quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O demônio é um mito ou uma realidade?

Mas será isso mesmo? Qual é, de fato, a palavra da Igreja sobre este tema?
Para alguns teólogos modernos, o diabo e seus demônios nunca existiram. Se Jesus se referiu a eles por várias vezes nos Evangelhos é porque estava fazendo uma concessão à mentalidade da época. Em pleno século XX não seria possível que o homem moderno acreditasse nesses seres. Mas, será mesmo? Qual é a fé da Igreja sobre o tema? O Catecismo da Igreja Católica, a partir do número 391, fala especificamente sobre a queda dos anjos:

"Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus e que, por inveja, os faz cair na morte. A Escritura e a Tradição da Igreja veem nesse ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo. [...] A Escritura fala de um pecado desses anjos. Essa queda consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. [...] É o caráter irrevogável de sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe para os homens após a morte. [...] A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama "o homicida desde o princípio"... [...] A mais grave dessas obras devido às suas consequências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus."
O IV Concílio de Latrão, realizado em 1215, ao promulgar a definição contra os cátaros e albigenses, afirmou que:

"Cremos firmemente e confessamos sinceramente que um só é o verdadeiro Deus eterno e incomensurável, imutável, incompreensível, onipotente e inefável, Pai e Filho e Espírito Santo: três pessoas, mas uma só essência, substância ou natureza absolutamente simples. O Pai não provém de ninguém, o Filho só do Pai, o Espírito Santo de modo igual de um e de outro, sempre sem início e sem fim. O Pai gera, o Filho nasce, o Espírito santo procede. São consubstanciais, co-iguais, co-onipotentes e co-eternos: único princípio do universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, espirituais e materiais, que com sua força onipotente desde o princípio do tempo criou do nada uma e outra criação: a espiritual e a material, isto é, a angelical e a mundana; e, depois, a humana, de algum modo comum a ambas, constituída de alma e de corpo. Pois o diabo e os outros demônios foram criados por Deus naturalmente bons, mas por si mesmos se transformaram em maus. Já o homem pecou por sugestão do diabo." (DH 800)
Além disso, o Novo Testamento menciona o diabo e seus demônios cerca 511 vezes e nunca por razões especulativas. Jesus, em nenhum momento de sua vida, principalmente em matéria religiosa, adaptou-se à realidade da época. Por outro lado, existe uma vertente cada vez mais numerosa de pessoas que não só creem na existência do Diabo, como estão a cultuá-lo. O satanismo, infelizmente, é uma realidade nas sociedades modernas.

Para o católico, crer na existência do Diabo e dos seus demônios faz parte dos dogmas essenciais da fé. Sem eles, não seria possível compreender plenamente a natureza da libertação realizada por Cristo. Os Santos Padres falavam sobre o entrelaçamento dos dogmas, ou seja, crer no dogma da redenção implica em saber que a libertação foi da escravidão do demônio, e assim por diante. É o grande mistério da iniquidade, definido pelo Catecismo da Igreja Católico no relato da 'Queda':

"Deus é infinitamente bom e todas as suas obras são boas. Todavia, ninguém escapa à experiência do sofrimento, dos males existentes na natureza - que aparecem ligados às limitações próprias das criaturas - e, sobretudo, à questão do mal moral. De onde vem o mal? 'Eu perguntava de onde vem o mal e não encontrava saída', diz Santo Agostinho, e sua própria busca sofrida não encontrará saída, a não ser em sua conversão ao Deus vivo. Pois 'o mistério da iniquidade' só se explica à luz do 'Mistério da piedade'. A revelação do amor divino em Cristo manifestou ao mesmo tempo a extensão do mal e a superabundância da graça. Precisamos, pois, abordar a questão da origem do mal fixando o olhar de nossa fé naquele que, e só Ele, é o Vencedor do mal." (CIC 385)
Nestes tempos em que a humanidade se julga autossuficiente, capaz de derrotar sozinha o Mal - como os pelagianos -, é bom recordar a absoluta necessidade que o homem tem de Deus, da salvação e da liberdade que só podem vir Dele. A fé da Igreja não deve suscitar medo; pelo contrário, deve iluminar a vida. Aquele que crê na existência de Satanás, deve crer e confiar também na Redenção realizada por Cristo.

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