Os Ritos de Thelema utilizam o que nós thelemitas chamamos de força mágica, poder mágico, energia mágica etc., uma força misteriosa que opera sob o controle do magista, o indivíduo que conscientemente o emprega para os mais variados fins. A natureza dessa força é relativamente obscura e é descrita por muitos autores de maneiras distintas, às vezes até contraditórias. O que nos interessa aqui é, portanto, tentar entender como Crowley compreendia essa força mágica e sua natureza, assim como ele a apresentava em seus escritos.
Até aqui nós exploramos algumas teorias acerca da Energia Mágica nos Ritos de Thelema. A pergunta óbvia que levantamos agora é: como utilizar na prática essa energia mágica?
Existem muitas maneiras através da qual você pode começar a operar com a Energia Mágica dos Ritos de Thelema. Já como Probacionista, qualquer Candidato a Santa Ordem A∴A∴ tem acesso direto a força mágica de toda mística thelêmica. Ele pode acessá-la diretamente através das instruções oficiais da Ordem e sua mística de desenvolvimento, que envolve magia e yoga. No entanto, o seu Superior na Ordem nesse momento será sua maior fonte de contato com toda essa força mágica. Gradualmente, na medida em que avança em sutileza e compreensão, os canais vão se alargando e o acesso a corrente mágica se torna mais efetivo. As iniciações dos Graus de Neófito e Zelator – somadas ao preparo sistemático através das práticas fornecidas pela A∴A∴ – garantem esse alargamento dos canais espirituais e o acesso a Energia Mágica nos Ritos de Thelema.
Uma das maneiras através da qual o Probacionista pode entrar em contato com a Energia Mágica dos Ritos de Thelema é o prāṇāyāma, que se trata do trabalho de organizar as funções do prāṇa para inúmeros fins, como cura, energização e magia. O alento é usado extensivamente na mística thelêmica, seja através dos rituais – que inclui certo grau de visualização – ou práticas místicas.
Outra maneira é através da prática da visualização criativa, de fundamental importância na execução da magia. A visualização de luzes, símbolos, diagramas etc. pode ser utilizada para acessar e produzir energia mágica. Por exemplo, quando o Sacerdote eleva a Lança na Missa Gnóstica ele deve visualizá-la imbuída e energia elétrica, que é então projetada através dela. Durante a consagração da Hóstia, o Sacerdote deve visualizar a energia descendo da Lança, transformando a Hóstia no Corpo de Deus. Durante a execução do Ritual Rubi Estrela, por exemplo, os pentagramas devem ser perfeitamente visualizados nos quadrantes. Assim, o processo de visualização nos Ritos de Thelema é uma maneira de acessar a Força Mágica que os alimenta.
A invocação é uma das tecnologias da magia onde o Probacionista pode ter acesso a um grande influxo de energia mágica. A essa tecnologia, outras lhe aumentam o poder, como a circumbulação dentro do círculo mágico e a entoação de Palavras de Poder como o mantra thelêmico AUMGN. Os Sinais Mágicos ou mudrās da magia, da mesma maneira, são fonte potente de acesso à Energia Mágica dos Ritos de Thelema e essa tecnologia precisa de outra para ganhar nível elevado de poder, a assunção de formas divinas. Dessa forma, todas as tecnologias utilizadas pela magia dentro de uma cerimônia mágica podem dar acesso e produzir grande quantidade de força mágica.
A sexualidade é talvez a tecnologia mágica mais potente para acessar a Energia Mágica dos Ritos de Thelema. Como nós vimos anteriormente, a força mágica contida na mística thelêmica é de natureza sexual e rituais como a Missa Gnóstica, Rubi Estrela e Liber Reguli operam com essa força dentro de uma estrutura ou arranjo simbólico. De todos os rituais que envolvem a mística thelêmica, a Missa Gnóstica apresenta o simbolismo sexual de uma maneira bem explícita. A parte da missa que é particularmente sexual é especialmente focada na produção e projeção da energia mágica. A carícia na Lança onze vezes, a elevação da Lança, o rasgar do Véu com a Lança, a nudez da Sacerdotisa durante as Coletas e a identificação da Hóstia com o sêmen do Sacerdote são atos sacerdotais que invocam a energia mágica. O orgasmo simultâneo de Sacerdote e Sacerdotisa na palavra HRILIU quando a Lança entra na Taça é um ato sacerdotal de projeção da energia mágica através do simbolismo sexual.
O potencial sexual da Missa Gnóstica produz e projeta a energia mágica e todos os participantes na Congregação participam desse processo que pode ser experimentado na forma de magnetismo pessoal, paixão ou até mesmo tesão. Esses são indícios reais de que a Energia Mágica dos Ritos de Thelema foi acessada. Ela precisa, a partir disso, ser controlada e projetada.
Sob certa perspectiva, todas as formas para acessar, controlar e projetar a energia mágica demandam de certo grau de concentração. Assim, técnicas de concentração também são uma formidável maneira de acessar a energia mágica na mística thelêmica. É a concentração que proporcionará ao Probacionista as condições necessárias para que ele consiga manipular, controlar e projetar a força mágica. Como eu tenho sustentado no Curso de Misticismo Thelêmico, a manipulação da força mágica pelo magista pode ser comparada a uma lamparina, uma lanterna e um feixe de raio lazer. No início da jornada, seu poder de projetar a força mágica é como uma lamparina, de perto ela ilumina, de longe não. Com o tempo e desenvolvimento pessoal, ele começa a focar-se mais em seu trabalho em direção a Grande obra e já tem condições de projetar a força mágica como se estivesse carregando uma lanterna. A luz é mais focada e direcionada. Finalmente, quando seu trabalho mágico é consistente e sistemático, sua concentração e poder de projetar a força mágica é comparada a um feixe de raio lazer, completamente focado.
Para obteres Poderes Mágicos, aprende a controlar o pensamento. Admite somente ideias que estão em harmonia com o fim desejado, e não qualquer ideia vaga e contraditória que se apresente.
O pré-requisito fundamental, portanto, para manipular e projetar a Energia Mágica nos Ritos de Thelema é a concentração. Por esse termo nós entendemos: controlar os pensamentos, focar as energias da mente em um só ponto e mantê-las ali pelo tempo determinado, sem interferências ou distrações.
Existe uma considerável gama de técnicas através das quais o Probacionista pode treinar suas habilidades, principalmente a concentração. Na verdade, qualquer tentativa de manipular a energia mágica sem antes ter-se desenvolvido certo nível apurado de concentração resultará em fracasso.
O Magista pode ser facilmente esmagado e obcecado pela força que ele desprende; ela provavelmente irá se manifestar em sua forma mais baixa e mais questionável. A espiritualidade mais intensa do propósito é absolutamente essencial para a segurança. Esta é uma questão de concentração, sem implicações éticas. O perigo é que se pode conseguir alguma coisa que não se queira. Isso é «ruim» por definição. Nada é em si bom ou mau.
Esse nível refinado de concentração ou a espiritualidade mais intensa do propósito é de fundamental importância no trabalho com as energias sexuais, pois uma vez que é um hábito humano descer a condição animalesca quando exploramos a sexualidade, o magista deve disciplinar-se para transmutar seus desejos brutos no ouro da vontade mágica dirigida. Caso contrário a sexualidade nunca poderá ser utilizada com efeito na prática da magia. Eu exploro esse assunto no meu ensaio O Pātañjala Yoga & o Trabalho do Minerval na Ordo Templi Orientis, onde escrevi:
No sistema de iniciação da O.T.O. – que é fiel a tradição thelêmica transmitida por Aleister Crowley – o yoga tem fundamental importância no resultado final. Caso o Candidato falhe no seu trabalho no pātañjala-yoga, estará inapto a completar as práticas requeridas no IX° O.T.O. Em Magick Without Tears, Crowley menciona: Na O.T.O. o treinamento é de tipo maçônico; não existe trabalho astral e nem nada de yoga. Existe alguma coisa de Qabala e de grande valor doutrinal. Mas o verdadeiro processo vital que realmente importa e o progresso gradual na descoberta do Segredo do Nono Grau. Usar o Segredo com certa vantagem envolve maestria em yoga e magia. Mas nenhum dos dois é ensinado na Ordem.
Este é um ponto fundamental no sistema de iniciação proposto por Aleister Crowley. No Liber Aba Crowley insiste em preparar o trabalho do magista com o yoga. A concentração obtida pela prática sistemática do yoga auxilia os trabalhos mágicos do magista em todos os pontos. Infelizmente são muitos os thelemitas que insistem em pular essa etapa. O resultado é uma horda de Instrutores da A∴A∴ e O.T.O. sem a mínima condição de orientar as pessoas mais novas que estão chegando agora.
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