A convicção de que a Bíblia merece absoluta confiança como revelação de Deus não garante, necessariamente, a compreensão exata dessa revelação por parte de quem lê. Entretanto, é necessário que o leitor analise o contexto em que foi escrito. Nesse sentido é imprescindível um estudo reflexivo, estando com a mente aberta para as possíveis interpretações, contudo, analisando o texto à luz do contexto geral da Bíblia.
Gênesis é o livro dos começos como a palavra indica. Essa palavra descreve a relação que o livro tem com o restante da Bíblia. Em depoimento direto, ilustração ou tipo, todas as coisas materiais ou morais são traçadas às suas origens.
O texto do capítulo 4, de Gênesis, narra o primeiro homicida da humanidade, Caim, (v. 8), o qual chega a ser também o primeiro homem mentiroso (v. 9). Caim, também é tido como o primeiro proscrito, é desterrado e separado das bençãos de Deus (v. 12) e vai morar na terra de Nod (v. 16). Mas que lugar é este? Onde fica a terra de Nod?
Nod é a região ao oriente do Éden, a qual foi desterrado Caim depois de ter assassinado seu irmão Abel. Este nome em hebraico, (nwd), significa “mover-se para trás e para a frente; vagar”, termo usado em Gênesis 4:14 quando Caim lamenta em tornar-se errante. É um nome desconhecido fora da Bíblia, mas a sua forma e contexto sugerem que se tratava de uma região onde se fazia necessária a existência nômade, tal como ocorre hoje em dia em várias partes do oriente médio.
A cidade de Caim (Gn 4:17), em alguma parte o oriente do Édem, foi provavelmente, apenas uma vila de rudes cabanas, com um muro de defesa, para servir como espécie de reduto para a sua descendência proscrita. Ao edificar a primeira cidade e lhe colocar o nome de seu filho Henoc, este projeto urbano foi, sem dúvida, um intento de neutralizar a maldição de Deus citada em Gn 4:12.
O importante da narrativa do capítulo 4, de Gênesis, não está na localização da terra de Nod, mas, sim, no ensinamento que o texto propõe a seus leitores. Pode-se verificar que o autor faz uma advertência sobre as consequências dos atos praticados pelo homem.
Assim, desde o começo da história da raça humana nos é mostrado nas páginas da Bíblia, dois tipos de homens que iriam existir em qualquer época, isto é, aqueles que entregam suas vidas a Deus pela fé, e aqueles que se recusam a confiar nEle. Além disso, nota-se a misericórdia de Deus oferecendo a Caim uma oportunidade para mudar e corrigir seus caminhos (Gn 4:6-7). Mas Caim continuou no pecado, abrindo assim as portas da destruição, pois permitiu que o pecado gerasse mais pecado. Ele matou o irmão, mentiu para Deus, recusou-se a se arrepender e foi banido da presença de Deus, como fugitivo, vagando pelo mundo.
Gênesis é o livro dos começos como a palavra indica. Essa palavra descreve a relação que o livro tem com o restante da Bíblia. Em depoimento direto, ilustração ou tipo, todas as coisas materiais ou morais são traçadas às suas origens.
O texto do capítulo 4, de Gênesis, narra o primeiro homicida da humanidade, Caim, (v. 8), o qual chega a ser também o primeiro homem mentiroso (v. 9). Caim, também é tido como o primeiro proscrito, é desterrado e separado das bençãos de Deus (v. 12) e vai morar na terra de Nod (v. 16). Mas que lugar é este? Onde fica a terra de Nod?
Nod é a região ao oriente do Éden, a qual foi desterrado Caim depois de ter assassinado seu irmão Abel. Este nome em hebraico, (nwd), significa “mover-se para trás e para a frente; vagar”, termo usado em Gênesis 4:14 quando Caim lamenta em tornar-se errante. É um nome desconhecido fora da Bíblia, mas a sua forma e contexto sugerem que se tratava de uma região onde se fazia necessária a existência nômade, tal como ocorre hoje em dia em várias partes do oriente médio.
A cidade de Caim (Gn 4:17), em alguma parte o oriente do Édem, foi provavelmente, apenas uma vila de rudes cabanas, com um muro de defesa, para servir como espécie de reduto para a sua descendência proscrita. Ao edificar a primeira cidade e lhe colocar o nome de seu filho Henoc, este projeto urbano foi, sem dúvida, um intento de neutralizar a maldição de Deus citada em Gn 4:12.
O importante da narrativa do capítulo 4, de Gênesis, não está na localização da terra de Nod, mas, sim, no ensinamento que o texto propõe a seus leitores. Pode-se verificar que o autor faz uma advertência sobre as consequências dos atos praticados pelo homem.
Assim, desde o começo da história da raça humana nos é mostrado nas páginas da Bíblia, dois tipos de homens que iriam existir em qualquer época, isto é, aqueles que entregam suas vidas a Deus pela fé, e aqueles que se recusam a confiar nEle. Além disso, nota-se a misericórdia de Deus oferecendo a Caim uma oportunidade para mudar e corrigir seus caminhos (Gn 4:6-7). Mas Caim continuou no pecado, abrindo assim as portas da destruição, pois permitiu que o pecado gerasse mais pecado. Ele matou o irmão, mentiu para Deus, recusou-se a se arrepender e foi banido da presença de Deus, como fugitivo, vagando pelo mundo.
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