A Igreja Satânica do Brasil é  uma igreja, no sentido tradicional da palavra. Igreja vem do grego  "ekklesia", que significa "local de reunião". Nossa igreja é, portanto,  um local de reunião para os Satanistas Modernos de todo o Brasil.
Uma  confusão terrível é comum quando se fala em "igreja". As pessoas pensam  nas igrejas como templos, e talvez seja por isso que temos tantos  templos por aí, das mais variadas correntes religiosas. A Igreja Satânica do Brasil  não possui templos, pois acreditamos que não precisamos disso. Somos  muito mais uma ideia, um ponto simbólico de reunião em torno do qual se  agrupam os que pensam como nós.
Nossos  rituais são praticados em nossas casas ou ao ar livre, em algum lugar.  Não fazemos nada que precise ser escondido, portanto não precisamos de  nada secreto, oculto, proibido. Há, naturalmente, alguns rituais que são  pessoais, como os Rituais Sexuais, que são realizados pelo próprio  seguidor, no sossego de seu lar.
Como  igreja, oficiamos todos os tipos de cerimônias, desde batismos e  casamentos, até cerimônias fúnebres. Todas essas cerimônias, é claro,  ocorrem dentro dos nossos próprios padrões e conceitos. É sempre bom  lembrar que a Constituição da República Federativa do Brasil afirma, no seu Artigo 5º, inciso VI que "é  inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o  livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a  proteção aos locais de culto e a suas liturgias;" Portanto, aqueles que estiverem dispostos a tentar intervir nas nossas atividades devem estar conscientes de que:
- Estamos protegidos pela Constituição;
- Não somos cristãos e portanto não precisamos seguir aquelas baboseiras sobre perdoar. Os que tentarem nos prejudicar serão precessados até o limite das nossas forças e amaldiçoados em nossos Rituais de Destruição, sem qualquer piedade.
Praticamos o Satanismo Moderno, que foi oficializado como religião em 1966, por Anton Szandor LaVey, com a criação da Church of Satan. Nossas doutrinas básicas estão fundamentadas, portanto, na Bíblia Satânica de Anton LaVey. No entanto não estamos ligados diretamente à Church of Satan, embora a respeitemos muito pelo pioneirismo e pelas práticas coerentes.
Não  temos nada contra as outras correntes do Satanismo. Acreditamos  inclusive que há muito mais em comum entre nós do que se costuma pensar.  No entanto preferimos preservar nossas convicções pragmáticas sobre  divindades e seres espirituais, nos quais não acreditamos nem um pouco.  Portanto, desejamos felicidades aos Satanistas Clássicos e lamentamos  não poder recebê-los em nosso meio.
Para conhecer melhor as nossas crenças, visite a página Em que acreditamos. Para conhecer nossa posição oficial sobre diversos assuntos polêmicos, visite a página Posições oficiais. Para saber o que pensamos de outras religiões, visite a página Outras religiões.
Nosso  blog é aberto a todos. Como já dissemos, não temos nada a esconder.  Quem desejar contribuir com artigos para o blog deve escrever para igreja.satanica@gmail.com.  Nos reservamos o direito de publicar apenas o que esteja de acordo com  nossas crenças e convicções. Os artigos selecionados para a publicação  serão revisados para manter um padrão de correção ortográfica e  gramatical.
Os  comentários sobre os artigos publicados são moderados. No entanto isso  não quer dizer que aprovamos apenas os que concordam conosco. De modo  algum. Nosso único critério para aprovar um comentário é que a pessoa  que o deixou se identifique corretamente. Não publicamos comentários de  fakes e nem comentários anônimos. Se você tem  algo a dizer, deve ter pelo menos a coragem de assinar em baixo do que  diz. Não nos interessamos por opiniões de covardes. 
O que a ISB NÃO é
A Igreja Satânica do Brasil não é:
Um aglomerado de maníacos que saem por aí sacrificando pessoas ou animais
Para saber o que pensamos sobre sacrifícios leia A velha acusação dos sacrifícios;
Um grupo de "adoradores do Diabo", no sentido que os cristãos nos acusam de ser
Para  nós Satã é um arquétipo, uma mera representação das forças da Natureza  que nos compelem para o progresso e a evolução. Ele foi escolhido como  nosso símbolo apenas para salientar nossa oposição aos princípios do  Cristianismo, que vêem enfraquecendo a espécie humana nos últimos dois  mil anos;
Uma organização neo-nazista
Algumas  correntes do Satanismo internacional se voltaram, especialmente nos  anos 80, para a causa do neo-nazismo. A explicação para este fato está  ligada à fascinação que muitos Satanistas sentem pela figura de Adolf  Hitler, que foi sem dúvida alguma um grande mestre da Magia Negra, no  sentido que a entendemos. Apenas usando a força de sua vontade e os  rituais que associou ao nazismo, Hitler conseguiu transformar uma  Alemanha humilhada, derrotada e falida em uma potência capaz de  enfrentar militarmente todas as grandes portência do planeta por seis  longos anos. E esteve, em alguns momentos, bem perto de derrotar todas. É  sem dúvida um dos maiores exemplos de Magia Negra de todos os tempos, e  tomar consciência desse fato fez com que muitos jovens Satanistas  passassem a defender o nazismo, confundindo o autor com a obra. A Igreja Satânica do Brasil  não está diretamente ligada a qualquer organização neo-nazista. No  entanto, se algum dos nossos membros sente simpatia pelo neo-nazismo, ou  é membro de alguma organização neo-nazista, isso é problema  exclusivamente dessa pessoa. Acreditamos na liberdade individual e não  forçamos nossa opinião a quem quer que seja.
Em que acreditamos
Acreditamos na satisfação dos desejos, no lugar da abstinência
As  religiões da mão-direita baseiam-se todas na abstinência. Você tem de  se privar disso ou daquilo para poder conquistar a salvação. Nós  Satanistas Modernos somos hedonistas, ou seja, acreditamos em aproveitar o prazer o máximo possível.
há  restrições para isso, claro. O meu prazer não pode prejudicar as  pessoas ao meu redor. E nem pode causar danos a seres indefesos, como  crianças e animais. Tirando isso, podemos fazer o que quisermos com as  nossas vidas e os nossos corpos.
Acreditamos que divindades não passam de arquétipos
Para nós todos os deuses e demônios, em todos os níveis, não passam de arquétipos (para saber mais sobre arquétipos clique aqui),  ou seja, figuras, tipos, representações dos ideais humanos. Portanto  Deus, Jesus, Satã, Odin, Thor, Loki e outros personagens mitológicos não  são seres reais, com existência material ou espiritual.
Acreditamos na relatividade moral
Nós  Satanistas modernos não acreditamos que seja possível estabelecer  conceitos morais absolutos. Em outras palavras, não é possível  determinar o que é certo e o que é errado de formqa absoluta. Coisas  consideradas erradas em um determinado contexto podem ser consideradas  certas em outros contextos.
Há diversas razões para que pensemos assim:
- A História é sempre escrita pelos vencedores - Qualquer tipo de análise histórica é incapaz de determinar valores absolutos de "certo" e "errado", uma vez que sempre vemos a História pelo lado dos vencedores, que obviamente vão anunciar a si próprios como "certos" e seus opositores como "errados". E gerações inteiras crescerão dentro dessa ideologia e terão a Ética dos vencedores estabelecendo o que é "certo" e o que é "errado";
- Conceitos morais variam com o tempo - Coisas que são hoje consideradas "certas" já foram tidas como "erradas" no passado. Dois exemplos simples são a homossexualidade e o espiritualimo. Hoje a sociedade considera "errado" atacar ou até mesmo criticar a opção sexual dos homossexuais, mas num passado não muito distante o próprio Código Penal Brasilieiro considerava a homossexualidade como um crime. Da mesma forma, enquanto hoje em dia a Mãe Dináh é convidada ao final de cada ano para falar sobre as previsões para o ano seguinte no Fantástico, anos atrás pessoas que exerciam a mesma profissão dela eram perseguidas pela polícia;
- Conceitos morais variam com a geografia - Enquanto no Ocidente estamos constantemente fazendo campanhas contra a pedofilia, no Oriente é considerado um privilégio casar uma filha muito jovem, algumas vezes pré-adolescente, com um homem ben mais velho e rico. Em certas culturas da Indonésia as meninas de doze anos são entregues para homens ricos, com quem viverão por anos até que atinjam a idade de casar. Ao mesmo tempo em que acumulam um dote dessa maneira, aprendem a agradar um homem para que possam agradar seus maridos. Na nossa sociedade tão preocupada com a virgindade, isso seria tido como "errado";
- Conceitos morais variam de pessoa para pessoa - Este é talvez o mais fácil dos exemplos. Basta que consideremos os casais que praticam o "swing", ou seja, a troca de casais. Enquanto a maioria das pessoas não admite que seus cônjuges sequer cogitem em fazer sexo com outras pessoas, essas pessoas não apenas não vêem nada de "errado" nisso como também se excitam com isso;
- Conceitos morais variam até mesmo com o clima - Se uma jovem resolve caminhar pela Av. Paulista, no Centro de São Paulo, usando apenas um biquini, será provavelmente criticada. Talvez até agredida, se tomarmos como parâmetro o exemplo dado pelos alunos da UNIBAN durante o ano de 2010 em relação a uma estudante que usava um vestido curto. Entretanto, se a mesma jovem fizer isso nas calçadas de Copacabana ou Ipanema, talvez venha a tornar-se uma musa, como Helô Pinheiro.
Como se pode  ver pelos argumentos acima, qualquer tentativa de estabelecer padrões  absolutos de moral é vazia e tem de ser vista apenas como sintoma de  ignorância ou hipocrisia.
Posições oficiais
Aqui você encontra as posições oficiais da Igreja Satânica do Brasil em relação a diversos temas polêmicos:
Aborto
Somos  favoráveis à capacidade de escolha do casal ou, em última instância, da  mulher. Ela tem todo o direito de decidir o que acontece com o corpo  dela ou se é hora de ser mãe ou não. Até porque a criminalização do  aborto é hipócrita. A sociedade finge que a coisa não acontece, mas  acontece todos os dias, em clínica clandestinas, inseguras, onde as  mulheres correm risco contante de morte. No entanto a nossa posição  sobre o aborto não significa um apoio à irresponsabilidade sexual.  Defendemos o SEXO SEGURO, até porque não praticá-lo gera riscos bem  maiores que a gravidez, como a contágio com doenças venéreas ou a AIDS.
Drogas
Nos  opomos fortemente ao uso de drogas, uma vez que elas destroem o  usuário. Acreditamos que cada pessoa é seu próprio deus, devendo  portanto tratar-se com respeito e consideração. Usar drogas vai  diretamente de encontro a isso e portanto não pode ser apoiado. Há uma  seção na Bíblia Satânica que diferencia permissividade de compulsão. O  que o uso de drogas provoca é compulsão. O usuário termina não sendo  livre para escolher entre usar ou não, pois está completamente  dependente da(s) substância(s) que consome. Ou que o consomem, se  olharmos por outro ponto de vista.
Homossexualidade
Somos  defensores da liberdade sexual. A Primeira Declaração Satânica afirma  que Satã representa permissividade no lugar de abstinência. E é  acreditando nisso que achamos que cada um deve permitir-se aquilo que  lhe dê prazer, desde que com isso não cause danos a outras pessoas. Nem o  Estado, nem qualquer grupo religioso, tem o direito de intervir em  assunto tão pessoal, e que não causa mal algum, exceto possivelmente às  pessoas envolvidas. Fazemos a ressalva, no entanto, de que não aprovamos  o abuso sexual de crianças, seja praticado por homossexuais ou  heterossexuais. Desde que todos os participantes sejam maiores, em idade  de consentimento legal, não é problema de ninguém o que fazem nas suas  atividades sexuais.
Laicidade Estatal
Provavelmente  somos a única igreja que se manifesta abertamente FAVORÁVEL A UM ESTADO  TOTALMENTE LAICO. Todas as demais igrejas, de uma forma ou de outra,  tentam intervir nas leis do Estado e controlar legalmente a vida das  pessoas. Acreditamos que religião é assunto de foro íntimo, enquanto lei  é assunto coletivo. O Estado não deve ser influenciado pela fé de  ninguém para fazer as leis, ou então teremos sempre uma legislação  voltada para este ou aquele grupo, em detrimento de outros. Defendemos  uma única lei para todos, e isso só será possível dentro de um Estado  totalmente laico.
Papel das mulheres na sociedade
Nós  acreditamos na igualdade entre mulheres e homens. De fato, em muitas  coisas acreditamos na superioridade feminina, como é o caso da Magia  Negra, na qual as mulheres são inequivocamente superiores. Assim,  defendemos uma sociedade totalmente igualitária entre os sexos, sem  qualquer forma de discriminação.
Pesquisas com células-tronco
Ciência  é vida, fanatismo é morte. As religiões da mão-direita condenam as  pesquisas com células tronco simplesmente porque dizem que isso invade a  prerrogativa de "Deus" de dar a vida. Ao mesmo tempo dizem que defendem  a vida dos embriões. Nós não acreditamos que um embrião com poucos dias  de concepção seja um ser vivo e que tenha direitos. Por outro lado,  vemos os direitos dos milhões de pessoas que esperam tratamento médico  por doenças que poderiam ser curadas com o uso de células-tronco. Essas  sim pessoas vivas, adultas, socialmente ativas e produtivas, com uma  contribuição a dar ao mundo. Por isso, somos defensores da liberação das  pesquisas com células-tronco.
Outras religiões
Church of Satan
Muitas  pessoas nos perguntam se somos ligados à Church of Satan (CoS)  americana, fundada por Anton Szandor LaVey em 1966. A resposta é que não  somos mais. Nossa igreja surgiu de um grotto (célula) da CoS em  São Paulo, nos anos 80. Durante anos seguimos ligados à CoS, mas em 2010  decidimos nos separar e seguir nosso próprio rumo. Temos profundo  respeito pela CoS pelo seu pioneirismo e pela qualidade das pessoas que  conseguiu reunir durante esses 44 anos de existência. No entanto,  algumas divergências de posição nos levaram a essa decisão, embora  continuemos a considerar a CoS nossa "igreja-mãe".
Cristianismo católico
Apesar  das doutrinas enfraquecedoras da Igreja Católica Apostólica Romana,  temos por ela um certo respeito em função so seu Paganismo explícito. De  fato, a ICAR é quase tão Satanista quanto nós! Usa Magia Negra como  poucas instituições, sendo especialista na manipulação de pessoas e  eventos. De resto, é cristã e portanto contribui para espalhar essa  ideologia que vem destruindo o potencial da humanidade nos últimos dois  mil anos, fazendo com que os fortes tenham de manter os fracos em  detrimento da Lei Natural.
Cristianismo protestante
É  até difícil falar no cristianismo protestante como um todo, uma vez que  são tantas correntes, tantas doutrinas, tantas interpretações  diferentes dos mesmos escritos. Tradicionais (os que fazem menos  barulho), Pentecostais (que fazem mais barulho), Neo-Pentecostais (que  pedem mais dinheiro), Calvinistas, Arminianos, Dispensacionalista,  Pré-Dispensasionalistas, Pós-Dispensasionalistas, Batistas,  Presbiterianos, Metodistas... Cada uma dessas correntes tem ideias  próprias que muitas vezes se opõem firmemente às dos outros grupos. Em  geral cada grupo acha que os demais estão errados. E todos os dias  surgem novos grupos, pois basta uma briguinha dentro de uma igreja  evangélica e pronto, já surgem mais duas ou três! Aliás, nem precisa de  uma briga. Basta que um membro não receba o cargo que deseja e ele logo  acusa o pastor de "não ser de deus" e sai, fundando outra igreja no  fundo do seu quintal. O que mais irrita nos protestantes é a insistência  em "salvar almas". Mesmo aquelas almas que não querem ser salvas. Eles  costumam grudar e insistir, insistir até a perda total da paciência.
Budismo
Uma  bonita idéia o Budismo. Uma religião sem divindade, uma vez que Buda  não é visto como um deus, mas como um homem "iluminado", no sentido de  que evoluiu na sua condição humana. Bonito também esse incentivo ao  progresso, à evolução. Mas como toda religião da mão-direita o Budismo  peca pela hipocrisia. Em primeiro lugar, dizem que não são uma religião,  mas uma filosofia de vida. Então para que os templos, os mosteiros, os  sacerdotes? Professam amor por todas as criaturas vivas, mas de tempos  em tempos vemos grandes conflitos entre grupos pela posse deste ou  daquele templo. E isso quando um dos princípios deles é o desapego!
A Era Satânica
Muitas  pessoas crêem que o Satanismo é um tipo de "conspiração sobrenatural  internacional" que visa implantar a Era Satânica. Nada poderia estar  mais errado que isto.
Para  começar, uma conspiração exige esforço coordenado, o que não é o caso  conosco. Cada pessoa age em sua própria esfera no Satanismo, sendo o  Individualismo um dos nossos valores supremos. Pensam em nós como uma  espécie de "exército do mal". Mas um exército tem hierarquia e nós  Satanistas somos orgulhosos demais para que aceitemos ordens e comandos.  Se tivéssemos essa inclinação para nos curvarmos e agirmos como ovelhas  obedientes, seríamos meros cristãos!
Se  não somos uma conspiração, muito menos somos "sobrenaturais". Não há  nada mais natural que o Satanismo, que defende um retorno aos valores da  Natureza, em lugar do artificialismo da pseudo-moralidade cristã. O que  é mais natural, dar a outra face ou bater na face de quem nos bate? É  óbvio que a segunda opção, que é justamente o que defendemos.
Além  disso, não podemos ser "internacionais", porque não acreditamos em  nações. Para nós o mundo não é dividido através de antiquadas barreiras  geográficas imaginárias, nem mesmo por estúpidas ideologias políticas. O  mundo é, sempre foi e sempre será, dividido entra os fortes e os  fracos, com os fortes dominando e os fracos rastejando. Nós Satanistas  optamos por buscar o Poder e por dominar até mesmo entre os mais fortes.
Finalmente, não precisamos mais implantar uma Era Satânica. Ela já está implantada e seguindo muitíssimo bem, obrigado!
Os valores do Individualismo, da Competição e da Supremacia dos Fortes,  entre outro valores Satânicos, estão aí para quem quiser ver. Dão nomes  disfarçados para essas coisas, mas são efetivamente valores Satânicos, e  estão disseminados por todo o mundo.
A cada ano, mais e mais pessoas decidem viver sós em função do seu Individualismo.  Da mesma forma, metade dos que se casam acabam se divorciando, e uma  recente pesquisa mostrou que boa parte dos divórcios são decididos  porque as pessoas não vêem condições de viver com outras, de "dividir  seus espaços". Nos supermercados, as pequenas bandejas de isopor com  apenas umas poucas fatias de queijos e frios atestam o mercado crescente  das pessoas que vivem sós.
A Competição,  ferramenta para a seleção dos melhores, dos fortes, é um padrão hoje em  todos os ambientes, desde a escola ao ambiente profissional, passando  pela vida doméstica. Criaram até um termo especial para designar os  jovens que não se submetem bem à autoridade, que competem descaradamente  com seus colegas em ambientes corporativos e que estão sempre em busca  de melhores cargos e salários, ou seja, de mais poder. Eles chamam esses  jovens de "Geração X". Nós dizemos apenas que eles são Satanistas  natos, mesmo que não saibam disso ainda.
As  igrejas da Cristandade também aderiram ao Satanismo. Deixaram aqueles  velhos compromissos tolos com os ideais patéticos do seu salvador maluco  que se deixou matar na cruz e aderiram à mídia. Nada mais de cultos,  apenas Shows da Fé, onde o foco é "faturar", muto mais do que  "salvar almas". Agora há carnavais nas igrejas, onde deliciosas  crentinhas rebolam seus traseiros para Cristo, com o mesmo empenho que  as passistas o fazem na avenida para deleite dos espectadores. E as  doutrinas estão repletas de ideias Satanistas, como a Teologia da  Prosperidade.
Os  políticos, que em sua maioria sempre foram Satanistas em suas atitudes,  lutam pelo Poder de forma cada vez mais acirrada, usando todas as  estratégias para dominar, encantar e enrolar as massas de eleitores  incautos e ignorantes. Seduzir e encantar as massas para conseguir seus  propósitos sempre foi uma característica Satânica.
As  mulheres se libertaram e assumiram suas vidas, suas sexualidades. Não  são mais meros joguetes nas mãos dos homens, como propõe a tal "Bíblia  Sagrada". Elas agora busacam seu próprio prazer e cobram isso dos seus  companheiros. E arranjam outros se eles não souberem ou quiserem dar  prazer a elas. Ou, mais fácil ainda, recorrem sem medo e sem vergonha  aos vibradores que, segundo uma amiga minha, são como a melhor  parte dos homens, sem as partes ruins! Nós Satanistas vemos com muito  gosto essa revolução feminina, pois sempre valorizamos as mulheres.  Nossas sacerdotisas mais poderosas na Magia Negra são sempre mulheres,  pois o próprio corpo delas está mais sintonizado com os ciclos da  Natureza e da Vida. Foi por isso que a maioria das pessoas queimadas  pela "Santa Inquisição" foram mulheres. Elas detinham os poderes da  cura, sabiam encantar e convencer, e por isso eram chamadas de bruxas e  mortas.
Portanto,  já estamos na Era Satânica. Não se trata mais de saber quem vencerá, se  nós ou as religiões da mão-direita. Nós já vencemos! Até eles sabem disso, tanto que a cada dia se curvam mais, usando nossos métodos e nos imitando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário