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Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tatuagem - ou a arte na Pele



A tatuagem ou tattoo (derivada da antiga onomatopeia polinesiana "tatau" ) e todas as praticas de modificacao corporal permanente (piercing, escarificacao e branding) foram e sao utilizadas por muitissimas culturas, tanto antigas quanto contemporaneas e acompanhando o homem por grande parte de sua existência, e respondem a quatro funcoes principais tais como: funcao ornamental; funcao terapeutica e/ou preventiva (sobretudo nas culturas mais antigas); funcao de posicionamento ou status social como marca de identificaçao dos membros de uma etnia ou de certo status social (desde o senhor e rei ao escravo e prisioneiro), ou como genero sexual e por ultimo como funcao religiosa.
Grande parte das vezes em muitas culturas este tipo de modificacao corporal representa um ritual de passagem em muitas culturas, como por exemplo da infancia para a idade adulta.

A historia da tatuagem começa com a historia do homem.
Acredita-se que desde a era pré-histórica do Paleolitico Superior (Homem de Cro-Magnon, 35.000- 10.000 a.C., e Neolitico, VIII – IV milenio a.C.) e gracas a descoberta de estatuetas com sinais geometricos no corpo, supoe-se que os homens, dotados de habilidades em extrair cores de minerais e vegetais (as cores mais utilizadas seriam o ocre vermelho e o preto das cinzas de carvao e que ainda hoje e materia prima para o preto da tinta usada para tatuagem), utilizassem instrumentos pontiagudos tais como ossos, dentes, paus afiados, etc. para realizar marcas permanentes no corpo.
A primeira prova concreta do amplo uso de tatuagens feito pelo homem na Europa teve-se com Ötzi, a múmia descoberta em 1991 nos Alpes italianos e datada do IV milenio a.C. que continha 57 tatuagens, algumas das quais eram localizadas em (ou perto de) pontos que coincidem com os atuais pontos de acupuntura, tais como uma cruz atras do joelho esquerdo, seis linhas retas de 15 centimetros na regiao dos rins e numerosas pequenas linhas paralelas da lombar ate as pernas e tornozelos que os cientistas creem que podem ter sido feitas para tratar os sintomas de doenças de que Ötzi parece ter sofrido, como parasitas digestivos e artrose.



Outra múmia descoberta na Siberia e chamada de o homem de Pazyryke e datada entre o V e o IV seculo, foi extraida do permafrost (solo permanentemente congelado) de Altai no Cazaquistao em 1940, e uma múmia feminina e uma masculina no Planalto de Ukok em 1990. Suas tatuagens envolviam padroes animais representados em estilo curvilineo. O homem de Pazyryk era um chefe Cíta. Os citas eram um povo da Eurasia de origem iraniana que ocupava as fronteiras da Mongolia, China, Russia e Cazaquistao. Ele tem lindos desenhos de animais reais, tatuados com grande arte nos ombros, bracos e pernas,tais como varios peixes, tigres, leopardos, cavalos, carneiros selvagens, cervos, as vezes combinados em cenas de caça e animais fantasticos e monstros e tambem como uma serie de pontos ao longo da coluna vertebral na regiao lombar e ao redor do tornozelo.

A tatuagem foi utilizada por todas as grandes civilizacoes antigas das quais a destacar:

Egípcios

Provas arqueologicas confirmam que no antigo Egipto (4000 a 2000 a.C) se tatuava no Vale do Rio Nilo, descobriram-se corpos mumificados, recuperados da dinastia XI, que mesmo em tenra idade exibiam tatuagens. Em 1891, arqueologos descobriram em Tebas, os restos mumificados de Amonet, uma sacerdotisa da deusa Hartor e que viveu entre 2160 a.C e 1994 a.C. A mumia exibe varias linhas e pontos tatuados sobre seu corpo, pontos de agrupamentos e/ou tracos foram alinhados em padroes ornamentais, geometricos e abstratos, no peito, costas, pelve e pernas. As tatuagens nas costas e no peito, formam padroes de colares e cintos que eram claramente ornamental. As tatuagens na pelve acreditasse que seriam para aumentar a fertilidade.

Esta forma de arte era restrita somente a mulheres e geralmente mulheres ligadas com a pratica ritualistica. Cre-se ainda que foram os egi­pcios a disseminar a pratica da tatuagem pelo mundo.



Povos Amerindios.

America do Sul e Central

No Peru, mumias incas tatuadas encontradas datam do seculo 11. Quando Cortes e seus conquistadores chegaram a Costa do Mexico em 1519, ficaram horrorizados ao descobrir que os nativos nao so adoravam "demonios" em forma de estatuaria e idolos, mas que tambem tinham marcas indeleveis das imagens destes idolos na pele. Os espanhois, que nunca tinha ouvido falar de tatuagem, reconheceram-na imediatamente como obra de Satanas.



Brasil

Os Indios ja se tatuavam muito antes de os Portugueses terem chegado por volta de 1500 e o costume sobrevive ainda hoje em muitas das tribos Amazonicas.
A tatuagem e bastante valorizada dentro da cultura indigena, existem cerca de 200 etnias em territorio Brasileiro e ha uma enorme variadade de desenhos, mas sao poucos os indios que praticam a tatuagem definitiva.
Os mais complexos exemplos de tatuagem tribal brasileira sao os indios da tribo Kadiweu, que vivem na fronteira do Brasil com o Paraguai e que sao famosos pela arte refinada dos seus desenhos geometricos, os desenhos faciais e corporais destes guerreiros fascinaram muitos exploradores.
Os Kadiwéu são remanescentes da grande nação Guaikuru, que era nomade ate se apropriar, em 1672, da primeira tropa de cavalos trazidos por colonizadores espanhois. A partir dai tornaram-se em temiveis indios cavaleiros e chegaram a dominar toda a regiao resistindo a colonizacao durante seculos.
O processo de tatuagem era muito doloroso, a pele era furada com um espinho ate escorrer sangue, quando entao eram colocadas cinzas de folhas de palmeira ou tinta do Jenipapo sobre as feridas, antes da cicatrizacao o ferimento inchava e o tatuado sentia muitas dores ate cair a casca preta e o desenho ficar azulado, as tatuagens eram feitas entre os 14 e os 16 anos quando o jovem ja tinha idade para suportar o sofrimento e servia como ritual de passagem para a maioridade. Os desenhos eram exibidos com vaidade e prova de coragem.





America Norte

Antigos jesuitas narram terem testemunhados a pratica generalizada de tatuagem entre os nativos americanos, entre os "Chickasaw", guerreiros notaveis e que eram reconhecidos pelas suas tatuagens. Entre os "Iroquois" em que o acto de ostentar tatuagens reflectia um status elevado.



No noroeste da America, os queixos de mulheres inuit eram tatuados para indicar o estado civil e identidade grupal. A primeira loja de tatuagem permanente na cidade de Nova York estabelecida em 1846 e iniciou uma tradiçao por tatuagens em militares de ambos os lados da guerra civil.
Foi Samuel O'Reilly em 1891 patenteou a primeira maquina eletrica de tatuagem e que e utilizada ate hoje sofrendo somente algumas alteracoes.



Pouco foi escrito sobre Samuel O´Reilly, tudo que se sabe sobre esse tatuador de Nova York vem de artigos de jornais e do livro de Albert Perry: Tattoo, Secrets of a Strange Art as Practiced by the Natives of the United States (1933, sem tradução) e que descreveu O´Reilly como um imigrante irlandes que ficou conhecido como o criador da primeira patente de uma maquina de tatuar eletrica nos Estados Unidos, no ano de 1891, epoca em que O´Reilly já era um conhecido tatuador de Nova York, onde chegou por volta de 1875.
Apenas uma de suas máquinas ainda existe, e nao possui o sistema de tubos original (parte relativa a posiçao das ponteiras atuais).
Apos a entrada da patente, muitas atraçoes de circos e sideshows foram ate ele para adiçoes nas suas coleçoes, ele tatuou diversas atraçoes desses shows, tais como John Hayes, Frank & Emma deBurgh, Calavan, George Mellivan e Annie Howard, entre outros. Essas pessoas do show bussiness circense acharam a máquina eletrica de O´Reilly proporcionava um trabalho mais rapido e limpo.
Samuel O´Reilly tinha uma loja na Broadway e na Bowery em Nova York mas foi no número 11 da Chatan Square que ele fez seu nome. A famosa loja #11 Chatham Square nao era mais que um quartinho apertado atras de uma barbearia, O´Reilly ficou nesse espaço por varios anos e seu aluno, Charlie Wagner ficou lá até a sua morte, em 1953, tambem ha mençoes que dizem que O´Reilly trabalhava no verao nas ruas lotadas da famosa Stillwell Ave. em Coney Island.
Albert Parry relata que Samuel O´Reilly morreu em 1908 de uma queda quando pintava sua casa no Brooklyn, NY.


Frank & Emma deBurgh

Povos do Pacifico Sul

Polinesia

Nas Ilhas Polinesias o uso da tatuagem era e e uma questao de postura social, estas sao feitas com bastoes de madeira, na ponta destes sao fixados dentes de cao, por se tratar de um animal sagrado.



A tatuagem polinésia é uma das mais artisticas em todo o mundo antigo.
Ela se desenvolveu durante milhares de anos nas ilhas do Pacifico e em sua forma mais avançada, era caracterizada por designs geometricos muito elaborados.
Os desenhos eram normalmente incrementados, aumentados e renovados durante a vida da pessoa, ate que seu corpo ficasse completamente coberto.
Eles se sobressaíam em artes e desenhos. Tudo o que faziam era decorado: canoas, potes, armas de guerra, ferramentas e ate mesmo seus corpos eram marcados com desenhos bastante elaborados. A arte da tatuagem fazia parte da vida destas pessoas de forma natural.
Chamados de Lapitas (Lapita é o nome de uma cultura neolítica que se estendeu desde pontos da costa norte de Nova Guiné e o archipiélago Bismarck até Nova Caledonia, e as ilhas Samoa e Tonga, no oeste do Oceano Pacífico. É considerada a precursora de diversas culturas contemporâneas de parte da Oceania Próxima e posteriormente de Polinesia), por causa de um tipo de ceramica que produziam. A cerâmica Lapita é um assunto de interesse especial para a história da tatuagem, porque nos fornece a mais antiga evidencia que prova a natureza dos motivos das tatuagens polinesias.



Muitos dos potes e vasos de ceramica da cultura Lapida traziam decoraçoes neles gravados, que consistiam em elementos em forma de V, figuras geometricas interligadas e motivos estilizados, semelhantes a mascaras e criaturas do mar. Motivos similares são encontrados nas tatuagens da Polinesia e até mesmo a tecnica de gravar os desenhos em series muito proximas com pontilhados, sugere que a tecnica utilizada na decoraçao da ceramica era um tanto quanto similar a usada na tatuagem.

Diversos tipos de estatuetas, feitas em diferentes tipos de materiais e decoradas com desenhos semelhantes, foram encontradas juntamente com instrumentos utilizados para tatuar, em sítios arqueológicos dos Lapita. Estes instrumentos, dos quais alguns datam de mais de três mil anos atrás, consistem em pedaços achatados e bem delineados de osso, sendo que uma das suas extremidades possui a forma de um pente, com dentes bastante pontiagudos. Eles eram presos a um longo cabo de madeira. O artista mergulhava o instrumento em um pigmento negro, feito de fuligem e agua, e fazia a tatuagem batendo levemente no instrumento com uma pequena marreta. Esta tecnica, que jamais foi encontrada em outra parte do mundo, foi bastante comum em toda area do Pacifico e continua sendo utilizada ate hoje por artistas tradicionais em Samoa.



Embora a produçao de ceramica tenha terminado durante a epoca do nascimento de Cristo, a arte da tatuagem tornou-se mais e mais sofisticada. A tatuagem praticada nas ilhas Fiji era um tanto quanto minima, estando limitada a area pubiana das mulheres. De acordo com lendas antigas, variaçoes do que foi registrado em Fiji, Tonga e Samoa, duas embaixatrizes, introduziram a arte da tatuagem nestas ilhas.
As duas mulheres eram tatuadoras e entraram a bordo de um navio com suas ferramentas, cantando: “Tatuem as mulheres, mas nao os homens!”. Durante a viagem, elas encontraram uma variedade de infortunios, que iam desde tropeços ate ao encontro com furacoes e gigantes comedores de mariscos. Como resultado, na hora em que chegaram em Tonga, elas ficaram confusas e passaram a cantar: “Tatuem os homens, mas não as mulheres!”.
E foi aqui nestas ilhas em Tonga e Samoa que a tatuagem polinesia se desenvolveu, tornando-se uma refinada forma de arte. Os guerreiros de Tonga eram tatuados da cintura até os joelhos, com figuras geometricas dispostas em serie, que consistiam em motivos triangulares repetidos, faixas e areas negras solidas. As tatuagens eram feitas por sacerdotes, os quais se submetiam a um longo período de treinamento e seguiam a risca uma serie de rituais pre-estabelecidos, durante o processo de tatuamento. Para os habitantes de Tonga, as tatuagens possuiam profundos significados sociais e culturais.
Na antiguidade das ilhas Samoa, rituais e combates eram passatempos populares e a tatuagem era um fator importante em ambos. O tatuador possuía uma posiçao altamente privilegiada e hereditaria na sociedade das ilhas. Eles costumavam tatuar grupos de seis a oito jovens, durante uma cerimonia assistida pelos parentes e amigos, que participavam atraves de rezas especiais e celebraçoes associadas ao ritual da tatuagem.
Assim como em Tonga, a tatuagem masculina em Samoa começava na cintura, mas em Samoa ela era estendida somente ate abaixo do joelho. As mulheres também eram tatuadas nas ilhas Samoa, mas os desenhos eram limitados a uma série de delicadas flores e estrelas, de formato caracteristicamente geométrico, feitas nas partes baixas do corpo e nas mãos.



Por volta do ano 200 d.C., viajantes de Samoa e Tonga chegaram as ilhas Marquesas, ali, durante um periodo de mais de mil anos, aconteceu a evoluçao de uma das mais complexas culturas da Polinesia.
A arte e a arquitetura marquesa foram altamente desenvolvidas e os desenhos caracteristicos dali, os quais, em muitos casos, cobriam todo o corpo, estavam entre os mais elaborados de toda a Polinesia.



Oitocentos anos mais tarde, cerca de 1000 d.c., os polinesios haviam colonizado com sucesso a maioria das ilhas habitaveis a leste de Samoa. Traços culturais distintos evoluiram em cada um dos grupos de ilhas da Polinesia e no tempo em que os europeus ali chegaram, as pessoas destes varios arquipelagos possuiam sua propria lingua, mitologia e arte, incluindo estilos que emboram possam a primeira vista ser semelhantes sao unicos a nivel de tatuagem.
Descriçoes isoladas e incidentais da tatuagem na Polinesia foram encontradas nos diarios de bordo de navios europeus, que datavam do seculo 17 e início do século 18. Mas somente na ocasiao da viagem do capitao James Cook (o pai da palavra tattoo que se utiliza hoje e que Cook escreveu no seu diario como "Tattow", a partir da onomatopeia Tattau (que significa desenho no corpo), esta palavra seria o som "tatau,tatau,tatau" produzido pelos martelinhos usados durante a tatuagem), em 1769, e que a arte de tatuar foi descrita com maiores detalhes. Alias, quem tomou parte desse trabalho foi o naturalista Joseph Banks, um dos mais eruditos e estudados viajantes europeus.
Esta arte seria tambem descrita e ilustrada por alguns naturalistas que, mais tarde, no final do seculo 18 e inicio do 19, acompanharam os exploradores. Mas, no geral, a maioria dos europeus apresentou um pequeno interesse pela arte ou pela cultura da Polinesia, em muitas ilhas do Pacifico, os primeiros colonos europeus eram missionarios que se opunham a tatuagem porque a arte estava relacionada com as praticas religiosas dos nativos que eram vistas por eles como superstiçao e bruxaria.
Logo apos os missionarios vieram tambem os colonizadores, que disputaram a possessao das ilhas, saqueando todas as reservas naturais e forçando os nativos a adotar as roupas e trabalhar como escravos. Por ser considerada um habito tradicional da Polinesia, a tatuagem tornou-se um símbolo de resistencia a influência europeia, sendo considerada ilegal por muitos dos regimes coloniais.
Ironicamente, ao mesmo tempo em que a tatuagem estava desaparecendo no Pacifico, ela estava sendo cada vez mais adotada pelos ocidentais.
Antes das viagens de Cook, a tatuagem era virtuosamente desconhecida na Europa. Integrantes da tripulação de Cook foram os primeiros europeus a serem tatuados e a moda da tatuagem se espalhou rapidamente na marinha, assim que os marinheiros retornavam para casa com exoticas marcas em seus braços, como lembranças de sua viagem as terras distantes. Os marinheiros aprenderam as tecnicas com os artistas polinesios e praticaram durante a viagem de navio, aposentando-se depois para montar estudios de tatuagem nas cidades portuarias de toda a Europa.
A tatuagem e a unica forma de arte da Polinesia que foi amplamente adotada e imitada pelos ocidentais e demorou ate ao final do seculo 19 para que antropologos viajassem ao Pacifico para estudar o rapido desaparecimento da cultura polinesia e fazer algum esforço para investigar o significado da tatuagem dentro do contexto da vida nativa.
Alguns poucos artigos sobre o assunto apareceram em jornais escolares na viragem do seculo e por volta da mesma epoca, varios antropologos escreveram livros que incluiam descriçoes da tatuagem polinesia. Mas o que sabemos sobre a antiga arte de tatuar da Polinesia e somente um pequeno fragmento de todo o resto, a grande maioria dos desenhos, juntamente com a prosperidade das tradiçoes associadas, mitos e observaçoes religiosas foram perdidas para sempre. E nos sabemos somente um pouco do significado da tatuagem pela percepçao dos proprios polinesios o resto e apenas sob o ponto de vista e a maneira registrada pelos europeus.



Filipinas

A tatuagem e parte da vida tribal filipina desde antes da colonizaçao hispanica das Ilhas Filipinas. Quando os espanhois chegaram a estas ilhas, conheceram os Visayas, que tinham tatuagens no corpo inteiro, eles então as chamaram de “La Isla de los Pintados”, ou a Ilha dos pintados.
Em 1961 o pirata e explorador William Dampier, numa viagem aos mares do sul, levou para Londres um nativo com o corpo totalmente tatuado, o principe Giolo, que apos a sua apresentacao ao rei e a rainha, foi escravizado por Dampier e exibido como atraccao exotica.
A tatuagem nas filipinas e uma forma de posicionamento e comprometimento social, e algumas tribos acreditavam que a tatuagem tinha poderes magicos.
Um membro da tribo recebia uma tatuagem conhecida como Chaklag, e significava que ele havia decapitado um membro de uma tribo inimiga. Existem muitas variaçoes nos estilos de tatuagem filipinas, e dependem da regiao e tribo respectiva.
Entre as mulheres da sociedade tribal filipina a tatuagem era vista como uma forma de beleza. As mulheres da montanha Luzon tinham fechamentos de braço e peitoral, enquanto as Visayas e Mindanao tatuavam as mãos e pulsos.



Indonesia

Borneu e um dos poucos lugares no mundo onde tradicionalmente a tatuagem tribal ainda e praticada hoje como tem sido ha milhares de anos. Ate recentemente muitas das tribos tinham pouco contacto com o mundo exterior. Como resultado, preservaram muitos aspectos do seu modo de vida tradicional, incluindo a tatuagem. Os desenhos de Borneu tem contribuido ao redor do mundo para formar a base do que o povo ocidental chama de "tribal".



Nova Zelandia (Maori)

Conta a lenda que a tatuagem teve início com um romance entre um homem chamado Mataora e uma jovem princesa de um mundo mistico, chamada Niwareka.Um dia, entretanto, Mataroa bate em Niwareka e ela volta para a proteção de seu pai, Uetonga. Mataroa, se sentindo muito culpado e com o coração partido, vai atrás de Niwareka, viajando para o mundo mistico de Rarohenga para trazer de volta sua amada Niwareka. Depois de muitas dificuldades para chegar ao seu destino,Os dois voltam a se reconciliar e Mataora aprende a arte da tatuagem com Uetonga, seu sogro, que aplica uma tattoo facial de nome Moko. Ao retornar com Niwareka a terra dos homens, Mataora ensina a arte do Moko ao povo maori.



O Moko, que e a tatuagem Maori tradicional, traz uma simbologia associada e posicao que o individuo ocupa na sociedade. Todos os homens que tivessem uma posicao elevada eram tatuados, enquanto que os que nao eram marcados, eram considerados sem status social. O Moko funcionava como uma identidade, ja que tambem falava sobre a familia e sobre a tribo a que os tatuados pertenciam; ao representar a posicao social, o Moko denunciava inclusive se se tratava de uma posicao pura, herdada pelo sangue, ou se a posicao havia sido ganha atraves de suas accoes.
A marcacao do corpo comecava na puberdade, acompanhada de outros rituais. A tatuagem servia para que os guerreiros ficassem atraentes para as mulheres e marcava os importantes eventos na vida de uma pessoa, havia certas proibicoes durante o processo de tatuar. Para a tatuagem facial, por exemplo, atividades sexuais e ingestao de solidos eram proibidas. Os tatuados so podiam ingerir liquidos atraves de canudos, ate a cicatrizacao total da pele, evitando que houvesse alguma contaminacao.
A tatuagem facial completa consumia muito tempo, e um bom tatuador deveria estudar com cuidado a estrutura ossea da pessoa, antes de começar sua arte. Por esses motivos, um rosto elegantemente tatuado era uma fonte de orgulho e para os guerreiros, era como uma proteccao para vencer as batalhas.





O instrumento para tatuar era um cinzel de osso, que era mergulhado em um pigmento e em seguida era batido com um pequeno bastao. Para obter as cicatrizes e os sulcos que caracterizam o Moko, o instrumento deveria penetrar profundamente no tecido muscular, alguns cortes eram tão profundos que chegavam a atravessar a bochecha. Era um processo muito longo e extremamente dolorido, mas era uma questão de honra e orgulho os guerreiros Maori não se mexerem e manterem-se calados enquanto eram tatuados.

As mulheres não eram tão tatuadas quanto os homens. Os lábios superiores eram contornados e a tatuagem no queixo era a mais popular, sendo que a prática continuou até os anos 70.
Ler as marcas é bastante difícil. O significado de um símbolo Moko pode ser diferente entre as tribos, por isso a compreensão das marcas é complicada. Os Maoris dizem que, para se ler um Moko, é preciso olhar holisticamente, é preciso olhar além do que está lá e perceber também o que está faltando. Infelizmente, hoje em dia restam muito poucos com essa capacidade.

Por se tratar de um tipo de tatuagem muito característico, e que carrega grandes características culturais desde os primórdios dessa arte, muitos Pakeha (brancos) se interessam em ter esse tipo de marca no corpo. Os Maori não aprovam a atitude já que, como visto, se trata de uma simbologia que conta uma história sobre o tatuado, sobre sua família, sobre sua tribo e sobre seu legado na Terra. Apesar dos Maori não concordarem com essa “apropriação” de sua cultura, a partir dos anos 90, a prática do Moko ganhou mais força entre homens e mulheres, não apenas em relação aos desenhos, mas à tatuagem feita com cinzel, à moda antiga.

Hoje as tatuagens são feitas em qualquer parte do corpo e se parecem com tribais, se diferenciando por terem significados em suas formas. Hoje esses símbolos representam coisas mais genéricas, deixando o Moko como “indentidade” de lado e trazendo a tatuagem Maori como uma forma de expressar sentimentos e desejos como felicidade, amor, família, renascimento.

Um dos símbolos mais comuns nas tatuagens Maori é o Koru.

"Koru"



Ele carrega um forte simbolismo, representa a criacao, uma nova vida ou um novo comeco, crescimento, harmonia e pureza. As formas circulares do Koru nos levam a ideia do movimento perpetuo, enquanto as espirais interiores sugerem o retorno ao ponto de origem, representando o modo como a vida se altera e, ao mesmo tempo, continua igual.
A Palavra Maori significa “Normal” era a palavra utilizada para distinguir os mortais de divindades e espiritos, o povo Maori talvez tenha sido o povo mais animista de toda a Oceania. Foi Sir James G. Fraser, que realizou um dos melhores estudos na zona da Oceania, ele definiu o povo Maori da seguinte maneira: “Aqui a magia dominou a religiao e venceu-a em toda a linha. Porque o ser humano, ao sentir-se impotente perante as forças da natureza e ao nao poder aceder ao seu controle, ou pelo menos, ao nao poder prever o seu desenvolvimento, trata de improvisar um ritual que lhe de a possibilidade de recuperar parte da confiança perdida.”

Assim as tatuagens começam a se entrelacar com a historia desse povo, na optica que dentro dessa cultura os Tohunga (Tatuadores) eram vistos como sacerdotes que tinham o poder de sarar o individuo assim como os doutores prescreviam a receita para a cura dos males, no caso a cura do espirito e da alma, as tatuagens para esse povo tinha o poder de curar e de precaver do que poderia vir, de proteger, a afastar, de atrair, reverenciar, saudar e de lembrar, era o seu amuleto da sorte nas muitas batalhas de um povo genuinamente guerreiro, talvez na tatuagem e que podemos conotar a forma mais expressiva de magia utilizadas pelos Maoris e relatada pelo estudioso Sir James G. Fraser.
O animismo tem duas notas peculiares: o particularismo e o ceremonialismo. Tenta-se trabalhar a alma, o espirito particular, individual e definido, de cada um dos elementos sobre os quais se deseja atuar e, ao considerar a sua personalidade espiritual, se quer descobrir a maneira de agradar ou atemorizar o espirito em questao dai a maneira que os elementos dos desenhos empregados na tatuagem Maori actuavam. Para isso, o pretendido conhecedor dessas almas desenvolve a cerimonia que melhor lhe parece que pode vir a resultar, de acordo com a sua intençao, aqui abordamos o Tohunga ou “Tatuador”.
Neste caso, resulta claro que nao ha necessidade de mediador, de sacerdote, porque as regras se vao criando segundo aparece a necessidade correspondente. O espirito da coisa, do animal, ou do fenomeno em questao, é uma alma concreta e o praticante tambem o e; portanto, a cerimonia animista e uma conversa, um contato pessoal entre o espirito e o demandante, que se ajuda com a magia que ele conhece, que aprendeu com seus ancestrais ou que intuiu que e a mais indicada para essa alma, a melhor para essa ocasiao concreta e a receita sao formas a serem utilizadas para a cura dos seus problemas.
“O termo Animismo foi criado pelo antropologo ingles Sir Edward B. Tylor, em 1871, na obra Primitive Culture (A Cultura Primitiva).
Pelo termo Animismo, Tylor designou a manifestacao religiosa imanente a todos os elementos do cosmos (Sol, Lua, estrelas), a todos os elementos da natureza (rio, oceano, montanha, floresta, rocha), a todos os seres vivos (animais, árvores, plantas) e a todos os fenomenos naturais (chuva, vento, dia, noite); é um princípio vital e pessoal, chamado de "anima", o qual apresenta significados variados:

• cosmocentrica significa energia

• antropocentrica significa espirito

• teocentrica significa alma

Consequentemente, todos esses elementos sao passiveis de possuirem: sentimentos, emocoes, vontades ou desejos, e ate mesmo inteligencia, ou seja, os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são Vivas", "Todas as coisas sao Conscientes", ou "Todas as coisas tem anima".

O Animismo possui tres simples regras:

• Tudo no cosmo tem "anima";

• Todo o "anima" e transferivel;

• Tudo ou todo que transfere "anima" nao perde a totalidade de seu "anima", mas quem ou o que recebe perde parte ou a totalidade de seu "anima", o qual sera tomado pelo "anima" doador.”



Com a popularizacao das tatuagens tribais nos anos 80, ouve um grande interesse pela tatuagem maori com seus intrincados grafismo tais como o koru, as espirais duplas ou tripas. Mas para nao desrespeitar a cultura ancestral foi utilizado um estilo de padroes chamado Kirituhi (pintura em carvao) de valor puramente estetico para a customizacao de tatuagem tribal.

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