Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A Força Mágica nos Ritos de Thelema


Os Ritos de Thelema utilizam o que nós thelemitas chamamos de força mágica, poder mágico, energia mágica etc., uma força misteriosa que opera sob o controle do magista, o indivíduo que conscientemente o emprega para os mais variados fins. A natureza dessa força é relativamente obscura e é descrita por muitos autores de maneiras distintas, às vezes até contraditórias. O que nos interessa aqui é, portanto, tentar entender como Crowley compreendia essa força mágica e sua natureza, assim como ele a apresentava em seus escritos.

Até aqui nós exploramos algumas teorias acerca da Energia Mágica nos Ritos de Thelema. A pergunta óbvia que levantamos agora é: como utilizar na prática essa energia mágica?

Existem muitas maneiras através da qual você pode começar a operar com a Energia Mágica dos Ritos de Thelema. Já como Probacionista, qualquer Candidato a Santa Ordem A∴A∴ tem acesso direto a força mágica de toda mística thelêmica. Ele pode acessá-la diretamente através das instruções oficiais da Ordem e sua mística de desenvolvimento, que envolve magia e yoga. No entanto, o seu Superior na Ordem nesse momento será sua maior fonte de contato com toda essa força mágica. Gradualmente, na medida em que avança em sutileza e compreensão, os canais vão se alargando e o acesso a corrente mágica se torna mais efetivo. As iniciações dos Graus de Neófito e Zelator – somadas ao preparo sistemático através das práticas fornecidas pela A∴A∴ – garantem esse alargamento dos canais espirituais e o acesso a Energia Mágica nos Ritos de Thelema.

Uma das maneiras através da qual o Probacionista pode entrar em contato com a Energia Mágica dos Ritos de Thelema é o prāṇāyāma, que se trata do trabalho de organizar as funções do prāṇa para inúmeros fins, como cura, energização e magia. O alento é usado extensivamente na mística thelêmica, seja através dos rituais – que inclui certo grau de visualização – ou práticas místicas.
Outra maneira é através da prática da visualização criativa, de fundamental importância na execução da magia. A visualização de luzes, símbolos, diagramas etc. pode ser utilizada para acessar e produzir energia mágica. Por exemplo, quando o Sacerdote eleva a Lança na Missa Gnóstica ele deve visualizá-la imbuída e energia elétrica, que é então projetada através dela. Durante a consagração da Hóstia, o Sacerdote deve visualizar a energia descendo da Lança, transformando a Hóstia no Corpo de Deus. Durante a execução do Ritual Rubi Estrela, por exemplo, os pentagramas devem ser perfeitamente visualizados nos quadrantes. Assim, o processo de visualização nos Ritos de Thelema é uma maneira de acessar a Força Mágica que os alimenta.

A invocação é uma das tecnologias da magia onde o Probacionista pode ter acesso a um grande influxo de energia mágica. A essa tecnologia, outras lhe aumentam o poder, como a circumbulação dentro do círculo mágico e a entoação de Palavras de Poder como o mantra thelêmico AUMGN. Os Sinais Mágicos ou mudrās da magia, da mesma maneira, são fonte potente de acesso à Energia Mágica dos Ritos de Thelema e essa tecnologia precisa de outra para ganhar nível elevado de poder, a assunção de formas divinas. Dessa forma, todas as tecnologias utilizadas pela magia dentro de uma cerimônia mágica podem dar acesso e produzir grande quantidade de força mágica.
A sexualidade é talvez a tecnologia mágica mais potente para acessar a Energia Mágica dos Ritos de Thelema. Como nós vimos anteriormente, a força mágica contida na mística thelêmica é de natureza sexual e rituais como a Missa Gnóstica, Rubi Estrela e Liber Reguli operam com essa força dentro de uma estrutura ou arranjo simbólico. De todos os rituais que envolvem a mística thelêmica, a Missa Gnóstica apresenta o simbolismo sexual de uma maneira bem explícita. A parte da missa que é particularmente sexual é especialmente focada na produção e projeção da energia mágica. A carícia na Lança onze vezes, a elevação da Lança, o rasgar do Véu com a Lança, a nudez da Sacerdotisa durante as Coletas e a identificação da Hóstia com o sêmen do Sacerdote são atos sacerdotais que invocam a energia mágica. O orgasmo simultâneo de Sacerdote e Sacerdotisa na palavra HRILIU quando a Lança entra na Taça é um ato sacerdotal de projeção da energia mágica através do simbolismo sexual.

O potencial sexual da Missa Gnóstica produz e projeta a energia mágica e todos os participantes na Congregação participam desse processo que pode ser experimentado na forma de magnetismo pessoal, paixão ou até mesmo tesão. Esses são indícios reais de que a Energia Mágica dos Ritos de Thelema foi acessada. Ela precisa, a partir disso, ser controlada e projetada.

Sob certa perspectiva, todas as formas para acessar, controlar e projetar a energia mágica demandam de certo grau de concentração. Assim, técnicas de concentração também são uma formidável maneira de acessar a energia mágica na mística thelêmica. É a concentração que proporcionará ao Probacionista as condições necessárias para que ele consiga manipular, controlar e projetar a força mágica. Como eu tenho sustentado no Curso de Misticismo Thelêmico, a manipulação da força mágica pelo magista pode ser comparada a uma lamparina, uma lanterna e um feixe de raio lazer. No início da jornada, seu poder de projetar a força mágica é como uma lamparina, de perto ela ilumina, de longe não. Com o tempo e desenvolvimento pessoal, ele começa a focar-se mais em seu trabalho em direção a Grande obra e já tem condições de projetar a força mágica como se estivesse carregando uma lanterna. A luz é mais focada e direcionada. Finalmente, quando seu trabalho mágico é consistente e sistemático, sua concentração e poder de projetar a força mágica é comparada a um feixe de raio lazer, completamente focado.

Para obteres Poderes Mágicos, aprende a controlar o pensamento. Admite somente ideias que estão em harmonia com o fim desejado, e não qualquer ideia vaga e contraditória que se apresente.

O pré-requisito fundamental, portanto, para manipular e projetar a Energia Mágica nos Ritos de Thelema é a concentração. Por esse termo nós entendemos: controlar os pensamentos, focar as energias da mente em um só ponto e mantê-las ali pelo tempo determinado, sem interferências ou distrações.

Existe uma considerável gama de técnicas através das quais o Probacionista pode treinar suas habilidades, principalmente a concentração. Na verdade, qualquer tentativa de manipular a energia mágica sem antes ter-se desenvolvido certo nível apurado de concentração resultará em fracasso.

O Magista pode ser facilmente esmagado e obcecado pela força que ele desprende; ela provavelmente irá se manifestar em sua forma mais baixa e mais questionável. A espiritualidade mais intensa do propósito é absolutamente essencial para a segurança. Esta é uma questão de concentração, sem implicações éticas. O perigo é que se pode conseguir alguma coisa que não se queira. Isso é «ruim» por definição. Nada é em si bom ou mau.

Esse nível refinado de concentração ou a espiritualidade mais intensa do propósito é de fundamental importância no trabalho com as energias sexuais, pois uma vez que é um hábito humano descer a condição animalesca quando exploramos a sexualidade, o magista deve disciplinar-se para transmutar seus desejos brutos no ouro da vontade mágica dirigida. Caso contrário a sexualidade nunca poderá ser utilizada com efeito na prática da magia. Eu exploro esse assunto no meu ensaio O Pātañjala Yoga & o Trabalho do Minerval na Ordo Templi Orientis, onde escrevi:

No sistema de iniciação da O.T.O. – que é fiel a tradição thelêmica transmitida por Aleister Crowley – o yoga tem fundamental importância no resultado final. Caso o Candidato falhe no seu trabalho no pātañjala-yoga, estará inapto a completar as práticas requeridas no IX° O.T.O. Em Magick Without Tears, Crowley menciona: Na O.T.O. o treinamento é de tipo maçônico; não existe trabalho astral e nem nada de yoga. Existe alguma coisa de Qabala e de grande valor doutrinal. Mas o verdadeiro processo vital que realmente importa e o progresso gradual na descoberta do Segredo do Nono Grau. Usar o Segredo com certa vantagem envolve maestria em yoga e magia. Mas nenhum dos dois é ensinado na Ordem.

Este é um ponto fundamental no sistema de iniciação proposto por Aleister Crowley. No Liber Aba Crowley insiste em preparar o trabalho do magista com o yoga. A concentração obtida pela prática sistemática do yoga auxilia os trabalhos mágicos do magista em todos os pontos. Infelizmente são muitos os thelemitas que insistem em pular essa etapa. O resultado é uma horda de Instrutores da A∴A∴ e O.T.O. sem a mínima condição de orientar as pessoas mais novas que estão chegando agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...