Cemitério de Highgate, Londres
À noite, o Cemitério de Highgate em Londres parece o cenário de um filme de terror. Sinistras pedras tumulares descaídas, anjos sem cabeça cobertos de hera, passagens estreitas invadidas pela vegetação, não admira que este seja o número um dos locais assombrados na Grã-Bretanha. Mas apesar do seu ambiente assustador, de dia o Cemitério de Highgate mostra alguma da mais espectacular arquitectura gótica da Grã-Bretanha e organiza fascinantes visitas guiadas. É também o local do sepulcro de Karl Marx.
Casa Paroquial de Borley, Essex
As histórias sobre a casa paroquial de Borley ( Borley Rectory) têm origem principalmente nos trabalhos do famoso caça-fantasmas do século XVIII, Harry Price. Price envolveu-se num caso passado na Paróquia quando um jornal publicou uma história sobre uma freira fantasma, em 1929. As suas investigações resultaram em que a casa paroquial fosse designada como “A Casa mais Assombrada de Inglaterra”. O edifício foi destruído por um incêndio em 1939, mas isso não pôs fim às histórias de manifestações fantasmagóricas nem às visitas de outros caça-fantasmas.
Pendle Hill, Lancashire
A área, conhecida como a Terra dos Bruxas de Pendle, nos Peninos, é dominada pela massa negra e opressiva de Pendle Hill. Ali perto há um local que foi cenário do mais famoso (e mais sinistro) dos julgamentos de bruxos – o caso dos “Bruxos de Pendle”. Em 1612, dez alegados bruxos foram enforcados no Castelo de Lancaster e diz-se que ainda hoje assombram a região. O monte em si até já foi tema do programa “Most Haunted”
Red Lion, Avebury
Há muitos pubs na Grã-Bretanha que se diz serem assombrados. A razão é provavelmente muitos deles serem casas velhas de séculos, ou simplesmente porque os fantasmas apreciam a “pinga” tanto quanto a maioria de nós. Com os seus 400 anos, o Red Lion Inn em Wiltshire é um dos pubs mais assombrados da Grã-Bretanha. O pub está situado dentro do círculo de pedras de Avebury – um sítio declarado Património Mundial e o mais vasto círculo de pedras da Europa – o que dá ainda mais peso ao seu ambiente já de si especial.
O Antigo Ram Inn, Wotten-under-Edge
Quer acredite ou não em fantasmas, uma visita ao Antigo Ram Inn é uma experiência perturbante. Os estalos do soalho, as paredes nuas, o odor bafiento e os recantos e passagens mal iluminados identificam-se com tudo o que deve ser uma casa assombrada. E as histórias associadas a esta casa arrepiante não são para timoratos: assassinatos, satanismo, sacrifício de crianças, são apenas alguns dos feitos nefandos que se diz terem ali ocorrido – ah! e ainda não tínhamos dito que parece que foi construído sobre um cemitério pagão!
Castelo de Glamis, Angus, Escócia
Os pináculos, torrinhas, torreões e estátuas chamam imediatamente a sua atenção. O Castelo de Glamis é um dos mais impressionantes da Escócia, e não só pela sua extraordinária arquitectura e 600 anos de história da realeza. Glamis é também um dos castelos da Escócia mais visitado por fantasmas. Entre os muitos espíritos que se diz habitarem o castelo conta-se o Monstro de Glamis, uma criança horrendamente deformada que foi mantida fechada, num quarto escondido, toda a sua vida.
Torre de Londres, Londres
A Torre de Londres é não só uma das atracções preferidas dos visitantes da cidade, é também a morada de muitos habitantes do género “morto-vivo”. E isso não admira, considerando a quantidade de decapitações, enforcamentos e torturas que ali tiveram lugar. Entre os espectros mais avistados, incluem-se os Príncipes da Torre, alegadamente assassinados pelo tio, Ricardo III, Ana Bolena e a Dama Branca, que dizem trazer com ela um estranho perfume nas suas deambulações.
Culloden Moor, perto de Invernes
A 16 de Abril de 1746 a última batalha a realizar-se em solo britânico foi travada em Culloden Moor. A rebelião Jacobita, lutando em número muito inferior, foi massacrada na charneca. Esse foi o negro princípio da repressão dos costumes e tradições das Terras Altas. E, como é de esperar, uma batalha tão sangrenta como esta, tinha de deixar para trás algumas almas atormentadas. Diz a lenda que, todos os anos, no aniversário da batalha, se pode ainda ouvir gritos de guerra, dos guerreiros que prosseguem a luta no mundo além.
Mansão de Llancaiach Fawr, Caerphilly
O pacífico cenário rural de Llancaiach Fawr Manor não denuncia o caos da sua história nem a sangrenta guerra civil que ali foi travada. E estas grandes batalhas deixaram a sua quota de espectros vagueando pela mansão. Na verdade, têm-se verificado incidentes estranhos em quase todas as salas. Coisas que eram vistas, ouvidas ou sentidas, por vezes um cheiro no ar a violetas ou alfazema – e por vezes a rosbife!
Castelo de Berry Pomeroy Castle, perto Totness, Devon
Este castelo do séc. XIV tem duas famosas damas-fantasma: a Dama Branca e a Dama Azul. De acordo com a lenda, a Dama Branca é o espírito de Margaret Pomeroy, que morreu de fome aprisionada nas negras masmorras pela sua irmã invejosa. Dizem que vagueia pelo escuro cárcere e que ascende da Torre de St. Margaret até às muralhas do castelo. A Dama Azul não tem uma área específica de passeio e dizem que atrai incautos para certas zonas arruinadas do castelo. Não é boa ideia segui-la!
Nenhum comentário:
Postar um comentário