segunda-feira, 2 de outubro de 2017

RELIGIÕES DEDICADAS A SATANAS QUE VOCÊ NÃO CONHECIA

Se quando você ouve falar em Satanismo te vem à mente apenas a imagem de rituais malignos que envolvem sacrifício de crianças, você precisa conhecer outras formas de satanismo. Sim, assim como outros segmentos religiosos possuem graus, falanges, segmentos e correntes diferentes, o Satanismo também possui suas vertentes.
A intenção aqui, caro leitor ultra curioso, é mostrar que toda doutrina carece de apreciação, porque todas têm fundamento. Crer ou não, assim como a intenção que se coloca no culto religioso, fica por conta de que se envolve com a coisa toda.
Como diz o princípio universal da polaridade, "Tudo é duplo, tudo tem dois polos". Vem com a gente se informar sobre essa curiosidade sem medo.
The Satanic Temple
The Satanic Temple é uma organização que se descreve com a missão de "encorajar benevolência e empatia entre as pessoas, se opondo ao autoritarismo tirano, pregando um senso comum de justiça, guiados pela consciência individual do 'ser'". Eles mantém membros oficiais no mundo todo e têm agendas e fóruns direcionados a todos. Inclusive crianças.
A Igreja de Satã
Fundada por Anton Szandor LaVey, em 1966, a Igreja de Satã tem essência filosófica humanista e individualista, criticando a repressão sexual e o sentimento de culpa cristã. LaVey escreveu a Bíblia Satânica, que é o código norteador da Igreja de Satã. Nela ele explana que todos os deuses existentes foram criados pela mente dos homens. Todos são a projeção da natureza de cada cultura em que nasceu. São personificação de aspectos universais ou individuais com os quais os seguidores se identificam cegamente.
Luciferanismo
Neste segmento, Lúcifer não é visto como a personificação do mal como é visto no cristianismo. Sua imagem, como é descrita no 1º princípio Luciferiano, representa iluminação do intelecto possibilitando coragem e empoderamento para ser responsável pela própria ascensão espiritual. A Igreja Neo-Luciferiana prega que as pessoas podem se responsabilizar pelas próprias atitudes, atuando como agentes morais da própria conduta, contando com todo potencial pessoal para aproveitar as próprias possibilidades.
Satanismo Teísta
Algumas correntes do cristianismo pregam que existe uma guerra entre bem e mal, na qual Deus representa o bem e Satanás é a personificação do mal. O breve artigo "Crítica ao Cristianismo baseado em Duoteísmo" (tradução livre) da Satanista Diane Vera, explica que essa corrente satanista também acredita nessa polarização bem e mal, mas vêem Satanás como o cara bom, que dá ao homem liberdade através do conhecimento, enquanto a intenção pregada pelos seguidores de Deus seria escravizar a raça humana.
Satanismo Anti-cosmos
Também chamada de Gnosticismo do Caos, essa vertente acredita que  toda a ordem cósmica criada por Deus nada mais é que uma ilusão criada para esconder o caos infinito e multifacetado do universo.
Satanismo Transcendental
O criador dessa corrente satanista, Matt "The Lord" Zane, prega em seu Tanscendental Satanism Book que a elevação espiritual virá pelos próprios indivíduos a partir de suas experiências com tudo o que a vida oferece. Principalmente da aceitação e entendimento de seus aspectos mais sombrios.
Demoniolatria
Demoniolatria, como o nome sugere, trata-se da adoração a demônios. Porém, similarmente ao Satanismo Transcendental, os adoradores dessa corrente personificam e contemplam os próprios aspectos negativos afim de atingirem entendimento.
O Templo de Set
Fundado pelo braço-direito de LaVey, Michael Aquino, após o mesmo se desligar da Igreja de Satã. Setians, como são chamados os seguidores dessa corrente, acreditam numa forma genuína de Satanismo em oposição à Igreja de Satã. Eles usam a imagem do deus egípcio Set, que eventualmente representa a escuridão e o ódio a todos os outros deuses, para representarem seus ideias.
Satanic Reds
Os Satanic Reds não acreditam na personificação do mal, mas creem na existência de uma força sombria presente desde o início dos tempos. Tani Jantsang, figura proeminente entre os Satanic Reds, explica que a palavra Satan se originou de duas palavras do antigo sânscrito: Sant, que significa escuridão infinita e tan, que é a força que permeia tudo que existe.
Satanismo Politeísta
Como o próprio nome sugere, o Satanismo Politeísta consiste na adoração de vários deuses, mas nenhum do senso comum. A mais famosa igreja satânica politeísta é a Igreja de Azazel, e eles cultuam Satan, Azazel, Lilith, Prometheus, Ishtar, Pan e Lúcifer ou Sophia. Sophia é uma deusa gnóstica cuja história tem muito em comum com a de Lúcifer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário