sábado, 13 de abril de 2019

Conheça a mulher que nos deu a primeira imagem do buraco negro


strônomos na quarta-feira revelaram a primeira foto de um buraco negro que foi fotografada por uma rede de oito telescópios em todo o mundo. Katie Bouman, formada pelo MIT, ajudou a desenvolver um programa de computador enquanto ainda estava na escola. Junto com outros, ajudou a criar a imagem do buraco negro. Bouman é agora uma bolsista de pós-doutorado trabalhando com a equipe do Event Horizon Telescope que divulgou a fotografia revolucionária.
Observando incrédula como a primeira imagem que eu já fiz de um buraco negro estava em processo de ser reconstrutora.
Usando dados de seis telescópios localizados em todo o mundo, os cientistas envolvidos no projeto Evento Horizons Telescope (EHT) obtiveram imagens do Sagitário A * – o buraco negro localizado no centro da galáxia Via Láctea – e outro enorme buraco negro 53,5 milhões ano-luz de distância na galáxia M87. Os resultados foram anunciados na quarta-feira (10). A atracão gravitacional dos buracos negros não deixa nada – nem mesmo partículas e radiação electromagnética como a luz – escapar de dentro deles.
Isso torna a imagem de um buraco negro quase impossível. Buracos negros engolem o gás circundante, que gira em torno de um disco achatado, espiral ando para ele a velocidades próximas da luz. A radiação deste redemoinho quente, no entanto, pode ser vista.
O Sagitário A* tem uma massa de aproximadamente quatro milhões de vezes a massa do Sol, mas parece apenas como um pequeno ponto a partir da Terra, a 26.000 anos-luz de distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário