica do Baal-Moloch dos fenícios. A morte do Minotauro por Teseu, neste caso, indicaria o rompimento das relações tributárias de Atenas com a Creta minoica.
De acordo com o estudioso britânico A. B. Cook, Minos e o Minotauro são apenas duas formas diferentes do mesmo personagem, que representa o deus-sol dos cretenses, que retratavam o sol na forma de um touro. Tanto Cook quanto o antropólogo escocês J. G. Frazer explicaram a união de Pasífae com um touro como uma cerimônia sagrada, na qual a rainha de Cnossos se casava com um deus em forma de touro, da mesma maneira que a esposa do Tirano em Atenas havia se casado com Dioniso. O arqueólogo francês Edmond Pottier, que não discute a existência histórica de Minos, a partir da história de Fálaris, considera provável que em Creta (onde pode ter existido um culto aos touros, juntamente com o do lábris) uma forma de tortura era trancar as vítimas dentro da barriga de um touro de bronze incandescente. A história de Talo, o homem de bronze cretense, que se deixava em braza e abraçava os estrangeiros assim que eles pisavam na ilha, provavelmente teria origem semelhante.
Uma explicação histórica do mito se refere ao período em que Creta era a principal potência política e cultural do mar Egeu. À medida que a cidade de Atenas (e provavelmente outras cidades gregas continentais) pagavam tributo a Creta, pode-se assumir que este tributo incluía jovens de ambos os sexos, destinados ao sacrifício ritual. A cerimônia era executada por um sacerdote que utilizava uma máscara ou cabeça de touro, o que explicaria então o imaginário relacionado ao Minotauro. Este sacerdote também poderia ser filho de Minos.
Com a Grécia continental livre do domínio cretense, o mito do Minotauro teve como papel distanciar a incipiente consciência religiosa das poleis helenas das crenças minoicas.

O Minotauro no Inferno de Dante

O Minotauro, a infamia di Creti, aparece brevemente no Inferno de Dante, em seu canto   onde, abrindo caminho entre rochedos espalhados por uma encosta, e preparando-se para entrar no Sétimo Círculo,  Dante e Virgílio, seu guia, encontraram a criatura pela primeira vez entre aqueles que foram amaldiçoados por sua natureza violenta, os "homens de sangue", embora seu nome não seja citado até o verso   Com a lembrança provocante, feita por Virgílio, do "rei de Atenas", o Minotauro se ergue, enfurecido, e distrai os centauros que guardam o Flegetonte, "rio de sangue", permitindo assim que Virgílio e Dante passem rapidamente por eles. Esta associação pouco típica do Minotauro com os centauros, que não é feita em qualquer outra fonte clássica, é mostrada visualmente na ilustração da criatura feita por William Blake como uma espécie de centauro taurino.

Caronte

Na mitologia grega, Caronte (em grego: Χάρων , transl.: Chárōn) é o barqueiro de Hades, que carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Uma moeda para pagá-lo pelo trajeto, geralmente um óbolo ou dânaca, era por vezes colocado dentro ou sobre a boca dos cadáveres, de acordo com a tradição funerária da Grécia Antiga.[1] Segundo alguns autores, aqueles que não tinham condições de pagar a quantia, ou aqueles cujos corpos não haviam sido enterrados, tinham de vagar pelas margens por cem anos.

Caronte era filho de Nix (a Noite) e Érebo (a Escuridão). Era também irmão de Hipnos (o Sono) e Tânatos (a Morte).
No mitema da catábase, ou descida ao mundo dos mortos, alguns heróis - como Héracles, Orfeu, Enéas, Dioniso e Psiquê - conseguem viajar até o mundo inferior e retornar ainda vivos, trazidos pela barca de Caronte.