O termo Goetia provem do
latim da Idade Média significando “A Arte de Uivar”, e do Grego
γοητεία (goēteia) que significa
"feitiçaria".
Goetia ou Ars Goetia refere-se à prática de
Invocação de Anjos ou a Evocação de Demónios descritos no Grimório do séc.
17, The Lesser Key of Solomon (A Chave Menor de Salomão).
A Goetia baseia-se
na lenda judaico-cristã segundo a qual alguns Anjos transmitiram a Salomão,
rei de Israel, ensinamentos que lhe permitiram ter poder e controlo sobre os
principais demónios existentes na Terra e consequentemente a todos os
espíritos menores por eles comandados facultando-lhe desta forma diversos
poderes sobrenaturais: como invisibilidade, sabedoria sobre-humana e visões
do passado e futuro.
A Chave de
Salomão, Grimório medieval tem 2 formatos:
- A Chave Maior de Salomão, que contem instruções de
magia, orações, conjurações e pentáculos para cada um dos planetas;
- A Chave Menor ou GOETIA:
A Chave Menor de Salomão ou Lemegeton (em latim, Lemegeton
Clavícula Salomonis)
O Lemegeton é
dividido em cinco partes: Ars Goetia, Ars Theurgia Goetia, Ars
Paulina, Ars Almadel e Ars Notoria.
Contem comentários
detalhados sobre a natureza dos espíritos evocados na magia cerimonial,
bruxaria e necromancia.
A Arte Goética,
geralmente chamada simplesmente de Goetia, é a ensinada na primeira parte das
Clavículas de Salomão.
O primeiro
capítulo é conhecido como "Lemegeton Clavicula Salomonis" ou
"A Chave Menor de Salomão" e nele são descritos todos os 72
Espíritos Infernais assim como todo o sistema que terá sido usado pelo rei
Salomão.
Uma conhecida
tradução do Lemegeton é The Goetia: The Lesser Key of Solomon the King
(Lemegeton Clavicula Salomonis Regis), de 1904, é uma tradução do
texto por Samuel Mathers e Aleister Crowley. É essencialmente um manual que
pretende dar instruções para a convocação de 72 diferentes espíritos.
Todos os seres
derivam do nome de DEUS, o "SHEMHAMPHORASH".
Segundo o
princípio da dualidade, ele desdobra-se em positivo e negativo, em luz e
sombras, em anjos e demónios, gerando assim os 72 anjos cabalísticos e os 72
demónios.
Segundo a teoria
das leis herméticas, esses 72 espíritos seriam apenas um só, dividido em
dois.
O acima mencionado
nome de Deus, o SHEMHAMPHORASH, divide-se em dois aspectos:
* "LVX"
(Árvore da Vida)
*"NOX"
(Árvore da Morte)
Tanto em LVX,
quanto em NOX há 72 dois anjos e 72 demónios.
A Goétia é uma
prática Mágicka que se dedica exclusivamente à evocação dos 72 demónios de
LVX (Árvore da Vida). Esses espíritos são como o contra-ponto dos 72 anjos
cabalísticos.
Assim como os
Anjos Cabalísticos, cada um dos seres da Goetia comanda e tem influência
sobre algo específico. E cada um desses espíritos comanda legiões de
espíritos.
Cada um desses
espíritos Goeticos possui uma forma diferente, e cada um deles possui um
"SELO", que o identifica e que é utilizada para chamá-lo.
Os 72 espíritos da
Goetia dividem-se numa hierarquia complexa: são divididos em Reis, Príncipes,
Duques, Marqueses…
Os praticantes da
arte goetica, consideram esses espíritos não como demónios, mas sim como
Deuses, sendo que os mesmos seriam benéficos. A título de exemplo, assim como
o demónio Astaroth é uma derivação da Deusa Ishtar, e subsequentemente de
Inanna, Afrodite, Vénus, outros há, que podem ser relacionados a outros tantos
Deuses da Antiguidade…
Existem
várias teorias sobre a natureza dos demônios:
1.
São entidades supra-naturais.
2.
São projeções de nosso psiquismo.
3.
São almas de seres humanos involuídos.
A primeira
hipótese tem duas versões:
1.
A versão talmúdica: os demônios são seres
intermediários entre os homens e os anjos.
2.
A versão cristã: eles são anjos caídos.- Sobre as estações
- Sobre os Sigilos
.Hierarquia
|
.Metal
|
.Símbolo
Alquímico
|
..Reis
|
..Ouro
|
|
..Marqueses
|
..Prata
|
|
..Duques e
Condes
|
..Cobre
|
|
..Prelados
|
..Estanho
|
|
..Cavaleiros
|
..Chumbo
|
|
..Presidentes
|
..Mercúrio
|
|
- Sobres os Horários
Hierarquia
|
Horário
|
..Reis
Principais
|
Das 9 até 12
horas, e das 15 até o por do sol.
|
..Marqueses
|
Das 15 até as
21, e daí até o amanhecer.
|
..Duques
|
Livremente
chamados do amanhecer até o anoitecer.
|
..Prelados
|
Livremente
chamados a qualquer hora do dia.
|
..Cavaleiros
|
Do crepúsculo
até o alvorecer, ou das 16 até o por do sol.
|
..Presidentes
|
A qualquer hora
do dia com exceção do crepúsculo, e da noite, a menos que os reis, a que
estão submetidos, sejam Invocados.
|
..Condes
|
A qualquer hora
do dia, em florestas ou quaisquer outros lugares aonde o homem não vá e nem
exista ruído.
|
1- Alguns textos atribuem cada um dos 72 espíritos ao 72 graus ou semi decanos do Zodíaco. Crowley arranjou-os por decanos, divididos em dez graus, dando um espírito para o dia e outro para a noite.
O LEMEGETON nos
trás O circulo em sua forma tradicional como utilizado na Teurgia Qabalistica
desde os primórdios do velho aeon. (ver figura no início do tomo já com as
cores corretas). Este é rodeado de quatro pentagramas (contendo o
tetragramaton), nos quais em cada um uma vela irá arder durante o ritual.
Embora seja dito
que o circulo deva ter o diâmetro de 9 pés [2,97m], a verdade é que muitas
pessoas simplesmente não dispõem de um espaço grande os suficiente para seus
rituais. O tamanho só é importante no tocante de ter-se liberdade o
suficiente de movimentação.
A serpente
enroscada só é mostrada em alguns casos, os nomes hebraicos na maioria das
vezes são simplesmente escritos em forma espiralada entre os dois círculos.
Devemos lembrar que, ao contrario do português, o Hebraico e sempre da
direita para esquerda. Estes nomes são os nomes divinos ou de Anjos e
Arcanjos identificados pelos cabalistas como pertencentes a cada uma das nove
primeiras Sephiroth ou emanações divinas. As pequenas cruzes de Malta são
usadas para marcar separação. A Tradução para o português corrente começando
da cabeça da serpente é:
- Ehyeh Kether Metatron Chaioth Ha-Qadehs Rashith Ha-Galgalim
- lah Chokmah Ratziel Auphanim Masloth
- Iehovah Eolhim Binah Tzaphquiel Aralim Shabbathai
- El Chesed Tzadquiel Chaschmalim Tzedeq
- Elohim Gibor Geburah Kamael Seraphim Madim
- Iehovah Eloah Va-Daath Tiphereth Raphael Malakim Shemesh
- Iehovah Tzabaoth Netzach Haniel Elohim Nogah
- Elohim Tzabaoth Hod Michael Beni Elohim Kokav
- Shaddai El Chai lesod Gabriel Cherubim Levanah
Que fique claro
ara o adepto que estes mesmos nomes não constituem um dogma imutável. pode-se
escolher livremente um ou vários nomes com os quais o Magista tenha especial
afeição, desde que as cores respectivas e o simbolismo básico no que se
refere à distribuição destes nomes no circulo sejam convenientemente
respeitados. É de se esperar que os Magistas percebam logo que os nomes
divinos na invocação, aqueles utilizados para submeter as entidades não é
outro senão o próprio Magista. "Não há deus senão o homem" Liber
AL.
De fato, dentro do
circulo o magista é Deus Absoluto e único é o espírito que ordena os quatro
elementos designados em cada quadratura. O circulo é usado para afirmar e
caracterizar a natureza da obra a ser executada e é por excelência o campo de
atuação da vontade do magista.
Ora, se o mago é o
elemento principal, o espírito, nada mais adequado que ele seja identificado
com o principio, e portanto o portador do verbo. Sem o espírito toda a
matéria seria um caos desordenado e estéril, posto que é o espírito que
dirige e organiza os elementos no ato de creação (ou criação, com o queira).
O circulo é
portanto apenas uma representação simbólica do universo, ao traçar o circulo,
o adepto traça o seu espaço infinito, dentro do próprio infinito, o todo
dentro de tudo em sua manifestação mais obvia. Sendo infinito fica claro o
porque da figura ser um circulo e não um triângulo ou um quadrado; afinal,
muito embora o circulo se identifique de modo bastante explicito com estes
polígonos como é do conhecimento dos Adeptos mais avançados e experientes,
“No circulo de atuação”, como nos lembra Eliphas Lévi, “o Mago cria aquilo
que afirma.”
O que ele afirma
nos limites do seu circulo esta automaticamente manifesto. O Magista é aquele
que diz e é feito. A palavra ABRAHADABRA [eu crio enquanto eu falo] é um
exemplo tanto desta doutrina como do que é feito em qualquer trabalho mágico.
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