Primeiro, é importante lembrarmos que Satanás não é onipresente - ele não pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Somente Deus está em toda parte, e só Deus sabe de tudo. Satanás depende de que o seu exército de demônios observe e atenda aos seus comandos.
Mas será que isso mudo o fato dele saber certas coisas que muitas das vezes so voce sabe ?
Podem Satanás e/ou seus demônios ler nossas mentes? Não. Primeiro Reis 8:39 diz que só Deus conhece todo coração humano. Não há mais ninguém que tenha essa habilidade. Deus sabe o que diremos antes de nós o fazermos, enquanto o pensamento ainda está sendo formulado (Salmo 139:4). Jesus, sendo Deus encarnado, exibiu a qualidade divina de conhecer os pensamentos dos homens: "ele mesmo sabia o que era a natureza humana" (João 2:25, cf. Mateus 9:4, João 6:64). Mas nos como seres humanos e corrompidos pelo ato de estar sempre pecando, nossos pensamentos nos trai, fazendo com que nos humanos ficamos a mercê de entidades que e capaz de nos manipular.
A Bíblia nos ensina que Satanás é poderoso. Provavelmente ele era o mais alto de todos os anjos caídos, pois era persuasivo o suficiente para convencer um terço dos anjos a se juntar a ele em sua rebelião (Apocalipse 12:4). Mesmo após a queda de Satanás, nem mesmo o arcanjo Miguel ousou a confrontá-lo sem a ajuda do Senhor (Judas 1:9). Satanás é o "príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência" (Efésios 2:2b). No entanto, o poder de Satanás tem seus limites, e ler nossas mentes parece estar além de sua capacidade. Segundo e o que a Bíblia diz, mas ela foi mudada e escrita por homens, ao longo dos tempos e muitas dos versículos que lá estavam foram mudadas ou retiradas porque ? será que eles tinha tanta certeza assim dos poderes dos dos demônios ?
Por todos os lados, a sociedade está perdida em caos, conflito e divisão: direita vocês. esquerda, ricos vocês. pobres, progressistas vocês. conservadores. Muitos dizem ser algo normal, provocado apenas pela diferença entre os seres humanos. E se o culpado não for uma mera ideologia política ou um grupo de pessoas? É preciso um tipo especial de malícia para conceber um plano tão nefasto contra nossa civilização. E quem seria capaz de tal conspiração?
A verdade, porém, é que poucos querem saber a real origem desse mal.
Costumamos ouvir que, no conselho nos céus, uma guerra foi iniciada porque Satanás rejeitou o plano apresentado por Deus e tentou “destruir o arbítrio do homem.” Costumamos associar essa tentativa de destruir o arbítrio com a ideia de coerção, onde Satanás forçaria a humanidade a fazer o bem, sem o direito de escolha. Afinal, qual foi o plano apresentado por Satanás no Conselho Pré-mortal?
A ideia de Satanás “destruindo o arbítrio” do homem através da coerção é, de fato, muito comum na cultura e no ensino da Igreja de Jesus Cristo, mas uma análise detalhada das escrituras demonstra que não apenas existem outros meios de destruir o arbítrio, como também meios mais eficientes e atrativos do que a coerção e a ideia de “forçar alguém a ser fiel.”
Ao apresentar o Plano de Salvação, o Senhor não o fazia com o objetivo de reunir ideias sobre como o plano deveria ser executado.
O Plano de Salvação é provavelmente repetido na mesma ordem de eventos ao longo de toda a história do universo e da geração de seres exaltados, não apenas porque é a forma mais eficiente de elevar inteligências à condição de deuses.
Mas por ser essa a única forma, cujos termos não foram estabelecidos por Deus, mas constituem as próprias leis sobre as quais o universo (no sentido mais absoluto da palavra) está fundamentado.
Lúcifer não apenas apresentava um plano alternativo com um atalho para a salvação; ele desejava destronar Deus, alterar os termos das leis universais e receber a glória por isso. A ideia de forçar a humanidade a não pecar e chegar ao julgamento final sem pecados não possuir nem um apoio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário