Na madrugada do dia 22 de junho passado, câmera externas do Telescópio Subaru (um consórcio entre Canada, França e EUA), instalado no Havaí, capturou uma misteriosa “bolha” de luz no céu oriental. O evento foi registrado por três câmeras e dois observadores que estavam usando óculos de visão noturna.
Pelo menos um fórum de astronomia (Starship Asterisk*) esta repleto de teorias do que poderia ter causado este fenômeno.
Leia o que um astrônomo escreveu a respeito do incidente:
Na madrugada do dia 22 de junho nós, membros da equipe de observação do Telescópio Subaru no cume da montanha Mauna Kea, notamos um grande clarão sobre o horizonte ao leste. Este clarão estava vagarosamente se expandindo para 45 graus em cinco minutos. O evento foi capturado pela câmera de visão noturna Subaru Catwalk e também pela webcam NNW do CFHT… …Eu também contatei Kanoa Withington em CFHT e eles também registraram um excelente filme do evento.“
Os cientistas ainda não sabem o que causou este evento, mas pelo que se pode ver pelas filmagens, o tamanho do fenômeno é gigantesco.
Uma teoria é a de que o fenômeno foi causado por um míssil Minuteman III ICMB, lançado da Base Aérea Vandenberg, na Califórnia, o qual causou uma onda de choque ao alcançar uma grande altitude. Outras teorias incluem um evento vulcânico, combustível despejado na atmosfera, estática de um terremoto, rajada de raios gama, e algumas outras.
É interessante o fato de que nem os cientistas conseguem chegar a um consenso sobre este fenômeno. Alguém aqui gostaria de colocar sua teoria a respeito disso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário