Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


domingo, 21 de julho de 2019

Tem sido o tema de filmes de ficção científica, romances e até mesmo um desenho animado clássico do Coelho Pernalonga: Vida em Marte.


Talvez seja natural que ficássemos fascinados com Marte, já que está localizado tão perto da Terra. Mas é realmente possível que alguma vez tenha existido vida no Planeta Vermelho?
Está começando a parecer que a resposta é um enfático sim.
Sabemos há anos que havia água em Marte, mas que por si só não é o suficiente para provar que havia vida:
A existência de água líquida em Marte, sozinha, não garantiria que fosse habitado. De fato, durante muito tempo acreditou-se que a água superficial em Marte teria sido altamente ácida e, portanto, incapaz de suportar criaturas vivas.
Cratera de Newton na superfície de Marte. Os barrancos nela sugerem a presença de água. (Via JPL / NASA)
Mas uma descoberta da NASA em 2013 foi o que convenceu muitos pesquisadores de que realmente havia vida em Marte:
Uma… descoberta pelo jipe-sonda Opportunity da NASA provou que pelo menos parte da água que atravessava a superfície de Marte nos tempos antigos tinham um pH neutro, o que significa que era benigna e podia ser consumida. Esta foi uma descoberta extremamente significativa do Opportunity, já que provou que a qualidade da água em Marte no passado distante não teria sido uma barreira para a evolução e desenvolvimento de espécies vivas.
Steve Squyres, um professor da Universidade de Cornell que foi o principal investigador do projeto Opportunity, explica a importância dos dados de 2013:
Esta é a água que você pode beber. Esta é a água que provavelmente era muito mais favorável em sua química, em seu pH, em seus níveis de acidez … para o tipo de química que poderia levar à origem da vida.
O Opportunity Rover, que está na superfície de Marte há 15 anos. (Via JPL / NASA)
É claro que a água não prova definitivamente que havia vida há bilhões de anos em Marte. Mas sugere que a busca contínua de evidências fósseis ou mesmo de organismos vivos vale mesmo a pena, apesar do que alguns críticos podem acreditar.
Tudo isso levanta outra questão: se havia vida em Marte, como era? Isso também é assunto de especulação, mas o que sabemos sobre o planeta nos permite fazer algumas hipóteses razoáveis:
As primeiras formas de vida na Terra surgiram por volta de 4,1 ou 4,2 bilhões de anos atrás. Depois disso, outros 1,5 bilhões de anos levaram os microorganismos a desenvolver a capacidade de sobreviver em terra. A evolução em terra e no mar prosseguiu lentamente a partir desse ponto: foram necessários aproximadamente dois bilhões de anos para o desenvolvimento de plantas e animais terrestres (o que é menos de 800 milhões de anos atrás).
Se presumirmos um curso similar de evolução para Marte, parece claro que a vida nunca teria tido a chance de evoluir para além de um nível primitivo e sem sofisticação. O evento devastador que destruiu a espessa atmosfera de Marte teria parado a evolução em suas trilhas, dando à vida nenhuma chance de dar mais passos.
Mas mesmo a vida primitiva nos diz que nem sempre estivemos sozinhos no sistema solar. De fato, parece que a vida já foi sustentável em Marte e pode ser novamente um dia para todos que conhecemos. Isso em si mesmo é motivo de celebração, mesmo porque sugere que também podemos encontrar outros sinais de vida em outros planetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...