Bem Vindos ao oequilibriosobrenatural.blogspot.com.br

Demonologia é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Inccubus & Succubus


Inccubus (Incubus, Íncubo) e Succubus (Sucubus, Súcubo) são poderosos demônios que costumavam atormentar homens e mulheres. Ambos os nomes, Incubus e Sucubus, têm origem latina. Incubus vem do verbo incubare que significa "deitar-se sobre" e Sucubus vem do verbo succubare que significa "deitar-se em baixo de". Assim sendo, Incubus são demônios machos que visitam mulheres mortais e têm sexo com elas, enquanto Sucubus são as versões femininas e atacam homens.
Existem muitas lendas que relatam acontecimentos ou encontros com estes demônios, cada um influenciado pela sua cultura e contexto sócio-político. Na era medieval acreditava-se que esta terrível criatura sugava a força vital da vitima, o que naqueles tempos representava a alma. Portanto pensava-se que os Sucubus e Incubus roubavam almas. Mas com o passar dos séculos os hábitos destes seres mudaram muito drasticamente. Começaram a assediar e a consumar atos sexuais, sendo considerado um pecado contra Deus.
Estas lendas medievais provavelmente devem vir do antigo mito grego de Empusae, que eram demônios e filhas da obscura deusa Hécate. Podiam transformar-se em cadelas, vacas ou belas donzelas e deitavam-se com os homens de noite, sugando a sua forca vital até á morte. 
Também existe outra versão que afirma que estes demônios provêm do demônio Lilith. Segundo antigas lendas Hebraicas, Lilith foi a primeira mulher de Adão. Foi feita a partir de sujeira e de lixo antes da criação de Eva. Ela deixou Adão porque durante o ato sexual, ele deitava-se sempre por cima dela e como ela achava-se igual a ele, o ato devia se consumado com ambos deitados de lado. Começou a copular com anjos caídos e teve imensos filhos (demônios). Eram chamados de Lilim, os que seduziam os fracos mortais no silencio da noite.



Os relatos mais antigos provêm da mitologia grega, quando Zeus seduz Leda transmutado em Cisne. Existem também inúmeros mitos célticos que nos falam de fadas do amor. Por exemplo, na Escócia existe uma lenda que conta que outrora existiam criaturas aladas que visitavam frequentemente jovens adolescentes em forma de Sucubus, belas donzelas ou prostitutas. Estas criaturas eram chamadas de Leannain Sith.
Também podemos encontrar visitas de Incubus na religião católica. Esta afirma que Cristo nasceu da Virgem Maria e do anjo que a visitou (o que é interpretando como uma visita de um Incubus). Também no livro de Enoch existem relatos que afirmam que os anjos chamados de Vigilantes copularam com mulheres e deram a origem a gigantes.
Antigas lendas inglesas falam-nos de uma criatura chamada Lâmia. Aparecia nos cemitérios como uma bela donzela e atraia jovens incautos para a sua morte. Diz a lenda que se alguém visse uma bela donzela num cemitério deveria chamar por ela, pois as Lâmias não podem falar porque têm língua bífida, como as cobras.
Muitos historiadores afirmam que os Incubus são anjos caídos em que o seu único proposito é ter filhos mortais. Estes demônios não tinham corpos e para atacarem tinham ou de animar um cadáver ou manipular um pedaço de carne humana e fazer dele o seu corpo. Também é referido noutras lendas que estes demônios podiam assumir a aparência de pessoas que a vitima conhecia bem, como o marido ou um vizinho.
O teólogo Sinistrari, autor do livro Compendium Malificarum afirmava existirem dois tipos de pessoas que eram regularmente visitadas por estes seres. Ou eram feiticeiras que conscientemente faziam pactos com demônios ou eram pessoas pobres e simples que eram atacadas.
Temos de concluir estas lendas como normais e como tendo causas plausíveis. Quando consideramos que a população dos séculos passados era terrivelmente oprimida, especialmente no aspecto da sexualidade. Na generalidade eram bastante ignorantes e o único conhecimento que recebiam era o que o padre lhes dizia, e esse conhecimento eram superstições usadas para manter a população controlada pelo medo. Inevitavelmente teriam pesadelos que envolviam os seus impulsos sexuais oprimidos e diziam ser assediados por demônios. Toda esta ridícula superstição levou muitas mulheres para a fogueira durante a época da inquisição, acusadas de terem sexo com demônios. Assim como crianças deformadas eram tomadas como filhas de Incubus e assassinadas junto com suas mães.
Mas o mais curioso é que muita gente, nos dias de hoje, acredita ser visitada por Incubus e Sucubus... e assim o mito persiste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...