domingo, 15 de setembro de 2019

Atividade surpreendente continua no buraco negro do centro da Via Láctea

aumento surpreendente do buraco negro do centro da Via Láctea, nossa galáxia, e agora outros astrônomos reportam mais atividades anômalas por lá.
O enorme buraco negro no centro da nossa galáxia está tendo uma refeição extraordinariamente grande de gás e poeira interestelar, e os pesquisadores ainda não entendem o porquê.

Andrea Ghez, professora de física e astronomia da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles – EUA) e co-autora sênior da pesquisa, disse em comunicado à imprensa:

Nunca vimos algo assim nos 24 anos em que estudamos o buraco negro supermassivo.

Geralmente, este é um buraco negro fraco e silencioso, em dieta. Não sabemos o que está motivando esse grande banquete.

Os pesquisadores analisaram mais de 13.000 observações do buraco negro de 133 noites desde 2003, obtidas pelo Observatório W.M. Keck no Havaí e o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul no Chile.

A equipe descobriu que, em 13 de maio, a área fora do “ponto de não retorno” do buraco negro (assim chamada porque uma vez que a matéria entra nela nunca pode escapar) era duas vezes mais brilhante que a próxima observação mais brilhante. Os astrônomos também observaram grandes mudanças em outras duas noites este ano.
Todas essas três mudanças foram “sem precedentes”, disse Ghez.

O brilho observado pelos cientistas é causado pela radiação do gás e da poeira que caem no buraco negro. As descobertas os levaram a perguntar se esse foi um evento singular extraordinário ou um precursor do aumento significativo da atividade.

Mark Morris, professor de física e astronomia da UCLA e co-autor sênior do artigo, disse:

A grande questão é se o buraco negro está entrando em uma nova fase – por exemplo, se a torneira foi aumentada e a taxa de gás que cai no ‘dreno’ do buraco negro aumentou por um longo período – ou se acabamos de ver os fogos de artifício de algumas gotas incomuns de gás caindo”.

A equipe continuou a observar a área e tentará resolver essa questão com base no que vêem das novas imagens.

Ghez ainda disse:

Queremos saber como os buracos negros crescem e afetam a evolução das galáxias e do universo. Queremos saber porque o buraco supermassivo fica mais brilhante e como fica mais brilhante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário