Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O FIM DE JUDAS ISCARIOTES

O que os cristãos conhecem sobre Judas Iscariotes é que ele traiu Jesus. Entretanto, há duas afirmações contraditórias, o que impede um leitor cuidadoso de ter qualquer uma como verdade. Agora foi encontrado o Evangelho de Judas, evangelho já citado por "Santo Irineu de Lyon, no século II", segundo a Revista Época, ed. 405, 20/02/2006. Segundo esse evangelho, Judas teria "sido perdoado por Jesus e orientado a se retirar para fazer exercícios espirituais no deserto". Não temos como saber se é verdadeira a versão no evangelho de Judas. No entanto, temos certeza de que uma das versões bíblia é falsa, o que não quer dizer alguma seja verdadeira.

O fim de Judas Iscariotes segundo o Evangelho de Mateus é o seguinte:

"Ora, chegada a manhã, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; e, maniatando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador. Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo. E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se. Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros. Por isso tem sido chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor. (Mateus, 27: 1-10).

O autor de Atos dos Apóstolo já contou outra história, incompatível com a primeira:

"Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. (Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniqüidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue.) Porquanto no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu ministério. (Atos, 1: 16-20).

O chamado Evangelho de Judas, conforme a revista Época, tem a seguinte informação: "A delação aos sacerdotes judeus teria sido, segundo o manuscrito, um desígnio divino para que o Filho de Deus sofresse o martírio e salvasse os homens. Judas também afirma, de acordo com os relatos, que não se enforcou depois, arrasado pela culpa. Teria sido perdoado por Jesus e orientado a se retirar para fazer exercícios espirituais no deserto".

Quem teria dito a verdade? O Evangelho de Mateus? O livro de Atos dos Apóstolos? Ou o Evangelho de Judas? Pelo menos dois disseram mentira. Judas, arrependido, atirou as moedas dentro do templo e se enforcou, tendo os sacerdotes adquirido com o dinheiro o terreno chamado Acéldama, OU Judas adquiriu o terreno e caiu arrebentado-se? Ou Judas foi para o deserto? Como muitas coisas da origem do cristianismo já são provadas fábulas, é possível que Judas Iscariotes nem tenha existido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...