me interesso muito pelos fenômenos extra-normais, paranormais e principalmente supra-normais. Soube da existência do CLAP ao ler uma entrevista do Pe. Oscar Quevedo na revista O Mensageiro de Santo Antônio de novembro de 1998. Atualmente estou terminando de ler o livro de Pe. Oscar Quevedo - Antes que os demônios voltem, 4a. Ed., 1997, Edições Loyola. É um livro muito bom, mas tem que ser lido com cuidado. Em relação a este livro, na minha opinião, o Pe. Oscar Quevedo, comete alguns deslizes quando ao sair do campo da parapsicologia, que é sua especialidade, pretende interpretar os textos bíblicos, a história de Israel e os documentos da Igreja Católica mediante dialética sutil e acrobacia mental para negar a existência mesma do demônio/diabo ou satanás. Claro que o credo cristão católico não tem como verdade principal a crença na existência do demônio/diabo ou satanás (esta é secundária), mas sim que Deus é Uno e Trino (Santíssima Trindade), que Jesus Cristo é perfeito homem e perfeito Deus, e que há a Ressurreição após a morte. (O cristão jamais poderá aceitar a doutrina da reencarnação!!!).
Li sua página na Internet sobre parapsicologia e a achei muito interessante. Você se refere ao livro citado acima enunciando que: "O autor prova realmente que não existe e nem nunca existiu possessão demoníaca em parte alguma". Na minha opinião, o autor só prova que não houve possessão de demoníaca nos casos mais recentes estudados por ele. Concordo que a maioria dos casos tidos por possessão demoníaca não o foi. Talvez a possessão demoníaca seja raríssima. Nem o Pe. Quevedo pode garantir que ela nunca houve.
RESPOSTA.
Sobre o assunto Possessão e Demonologia; o Pe Quevedo não nega a existência do(s) Diabo(s) ( isto é possível, pela Liberdade que Deus dá a todas as suas criaturas),mas , sim, nega a atividade do Diabo,demonio,etc nos homens; baseado não em suposições ou mera teoria, mas sim, no estudo detalhado dos fenômenos, na Exegese Biblica, costumes e tradições. Ora, o exorcismo católico aponta alguns sinais de possessão, que são:
-Falar linguas sem conhecê-las- (Xenoglossia)-Fenômeno Parapsicológico que ocorre em qq ambiente, (até em ambiente de ufologia), e não somente em possessões.
-Ter força descomunal- (Sansonismo)- Explicado pela medicina, que é a concentraçào das forças do corpo,e que tb ocorre em qq ambiente (porém nunca ninguém levantou um carro com um só dedo...)
-Dizer coisas sem te-las conhecido - ( HIP- Telepatia-Talento do Inconsciente)- Também ocorre em todos os ambientes e não somente em ambiente demonológico.
Além disso,impressiona "falar com voz de demônio, falar grosso, (interessante o demônio nunca falar com voz fina)-imaginação popular da voz do demônio-, blasfemar ou representar gestos do demônio(ou outras entidades, tais como espíritos, orixás,Ets,etc...), não tem nada de anormal- É só visitar um hospício (será que todos estão endemoninhados? -muitas igrejas e seitas acham que sim... é um absurdo!). É JOGADA FORA toda a PSIQUIATRIA e PSICOLOGIA.
Estes sinais de possessão foram determinados há muito tempo atrás, onde a igreja não tinha nenhuma noção destas Ciencias.
Mesmo se a possessão fosse raríssima, quais seriam os sinais...?
SINAIS SOBRENATURAIS ???
Sinais sobrenaturais são os Milagres, muito superior à qq fenômeno parapsicológico e a todas as leis da natureza(são fantásticos) e somente são realizados por DEUS. Nunca houve 1 só sinal sobrenatural( superior ao natural) em toda a história que se atribuisse ao diabo.
MILAGRE É SÓ DEUS QUEM REALIZA...
SINAIS NATURAIS ???
Ora, se os sinais de possessão são meramente naturais(inclusive os parapsicológicos), como identificar um verdadeiro possesso?
Ou exorcizamos a todos, como fazem certas igrejas...( gerando consequências psíquicas graves para a pessoa) ou tomamos uma atitude sensata, de encaminhar os "possessos"para os psiquiatras e psicólogos, que tiram qualquer demonio(fantasia) com um Tratamento.
Além disso, se acreditarmos que os demonios podem em raras ocasiões, possuir uma pessoa,e manifestar fenomenos NATURAIS (sem lógica) ,. então devemos também acreditar que os Espíritos incorporam, assim como os Orixás,Entidades, ETS,e tudo o mais; pois a analogia é exatamente a mesma,não se conseguindo provar nada, desprezando totalmente nosso INCONSCIENTE.
As possessões na Biblia apresentam também sinais naturais e é necessário estudar todo o contexto e mentalidade da época, influências de outras culturas(principalmente a influencia dos Persas .
É necessário muito e muito estudo. E com isto se descobriu que os DEMÔNIOS significavam doenças internas, que não apresentavam sinais externos( por exemplo: a pessoa cega mas com o olho aparentemente normal;ou a Epilepsia), BELZEBU era uma divindade- Deus da sujeira,das moscas. LUCIFER- era uma alusão ao rei Nabucodonosor; e DIABO significava Tentação, Pecado,Afastamento de Deus.
A teoria do Maniqueísmo: Deus bom e Deus mau lutando eternamente, teve sua origem na Pérsia, e influenciou outras culturas.
Jesus disse que todo Pecado sai do coração do próprio HOMEM.
Deus e somente Deus PROVA(assina) sua Doutrina, com Milagres que são Sobrenaturais (Superiores à Natureza).
volta ao índice
Fenômenos Extranormais e Paranormais
Acessei sua home page sobre Parapsicologia e encontrei ali informações muito úteis a respeito. Mas fiquei com uma dúvida, é dito que o inconsciente tem um certo raio de ação (max 50 metros) para alguns fenômenos, e porque para outros nao tem limites, como é o caso da telepatia.
RESPOSTA
Sobre sua pergunta , posso lhe informar o seguinte: Existem os Fenômenos Parapsicológicos Extranormais e os Paranormais.
Os Extranormais envolvem efeitos físicos( batidas, movimentos de objetos, luzes, aroma, ectoplasma, aporte) todos envolvendo uma energia para a realiação desses fenomenos chamada TELERGIA- energia biofísica exteriorizadado nosso próprio corpo.-que tem um raio de ação de no máx 50 metros.
Os Fenômenos Paranormais superam o tempo e a distância (precognição , retrocognição, telepatia, clarividencia) contradizendo todos os principios de energia conhecida.
Uma energia não pode ultrapassar o tempo- AGIR FORA DO TEMPO- assim sendo, os fenômenos paranormais não são fenômenos materiais. Acreditamos na teoria que os fenomenos paranormais só podem ser provenientes(reflexos) da parte espiritual do homem- ALMA- que teoricamente pode ultrapassar o tempo e espaço.
Assim como nos fenômenos extranormais, uma emoção, preocupação pode desencadear o fenômeno, assim também acontece nos fenômenos paranormais, envolvendo sempre o INCONSCIENTE- e ambos são fenômenos incontrolaveis e espontâneos.
volta ao índice
Sempre procurar a medicina...
Tenho um filho com 7anos a mais ou menos 2 anos vem tendo todas as noites uma espécie de pesadelo:
Acorda transpirando muito,corpo tremulo,olhos abertos, falando coisas como se estivesse vivenciando, até parece estar em transe. Não sei oque fazer ou como definir estas atitudes, pois é um menino saudavel.
Oque é isso? O que devo fazer ? É perigoso ? Gostaria de saber mais a respeito.
RESPOSTA
Posso lhe informar sobre o estado do seu filho, que o melhor a fazer é buscar um tratamento médico (através de exames verificar a causa... organica, psiquiatrica ou psicológica; pois pelo que parece seu filho parece estar impressionado e com medo.
Não acredite se lhe falarem em incorporações, viagens astrais , comunicações ou BESTEIRAS do tipo, e ainda mais se disserem que seu filho tem que desenvolver esses "dons".
Aí é que está o perigo, pois se der ouvidos e seguir estes conselhos, vai estimular o inconsciente de seu filho cada vez mais, podendo causar despersonalização e neuroses.
volta ao índice
Diversas Parapsicologias?
Se há então uma grande variedade de interpretações para os fenômenos parapsicológicos; se os católicos, representados na figura do Pe Quevedo, e os espíritas representados por outra figura (desculpe não possuir nenhum nome para representar a 'corrente espírita' na parapsicologia), então significa que as divergências que existem são de ordem religiosa? Seria possível que cada lado esteja querendo justificar sua interpretação de fé e, ao mesmo tempo, colocar em dúvida as posições religiosas do outro?
Certo de sua atenção, agradeço.
RESPOSTA
Interpretações podem ser muitas , e de muita discussão.; mas conclusões com Desafios e Provas quase ninguém se atreve a fazer.
Ora, a Parapsicologia está cheia de desafios para os mediuns e espiritos.Por exemplo: uma operação espiritual curar uma simples Cárie dentária. - Movimentar objetos ou barulhos sem a presença de pessoas a menos de 50 metros. - Cicatrizaçào instantanea- Adivinhar 4 de 5 cartas de baralho, etc, etc.
Esses são alguns dos desafios . Além disso, a Parapsicologia usa a Psicologia, Psiquiatria,Medicina,Hipnologia, Ilusionismo etc, para explicar logicamente as incorporações, sugestões, auto hipnose, transes, truques,adivinhações que acontecem em ambiente espirita ou não.
Para cada idéia surgida em qq lugar, por qualquer pessoa, por pior e absurda que seja, sempre haverá seguidores (é preciso raciocinar- as provas sào necessárias...).
A parapsicologia "tenta" libertar o homem, com estudo, lógico e baseada em outras ciencias, das superstições, dos medos e charlatães que se aproveitam da boa fé popular...
volta ao índice
Comunicação com os Espíritos
Oi, tudo bem? Como eu podi ver em seus estudos sobre espirítos, você afirma que não há contato com os espiritos e os seres humanos, agora, como explicar as mensagens que Chico Xavier recebe dos espiritos, com todas a carcterísticas da pessoa quando era viva(sem a conhecer!) tem a letra idêntica com a da pessoa que morreu, reconhecida por alguém da família, e o ato caridoso que ele faz, não cobrando nada e não obrigando ninguém a lhe procurar? Isto é, ele não vive disso, ele apenas consola corações em sofrimentos, que perderam entes queridos, qual é o significado de viver e morrer, para você? Isto que acontece com Chico Xavier e muitos outros Famosos médiuns é Fraude?
Gostaria de obter respostas, pois quando uma pessoa perde um ente querido, ela tenta de qualquer maneira, consolar-se, e muitas vezes é enganada, mas no meu caso sempre tive afinidade com este tipo de coisa(espíritos) e quando perdi meu irmão tive consciência absoluta para saber o que era verdade e o que era mentira. Muito Obrigado, e espero por sua resposta.
RESPOSTA
Agradeço seu Email e fico contente pelo seu interesse.Um questionamento pessoal já é de grande valia, em vez de aceitar tudo passivamente o que a mídia ou o modismo nos sobrecarrega constantemente.
O assunto é muito extenso, mas vamos tentar resumi-lo de acordo com suas perguntas.Vamos por ordem:
Realmente, em todos os estudos feitos pela Parapsicologia cientifica, constatou-se que nunca houve comunicação de mortos com vivos.O que há sempre, quando não for fraude, é a estimulação do Inconsciente da pessoa a tomar o lugar do Consciente ( Transes, Estados Alterados de Consciencia),e, a partir daí, sem a pessoa se dar conta (pois é o Inconsciente), toda uma fantasia(confabulação), mudança de voz, de atitudes, gestos que impressionam,etc., podendo ocorrer também neste estado que é mais propício,Fenômenos Parapsicológicos,tais como HIP -Captação do pensamento a curta distância,Xenoglossia-(Falar outros idiomas que a pessoa escutou anteriormente e esqueceu, mas o inconsciente não esquece de nada),Telecinesia,etc.
A respeito de Chico Xavier, podemos falar o seguinte: Praticamente em toda a sua vida, ele entra constantemente em transe para psicografar(estimulando o Inconsciente a tomar o lugar do Consciente, que é perigoso para a saúde psíquica). Assim sendo, seu Inconsciente tem mais facilidade(porém não é controlavel a vontade) de captar pensamentos e preocupações das pessoas que o procuram.Aliando a HIP-Hiperestesia Indireta do Pensamento com seu dom literário, que é próprio dele, faz muitas psicografias imitando a letra do falecido pois capta por HIP, o estilo da letra que o parente conhece; e fornece informações que o só o parente conhece ( é claro: a prova seria o ëspirito fornecer informações que os vivos não conheçam, depois comprovar o fato).
Sobre a caridade de Chico Xavier, não estamos discutindo isso; a caridade é sempre válida em todas as pessoas e religiões.
O que estamos abordando é que Chico Xavier , talvez realmente pense (de boa fé) que se comunica com Espiritos, mas na verdade está se comunicando com seu próprio INCONSCIENTE.
Não estou discutindo a sobrevivencia após a morte, a qual acredito, e a Filosofia, teologia e parapsicologia defendem. O que estamos discutindo é a comunicação de mortos com vivos, que é totalmente diferente.
Vc me perguntou se outros médiuns famosos fraudam;e lhe Respondo: "Constantemente". Desconfie sempre das Operações Espirituais.Na maioria das vezes,nem é a estimulação do Inconsciente.É pura Fraude..
Espero ter esclarecido alguns pontos.Recomendo a leitura de algum livro indicado no site.
volta ao índice
Doenças Psico-Somáticas
Sou estudante de medicina e estudo parapsicologia a alguns anos.
Acessei recentemente sua página e achei muito interessante (e didática).
Porém não concordo com o radicalismo sobre curas espirituais, é verdade que não há indícios científicos da cura por espíritos (o que eu também não acredito), porém existe o poder de cura da sujestão (na medicina conhecido como efeito placebo), dessa forma os "curandeiros" podem conseguir não só o desaparecimento da dor (que condordo que é um grave problema) mas também a cura real da doença.
Existem indícios da existência de um sistema imuno-neuro-vegetativo, que seria o responsável por tais curas.Dessa forma pode-se explicar as curas "milagrosas", concordo que, ao menos aparentemente, não há intervenção espiritual, porém se esses curandeiros podem estimular, mesmo que indiretamente, esse sistema, não podemos afirmar que são de todo charlatões.
RESPOSTA
Agradeço seu Email e lhe informo que os Curandeiros podem não agir todos de má fé; muitos agem por ignorância. O curandeirismo é crime descrito no código penal(exercicio ilegal de medicina).
A sugestão tem um efeito muito forte sobre o organismo, podendo "curar" doenças também sugestionadas(doenças psico-somáticas) , entretanto, doenças psico-somáticas vão e voltam com muita facilidade, se não for equilibrado o sistema psiquico dessa pessoa com um tratamento adequado. Diante de toda a pesquisa até agora, conclui-se: Não existe cura real de doenças por ação de curandeiros; apenas sugestão, suprimindo a dor e (sem a dor, a pessoa não sabe que continua doente e pode acabar morrendo , agradecendo ao curandeiro (que ocultou a doença que pode até matar) e doenças psico-somáticas. Uma palavra amiga ou esperança pode FORTALECER o sistema imunológico que realmente é quem cura.
volta ao índice
Xenoglossia
Pelo o que eu entendi sobre xenoglossia, a pessoa com a qual ocorre esse fenômeno deveria ter tido algum contato com a língua em questão.
O caso é o seguinte, constantemente eu tenho contato com pessoas que acreditam cegamente na ocorrência de fenômenos decorrentes de espíritos, e eu tenho uma grande tendência a não acreditar e tentar contestar. Porém como não maiores informações para poder debater muitas vezes fico sem argumentos, é por esse motivo que pretendo a partir de agora começar a informar um pouco mais sobre o assunto e achei que uma maneira bem coerente seria começar a pesquisar sobre parapsicologia.
Eu perguntei sobre a xenoglossia, porque um dos argumentos que me apresentaram a pouco tempo para provar a existência de vidas passadas foi o seguinte :
Uma pessoa teria feito regressão de suas vidas passadas e durante a regressão começou a falar uma língua muito estranha. Foi levado ao conhecimento de especialistas que não conseguiram reconhecer de que língua se tratava. Depois de muita pesquisa e estudo descobriu-se que era uma língua muito antiga e rara, mas que realmente teria existido. Desse modo como poderia a pessoa estar falando essa língua, se até mesmo pesquisadores do assunto a desconheciam ? Então essa seria a prova de que a pessoa teria voltado a uma de suas vidfas passadas.
Eu não aceito como sendo prova alguma, porém não sei explicar. Talvez você já tenha ouvido algo sobre esse caso ou outro parecido, e possa me informar um pouco mais.
Eu anotei a bibliografia que estava no seu site e pretendo procurar para ler. Agora que você que eu estou recém iniciando a ter contato com esses assuntos para poder ter argumentação em discussões do gênero, talves possa me indicar por qual tipo de literatura começar ou outra sugestão qualquer.
Desde já, fico muito agradecido.
RESPOSTA
A primeira atitude do Parapsicólogo é afastar e analisar a possibilidade de fraude (consciente ou inconscientemente), que ocorrem com muita frequência por motivos os mais diversos. No caso exposto, precisaria fazer um trabalho de investigação com relação a todos os envolvidos, mas vamos supor que realmente não houve fraude.
Essa pessoa que foi levada a especialistas pode simplesmente por HIP Leitura do pensamento Inconsciente (a poucos metros) ou Telepatia (a longa distancia) ter captado dos especialistas( que poderiam não se lembrar de conhecer aquela lingua ,mas pelo seu trabalho alguma vez ja a teriam estudado.
Há inúmeros manuscritos ou hieroglifos atualmente que os pesquisadores não conhecem o significado e nenhum médium conseguiu descobrir, com suas comunicações espirituais ou regressões.Pela sua história, essa língua já se tinha estudado, só que aqueles pesquisadores desconheciam( depois de muita pesquisa e estudo descobriu-se que era uma lingua muito antiga e rara),então não se pode afastar a idéia de Telepatia ou Hip.
Fonte bibliográfica. Livro : A face oculta da mente Pag:113 a 139 Autor": Oscar Gonzalez Quevedo Editora: Edições Loyola
volta ao índice
Testes de Percepção Extra-Sensorial
Inicialmente quero dizer que gostei muito da página que esclarece ao público os fenomenos que de tantas maneiras interfere na vida de tanta gente.Pena que este assunto não seja abordado para camadas populares que são exploradas.De quaquer maneira,a algum público ja chega uma explicação científica e isso é muito bom, revelador.Mas vou a pergunta, espero poder explicar-me:
Há algum teste que que identifique a pessoa ter algum desses fenomenos? E,se isto for possível, se voces não podem lançar na página, um teste de análise.
RESPOSTA
Os fenomenos parapsicológicos não são controláveis e sim são espontâneos.
Existem sim alguns testes para medir a quantidade de acertos. Alguns testes, vc pode encontrar no Site http://www.nscee.edu
Mas o laboratório ou mesmo a frieza de testes não nos dá a dimensão do que é uma telepatia ou uma precognição, que estão quase sempre ligadas à emotividade.
volta ao índice
Casos diversos
Sou espírita, e gostaria que me explicasse os casos seguintes, com sua hipotese do "inconsciente" agindo:
Do livro O que é a Morte, de Carlos Imbassahy: " Reconhecido por sua honestidade e insuspeição era o Reverendo Stainton Moses, medium e ministro da Igreja Evangelica; calcule-se,portanto, com que indisposição recebia as comunicações, contrárias às suas ideias religiosas, as suas convicções pessoais. e inteiramente ao arrepio das noções que haurira no berço e se tornaram rigidas com a educação ministrada. Ele procurou esconder as suas producoes mediunicas, espontaneas, que recebia contrariado, e muitas só foram desvendadas quando, depois de sua morte, lhe deram busca no precioso arquivo.
Vejamos um desses casos: Falecera nas cercanias de Londres uma senhora que Stainton Moses designava pelo pseudônimo de Blanche Abercombry. Ele não soube de sua doença, e muito menos de sua morte. Mas, num domingo à noite, estava em seu domicilio, onde vivia muito retirado, quando recebeu uma comunicação da referida senhora, afirmando-lhe que acabava de deixar o corpo terreno. Alguns dias mais tarde a mão de Moses foi novamente tomada pelo Espírito de Blanche. Ela lhe assegurava que aquela era sua caligrafia, que traçara para provar a sua identidade. Nessa mensagem contava fatos muito íntimos, de sorte que o reverendo a guardou, lacrou e escreveu por fora - pessoal. Quando Moses faleceu, Frederico Myers examinou os seus papéis, e os executores testamentários permitiram-lhe, a bem da Ciência, que abrisse aquelas páginas. Com grande surpresa verificou o filósofo que se tratava de uma comunicação de Blanche Abercombry, dama que ele conhecera. Comparou a escrita do documento com a dessa senhora e verificou a incontestável semelhança. Mandou as folhas escritas aos filhos da defunta e a um perito em grafologia. Todos afirmaram que a escrita do Espírito e a de Blanche Abercombry eram idênticas. Notaram ainda numerosas particularidades semelhantes, sendo que a comunicação era característica da defunta (Sir Willian Barret. In The Treshold of Unseen. Na tradução francesa. Pag. 164)
Vejamos outro fenômeno, esse talvez mais interessante pela sua divulgação e pelas pessoas nele envolvidas. O Rev. Stainton Moses achava-se na Ilha de Wight, em agosto de 1874, em companhia de um amigo médico. Este, além da assistência que prestava ao amigo, acompanhava-o no estudo das comunicações recebidas. Numa delas, manifestou-se, de maneira singular, um Espírito, que se disse chamar Abraham Florentine, ter participado da guerra norte-americana de 1812 e haver falecido em Brooklin, a 5 de agosto de 1874, aos 83 anos, um mês e dezessete dias. Ninguém conhecera o comunicante. Fizeram-se várias indagações, até que Frederico Myers publicou o caso, com os devidos pormenores, num jornal londrino, pedindo às gazetas americanas que o reproduzissem, a fim de verificar a autenticidade do comunicado. Havia um advogado norte-americano encarregado de examinar as reclamações dos soldados de Nova York; ele leu o artigo de Myers e comunicou que vira aquele nome, o de Florentine, e que as necessárias indicações poderiam ser fornecidas pelo Escritório do Ajudante Geral. E a resposta oficial da dita repartição foi a de que um soldado norte-americano de nome Abraham Florentine servira no exército americano no começo do século, e que sua viuva ainda vivia.
O Dr. Cromwell, medico em Brooklim, encontrou o endereço dela num anuário, foi visitá-la e fez as necessárias indagações. Ela respondeu que o marido batera-se em 1812, que tinha um caráter muito vivo, e que morrera em Brooklim a 5 de agosto de 1874, com idade de 83 anos, ummês e 27 dias. O único erro foi o de 17 dias para 27, que poderia ser falha mediunica ou mesmo da memoria do antigo militar. Como se vê, um fato perfeito de identificação. Todo o caso, que se encontra na obra de Barret - Nos Umbrais do Alem - consta das atas e estudos publicados pela Research Society de Londres, daquele ano (Sir. Willian Barret. Obra citada).
Do livro Porque Sou Espirita, de Americo Domingos:" Um casal paulista, de origem judaica, participa de uma reuniao publica, onde o medium (Chico Xavier) psicograva mensagens de seres inteligentes do Mundo Espiritual. Tendo perdido um filho, muito jovem, em condicoes tragicas, os pais acorreram ao Centro Espirita, no intuito de receberem a graca maravilhosa de uma comunicacao do rapaz, atestando a sobrevivencia da alma pos-tumulo. Anonimos, se encontravam no recinto simples e humilde da casa, quando ouviram a voz do medianeiro, anunciando o nome do filho. Receberam do proprio punho do Chico, gratuitamente, sem dispenderem qualquer tipo de recurso monetario, uma folha onde estavam manuscritas palavras consoladoras, contendo o relato pormenorizado de como se deu o desprendimento do espirito, apos o acidente automobilistico, e o encontro memoravel do ser recem-desencarnado com seus parentes que o aguardavam no Mundo Espiritual. A comunicacao era rica em detalhes acontecidos na familia e muitos nomes de familiares 'mortos' e vivos la estavam inseridos. O 'defunto' , apos se despedir dos seus pais, deixou estampado na mensagem o desenho de uma estrela de David, onde se encontravam, nas pontas, nomes de pessoas em hebraico. Os pais choraram de alegria, se abracaram emocionadamente, irradiando felicidade pela prova palpavel que recebiam da certeza da imortalidade do espirito. Voltando a Sao Paulo, todos os familiares se congratularam por tudo o que o espirito informava, comgracando a todos pela mensagem de fe e de amor transmitidas pelo jovem desencarnado, mantendo acesas aschamas da esperanca e do amor. A morte aniquilou o corpo; contudo, de forma nenhuma, a lembranca foi extinguida. Uma duvida, porem acorreu a todos. E a estrela? O que significava? Qual a importancia dos nomes que la estavam mencionados? Algum tempo transcorreu e o desenho ainda era uma incognita para todos. Contudo, um dos irmaos do 'morto' descobre, em um cadernoescolar, pertencente ao 'falecido', a estrela e os mesmos nomes em suas pontas. O enigma foi solucionado pela professora que relatou serem rotineiros os tais desenhos na sala de aula. A estrela representava a mesa escolar e os nomes, em hebraico, eram dos colegas de turma que assentavam vizinhos ao jovem em tela."
Tambem explique para mim os casos de experiências fora do corpo: - Chico Xavier em desdobramento, certa vez, dirigiu-se a Caratinga elá foi visto. - No livro Cidade do Alem, há outro fato de desdobramento. Uma médium,em transe, esteve na cidade espiritual Nosso Lar. Ela desenhou um mapa e, mais tarde, Chico Xavier reconheceu como o mapa do Nosso Lar, da série de livros do espirito Andre Luiz. - Minha mãe viu o espirito de meu pai, que estava bem longe dalii. - Minha mãe e minha irmã tiveram a visão do espirito de minha avó,ainda viva e também bem distante dali - Mnha mãe conta que quando estava no hospital, muito doente, foi emespirito até minha casa e viu minha outra irmã, ainda bem pequena, cair da cama, o que de fato acontecera e só contaram a e ela depois. - Meu pai praticava desdobramento junto a amigos, ajudando encarnados e desencarnados. Alguns deles costumavam lembrar de alguns dos acontecimentos - Santo Antonio de Padua, virou santo porque, foi a Portugal salvar seu pai, sem sair de Roma. - Euripedes Barsanulfo, medium do Brasil, tinha varias experiênciasdessa. Era medico e professor. Uma vez, por exemplo, dando aula, entrou em transe e foi cuidar de um parto longe dali... - Há casos em que a pessoa viva pode se comunicar com outras pessoas através de um medium. - O Dr. Raymond A. Moody Junior, psiquiatra norte-americano, que se confessa filho de pais presbiterianos e membro da Igreja metodista, catalogou criteriosamente varios casos de "morteclinica" em que os pacientes retornaram a vida graças aos recursos da medicina moderna, e fizeram relatos dos periodos em que estiveram fora do corpo, que o autor sintetiza em seu livro "Life After Life", que virou best seller nos EUA e já teve varias traduções no Brasil, como"Vida Após a Vida". O Dr. Moody afirma que "a semelhança entre os vários relatos é tão grande que se podem facilmente separar cerca de quinze elementos que reaparecem repetidamente na massa de narrativas.
" Um homem está morrendo e, quando chega ao ponto de maior aflição física, ouve seu médico declara-lo morto. Começa a ouvir um ruido desagradavel, um zumbido alto ou toque de campainhas, e ao mesmo tempo se sente movendo muito rapidamente através de um tunel longo e escuro. Depois disso, repentinamente se encontra fora do seu corpo fisico, mas ainda na vizinhança imediata do ambiente fisico, e vê seu próprio corpo a distância, como se fosse um espectador. Assiste as tentativas de ressurreição desse ponto de vista inusitado, em um estado de perturbação emocional. Depois de algum tempo, acalma-se e vai se acostumando a sua estranha condição. Observa-se que ainda tem um "corpo", mas um corpo de natureza muito diferente e com capacidades muito diferentes daquelas do corpo físico que deixou para trás. Logo outras coisas começam a acontecer. Outros vem a seu encontro e o ajudam. Vê de relance os espiritos de parentes e amigos que já morreram e aparece diante dele um caloroso Espirito de uma especie que nunca encontrou antes - Um espirito de luz. Este ser pede-lhe, sem usar palavras, que reexamine sua vida, e o ajuda mostrando uma recapitulação panorâmica e instantânea dos principais acontecimentos da vida, Em algum ponto encontra-se chegando perto de uma especie de barreira ou fronteira, representando aparentemente o limite entre a vida terrena e a vida seguinte. No entanto, descobre que precisa voltar para a Terra, que o momento de sua morte ainda não chegou. A essa altura oferece resistência, pois está agora tomado pelas suas experiências no após vida e não quer voltar. Está agora inundado de sentimentos de alegria, amor e paz. A despeito dessa atitude, porém, de algum modo se reune ao seu corpo fisico e vive" ("Vida Depois da Vida" , 4.a ed Nordica, pg. 27).
Está ai a maior prova da sobrevivência da alma e, em consequencia, da comunicação com o mundo espiritual, pois se temos um espírito que pode se libertar do corpo, porque não acontecerá isso quando formos apenas espíritos? E Regressao a Vidas Passadas nao se explica como fantasia nos casos ricos em detalhes, ainda mais quando aquela personalidade do passado é investigada e conclui-se que de fato existiu. E tambem quando a pessoa reconhece em pessoas dessa vida, pessoas que ja estiveram com ela antes. Isso acontece bastante. Pode haver sugestao do hipnotizador? Pode, se ele sugerir algo alem de simplesmente fazer com que a pessoa lembre de fatos passados. Se uma pessoa esta sendo sugerida a lembrar de fatos ate a infancia,porque tambem nao seriam LEMBRANCAS ao voltar ainda mais?? Quanto aos casos que voce diz que a midia nao divulga, gostaria de saber alguns. O que sei eh justamente o contrario. Ainda hoje insistem que o caso Bridey Murphy foi uma farsa, devido as mentiras da midia.
Pra terminar, lembro a voce que a VERDADEIRA PARAPSICOLOGIA nao eh a que diz que os espiritos nao se comunicam, mas sim a que investiga sem ideias preconcebidas. Lembro tambem que a Parapsicologia de Rhine,cataloga os fenomenos mediunicos como PSI-TETA...
RESPOSTA
Agradeço seu Email e fico contente por sua iniciativa de um dialogo aberto e esclarecedor. Gostaria de iniciar uma resposta às suas perguntas, dizendo que conheço a doutrina espírita, lendo vários livros, artigos e obras que vão desde Allan Kardec até Chico Xavier.Entretanto, conheço também a Parapsicologia, fazendo cursos, lendo vários livros, recomendando especialmente os livros indicados em meu site.
A Parapsicologia é muito extensa,incluindo toda a sua fenomenologia,que é fantastica.Mas , sobre as explicações dos casos expostos, posso responder o seguinte:
Caso 1
Este caso mostra claramente a escrita automática ( ou Psicografia) e o mero treino consciente ou não de caligrafia.Sobre Psicografia, apresento a entrevista do Sr Diaulas Vidigal – Psiquiatra. Foi assistente da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas de São Paulo e Assistente em Neuropsiquiatria na Northwestern University-Chicago EUA.
"Pergunta. – No seu entender, a Psicografia um fenômeno espirita?
Resposta. – Não. É apenas uma das formas de Automatismo Psicomotor, de Histeria ou de Mistificaçao. Deixemos de lado as duas últimas e vejamos a primeira. Em nosso Sistema Nervoso de Relaçao, existe uma hierarquia funcional que começa pelo "Arco Reflexo". 0 exemplo mais popular é o do Reflexo Patelar.Se sentados, dobrarmos uma perna sobre a outra, podemos realizar a experiencia com o joelho mais a mostra. Basta dar uma pancada seca no tendão situado logo abaixo da rótula e veremos a perna saltar. Nada mais aconteceu que o envio de uma mensagem- do tendão à Medula e esta desenvolveu uma resposta motora imediata. 0 cérebro apenas assistiu ao ato, sem participar do fenômeno. No 2 degrau da hierarquia, encontraremos os Atos Automaticos, quando não só a Medula, como também o Encefalo, entram em função. Falar, andar, escrever, ler, nadar, dirigir carros e assim por diante, são em ultima essencia Atos Automaticos. Não resta a menor duvida que não nascemos sabendo essas coisas. Antes teremos que aprender, a duras penas, com o Cortex Cerebral, ate gravarmos os esquemas necessário a esses atos. É por isso que antes, a criança balbucia, tropeça, faz garatujas e soletra, enquanto os maiores quase morrem afogados. Quanto a dirigir carros, no inicio é um inferno de pedais, cambio, volante, buzina. Depois da pratica adquirida (Automatização) o carro parece andar sozinho; enquanto o motorista fuma, ouve radio, olha a paisagem e ainda discute com a mulher quem e que manda mais! No 39 degrau da Hierarquia ficam os Atos Conscientes,-que poderao ou nao se automatizar. Inicialmente os psicografos escrevem guratujas sem sentido e mon6tonas. Posteriormente vão aperfeiçoando os rasgos e o inconsciente começa a se manifestar en frases com sentido cada vez rnaior. Esse processo pode levar anos. Nosso Sistema Nervosoprocura sempre poupar ao maximo o uso caríssimo das celulas corticais. Estas, tao logo aprendem, delegam poderes.' as estruturas mas simples, tais como o Nucleos da Base, Talamo, Cerebelo, Me dula, etc. 0 Cortex como a Diretoria de uma grande Empresa, cujo Presidente seria ' Consciencia, dedicada principalmente ao estudo dos novosestimulos e de como responder a estes. Sempre que a Consciencia encontra uma resposta adequada, constitui-se uma diretriz permanente, capaz de ser automatizada, permanecendo ate que fique provado nao dar mais certo e o ciclo se reiniciara.
P. – Como poderiamos aplicar esse. dados da Neurofisiologia a Psicografia?
R.– De fato nem todos sofrem do tipo de Disritmia Cerebral que pode ocasionar esse fenômeno. Um disritmico, em certo momento de fortes tensoes emocionais, pode estar com um lapis na mão e a disritmia se acentuar e entao rabiscar involuntariamente garatujas. Passada a crise, ele poderaseguir dois caminhos. O primeiro e ir a um Neurologista de gabarito. Este,com um Eletro-Encefalo-Grama constatar a Disritmia e o tratamento sera iniciado. 0 segundo caminho deixar-se levar pelo Espiritismo, conside rando-se um Medium' e nao um'doente.É logico que neste caso entraram em jogo outras variaveis, tais como alucinações concomitantes, recursosmedicos locais precarios, ambiente sugestionador, e assim por diante. 0 grande EUGEN BLEULER, em seu magnifico tratado "DEMENCIA PRAE- COX" assim se expressou sobre o assunto: "Os pacientes julgam os processos automaticos de formas diversas. A maioria nem sequer se incomoda em pensar na anormalidade; mas estao bem cons- cientes da perda de espontaneidade; assim sendo, eles olham esses processos como algo estranho a eles. Alguns pacientes, menos indiferentes, julgam-se sob a influencia do Eletromagnetismo ou qualquer outra forca fisica. As pessoas supersticiosas naturalmente estao enfeitiçadas ou possuidas, em parte por bons ou maus espiritos, em parte tambem por homens que se instalaram no interior do paciente; ocasionalmente, ate por varios tipos de animais. Cristo ou o Demonio agem ou falam atraves dos pacientes, movem seus membros para certas posicoes, etc., etc." Imaginemos agora, que na primeira crise de Automatismo, o paciente julgou ser um médium e ficou a espera de nova "mensagem do alem". A auto-sugestao já teve início. Novas crises de automatismo grafico irao se suceder, auxiliadas pelo componente neurótico. As garatujas se transformarao, com o correr dos anos,em letras enormes, frases e depois pensamentos coerentes. Uma verdadeira auto-hipnose passou para o seu primeiro plano e entao quando a disritmia se manifesta, ela podera até ser recebida agora com desagrado, como se algum espirito brincalhao viesse perturbar a Psicografia! Nao se esqueçam que a disritmia nao obedece a grafia coerente!
P. – É possivel psicografar assuntos alheios ao Psicografo?
R. – É logico que não. 0 Psicografo registra o que ja fermentou em sua mente, antes do ato, como o orador de improviso antes esquematiza um roteiro para seu discurso. Vamos usar o proprio Chico Xavier, que, em suas aparições na T.V., declarou: "Em 1931, quando eu ia fazer 21 anos, o espirito de Augusto dos Anjos sentia muita dificuldade em escrever por meu intermédio. Entao, depois das 6 da tarde, para mim era um prazer regar os canteiros de alhos e OS ESPIRITOS começavam a conversar COMIGO. Entao Augusto dos Anjos comecou a ditar uma poesia: Eu com o regador na mao, custava a compreender e ele falava e repetia que gostaria de escrever no campo e que aquela era uma hora em que ele queria ditar, para que eu ouvisse PARA PODER COMPREENDER NA HORA DE ESCREVER..." Esta claro que Chico Xavier, possuia dom de veia poetica, queria inconscientemente imitar o estilo de A. dos Anjos, mas sentia dificuldade em se inspirar no estilo de um poeta medico, que usava e abusava dos termos cientificos. Notemos bem, C. Xavier ANTES se inspirava e DEPOIS psicografava. Mais ilustrativo ainda que esse trecho foi quando C. Xavier respondeu a uma pergunta de Herculano Pires, sobre seus escritos relativos a Roma antiga. Assim, disse C. X.: "... Entao ele (Emmanuel) marcou que eu o encontrasse durante uma hora por dia e me dispusesse a datilografar outra hora por dia, durante o tempo em que perdurasse a psicografia do romance". Chega ao ponto de afirmar que psicografa datilografando! Em outro momento de sua entrevista, respondendo a Leporace: "... porque o servico tem de ser feito por nossas proprias maos e o espirito de Emmanuel nos reclama e com muita propriedade, que todas as paginas do mundo espiritual saiam da maquina-de-escrever, com revisao deles... " Em sintese, se Psicografia fosse um ato totalmente espirita, um analfabeto de "pai e mae" poderia psicografar (isso ainda nao foi constatado), assim C. Xavier poderia psicografar em qualquer outro idioma, bem distante do latino. Alias, Emmanuel, ou seja o Pe. Manoel da Nobrega conhecia a fundo Homero, Platao e Aristoteles e no entanto C. Xavier nada psicografou em grego, que me conste. P. – Na sua opinião, Dr. Vidigal, como poderiamos explicar, em poucas palavras o caso especifico de C. Xavier, ja que o sr. o citou tantas vezes? R. – Bem, vamos nos ater unicamente a Psicografia Literaria, sem nos infiltrar pelas previsoes do futuro, onde C. Xavier se revela simplesmente um homem culto e de bom-senso, embora tergiverse em varios topicos.
A) C. Xavier declarou ter tido visoes e ser Medium ouvinte desde os 5 anos-(época em que perdeu sua bondosa mae) e "conversava com a mae no fundo do quintal". Tao grande seria o desejo desta criança, pobre e órfa, de rever sua mãe que um processo alucinatório visual e auditivo seria perfeitamente compreensível. Todos conhecem o fenomeno da miragem no deserto, quando o desejo intenso de beber agua pode levar a pessoa a ver uma lagoa. B) C. Xavier declarou também: "Em todos estes anos de convivio estreito (com Emmanuel), quase diario, ele me traçou programas e horários de estudo, nos quais a principio incluiu até datilografia e gramática..." Isso mostra que C. Xavier, nao.só por via auto-sugestiva, treinava diariamente psicografia (com Emmanuel...) como também estudava com afinco. Afinal de contas foram 30 anos de funcionalismo publico e todos nós conhecemos o quanto sobra de tempo a estes trabaLhadores... C) A jornalista Helle Alves, no Diário de Sao Paulo de 8 de agosto de 1971 escreveu de sua entrevista com C. Xavier: "Assim, de 1927 a 1931 (dos 17 aos 21 anos), C. Xavier recebeu centenas de mensagens, que posteriormente foram inutilizadas, por se destinarem apenas a exercicios de psicografia,conforme os bons espiritos determinaram a C. Xavier que o fizesse".Eu diria que ele eliminou tudo da fase em que seu portugues era fraco e seus conhecimentos literirios piores ainda. D) Quanto ao conteudo da vasta obra de C. Xavier deduzo que tudo foi resul- tado de seu estilo de vida. Homem de inteligencia superior, autodidata, disciplinado, com intensa fome de conhecimentos, não só literários como gerais. Sempre preferiu um bom livro a vadiagem social. E aqui onde vamos encon- trar o inegavel mérito deste grande homem. Nos 45 anos mais uteis de sua vida, C. Xavier deve ter lido, no minimo, um livro por semana, o que nao é exagero em Literatura, principalmente poesia. Só aqui teriamos 2.340 livros! Para quem psicografou menos de 500 autores, quase teriamos 5 livros para cada autor, o suficiente para captar o estilo de cada um. De forma alguma aceito a alegação de C. Xavier de que sua visao é monocular e por isso ele le pouco. Nós só precisamos de 2 olhos para a 3 dimensao e esse nao é o caso da leitura. Alem do mais, C. Xavier não só veio a sofrer da vista mais tarde, como também sempre contou com muitos colaboradores. E) Quanto a capacidade de psicografar no estilo de tantos autores,é mera questao vocacional. Assim como C. Xavier distingue rapidamente entre Eça e Humberto de Campos, Guiomar Novais faz o mesmo entre Bach e Brahms. Sao esquemas mentais que escapam a nós, mas nao a eles. Dai por diante, basta acrescentar o fator Criatividade. F) Infelizmente para nós, C. Xavier se nega terminantemente a escrever fora do que ele considera Psicografia e com isso ele mantera indestrutivel o seu mito, pelo menos para aqueles que professam o Espiritismo."
Caso 2
Ora, só o fato do erro de dez dias da data da morte, já nos mostra que essa suposta comunicação,pode ser de qualquer coisa ( até ironicamente de Ets); mas nunca de Espíritos, visto que, qualquer pessoa sabe hoje, que a memória provém do cérebro ( que é orgânico, material e não espiritual), sendo já estudados a localização exata da memória no cérebro, características,conhecimento de enzimas e substâncias que afetam a memorização e a memória como um todo. É nítido nesse caso, que o Inconsciente de Moses confabulou (fantasiou) a Comunicação espiritual e resgatou da memória( pois o Inconsciente não esquece nada -Pantomnésia) dados que leu ou escutara um dia em algum lugar sobre o soldado.
É fácil e conveniente alegar falha mediúnica e é mais absurdo dizer que é falha de memória do antigo Militar, pois está totalmente contraditório o argumento. Pela história citada,quem se comunicou com Moses foi o espírito de Wight, certo? Ora, por acaso, o espírito envelhece a ponto de esquecer? Então a senilidade debilita o homem e também o seu espírito? ( Quanta contradição;) Então, é melhor morrermos todos jovens para termos espíritos sempre jovens e saudáveis também...). Se formos admitir a falha mediúnica, então toda a doutrina espírita também cai por terra, pois se a comunicação dos Espíritos pode Ter falhas, então como estabelecer critérios, como acreditar em algo que pode ser falho ou falso ? , sempre haverá uma desculpa...
Infelizmente ou felizmente, quanto mais explicações dão os autores espíritas aos casos de comunicações Espirituais, com palavras rebuscadas,revestidas de expressões pseudo científicas, mais caem em contradições ou necessidades de explicações mais e mais absurdas até cairem finalmente na Falha mediúnica.
Caso 3
Típico caso de HIP – Hiperestesia Indireta do Pensamento- Fenômeno Parapsicológico onde no caso em questão, Chico Xavier, inconscientemente "escuta,capta" o pensamento inconsciente dos pais do rapaz, que transferem sem saber, todas as informações.Há muitas experiências de HIP na Parapsicologia.Novamente, este Fenômeno não é exclusivo do ambiente mediúnico, ocorrendo em todos os ambientes, seja ambiente demoníaco, religioso, esotérico, Ets, etc.
Sobre Experiências fora do corpo :, são bonitas e impressionantes as histórias contadas, mas todas caem por terra quando há um estudo aprofundado, aplicando a Parapsicologia e Psicologia . A Ciência(Parapsicologia) em ambiente mundial, já provou a Telepatia(início com Rhine nos Estados Unidos com experiências de ESP.(Percepção Extra Sensorial). E também, já está mais que provada a Alucinação, pela Psiquiatria.Em todos os casos, podemos verificar: o intenso desejo de alguém fazer uma experiência fora do corpo, e Pode ocorrer a Telepatia de alguem que captou esse desejo( Inconscientemente) e transmitiu ao consciente através de uma Alucinação.
Mas na maioria das vezes, é apenas confabulação (fantasia) do Inconsciente; a pessoa em transe dá espaço ao Inconsciente de confabular histórias( ajudar desencarnados, missão espiritual,cumprir Karma, Viagem Astral, Conheceroutras dimensões, conversar com gnomos, fadas, Orixás, Extra terrestres, Papai Noel,etc... a gosto do consumidor, dependendo da crença de cada um.
Como vemos, ocorrem em qualquer ambiente, não havendo lógica, padrão,; cada corrente pensa uma coisa diferente para um mesmo processo e ninguém se dá conta disso, pois, VALE TUDO.
Sobre pessoas que voltaram da morte, realmente há muitas características semelhantes de relatos de pessoas que passaram alguns instantes por morte clínica; mas todas essas características são produto de nosso Inconsciente Coletivo , como prova a Psicologia Moderna. São arquétipos (símbolos presentes em nosso inconsciente) de : "passagem, transição"(túnel), "dificuldade"(escuridão),"recompensa"(Luz ,luz intensa) ,etc presentes em toda pessoa. Mas há outro ponto, que depende da espiritualidade da pessoa, pois algumas encontram e/ou falam com Jesus, outras com Anjos, Espíritos, Buda, ,Alá, outros seres, anjos , santos ,Extra-Terrestres, etc , novamente a gosto do consumidor. Confabulação(Fantasia) do Inconsciente, ainda que em coma, pode confabular toda uma história mesmo que por 1 segundo, em virtude do estado angustioso ( Coma, proximidade da morte).
Sobre Regressões às Vidas Passadas , lhe digo que é muito fácil induzir com hipnose( eu mesmo conheço as técnicas e mecanismos da hipnose). Sobre casos de Regressão analisados e explicados pela Parapsicologia, lhe indico a obra "Os Mortos interferem no Mundo?" indicado em meu site, onde encontrará muitos casos, ou pesquisando na biblioteca do CLAP Centro Latino Americano de Parapsicologia, que é a maior biblioteca de Parapsicologia do Brasil.
Na época de Rhine, a Parapsicologia estudava mais em laboratório, fazendo experiências; e não propriamente estudos sobre casos em todas as épocas, povos e ambientes , como se faz hoje Escola Européia. Concordo com o Sr, que a verdadeira Parapsicologia é a que investiga sem idéias préconcebidas; porém, depois de toda uma imensa investigação, estudos dos mecanismos da Psiquiatria, Psicologia e Hipnologia, e depois de todos os desafios que a Parapsicologia impõe, não houve uma única exceção. Assim sendo, pode-se afirmar que a Parapsicologia não nega a existência de Vida após a morte( discussão em ambito Teológico e Filosófico), mas nega ,pela pesquisa, a comunicação de mortos com vivos.Assim como todas as leis são válidas até prova em contrário( exemplo: a lei da gravidade) ; assim também acontece quando a Parapsicologia afirma que não há Comunicação de Espíritos; até prova em contrário; e até agora, NÃO HOUVE PROVA EM CONTRÁRIO.
volta ao índice
Religião
No meu entender, ser ateu quer dizer que nenhuma religião embora procurado, não conseguiu demonstar-me qualquer relação com o divino, e acreditar cegamente no que o homem fala, ou no que o homem escreve, julgo ser muito perigoso além de ver-me como hipócrita. Tomemos por referência o Antigo Testamento. Que Deus cruel o que orientava Davi. Pregava a prática de genocídio, no sentido maior da palavra, o extermínio completo de outros povos, notadamente povos militarmente mais fracos, ou só os mais fracos. Caso contrário os judeus teriam conquistado o Egito e não ficar subjugado como escravos por várias gerações. Inquisição, as Cruzadas, a conivência com a Escravidão dos Negros, etc., foi uma mácula que a igreja católica até hoje, parece-me, não conseguiu apagar. O que se fez em nome de Deus deve ter deixado o Capeta sentindo-se um incompetente.
Um terceiro ponto-de-vista que apresento é mais do que simples. Toda religião diz com convicção que até admite as outras crenças, mas no seu entender eles estão equivocados. Já conversaste com um evangélico?
No budismo consegui encontrar um caminho (1,5 ano de prática diária e estudos) que até agora só tem me proporcionado muitas graças. Aproximou-me mais da minha família, dos meus amigos e até acredito que teria sido muito mais feliz se já o praticasse há mais tempo. Pois julgo-me hoje uma pessoa com muita mais consciência, portanto tenho certeza que teria feito menos mal aos meus parentes e amigos, principalmente os de trabalho.
Dito isso, pode até causar a imprenssão de eu ser um desclassificado, mas não é bem isso. Ocorre que eu desde cedo sempre primei por uma conduta reta, mesmo sendo ateu, porém conflitava com a falta de empenho de outras pessoas em serem também 24 horas corretas em suas atitudes. E quando comecei a estudar o Darma, observei que eu estava em outro mundo, e eu tinha que viver neste. E observando-me melhor ainda pude ver que eu não era melhor do que qualquer bandido, ou inferior ao Papa ou ao Dalai Lama, eu era simplesmente um ser humano com todos defeitos e virtudes que são comuns ao homem. Daí passei a respeitar melhor as pessoas, a aceitá-las como são, e a não querer modificá-las. E tudo enfim ficou melhor. Portanto resta-me esclarecer que Buda não discutia questões metafísicas, pois em seu entender elas são puramente especulativas e só criam problemas imaginários. Ele as considerava "um deserto de opiniões". O budismo me foi exposto do seguinte modo:
"... apresenta um modo de vida que pode ser seguido e praticado e desenvolvido por qualquer indivíduo. É uma disciplina do corpo, da palavra e da mente, sendo assim, um autoconhecimento e uma autopurificação. Isto nada tem a ver com crenças, orações, adorações, ou cerimônias. Neste sentido, não contém nada que possa ser chamado popularmente "religião"; é um caminho que conduz à compreensão da Realidade Última, à liberdade, à felicidade e à paz, mediante a perfeição moral, intelectual e espiritual.
Nos países budistas há costumes e cerimônias simples. Elas, entretanto, têm pouca relação com o verdadeiro Caminho que Buda ensinou ser pura ciência e filosofia de vida, porém são úteis e válidas, até certo ponto, para satisfazer certas emoções e necessidades místicas dos povos.
Extrato do livro BUDISMO: Psicologia do Autoconhecimento
Do Dr. Georges da Silva & Rita Homenko (brasileiros).
"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando dogmas e a Teologia. Abrangendo os terrenos material e espiritual, essa religião será baseada num certo sentido religioso procedente da experiência de todas as coisas, naturais e espirituais, como uma unidade expressiva ou como a expressão da Unidade. O Budismo corresponde a essa descrição."
Albert Einstein
Meu caro Carlos Orlando, não me interprete mal, eu não estou pregando nada, na verdade estou sempre procurando esclarecimentos, e cheguei até vós devido a uma matéria publicada hoje pelo jornal O Dia, onde o Sr. Quevedo (O Ratinho da TV, já vinha falando nesse senhor), apresenta-se como autoridade, ou carrasco desses aproveitadores da suposta fé das pessoas, e que na verdade eles aproveitam-se é da ignorância e da desonestidade, vaidade, etc. dos que querem ser enganados. Pois um homem que eu já suspeitava e fui ainda mais esclarecido através dessa reportagem, foi o Sr. Chico Xavier, que apesar de respeitá-lo por julgá-lo uma pessoa de bom caráter já sabia que ele estava equivocado em suas obras psicografadas. O ponto final das minhas suspeitas foi quando em seu livro Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, obra dita inspirada pelo espírito Humberto de Campos, publicado em 1938, relata a Guerra do Paraguai como uma brilhante e necessária tarefa executada pelos brasileiros. Fato que ficou mais conhecido a partir da década de 70 como um dos maiores genocídios da história, pois os brasileiros coagidos pela Coroa Inglesa, destruíram uma nação inteira por puros interesses comerciais dos ingleses. E há de se notar, que após derrotar o exército paraguaio, os brasileiros por determinação de D. Pedro II, procederam a execução de todos cidadãos paraguaios com mais de 10 anos de idade. Sobrou somente índios (guaranis) no Paraguai.
Como vós colocou-se através de seu site à nossa disposição, gostaria de saber como vocês encaram o fato de haver na Índia, um homem que provavelmente o Sr. Quevedo gostasse de encontrá-lo, e que segundo muitas pessoas sérias, como o professor Hermógenes, diz estar convencido de Sathya Sai Baba, realmente produz milagres, principalmente o de materialização de coisas e objetos de adorno.
Gostaria também, de saber como vocês entendem a Bíblia, Jesus Cristo, Meditação e mais qualquer assunto que queiram transmitir-me.
Desde já sou-lhes gratos pela acolhida.
RESPOSTA
Prezado Senhor
Agradeço seu Email e respeito suas idéias, assim como sua prática Budista.Se analisarmos qualquer religião, tendo o homem como CENTRO; e as ações do homem, como principios de análise ou dados para julgarmos as religiões; realmente nenhuma religião presta ou merece nossa confiança; pois o homem é falho e facilmente corrompido. (O poder tende a corromper ,e o poder absoluto corrompe absolutamente).
Entretanto, não devemos adotar uma religião tendo por base o homem, e sim , a Doutrina. E essa doutrina( que deve ser inspirada por Deus, e não pelo homem) deve ser Pura e Lógica. Claro que há religiões que proporcionam Bem Estar, Amizades e respeito ao próximo ( como o sr afirmou, no Budismo) A felicidade, a moral e a Paz são princípios da maioria das religiões.
No mundo, existem mais de 11.000 religiões ou seitas. Qual é a verdadeira? Todas? Nenhuma? Algumas? Quais os parametros para analisarmos? Ora, assim como o Sr se sente bem no Budismo, assim também, milhões de pessoas se sentem bem em outras religiões e afirmam categoricamente que estão no caminho certo.
Há pessoas boas e más, com condutas próprias e impróprias, divididas entre as religiões, assim como em qualquer segmento da sociedade.
Mas deve vir de DEUS a resposta ou os sinais para indicar a doutrina; e não do homem. Se uma pessoa fala que é Napoleão, deve provar que é Napoleão, senão é Louco.
Se uma pessoa fala que é Filho de Deus (Deus), deve PROVAR, senão também é louco.E Jesus, na sua época, afirmava e provava. E quais eram as PROVAS???- OS MILAGRES.
Infelizmente, 99 por cento da população NÃO SABEM o que é MILAGRE, e confundem com coincidencias,causas naturais, fenomenos parapsicologicos(que são próprios do homem), Sugestão, etc.
MILAGRE é um acontecimento SUPERIOR a qualquer Lei da Natureza, e que NENHUMA CIÊNCIA consiga explicá-lo ou encaixá-lo dentro de suas Leis. Assim sendo, Jesus realizou muitos milagres fantásticos ( Exemplo: Do nada fez surgir milhares de pães, Curas verdadeiramente milagrosas ( diferente das falsas curas das seitas- que é mera sugestão), acalmou tempestade com uma só ordem, revitalizou um morto depois de 4 dias, já em putrefaçào e ele próprio Jesus, Ressuscitou, vencendo a Morte; além de muitos outros...
NENHUM outro fundador de Religião ou Doutrina realizou MILAGRES; apenas ensinaram certas coisas que podem ser muito bonitas; mas não existem as provas- AS PROVAS VEM DE DEUS.
Para "assinar"(provar) a sua Doutrina, Deus continua realizando MILAGRES- É só pesquisar e compreender- Indico 2 livros ( Os melhores que existem) sobre Milagres no Site.
Sobre o Líder sai Baba, posso dizer que é um CHARLATÃO, que engana milhões de Pessoas com simples truques de Prestidigitação( Rapidez dos dedos) com objetos pequenos, e além do mais não se deixa ser pesquisado (claro).
SERÁ QUE O POVO QUER SER ENGANADO??. Qualquer dúvida, estou à disposição.
volta ao índice
Dom de Línguas
Em primeiro lugar gostaria de parabenlizá-lo pelo site. Em pouco tempo e de uma maneira bastante clara você dá um visão bastante geral sobre esta ciência que, com certeza, a cada dia vem ganhando mais simpatizantes e, penso eu, por isto também, mais credibilidade.
Contudo gostaria de, se possível, me ajudasse a encontrar uma resposta e possível solução para o caso que ora apresento:
1- A poucos dias fiquei sabendo de uma senhora ( 36 anos mais ou menos) que dizem estar possessa. Ela não pode entrar em uma Igreja que começa a passar mal. Perguntei se alguém ( ou ela mesma) tinha frequentado algum centro espírita ou algo assim. A resposta como já era de se esperar foi positiva. Pergunto: o que se pode fazer para ajudá-la?
2- esta outra dúvida é de cunho bastante pessoal. Você menciona em seu artigo algo sobre o fenômeno da Xenoglassia. O tão falado, entre os membros Da RCC ( Renovação Carismática Católica) "dom das línguas" não pode também ser na verdade um fenômeno parapsicológico? existe alguma maneira de se discernir onde começa um e termina o outro?
Desde já agradeço muito esta grande colaboração. Ao mesmo tempo renovo minhas felicitações por este interessante e precioso trabalho.
RESPOSTA
Agradeço seu Email e fico contente pelo seu interesse pela Parapsicologia. Em resposta às suas dúvidas, posso lhe responder o seguinte:
Aconselho a indicar um tratamento psicológico ou psiquiátrico para esta senhora em questão, pois esta "possessão",na verdade se trata de distúrbios psicológicos, e se por acaso ela for a um centro espírita ou umbanda, ou até mesmo se um padre lhe fizer um exorcismo( que já está proibido pela igreja), poderá piorar mais a situação, pois estará estimulando seu Inconsciente a levar a sua confabulação(fantasia) adiante.
Sobre o "Dom de línguas"que ocorre constantemente nas reuniões carismáticas, posso lhe dizer que não é um Fenômeno Parapsicológico como a Xenoglassia em questão,pois na Xenoglassia, o Inconsciente alterado resgata da memória frases ou palavras que escutou geralmente na infância de outros idiomas( o Inconsciente não esquece nada do que vivemos, escutamos,etc) ou até mesmo pode formular uma lingua nova( em estado alterado de consciencia)-Talento do Inconsciente.
O que ocorre nas reuniões carismáticas não é isso, e sim sons sem coerencia e sem lógica, que começa com uma espécie de transe dando vazão ao Inconsciente para liberar os desejos de louvor da pessoa.Esta prática não faz bem para o psiquismo das pessoas em questão. Há outras formas de louvor, mais bonitas e mais racionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário