Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Origem das Bruxas

A lenda sobre a existência de bruxas é bastante antiga, há relatos datados desde a idade média. A concepção comum que se tem de bruxas é de mulheres cabelos grisalhos, feias, que praticam magia negra e saem por aí, nas suas vassouras voadoras, pegando criancinhas para fazer seus rituais. Esse tipo de bruxa surgiu no imaginário humano, e ganhou forma através dos tempos, com algumas pequenas modificações de cultura para cultura, e não se sabe ao certo a origem exata delas, muito provavelmente surgiram para assustar as crianças desobedientes.
Outra possível, e mais aceitável, crença sobre o surgimento das bruxas se deve ao significado da palavra, em Sânscrito, bruxa significa ‘mulher sabia’ e acredita-se que essas mulheres apenas detinham o conhecimento sobre ervas e outra plantas medicinais, que fervidas e usadas corretamente curavam as pessoas de seus males, como antigamente não haviam médicos e as mulheres eram designadas a cuidar da casa e dos filhos acabavam por dominar esses conhecimentos. Mais tarde a igreja católica veio modificar isto.
Perseguição as bruxas
A partir do século XV as bruxas adquiriram uma presença maior, e agora havia uma religião e varias crenças e ritos realmente praticados por elas, mas não de magia negra, muito dos rituais vinham também de escravas negras que praticavam religiões como o Vodu. Um pouco adiante surge a Wicca (tratarei melhor em outro post) e paralelo a isso a igreja católica havia ganhado uma força enorme. Começa o período de inquisição milhares de mulheres consideradas bruxas pela igreja são perseguidas e punidas. A epidemia, segundo estudiosos, se deu principalmente no século XVI e XVII, no norte da França, no sul e oeste da Alemanha e em especial na Inglaterra e na Escócia. Acredita-se que muitas mulheres que pregavam contra a igreja foram acusadas de bruxaria apenas para que fossem punidas, um fato bastante conhecido foi a inquisição das bruxas de Salem.
As bruxas de Salem
 No ano de 1962, em Salem, Massachusetts, ocorre a maior matança de bruxas conhecida na historia. Naquele tempo a existência de bruxas era incontestável, principalmente pelo maior ditado da região que diz: "é uma política do Diabo persuadir-nos que não há nenhum 
 Diabo", e por conta disso qualquer boato de praticas de bruxaria era investigado e severamente punido. Foi então que algumas mulheres começaram a participar de rituais Vodu trazidos por uma negra de nome Tituba, essa mulheres começaram a ter sonhos pagãos e com medo da punição que poderiam receber caso sua família as descobrisse resolveram ir ao tribunal e dizer que tinham sido enfeitiçadas. O caso merecia ser ouvido num tribunal e toda a Salem se fez presente no salão comunitário. O juíz Samuel Sewall julgou e condenou mais de 100 pessoas por bruxaria, a maioria mulheres, e a matança só acabou quando pessoas de alto poder começaram a ser apontadas como suspeitas.
Bruxas do Século XX
Pode se dizer que as bruxas do século XX são, no mínimo, mais simpáticas. Atualmente a religião Wicca é a religião das bruxas, elas não são perseguidas, há sim um preconceito e mesmo certa aversão, por parte das pessoas que não conhecem a religião e seus costumes, mas acredito que hoje em dia seja bem menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...