A possibilidade de vida em Marte continua a empolgar os cientistas, e desta vez a razão da empolgação são as dunas de vidro descobertas naquele planeta.
Os pesquisadores dizem que as dunas recém descobertas podem indicar a presença de água quimicamente rica, que seria ideal para suportar a vida em Marte. Eles dizem que as dunas se espalham por quase um terço do planeta e que foram formadas, provavelmente, pela interação entre magma e gelo, ou água. De acordo com eles, tais interações poderiam criar ambientes perfeitos para vida microbiana.
“A única forma de criar um depósito de vidro extenso como o que descobrimos é através de vulcanismo explosivo“, disse Briony Horgan, um cientista da Universidade do Estado do Arizona, envolvido na pesquisa. “Esta é a primeira evidência em Marte de vulcanismo explosivo em escala planetária“.
A descoberta surgiu das pesquisas de possíveis interações de fluxos de lava e enchentes de água na província vulcânica de Elysium em Marte.
“Em Marte, as mechas de lava maiores têm 30 metros de largura…“, disse o estudante de pós-graduaçào Andrew Ryan. “Isso é maior do que qualquer mecha de lava na Terra“.
“Definitivamente sabemos que procurar por organismos nas terras baixas do norte é difícil“, disse Horgan. “Eu acho que o melhor lugar para ir seria àquelas regiões fonte, as interações entre gelo e magma”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário