Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


terça-feira, 1 de setembro de 2015

A Estranha Mulher de Caim

Cogita-se muito sobre quem seria a estranha mulher de Caim, e as interpretações tomam dois rumos diferentes:

 1º - Que tenha sido uma irmã ou sobrinha sua;
 2º - Que existiam outros povos além de Adão e Eva.

Vamos começar pela Segunda linha de pensamento que diz que haviam outros povos antes de Adão. Quem assim pensa, ensina que é correto o que a história diz sobre o “homem da caverna” e tantos outros antepassados tão distantes e que Adão foi constituído por Deus como o regente de toda a raça humana já existente.
  Isto está completamente errado, pois a Bíblia ensina que “De um só Deus fez a geração dos homens para habitar a terra” (At 17.26). Está registrado também que a esposa de Adão recebeu o nome de EVA por ter sido ela a primeira mãe e consequentemente foi chamada de “a mãe dos viventes” (Gn 3.20).
  Portanto, a Bíblia não deixa espaço algum para pensarmos na possibilidade de haver outros povos na terra antes de Adão.
 A outra linha de pensamento, diz que a esposa de caim foi uma irmã sua ou uma parente bem próxima. Veremos por que consideramos correta esta interpretação:

• A árvore genealógica de uma família indica sempre alguém que merece destaque ou por ser o primogênito ou por ter sido ele o fruto de um acontecimento importante. Veja por exemplo: Sete, Isaque, Jacó, Judá, Davi e Salomão.
                        Por isto é correto dizer que Adão não tinha apenas Caim e Abel como filho, mas que esses dois se destacam por terem sido os primeiros filhos a nascerem sobre a terra;
 
• É bom sabermos também que, quando Caim e Abel se desentenderam, caim tinha 128 anos, mais ou menos, pois Adão já foi criado adulto, seus anos de vida começam-se a contar após a perda da inocência. Tão logo pecaram tivera Caim e Abel e quando Eva tem um filho para substituir Abel, Adão já tinha 130 anos. Nesse período de 130 anos Eva teria parado de gerar?  - Não. Ela teve muitos outros filhos e filhas (Gn 5.4). Curiosamente se sabe que eram 33 filhos e 27 filhas. Nesses 130 anos muitas gerações se formaram;

• Ao matar Abel, Caim mudou-se para a terra de Node. Node estava ao oriente do Jardim do Éden. Não era um país distante ou uma terra longínqua. Era apenas no lado oriental do Jardim. O texto diz que ele construiu uma cidade e a chamou de “Enoque”. Não se deve pensar aqui em cidade nos termos de uma “Jericó”, por exemplo. Eram tendas cercadas por um muro. Tanto é que a arqueologia nunca conseguiu encontrar uma cidade com o nome “Enoque”.

• A Bíblia não diz que Caim casou-se na terra de Node, mas que CONHECEU sua mulher lá. E CONHECER aqui tem o sentido exato de ter relação sexual com sua mulher. Veja Gn 4.1,17 e Mt 1.25. É bem provável que caim já era casado a muito tempo e que tinha filhos. Ele resolve honrar esse novo filho porque foi o primeiro depois do desastre que lhe aconteceu. Talvez ele pensasse que nem ia ter mais filhos, como castigo, no entanto, nasceu mais um. Por isso ele colocou o nome do seu filho na cidade, em gratidão, para comemorar. E o nome do seu filho entrou na genealogia pelo fato que ocorreu pouco antes do seu nascimento.

Concluindo: Se não existiam outros povos; Se Caim não foi para uma terra distante; Se caim já tinha cerca de 128 anos; Se ele apenas CONHECEU a sua esposa (não foi um casamento), Com quem Caim casou-se?

Resp: Com uma irmã sua.

  E isto não era proibido naquela época. Não havia cartório, nem juiz de direito, nem lei que determinasse a proibição de casamentos entre irmãos. Só é pecado o que a lei determina (Rm 7.8). Na época de Abraão era legal tal procedimento, e ainda na época de Davi.
  Além disto, era necessário tal relacionamento para que houvessem descendentes, para que a terra fosse povoada.
  Quando Caim falou a Deus: “QUALQUER QUE ME ACHAR ME MATARÁ” indica que havia uma população em expansão, presente ou futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...