Além de artista, um tatuador profissional é praticamente um profissional de saúde, já que utiliza meios que perfuram a pele do cliente. Isso faz com que a responsabilidade do profissional seja extrema. Mas e como se tornar um tatuador reconhecido para gerar autoridade no assunto? Neste post explicaremos os passos necessários para fazer sua arte ser um sucesso!
O primeiro passo para quem já é tatuador, mas quer se estabelecer no mercado é se informar o máximo que puder sobre o assunto e, é claro, solicitar licença de funcionamento do estúdio, que garante que o local não represente riscos à saúde do cliente.
Agora continue lendo e confira mais dicas de como se tornar reconhecido como tatuador:
PARTICIPE DE CONGRESSOS E TENHA CERTIFICADOS DE ESPECIALIZAÇÃO
A profissão de tatuador requer uma profunda — e responsável — preparação. É importante realizar cursos especializados na área e em instituições sérias e confiáveis. Esses cursos de aperfeiçoamento devem ser realizados antes e durante todo o tempo em que a pessoa atuar nesta área, já que sempre há novidades e técnicas de aperfeiçoamento.
Os congressos na área também farão parte do currículo de um tatuador reconhecido. Ele também deve se lembrar de enquadrar todos os certificados e diplomas que tiver e deixar expostos para os potenciais clientes. Esse é um ótimo chamariz para clientes!
SAIBA QUE A BOA HIGIENE É FUNDAMENTAL
O tatuador entra em contato com sangue de várias pessoas e sabemos que sangue pode contaminar, trazendo várias doenças, incluindo Aids e hepatite C. Por isso, todo o cuidado pode ser pouco, assim, o lugar onde se realiza as tatuagens deve estar sempre limpo e higienizado de acordo com a exigência legal da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que também preconiza que deve haver no local, um aviso por escrito quanto aos riscos causados pelo material e/ou substâncias.
Além disso, o tatuador profissional deve usar luvas enquanto trabalha e usar agulhas descartáveis, sempre. A apresentação pessoal também conta muito.
O ideal é manter as unhas aparadas e limpas, os cabelos lavados com frequência e roupas claras, que denunciam qualquer sujeira. Roupas muito escuras podem afastar o cliente que imaginará que a roupa pode esconder vários focos de contaminação. Inspirar-se nas vestimentas dos demais profissionais de saúde é uma dica simples e saudável.
Antes de iniciar o processo de tatuar, as mãos devem ser lavadas com água e sabão, e depois aplicado álcool a 70% ou PVPI, além do uso de luvas e máscara.
TENHA UM BOM PORTFÓLIO
Aquelas famosas pastas em que os tatuadores exibem seus trabalhos são usadas tanto para oferecer ideias de desenhos para tatuar na pele quanto para provar a sua competência como tatuador profissional.
Por isso, além de deixar desenhos para o cliente escolher, deixe fotos de trabalhos já realizados anteriormente. Então, agora você já sabe: tire fotos dos resultados do seu trabalho e deixe à mostra.
TENHA UMA BOA APRESENTAÇÃO
O tatuador pode usar vários meios para ser conhecido e, posteriormente, reconhecido. Folders, cartões pessoais, redes sociais (o ideal é usar todas), os amigos e antigos clientes serão a melhor forma de divulgar o trabalho do tatuador.
É importante fazer a fachada do estúdio de forma atrativa e que mostre o quão sério é seu trabalho. Além disso, deixar o local bem iluminado (ambientes com pouca luz jamais serão indicados para realizar procedimentos que ferem a pele) facilitará o trabalho do profissional e será mais atrativo para o público.
É fundamental lembrar de que, em geral, as pessoas interessadas em tatuar a pele farão visitas em vários locais antes de escolher um tatuador. E quem preencher esses requisitos, certamente sairá na frente.
Seguindo todas as dicas acima, em pouco tempo o profissional se tornará um tatuador reconhecido. O próprio boca a boca também garantirá isso.
Como Montar Um Estúdio De Tatuagem
Veja o passo a passo de como montar um estúdio de tatuagem. Passam os anos e as tatuagens não saem de moda, por isso é sempre um bom negócio investir. Segundo conta os profissionais da área, não há um só dia em que o estúdio fique vazio, sempre aparece uma ou outra tatuagem menor ou para complemento.
Os estúdios de tatuagem são muito populares no Brasil e como este tipo de profissional é raro, os que conseguirem uma boa fama e clientela para divulgar o trabalho irão alcançar grandes margens de lucro. O segredo está na divulgação, acima de tudo, e qualidade do serviço. Afinal, se você vê uma tatuagem mal feita na rua jamais irá querer fazer uma no mesmo local, sabendo que o tatuador não é bom.
Dicas Para Montar Um Estúdio De Tatuagem
O estúdio de tatuagem é uma empresa prestadora de serviços. Um comércio que funciona de forma semelhante a cabeleireiros, esteticistas e espaços para massagem. Todos os empreendimentos citados precisam de licença para funcionamento, o devido registro de empresa com nome dos sócios, na prefeitura e com isso será possível trabalhar sem qualquer problema com a lei.
A maioria dos estúdios de tatuagem não possui registro fiscal adequado, o que pode trazer diversos problemas. O mais importante é o da Vigilância Sanitária, que irá verificar se o ambiente é adequado para atuar com o processo de fazer artes no corpo. Um estúdio de tatuagem trabalha com agulhas, tintas e corte de pele que eventualmente sangram, então é preciso ter o maior cuidado e atuar com material descartável, lixo adequado e higienização do ambiente. Sem o selo da Vigilância Sanitária, que custa cerca de R$ 100 a licença, o espaço pode ser fechado e multado e jamais reaberto, em alguns casos.
A abertura de firma custa em média R$ 800 ou menos um pouco. A vantagem de atuar desta forma é que pode-se fazer vínculos com operadoras de cartão de crédito, pois a maioria só trabalha com pessoa jurídica e apenas abrindo e registrando firma é que é possível ter acesso a um CNPJ, a identidade da empresa perante a Receita Federal e assim pagar os impostos devido.
Para emitir nota fiscal ao cliente é preciso ter uma empresa aberta também. Um fato encorajador é que o tatuador é considerado micro empreendedor individual e assim é possível obter CNPJ pagando apenas o valor mínimo para o INSS e dispensar a obrigatoriedade de ter um contador. Nesta modalidade você poderá ter apenas um funcionário e a emissão total de notas fiscais não poderá ultrapassar o valor de 3 mil reais no mês.
Espaço Para Abrir Um Estúdio De Tatuagem
O estúdio em si é o mais importante para este tipo de empresa. Ele precisa em primeiro local ser bem localizado, seja com placas, letreiros ou visível para que as pessoas encontrem nas ruas. Nem sempre quem está querendo fazer uma tatuagem decide antecipadamente, às vezes está passando por um local e resolver que aquele é o momento.
Como um estúdio de tatuagem é uma arte alternativa, dá para brincar bastante com a decoração do ambiente com sofás e pufes na sala de espera, onde o cliente irá escolher o desenho a riscar ou os amigos e parentes esperam pelo resultado da arte. É importante ter por ai diversas revistas e portfólio com opções de tatoo para que o cliente possa ter uma gama de opções e até quem está esperando resolva embarcar na onda.
O mais importante mesmo é o local onde será feita a tatuagem, o estúdio em si. Ele não pode ser aberto para a rua, no máximo com o vidro para que os de fora vejam, mas não é muito recomendado. Se aberto, em caso de tatuagens em locais mais discretos o cliente pode se sentir inibido para fazer a sua arte.
Este espaço precisa ser o mais limpo possível, pois irá trabalhar com arte no corpo que usa agulhas e curativos e eventualmente chumaços de algodão com sangue, pois em alguns casos a tatuagem pode sangrar bastante, depende muito do cliente. Por isso, é preciso ter muitos lixeiros e sempre limpos a cada saída de um cliente.
O material deve ter um espaço para ser guardado bem especifico. Nada de deixar agulhas a amostra e tintas por todos os lugares, quanto mais organizado melhor. O ideal é um gaveteiro com chave para que o cliente sinta segurança no material e prossiga com a arte. É preciso também de um espelho onde os clientes possam olhar com cuidado o que será feito para escolher.
O local onde vai ser feita a arte e o cliente irá se instalar deve ser uma cama semelhante a uma maca. Cadeiras estilo dentista são bem usadas, pois podem regular e são bastante confortáveis. Elas podem ser compradas em lojas para tatuador e em lojas médicas mesmo. O preço não é nada barato, o artigo pode chegar facilmente há dois mil reais.
Como Administrar Um Estúdio De Tatuagem
O segredo deste tipo de negocio está mesmo na propaganda, pois quem quer fazer uma tatuagem já decidiu previamente, está apenas esperando pela oportunidade de fazer uma tatuagem e pode de repente encontrar o local certo. Coloque anúncios, invista em mídia social e panfletos para mostrar sem endereço.
Redes sociais são uma forma interessante de divulgar, pois mostram o serviço em imagens e assim o cliente irá ter certeza que o serviço é bom do estúdio de tatuagem através de depoimentos e observando as fotos. É legal que acima de tudo novos clientes podem te encontrar e não se gasta nada para usar este tipo de mídia.
Caso vá contratar tatuadores, tenha certeza do trabalho, pois o nome do estúdio de tatuagem pode ser manchado por um péssimo profissional. Saiba ao certo quem é sua equipe e como ela irá atuar para que o cliente possa ter certeza de um bom serviço sempre.
Seja tolerante na hora de cobrar um preço. O valor ideal nem sempre é o melhor para os dois e pode-se perder o cliente por cobrar caro demais. Pense em futuros negócios e não apenas no presente, uma forma de investir em propaganda também.
O primeiro passo para quem já é tatuador, mas quer se estabelecer no mercado é se informar o máximo que puder sobre o assunto e, é claro, solicitar licença de funcionamento do estúdio, que garante que o local não represente riscos à saúde do cliente.
Agora continue lendo e confira mais dicas de como se tornar reconhecido como tatuador:
PARTICIPE DE CONGRESSOS E TENHA CERTIFICADOS DE ESPECIALIZAÇÃO
A profissão de tatuador requer uma profunda — e responsável — preparação. É importante realizar cursos especializados na área e em instituições sérias e confiáveis. Esses cursos de aperfeiçoamento devem ser realizados antes e durante todo o tempo em que a pessoa atuar nesta área, já que sempre há novidades e técnicas de aperfeiçoamento.
Os congressos na área também farão parte do currículo de um tatuador reconhecido. Ele também deve se lembrar de enquadrar todos os certificados e diplomas que tiver e deixar expostos para os potenciais clientes. Esse é um ótimo chamariz para clientes!
SAIBA QUE A BOA HIGIENE É FUNDAMENTAL
O tatuador entra em contato com sangue de várias pessoas e sabemos que sangue pode contaminar, trazendo várias doenças, incluindo Aids e hepatite C. Por isso, todo o cuidado pode ser pouco, assim, o lugar onde se realiza as tatuagens deve estar sempre limpo e higienizado de acordo com a exigência legal da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que também preconiza que deve haver no local, um aviso por escrito quanto aos riscos causados pelo material e/ou substâncias.
Além disso, o tatuador profissional deve usar luvas enquanto trabalha e usar agulhas descartáveis, sempre. A apresentação pessoal também conta muito.
O ideal é manter as unhas aparadas e limpas, os cabelos lavados com frequência e roupas claras, que denunciam qualquer sujeira. Roupas muito escuras podem afastar o cliente que imaginará que a roupa pode esconder vários focos de contaminação. Inspirar-se nas vestimentas dos demais profissionais de saúde é uma dica simples e saudável.
Antes de iniciar o processo de tatuar, as mãos devem ser lavadas com água e sabão, e depois aplicado álcool a 70% ou PVPI, além do uso de luvas e máscara.
TENHA UM BOM PORTFÓLIO
Aquelas famosas pastas em que os tatuadores exibem seus trabalhos são usadas tanto para oferecer ideias de desenhos para tatuar na pele quanto para provar a sua competência como tatuador profissional.
Por isso, além de deixar desenhos para o cliente escolher, deixe fotos de trabalhos já realizados anteriormente. Então, agora você já sabe: tire fotos dos resultados do seu trabalho e deixe à mostra.
TENHA UMA BOA APRESENTAÇÃO
O tatuador pode usar vários meios para ser conhecido e, posteriormente, reconhecido. Folders, cartões pessoais, redes sociais (o ideal é usar todas), os amigos e antigos clientes serão a melhor forma de divulgar o trabalho do tatuador.
É importante fazer a fachada do estúdio de forma atrativa e que mostre o quão sério é seu trabalho. Além disso, deixar o local bem iluminado (ambientes com pouca luz jamais serão indicados para realizar procedimentos que ferem a pele) facilitará o trabalho do profissional e será mais atrativo para o público.
É fundamental lembrar de que, em geral, as pessoas interessadas em tatuar a pele farão visitas em vários locais antes de escolher um tatuador. E quem preencher esses requisitos, certamente sairá na frente.
Seguindo todas as dicas acima, em pouco tempo o profissional se tornará um tatuador reconhecido. O próprio boca a boca também garantirá isso.
Como Montar Um Estúdio De Tatuagem
Veja o passo a passo de como montar um estúdio de tatuagem. Passam os anos e as tatuagens não saem de moda, por isso é sempre um bom negócio investir. Segundo conta os profissionais da área, não há um só dia em que o estúdio fique vazio, sempre aparece uma ou outra tatuagem menor ou para complemento.
Os estúdios de tatuagem são muito populares no Brasil e como este tipo de profissional é raro, os que conseguirem uma boa fama e clientela para divulgar o trabalho irão alcançar grandes margens de lucro. O segredo está na divulgação, acima de tudo, e qualidade do serviço. Afinal, se você vê uma tatuagem mal feita na rua jamais irá querer fazer uma no mesmo local, sabendo que o tatuador não é bom.
Dicas Para Montar Um Estúdio De Tatuagem
O estúdio de tatuagem é uma empresa prestadora de serviços. Um comércio que funciona de forma semelhante a cabeleireiros, esteticistas e espaços para massagem. Todos os empreendimentos citados precisam de licença para funcionamento, o devido registro de empresa com nome dos sócios, na prefeitura e com isso será possível trabalhar sem qualquer problema com a lei.
A maioria dos estúdios de tatuagem não possui registro fiscal adequado, o que pode trazer diversos problemas. O mais importante é o da Vigilância Sanitária, que irá verificar se o ambiente é adequado para atuar com o processo de fazer artes no corpo. Um estúdio de tatuagem trabalha com agulhas, tintas e corte de pele que eventualmente sangram, então é preciso ter o maior cuidado e atuar com material descartável, lixo adequado e higienização do ambiente. Sem o selo da Vigilância Sanitária, que custa cerca de R$ 100 a licença, o espaço pode ser fechado e multado e jamais reaberto, em alguns casos.
A abertura de firma custa em média R$ 800 ou menos um pouco. A vantagem de atuar desta forma é que pode-se fazer vínculos com operadoras de cartão de crédito, pois a maioria só trabalha com pessoa jurídica e apenas abrindo e registrando firma é que é possível ter acesso a um CNPJ, a identidade da empresa perante a Receita Federal e assim pagar os impostos devido.
Para emitir nota fiscal ao cliente é preciso ter uma empresa aberta também. Um fato encorajador é que o tatuador é considerado micro empreendedor individual e assim é possível obter CNPJ pagando apenas o valor mínimo para o INSS e dispensar a obrigatoriedade de ter um contador. Nesta modalidade você poderá ter apenas um funcionário e a emissão total de notas fiscais não poderá ultrapassar o valor de 3 mil reais no mês.
Espaço Para Abrir Um Estúdio De Tatuagem
O estúdio em si é o mais importante para este tipo de empresa. Ele precisa em primeiro local ser bem localizado, seja com placas, letreiros ou visível para que as pessoas encontrem nas ruas. Nem sempre quem está querendo fazer uma tatuagem decide antecipadamente, às vezes está passando por um local e resolver que aquele é o momento.
Como um estúdio de tatuagem é uma arte alternativa, dá para brincar bastante com a decoração do ambiente com sofás e pufes na sala de espera, onde o cliente irá escolher o desenho a riscar ou os amigos e parentes esperam pelo resultado da arte. É importante ter por ai diversas revistas e portfólio com opções de tatoo para que o cliente possa ter uma gama de opções e até quem está esperando resolva embarcar na onda.
O mais importante mesmo é o local onde será feita a tatuagem, o estúdio em si. Ele não pode ser aberto para a rua, no máximo com o vidro para que os de fora vejam, mas não é muito recomendado. Se aberto, em caso de tatuagens em locais mais discretos o cliente pode se sentir inibido para fazer a sua arte.
Este espaço precisa ser o mais limpo possível, pois irá trabalhar com arte no corpo que usa agulhas e curativos e eventualmente chumaços de algodão com sangue, pois em alguns casos a tatuagem pode sangrar bastante, depende muito do cliente. Por isso, é preciso ter muitos lixeiros e sempre limpos a cada saída de um cliente.
O material deve ter um espaço para ser guardado bem especifico. Nada de deixar agulhas a amostra e tintas por todos os lugares, quanto mais organizado melhor. O ideal é um gaveteiro com chave para que o cliente sinta segurança no material e prossiga com a arte. É preciso também de um espelho onde os clientes possam olhar com cuidado o que será feito para escolher.
O local onde vai ser feita a arte e o cliente irá se instalar deve ser uma cama semelhante a uma maca. Cadeiras estilo dentista são bem usadas, pois podem regular e são bastante confortáveis. Elas podem ser compradas em lojas para tatuador e em lojas médicas mesmo. O preço não é nada barato, o artigo pode chegar facilmente há dois mil reais.
Como Administrar Um Estúdio De Tatuagem
O segredo deste tipo de negocio está mesmo na propaganda, pois quem quer fazer uma tatuagem já decidiu previamente, está apenas esperando pela oportunidade de fazer uma tatuagem e pode de repente encontrar o local certo. Coloque anúncios, invista em mídia social e panfletos para mostrar sem endereço.
Redes sociais são uma forma interessante de divulgar, pois mostram o serviço em imagens e assim o cliente irá ter certeza que o serviço é bom do estúdio de tatuagem através de depoimentos e observando as fotos. É legal que acima de tudo novos clientes podem te encontrar e não se gasta nada para usar este tipo de mídia.
Caso vá contratar tatuadores, tenha certeza do trabalho, pois o nome do estúdio de tatuagem pode ser manchado por um péssimo profissional. Saiba ao certo quem é sua equipe e como ela irá atuar para que o cliente possa ter certeza de um bom serviço sempre.
Seja tolerante na hora de cobrar um preço. O valor ideal nem sempre é o melhor para os dois e pode-se perder o cliente por cobrar caro demais. Pense em futuros negócios e não apenas no presente, uma forma de investir em propaganda também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário